Zebraça em BH!



Poucos, raros ou nenhum? Qual dessas opções você escolheria se eu perguntasse antes do jogo quantos torcedores da Usiminas/Minas acreditavam em vitória por 3 a 0 sobre a Unilever?

A zebra de tamanho quase impossível de dimensionar aconteceu nesta noite de terça-feira, em BH. E falo isso com todo respeito ao Minas Tênis Clube, com toda sua tradição, estrutura de primeiro mundo e histórico de conquistas.

29-27-, 25-21 e 26-24 foram as parciais da vitória mineira. A oposto Lia marcou 18 pontos. Carla colaborou com 12, mesmo número da canadense Sarah Pavan, maior anotadora do time carioca.

Apontar a ausência de Natália para explicar o resultado é um argumento muito fraco.  Fui achar alguma explicação nas estatísticas e também não encontrei. Os times foram iguais no erros (20 a 20), enquanto o Minas foi um pouco melhor nos demais: 45 a 42 nos ataques, 10 a 7 no bloqueio e 5 a 3 no saque. Então, fico com a tese levantada por alguns seguidores do Twitter: as donas da casa foram mais frias nos momentos decisivos, enquanto a favorita Unilever pecou na hora em que não podia.

Um resultado como esse deve servir de motivação para outros times medianos/pequenos nos duelos contra os favoritos. A beleza do esporte também se faz de zebrinhas, zebras ou zebraças.

Nos demais jogos do feminino, o Vôlei Amil precisou de cinco sets para superar o Sesi, com 27 pontos de Vasileva e uma atuação destacada de Ramirez, elogiada por Zé Roberto, no tie-break. É a força das gringas, como escrevi em minha coluna Saque no último domingo. Com a derrota da Unilever, o Banana Boat/Praia Clube é o líder e único invicto da competição. A quarta vitória foi suada sobre o São Cristovão/São Caetano por 3 a 1. Já o Sollys/Nestlé, mesmo sem Sheilla, Adenízia e Camila Brait, fez 3 a 0 no Pinheiros, mesmo placar do triunfo do Rio do Sul, fora de casa, sobre o São Bernardo.



  • Euri

    Eu acho que o principal problema do Sesi é a falta de atacantes mais efetivas e regulares. A Tandara ainda errou muito, apesar de ter pontuado bem nesse jogo, e errou quando não podia. A sorte do Sesi é que tem boas centrais. Deus queira que a Fabiana não se machuque.
    Eu queria ter assistido mesmo o jogo do Unilever com o Minas. O Bernadinho deve estar um pouco mais careca.
    Agora é só o Sollys ganhar do Praia para virar lider do campeonato…hehehe. A Camila Brait não se recuperou do machucado do último jogo? Será que volta logo?

    • Juju

      Concordo Euri, A Tandara erra muito, naquela bola do 23×23, por exemplo, aí fica difícil, o passe do SESI tá ruim demais, a líbero e a Sassá não estão bem no passe. E a Dani Lins tá jogando demais se não fosse ela, o time tava em uma situação ainda pior. As centrais tão jogando muito.

      • Ana

        Eu não consigo acreditar no potencial da Tandara. Assisti aos jogos do Sesi e sempre acho que ela fica devendo. E ela na seleção é de chorar mesmo!
        Queria compartilhar com vcs uma coisa que vi no jogo pinheiros x unilever, estava no ginásio na hans nobiing e me senti constrangida de ver um grupo de torcedores chamando as jogadoras do pinheiros de burra quando elas erravam bolas supostamente fáceis.
        Tão triste presenciar esse tipo de comportamento.
        Abraços.

        • Aline

          Quer censurar a torcida? Assim não dá né?

          • Juju

            Não é censurar, mas concordo com a Ana esses fatos deveriam acender um alerta em cada um de pensar em uma educação melhor para os filhos. Educação no sentido de cidadania, convivência em sociedade, de não fazer para os outros o que não quer para si. Acho esse tipo de comportamento o cúmulo do absurdo e acho que não é provocação de torcida não, é falta de educação mesmo.

        • Emanuella

          também acho isso ridiculo, mas é prática nas arquibancadas agora chamar os atletas dos outros times de burro, me dá até vergonha de estar na mesma arquibancada que essa gente.

      • Euri

        Confesso que n

      • Euri

        Confesso que não sou fã da Dani Lins, mas ela está mesmo jogando muito bem. Sem ela, a situação do Sesi seria desesperadora.

  • lucas kazan

    bem feito unilixo

  • lucas kazan

    daniel uma correçao a sheila foi relacionada e entrou no 3 set

  • Danilo

    Daniel a Camila Brait não jogou hj, quando ela volta ? e a Sheilla ?
    O que aconteceu com a Natália ?

  • MINEIROS LÍDERES DA SUPERLIGA!!!

    MINEIROS LÍDERES INVICTOS DA SUPERLIGA: CRUZEIRÃO no torneio MASCULINO e PRAIA CLUBE no feminino, vale ressaltar que VIVO/MINAS e USIMINAS estão em terceiro lugar.
    Zebra foi o Usiminas perder para o Sanca, mas contra o UNILEVER não foi Zebra nenhuma, as 2 equipes jogaram muito bem, mas a mineiras tiveram mais raça e concentração para fechar os sets disputadíssimos.
    Pessoal, a principal “Surpresa Positiva” dessa Superliga vem sendo esse jovem e aguerrido time do São Caetano, duvido que alguém imaginasse aqui que o time de menor média de idade da Superliga, sem nenhuma estrela, com jogadoras novatas tentando buscar seu lugar ao Sol, pudesse estar “engrossando o caldo” p/as equipes com jogadoras mais experientes. A maioria do público achava que o Sanca iria ser o lanterninha da Superliga e o fato é que vem fazendo sets duros e vendendo caro a derrota. Com isso já roubou um set do Sollys, um set do Praia e chegou a vencer o favorito Usiminas numa bobeada das mineiras… Isso significa que não se pode dar bobeira com as meninas do Sanca que elas dão o bote.
    Por outro lado, a surpresa negativa vem sendo a equipe do SESI que vem se arrastando com vários apagões durante as partidas. Como pode o SESI vencer facilmente o quarto set por 25×14 e perder o quinto set por 15×13??? É imperdoável tomar uma virada dessas, é muita falta de concentração! No SESI só tem macaca velha, jogadoras tarimbadas, mas que ao contrário das jogadoras do Sanca, estão agindo como novatas inexperientes.
    Em relação ao clássico Usiminas/MTCxUnilever, paesar de ser em uma Terça-feira, a torcida compareceu em cheio e bem animada na Arena VIVO para prestigiar as mineirinhas UAI! E embaladas pela torcida mineira fanática por vôlei, as jogadoras corresponderam dentro de quadra.
    Foi um jogo excelente e muito disputado ponto a ponto, as duas equipes muito aguerridas lutaram do início ao fim da partida. Porém, as mineiras controlaram melhor os nervos e mantiveram a concentração necessária para fechar os sets muito disputados.
    Assim como na vitória contra o São Bernardo, mais uma vez a novata Carla entra incendiando o time. Thaisinha estava fazendo um primeiro set morno e foi substituída por Carla que entrou fervendo. Apesar de ter apenas 20 anos Carla não se intimidou com o bloqueio da Unilever e desceu a lenha. Ela realmente entra quente na bola. Lia fez uma excelente partida, sendo a maior pontuadora. Na verdade a Lia tem um enorme potencial, tem altura e força física, só não pode perdera cabeça. A Lia quando joga concentrada e calminha é difícil de ser parada, ainda mais por ser canhota. Agora se ela perde a cabeça é uma sucessão de erros uma atrás do outro, portanto é bom que ela tome muita maracujina antes do jogo.
    As centrais Fernanda Ísis e Bárbara Bruch foram fundamentais para amortecer os ataques do UNILEVER no bloqueio e ajudar a defesa nos contra-ataques. Thaís Barbosa, Carla e Tássia se destacaram também na defesa e não comprometeram no passe. Pelo lado do Unilever houve muita luta das jogadoras para tentar buscar o resultado, mas não resistiram ao bom volume de jogo do Minas. Fofão, Juciely e Sara Pavan foram os maiores destaques da equipe carioca. Bernardinho tentou modificar o time com a entrada d central Mara, das ponteiras Regiane e Amanda e da levantadora Roberta na inversão do 5×1, mas dessa vez não deu…
    Enquanto isso o Praia é líder e a única equipe invicta que restou no Campeonato.
    A mineirada tá bem na Superliga: Praia em primeiro e Usiminas em terceiro na feminina. E na masculina Cruzeiro em primeiro e VIVO/MINAS em terceiro. Ô Trem Bão Sô!!!

  • Afonso RJ

    Assisti ao jogo (na medida do possível) pela internet, e aí vão minhas considerações:

    1 – Quanto a transmissão:

    a) pontos positivos: tecnicamente boa, com várias câmeras, com direito até a close das jogadoras e tomadas da torcida. Na maioria das outras transmissões via internet que eu assisti (exceto quando geradas por TV), temos só uma câmera, à vezes fixa. Um narrador, apesar de meio amadorístico (mas que pode melhorar com a experiência) também é legal. O placar digital também é muito bem vindo. Só falta o operador prestar um pouco mais de atenção ao jogo.

    b) pontos negativos: a transmissão travava com muita frequência e às vezes caía mesmo. Não sou expert na área, mas me pareceu que o site da CBV ficou congestionado pelo número de acessos. E alguém tem que explicar ao narrador que o jogo era na terça feira. Várias vezes ele disse que o jogo estava sendo na segunda feira!

    2 – Quanto ao jogo em si:

    Não consegui assistir muito bem a todo o jogo, dadas as interrupções e quedas do sinal, e tambémm assisti com olhos de torcedor, o que pode influenciar o julgamento, mas aí vai o que achei:

    Logo no meio do primeiro set, pensei cá comigo: se a coisa continuar assim vai ser três a zero. E a coisa “continuou assim”. Acho que estatísticas muitas vezes não refletem a realidade do jogo. O time da Unilever estava apático, sem vibração. Pode ser que a ausência da Natália não explique a derrota, mas me passou a impressão que o time sentiu demais a sua falta. Aliás, não faço a mínima ideia da causa da ausência da Natália. Alguém me explique, por favor.

    A verdade é que a Unilever dificilmente colocava uma bola direto no chão. Sempre o bloqueio amortecia, a defesa tocava, e muitas vezes só marcava o ponto na segunda ou até terceira tentativa. Por outro lado, a Lia cansou de cravar a bola direto na quadra da Unilever, com bloqueio atrasado ou completamente quebrado. E todas as largadinhas do time mineiro caíam. Era aquele jogo, que um time só faz ponto chorado, enquanto que o outro só crava bola. E o resultado disso eu conheço de outros carnavais.

    O Bernardinho trocou a Gabi (que entrou jogando no lugar da Natália) pela Régis, e a Sarah Pavan pela Bruna (se não me engano), sem sucesso. A jogadora que melhor atuou foi a Logan Tom, tanto na recepção quanto na defesa e bloqueio. Só o saque dela foi que não entrou. Até a Jucieli, sabidamente uma excelente bloqueadora, incrivelmente passou em branco nesse fundamento. E a Fofão/Valeskinha errando bolas rápidas de meio, justamente elas, entrosadas faz séculos.

    Não sei, mas faltou concentração, vibração, e acho sim, que o time entrou em quadra preocupado com a ausência da Natália e simplesmente não se encontrou.

    Por fim, mais uma impressão: Há algum tempo comentei que o Bernardinho tinha feito algumas apostas quando montou o time. E a Sarah Pavan era uma delas. Ainda é muito cedo para uma opinião definitiva, mas até aqui me parece que falta alguma coisa na canadense. Parece que falta potência e velocidade nos ataques. Impressionante a quantidade de bolas dela (lentas) que a defesa pega até com relativa facilidade. O Bernardinho comentou numa entrevista que ela chegou bem fora de forma. Tenho esperança que seja isso mesmo e que a comissão técnica resolva, senão a coisa vai ficar feia.

    • Eduardo Pacheco

      Afonso parece que assisti o jogo pela sua análise. Show de bola. Com relação a Sarah tenho exatamente a mesma impressão que a sua.

      Saudade de ver esse time jogando aqui em Curitiba. Bons tempos o do Rexona. Pena nossa cidade não ter mais um time de vôlei.

      • Afonso RJ

        Ah, se o Bernardinho tivesse trazido a Vasileva ao invés da Sarah… Além de jogar mais ainda é mais gata 🙂

        • Juju

          A sarah tá com uma barriguinha consideravel para uma atleta profissional! Mas acho que quando entrar em forma vai ser uma referencia no time, ela parece ter mais recursos técnicos do que a Vasileva e é mais experiente. Espero que Unilever e Sesi se entrosem e daqui a algumas rodadas joguem o voleibol que podem jogar, a SLF vai ganhar muito em jogaços.

      • Tania

        Puxa, meu sonho é assistir uma partida aqui em Curitiba! Saudade do Rexona também.

  • Jairo(RJ)

    Daniel, porque a Natália e Camila Brait não jogaram por suas equipes ontem?

    • Daniel Bortoletto

      Natália com contratura leve na coxa. Brait com lesão muscular também

  • Aline

    Olha Daniel, gosto muito do seu blog, mas não gostei do título “Zebraça em BH!” e do enfoque como se um equipe como a do Usiminas fosse muito inferior à da Unilever. Os mineiros respiram voleibol, a torcida em Minas sempre é bastante animada e incentiva o time. O Minas Tênis Clube é um clube de tradição no vôlei. E um time que conta com jogadoras da categoria de Claudinha, Tássia, Fernanda Ísis, Bárbara Bruch, Thaís Barbosa, Lia, não pode ser chamado de zebra, qto mais zebraça. O Usiminas até tropeçou contra o São Caetano num dia ruim, mas as meninas do São Caetano vem surpreendendo as equipes mais fortes e experientes, pois apertaram o jogo contra o Sollys/Nestlé e o Praia Clube também e se derem a oportunidade elas vão pra cima.
    Mesmo para uma Terça-Feira, muita gente foi à Arena VIVO apoiar o Usiminas. E ambas as equipes fizeram uma ótima partida, um jogo excelente e muito disputado em todos os sets, mas no final dos sets as mineiras se mostraram mais eficientes que as cariocas.
    Gosto muito da equipe da Unilever que proporcionou um belo espetáculo para o público de BH, lutando até o final de cada set, mas dessa vez deu Minas para delírio da torcida mineira. Bernardinho fez o que pode, porém dessa vez suas mexidas no time não conseguiram determinar a vitória.
    Esse jogo Usiminas 29×27, 25×21 e 26×24 Unilever foi o melhor e mais disputado jogo da Superliga até agora, muita garra das duas equipes e muitos ralis e lances maravilhosos. Ambas as equipes estão de parabéns!!!

    • Daniel Bortoletto

      Aline, bom dia. Morei quatro anos em BH e conheço muito bem a tradição e estrutura do Minas, além da paixão de sua torcida.
      Mas vi o jogo contra São Caetano pela TV e achei o Minas instável demais. Além disso, quando se compara os elencos, percebe-se uma gigantesca diferença.
      então, na minha visão, isso faz deste resultado uma grande zebra sim.

      • ana maria

        Concordo que seja zebra, quando vi placar achei que estava lendo errado. Mas penso também que as jogadoras tem brios e habilidades que vão aparecendo. Fiquei orgulhosa! Não vi o jogo pra dizer se o Rio deu uma amolecida, mas creio que não. Afinal, quem entra pra perder. Embora essa estratégia seja utilizada pelo técnico do Rio. Mas quero ficar feliz pela vitória do MInas. Parabéns meninas! Aprumem-se e sigam crescendo na SL!

    • Darci

      Sou mineira. Torço demais por todas as equipes mineiras. Mas, sejamos realistas, foi uma zebra monumental o resultado de ontem! Conquistada com muita garra pelo Usiminas? Sim. Mas, ainda sim, uma zebra e tanto!
      Basta comparar os elencos e os técnicos. De um lado, várias jogadoras experientes e consagradas, de outro, muitas jovens talentosas ainda por provar o seu valor.

      E foi monumental porque foi um belo 3×0. Nenhum set conquistado pelo favoritíssimo Unilever! Quem arriscaria este resultado antes da partida?

      • Luan

        Tb sou mineiro e torço muito pelas equipes do Estado, mas acho que a equipe do Minas é infinitamente inferior a do Unilever. Se colocar no papel então não há como discutir. Tradição não se discute, mas na atualidade não temos plantel para chegar entre os 4 nas semi. Se isso acontecer poderemos ter outro post com o título zebraççççaaaaaaaaaaa… rs… E acho até ser possível visto que no voleibol feminino instabilidade é algo que acontece sempre.

  • leandro

    O Banana Boat/Praia Clube é um bom time, mas 3 dos seus 4 jogos foram em casa e quando começar a jogar fora de casa contra os principais candidatos ao título que poderemos avaliar o time. Esse primeiro lugar do time ainda é ilusório. Dos próximos 4 adversários do Banana Boat/Praia Clube, 03 são fora de casa contra: Unilever, Sollys e Amil.

    • Thiago caju

      e ai q veremos!se os grandes não abrirem os olhos, vão cair diante do praia, e se começar a sentir o gosto da vitoria, não vão querer saber de outra coisa a não ser vencer !!

    • Afonso RJ

      Concordo com você. Até agora o Banana Boat só pegou “Bambala e Arimatéia” (lembrando uma fala do Felipão). Não que o time seja fraco – muito pelo contrário – mas só vamos poder julgar seu verdadeiro potencial quando enfrentar times mais fortes. E na sexta vai pegar uma Unilever jogando em casa e mordida querendo se recuperar (com transmissão do SporTV). Vai ser um ótimo teste. Mal posso esperar.

  • Paulo Torres

    Confesso que só não fui ao jogo de ontem porque não acreditei em um resultado positivo do Minas. (Mesmo que nossas meninas tenham vencido o time do Bernardinho duas ou três vezes nas últimas temporadas.)

  • lucas kazan

    nao quando o sollys perdeu para o campinas começaram a zoar o time e tal eu nao acredito que o jogo do sollys x campinas nao foi uma zebra pois o campinas chegou a final do paulista é um dos favoritos ao titulo e tem um bom elenco isso nao é zebra.

  • lucas kazan

    ja o do rio cade a logan a pavan gente uma coisa é serta qualquer erro da equipe grande a equipe menor começa a gostar do jogo e ganha ja o minas tem uma boa equipe claro o rio tem um time melhor mas isso acontece como chamam de zebra isso esta acontecendo tanto que eu nao estou mais chamando de zebra bem feito rio perdeu para o minas.

  • lucas kazan

    a camila só depois de 4 dias adenizia em 2013 ea sheila esta sendo relacionada e ate entrou no 3 set mas nao ficou muito e acredito que a sheila volte contra o praia na 6 rodada ou contra o seseina 7 rodada go sollys (xd)

    • lucas kazan

      sesi-sp kkkk

  • lucas kazan

    noticia a fivb diz que o mundial de clubes de volei vai ser realizado em maio, Daniel Bortoletto tente mais informaçoes sobre o mundial, uma coisa se o rio for campeao da supeliga coisa que nao vai conseguir,e no sul americano tem chances do sollys eo rio ir ao mundial de 2013 ai vai ter duas equipes brasileiras claro se o sollys conseguir o wild card porque é o atual campeao ate porque eu acho possivel duas equipes brasileira por que o presidente da fivb é brasileiro e eu acredito tambem na sede no brasil vamos ver tomara.

  • bsb

    Que coisa não!!!!
    Falaram tanto da derrota do Sollys para o bom time do Amil, e agora perdem para o Minas e falam que a Natalia fez falta! Uma jogadora não pode pesar tanto, ainda mais quando vc tem Tom na ponta e Gabi no banco. A natalia nem está 100% para fazer essa falta toda, a verdade é que quem acha que já ganhou, perde. Foi isso que aconteceu ontem e tb com o Osasco na estreia.
    Ainda não vi o Praia jogar e estou louco pra ver contra o Rio nesta sexta. Deverá perder ainda mais pq o Uniliver virá espumando de raiva.
    Quanto ao Sesi não dá para pensar em analisar time por time com o Praia. No sesi: sassá, tandara, dani lins, fabiana, até suellen e elisangela. no praia: herrera e scott, as irmãs pavão se comparam a elisangela e suellen. Não dá pra entender, era pro sesi jogar muito melhor do que isso e o praia logo logo vai perder posições. Se ficar em quarto vai ser muito bom para está equipe.
    E o que falar do São Bernardo? Com todo respeito perder em casa para o Rio do Sul é desastroso.

  • Renato Dias

    Enquanto Tássia há tres temporadas só cresce, Zé Roberto prefere acreditar em Suelen que não joga bem uma temporada desde que saiu das seleções de base e ainda não tem físico de atleta. É uma injustiça Tássia não ser lembrada pra seleção B do Brasil, sendo que é desde a última temporada, depois da Brait, o único nome de futuro do Brasil. Até Vere , aquela que não passa nem defende direito ,já foi enfiada nas ultimas listas dele.
    Ontem,enquanto o passe do Rio saía cada hora pra um lado, Tassia botava todas as bolas nas mãos da Claudinha e vem sendo assim há algum tempo. Será que um dia o Zé vai parar de fingir que não vê? Tássia é peça fundamental pro Minas nas ultimas temporadas, com um crescimento nítido e provavelmente vai ficar a sombra de Suelen sabe-se lá porque.

  • Andrezabhz

    bom galera, segue o link com o fim do 3º set de Usiminas 3 X 0 Unilever.

    não vi o Bernardo nos cumprimentos finais entre os tecnicos, como ele não gosta de perder…

    http://www.youtube.com/watch?v=M1ahPNA5th4

  • sou Logan

    É isto aí minha gente!!!
    Não foi a Unilever que perdeu e sim o Minas que teve vontade de vencer.
    tia Logan não conseguiu jogar contra o único time que ela ama no Brasil… voltou um filme na cabeça e deve ter pensado: boas lembranças eu tive aqui. que Saudade de BH!!!
    Quem conhece não te esquece jamais!

    • lucas kazan

      kkkkkkkkkkkkkk chora.

MaisRecentes

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo

Vaivém: Vôlei Nestlé confirma apresentação de peruana



Continue Lendo

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo