Zé Roberto: “Fofão toca na bola com o coração”



Meu primeiro contato com a Fofão foi em 1989, pelo Colgate/Pão de Açúcar. Ela tinha começado há pouco tempo. Posso dizer que fui um dos primeiros técnicos dela. Trabalhamos juntos até 1991, quando assumi a Seleção masculina.

Ela tem uma história incrível no esporte. Nunca foi convocada para as Seleções Brasileiras de base. E impressiona como tem a mesma personalidade desde começou até hoje. Logicamente ganhou experiência como atleta, como mulher, mas mantendo a mesma essência. Meiga, carinhosa, tranquila, honesta… E isso é um diferencial em todos os aspectos.

Como atleta, ela é uma mescla de muito treino, dedicação e possui uma sensibilidade ímpar, muito difícil de encontrar. Ela consegue captar a energia do local, das pessoas que estão em volta. Tem uma áurea especial. É complexo explicar. Ela rapidamente se adapta às situações de jogo, sempre jogando focada no objetivo principal. Fofão sabe a hora de falar e de escutar. Sempre foi uma referência como jogadora e esperou, muitas vezes, com paciência até sua hora chegar. É uma jogadora que todo mundo confia.

Fofão também sempre foi muito tímida, mas prima pelo bom relacionamento, por isso todas as jogadoras que atuaram com ela sentiram essa energia positiva que ela passa. A bola levantada por ela vai carregada de carinho, de paixão, de amor. Para mim é isso que explica o toque na bola diferenciado que ela tem. Ela toca na bola com o coração.

Uma outra coisa importante. Ela não se coloca como estrela. Ela é time, não dona da bola. Por tudo isso é uma atleta rara, sempre muito disponível para ajudar, sempre fazendo questão de ser uma jogadora de composição e não uma protagonista. Fofão é o exemplo perfeito.

Depoimento de José Roberto Guimarães, técnico de Fofão no início da década de 90 e depois na Seleção Brasileira, na conquista do ouro olímpico em Pequim.

Confira a íntegra da entrevista com a levantadora: http://www.lancenet.com.br/volei/tiver-experiencia-tecnica-aproveitar-Fofao_0_1344465650.html

 



  • Billy

    Mais BOBOCA do que esse ZRG é impossível.Fofão realmente é uma boa levantadora.Acompanhei toda a sua carreira e também a da Fernanda Venturini(essa sim era sensacional levantando e tinha espírito de liderança em quadra…além de ser mais alta não dava prejuízo no bloqueio como a Fofão dá) Zrg ainda quer tentar passar a imagem de BOM MOÇO,mas não cola mais(têm cometido algumas burradas nos últimos anos e alguns títulos ainda acontecem prá nossa seleção porque elas(jogadoras)se unem e tentam jogar melhor).Esse técnico esta cada vez mais arrogante e se achando a última bolacha do pacote.Quero ver se o Brasil der vexame na olimpíada ano quem aqui em nosso país quais serão as declarações dele pós jogos(espero que não aconteça).Torço somente pelas jogadoras,pois esse técnico já deu o que tinha que dar no comando da nossa seleção.

  • libia

    Desculpa Daniel, escrevi errado.rsrsrs

  • libia

    Acredita que murilo possa aparecer aqui em Minas?

    Obrigada

    • Daniel Bortoletto

      depende de um patrocinador

  • libia

    e no Sada cruzeiro tem alguma especulação?

    Obrigada

    • Daniel Bortoletto

      com o time já quase todo formado, não

  • @alcidesxavier

    Fofão é MITO!!! Merece todas as homenagens, só quero lembrar que na despedida de Venturini Osasco calou Maracananzinho e agora o filme se repetirá se Deus quiser…. uma pena Fofão não merecia, mas Osasco esta com sangue nos olhos!!!!

    • Juliano

      Não conta vitória antes da hora.

      Depois da seleção olímpica tomar uma virada encabeçada pela Natália capenga, não confio de jeito nenhum no Osasco, por mais que no papel o time pareça melhor.

      • Billy

        Juliano você concorda que a Natália esta começando á voltar à sua velha forma antes das contusões!?Vamos torcer por ela…será melhor para a nossa seleção…pois ela consegue se virar bem nas bolas altas e empinadas quando o passe não sai bem(diferente de algumas jogadoras FRESCAS que quando o levantamento não sai bem ficam com aquelas LARGADINHAS PREVISÍVEIS que até os piores líberos conseguem chegar,não é mesmo!!??

        • Juliano

          Eu aposto nela como titular nas olimpíadas. Na verdade, fisicamente ele já tinha voltado a ficar bem. O problema dela é psicológico. Ele na seleção está sempre de cabeça baixa, já entra derrotada. No Rio eles conseguem trabalhar esta parte dela, e aí a gente vê esse resultado.

          Já tinha cravado isso aqui já na época do mundial. Aquele jogo contra as reservas americanas me impressionou demais. Era capaz de aquele time reserva ter feito muito mais que o titular fez na semi. Este ano é dela. Se jogar bem, Garay será enterrada no banco. É muita diferença de ataque e bloqueio. Se vingar, Brasil chega nível Pequim com ela e a nova Jaque que temos visto recntemente.

          • Billy

            Deus queira que voce esteja certo Juliano.O nível do vôlei na próxima olimpíada será altíssimo.Vem muita emoção por aí ainda para nós amantes do volei.Abraços.

  • Luiz Carlos Furucho

    Sem medo nenhum de errar, a Dona Hélia, simplesmente Fofão, é e foi uma das melhores levantadoras do Mundo de todos os tempos, ela tem magias nas mãos, daí o Zé Roberto ter querido a participação dela em quadra nos Jogos Rio-2016 e o Bernardinho ter convencido a Fofão em jogar esta versão da Superliga. Difícil mesmo vai ter que achar uma substituta a altura das qualificações técnicas dela tanto na equipe do Rio de Janeiro, quanto na Seleção, onde a Dani Lins tem feito de tudo para este feito.
    Caro Daniel, você sabe de alguma novidade sobre uma possível substituta da Fofão na equipe da Unilever pós Mundial?
    Grato!

  • Aline

    Fofão merece encerrar essa carreira brilhante sendo CAMPEÃ MUNDIAL!
    Gostaria de ver uma final FOFÃO x FABÍOLA, REXONA x KRASNODAR, e apesar de admirar muito a Fabíola, desta vez torceria pela Fofão!

    • Billy

      Aline…também torço pela Fofão.Mas caso essa final aconteça entre Rexona e Krasnodar(time muito mais alto)acho difícil que o Rexona saia com a vitória…á menos que saquem muito bem(o passe do Krasnodar é instável…eles são oito ou oitenta).E eu também(como voce)adoro demais a Fabíola.Abraços.

      • Neide

        Já que vocês estão elogiando a Fabíola, verdade seja dita, Zé Roberto está dando uma de bom moço agora, mas a trairagem que ele fez com a Fabíola está marcada na história olímpica. Para os russos elegerem a Fabíola MVP da Copa da Rússia foi porque ela jogou muito mesmo! Para abrir mão de eleger uma russa MVP como Kosheleva, Sokolova, Dianskaya ou Gamova, para eleger uma brasileira MVP foi porque ela jogou muito acima das expectativas! Fabíola cativou os russos no seu grande potencial de bloqueio, Fabíola tem se destacado nesse fundamento que é uma especialidade das russas. Fabíola tem sido a melhor levantadora-bloqueadora da atualidade. Outro fator importante é a capacidade de consertar passes ruins. Fabíola não reclama dos passes horrorosos que recebe, simplesmente vai lá e conserta. Outro fundamento que tem chamado muito atenção é o saque da Fabíola, que vem causando estrago na recepção adversária. Outro fator é a liderança dentro de quadra, mesmo estando na Rússia, Fabíola é raçuda, vibra muito e passa muito energia para as companheiras de time. Sokolova e Kosheleva titulares da equipe russa se tornaram amigas pessoais de Fabíola e só rasgam elogios a ela. Fabíola é uma pessoa muito agradável e querida por onde passa, a ponto de Jaqueline até ter pensado em pedir dispensa da seleção quando Fabíola foi cortada no saguão do aeroporto. Na Rússia, Fabíola quebrou o gelo e fez amizades fácil. Além disso, cativou os russos no que eles mais gostam: o bloqueio. Parece que ela tem se dedicado muito no bloqueio, pois quem acha que o caminho mais fácil do ataque é pela levantadora, quando encontra o paredão da Fabíola pela frente, literalmente quebra a cara. Todos esses fatores juntos fizeram de Fabíola MVP no Dínamo Krasnodar. Não há dúvidas que sem a Fabíola o Krasnodar não teria conquistado esses 2 títulos em 2015: Copa da Rússia e Copa Europeia. Em sua primeira temporada na Europa, Fabíola já conquistou 2 títulos muito importantes, tudo isso contribuiu para que os russos tratassem de renovar logo seu contrato, pois Fabíola virou o xodó dos russos! Não duvidem do Krasnodar no Mundial, é adversário perigosíssimo e pode ganhar de qualquer um. Bloqueio, saque e ataque pesadíssimos, tem que melhorar o passe e a defesa, mas Fabíola tem compensado os passes ruins. Vamos ver no que dá.

        • Felipe

          Ela é tão foda que entregou o segundo jogo das quartas, tirando qualquer chance do Krasnodar jogar a próxima Champions. Destruir recepções na Russia até eu…

          • Edu

            O Krasnodar foi quarto na temporada passada e sem nenhum título ou taça.Nesta foi desclassificado sim nas quartas num jogo em que perdeu 3 match points.Na primeiro set dessa partida foi um festival de horrores :numa jogada a Fabíola foi atirada do outro lado da rede por uma própria companheira num lance tranquilo de preparação de jogada.Ou seja não era o dia.Teve renovado o contrato depois de apenas dois meses de clube para a próxima temporada utilizando a cota de duas estrangeiras por partida.Foi a MVP da Copa Russa.Ajudou a desclassificar o Novara( o time mais forte do voleibol italiano feminino nesta temporada) , Lokomotiv Baku(revertendo a primeira partida de 3 X 0 no Azerbaijão e perdendo um golden set de 13 x 10), o Rabita Baku (em duas partidas esplendorosas) e ganhou a Cev Cup num lance final de bloqueio seu.Jogou sem oposta e com uma líbero que foi visada na final da Polônia por ser deficiente no passe de recepção.Moral da história, desde da sua chegada o Krasnodar colocou dois troféus( um de um título que não vencia a ha mais de vinte anos) na sua sala.Na temporada passada, ficou em quarto e sem nenhum título.Que a Cev Cup é um título inferior é uma falácia.O vencedor feminino do ano passado foi o Fenerbache(unico invicto das finais do título turco desta temporada) e no masculino desse ano a final foi Dinâmo Moscou contra o Trentino vencido pela equipe russa no Golden set.

          • Billy

            Então tente entrar no lugar dela para jogar(tenho certeza que voce não jogaria nem um décimo do que a Fabíola joga) Guarde essa crítica prá voce somente pois a Fabíola(excelente levantadora)nem sabe que um simples torcedor feito voce Felipe existe…

        • Billy

          Prezada NEIDE…você e a Aline ás vezes escrevem comentários meio longos(eu adoro todos eles e sempre os leio inteirinhos).Vocês estão de parabéns.Olha Neide eu não conheço a Fabíola pessoalmente,mas eu sempre a admiro todas as vezes em que eu a vejo jogar(ela me transmite sempre coisas boas…não sei explicar direito).A sua forma vibrante de jogar festejando com as companheiras de time é o que mais me chama a atenção,.Além dela ser bonita,é ótima jogadora e o seu caráter é o melhor que existe nela.Tomara a Deus que no próximo ano na olimpíada no Brasil ela esteja no grupo e se Deus quiser ela também será campeã olímpica(ela merece e todo o grupo também).Você a conhece pessoalmente!?? Grande abraço á você Neide.

        • Iuri

          Fabiola é tao boa que afundou seu time nas quartas de final do russo, caindo pra um time horroroso e sem nenhuma estrela.
          Fabiola é âncora por onde passa, melhor coisa q o Zé fez foi corta-la das Olimpiadas. O problema foi levar outra âncora (Fernandinha) q quase nos custou o titulo olimpico.

          • Billy

            Pois é…Iuri.Quem sabe se voce entrar no lugar dela voce talvez possa jogar melhor(tenho certeza que voce seria expulso do time pois é logico que voce não conseguiria jogar nem um décimo do que a Fabíola joga).ADEMAIS voce esta até parecendo o Bruno Voloch que vivia alfinetando ela(sem necessidade nenhuma) Mas agora que ele a conheceu pessoalmente e viu o quanto ela é boa jogadora(no carater também) ele se rendeu e passou a admirá-la e elogiá-la.Mas ele é ele(é um jornalista polêmico e conhecido) E VOCê é quem mesmo!!??? Um simples torcedor desconhecido que a Fabíola não conhece e nem faria questão de conhecer…Eu particularmente(e acredito que muitos outros também-a grande maioria)admiram e torcem pela Fabíola.

          • Edu

            A ancora que você se refere desrespeitosamente conduziu o Osasco ao título mundial em 2012.A final foi a mais perfeita partida até hoje da história do Osasco.Foi em pouco mais de uma hora.Contra o campeão europeu, o Rabita Baku, que já tinha sido campeão mundial.Vai pesquisar e ver o time “fraquinho” que tinha o Rabita com dez jogadoras estrangeiras consideradas entre a elite em seu pais.A tal ancora fez uma partida tão impecável que Sheilla, Thaisa,Adenizia e a Jaque praticamente todas ficaram na margem da pontuação entre 12 a 16 pontos cada.Ou seja distribuição soberba e diversificada de ataques.O narrador do Band Sports da época ,Rogério Cassino, falou “me preparei para um jogo de mais de duas horas com água e café a disposição.O Osasco me liquida o jogo em pouco mais de uma”.O comentarista Toaldo ” não e que o Rabita jogue mal, hoje é impossível algum time no mundo vencer o Osasco.Praticamente um time perfeito em todos os fundamentos”.Nunca até hoje um time brasileiro repetiu esse título e uma equipe brasileira ,em clubes, bateu o campeão europeu de forma tão definitiva e impiedosa.E a proposito a tal ancora foi a MVP da Superliga 2013.Fala sério.

        • Edu

          Bonito apanágio sobre a Fabíola.Duas pequenas considerações: esta no melhor do voleibol feminino nesta temporada – que esta perto do fim nos clubes – o primeiro jogo da Fabíola e da Garay pelo Krasnodar.Foi num sábado à tarde e elas tinham chegado na Russia na quinta de manhã.Só treinaram na sexta para recuperar o fuso.Nem preciso mencionar que não entendiam bulhufas de russo.E o jogo inicial foi apenas contra o Dinamo Kazan em Moscou – na época só o campeão mundial e europeu.Perdiam o jogo por 2 X 0 e depois viraram para 3 x 2. A Kosheleva olhava para a Fabíola e a cada cravada de bola começou a dar beijinhos na testa da levantadora para romper a barreira da linguagem cifrada entre o russo e o português.Nem preciso repetir que foi beijo na testa para mais de metro.Outra coisa, o ponto do título da CEV no tie break na Polônia veio de um bloque justamente da Fabíola.

          • Billy

            Edu excelente o seu comentário(pena que existam outras pessoas que não pensam assim).Eu também acompanhei esse jogo na íntegra e a Garay e a Fabíola jogaram muito bem mesmo.

  • betoceara

    Esse Billy deve ser fã do Unilever pra andar.repetindo o.que o marido da Venturini diz, e quer enfiar goela.abaixo, que ela é a melhor, a esse povo sem.noção insistente… esqueçam a Fernanda, a gata era tão Boa e vejam o tipo.de.liderança que ela teve em 96? E 98, o que dizer daquele quarto lugar no mundial, é em.2004? Quarto lugar? A fogão já firmada e a pedido, sob pressão dos cartolas a Fernanda Boa demais de.vocês fez o que? Com um time.de.centrais altas e boas e.Com mari voando? Tome.uma tombada novamente, é a gata ainda quis voltar viu, audaciosa queria uma medalhinha em 2008 as.custas dos outros, da Fofao, gente ela pode até ter sido ótima, mas a melhor assumiu tardiamente mas assumiu, grande Fofao, olhem pros técnicos das.grandes potências, o americano deu a cara a tapa botou a hooker pra cair.fora e no que deu? Façam me o favor, bobagem cada uma teve seu espaço, se o ze tivesse peito em.2004 e tivesse barrado a Venturini que é” otima” de.grupo as.coisas teriam outro rumo, esses fãs não sabem.de.porta alguma dos bastidores e ficam abrindo a boca e conjecturando merda.

    • Billy

      betoceara guarde essa opinião EQUIVOCADA E RIDÍCULA somente prá voce.Eu elogio quem eu quiser e prá mim a Fernanda sempre foi a melhor levantadora do Brasil SIM.Fofão sempre amargou a RESERVA prá Fernanda quando jogavam juntas.Eu acompanhei toda a carreira das duas e digo isso com muita convicção sim.Se você tem opinião contrária à minha o problema é seu. e o ZRG é um boboca…o Bernardinho é o melhor técnico de vôlei do mundo(de todos os tempos0 A sua opiniãozinha e nada prá mim são a mesma coisa(pena que não posso escrever coisas mais pesadas aqui-particularmente eu adoro-mas sei que esse é um blog de RESPEITO e a moderação não deixaria passar de jeito nenhum)

  • betoceara

    Meu queridíssimo como falei… Você é um fã do.Unilever já sabia, mas assim garoto.. Não é a sua, nem a minha opinião, é a história quem prova, é quem provou ser a melhor na bola foi a própria eu poderia te explicar várias coisas se você não demonstrasse esse quadro agressivo, mas você descontrolado do jeito que é. Tenho pena do povo que deturpam a história é vivem de ilusão só não te conto mais dos.bastidores pq como.Você diz né… minha opiniazinha, enfim a história taí. Gente neurótica… o assunto é Fogão daí essa gente fica tentando firmar a outra usando a imagem da Fofao aff. Disituado, ninguém lembrou da gata. Se ela.é tão Boa pra que esse desespero em.tentar empurrar Guelá abaixo num poste onde nem.cabe seu comentário pífio, gato sorry o assunto é a Helia Rogério vá procura alguém que lembre da sua diva eu entendo o desespero, gata é tão Boa e só você lembra dela, Daniel viva a democracia, mas esse povo ácido.

    • Billy

      Essa sua explicação ridícula não tem pé nem cabeça.Guarde seus argumentos bobocas só prá voce,pois eu não estou nem um pouco interessado neles.Voce tem é inveja do sucesso da Fernanda Venturini e do Bernardinho que são consagrados MUNDIALMENTE.Já você…não é nada,é apenas um simples torcedor.Que bom que há inúmeras pessoas com opiniões diferentes,não é mesmo!?.Fofão é baixa e sempre foi nula no bloqueio.

  • betoceara

    Nossa….. que ácido.descontrolado. gente do céu. Você é tão sem argumentos que em vez de.contestar com fatos prefere insultos pessoais. Sem argumento, conteúdo. Um quarto lugar pra você.

  • betoceara

    Levantador alto.diz algo? Se.fosse assim só daria Rússia, Sérvia, Aff baixa e tem um.Ouro nos peitos. Sinto muito. É o que entende de.vôlei. enfim parando aqui realmente você saca muito.de.vôlei.

    • Billy

      Os seus argumentos são pífios assim como deve ser a sua pessoa.Não vou perder mais meu tempo argumentando com voce.Eu gosto de jogadores(as)altos.Os nanicos hoje estão cada vez tendo menos espaço no volei e os que ainda têm encontram dificuldades contra os mais altos.betoceara…vai ver se eu estou na esquina,ok!!!

  • betoceara

    Continua sem conteúdo, todos já.perceberam, até os mesmo.adjetivos tu usa…. pena.vá estuda mais.sobre vôlei.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo