Volta de Fernanda, repercussão, Seleção…



O assunto do dia, talvez da semana, é a volta de Fernanda Venturini às quadras. Já vi pessoas com os mais diferentes pontos de vista nestas poucas horas após anúncio oficial. Nas páginas do LANCE!, nesta quarta-feira, fiz um pequeno texto com minha opinião, que você lê abaixo. Um pouco mais abaixo, neste post, um trecho exclusivo para o blog, já que muita gente tocou neste assunto durante o dia.

As dúvidas sobre Fernanda

A volta de Fernanda Venturini ao vôlei é uma incógnita. Três temporadas não são pouca coisa para qualquer atleta profissional, apesar do seu comprovado talento. É difícil saber em qual estágio físico/técnico a levantadora se encontra. Bernardinho, técnico e marido, deve ter indicativos positivos para apostar na contratação. Mas a minha grande curiosidade será saber como será o convívio de Fernanda com algumas companheiras. Após a conquista do ouro olímpico em Pequim, Mari e Fabi, entre outras, fizeram um sinal de “cala boca” para algumas câmeras de TV. Oficialmente ela foi endereçada para os críticos pós-Atenas. Nos bastidores, o nome de Fernanda aparecia com um dos destinatários, por ter “crucificado” Mari pela derrota para a Rússia. O tempo passou. As rusgas também?

Agora, um adendo para o blog, já que muita gente também tocou no assunto Seleção após a confirmação da volta de Fernanda à Unilever.

A chance de um retorno de Fernanda à Seleção, na gestão de José Roberto Guimarães, é zero. O relacionamento entre os dois azedou depois da Olimpíada de Atenas, ficou ainda mais estremecido anos depois, no auge da guerra fria entre ele e Bernardinho, quando a jogadora disse que após a aposentadoria iria contar, em entrevista coletiva, quem era o verdadeiro Zé. Antes da Olimpíada de Pequim, Fernanda tentou um retorno, como se nada tivesse acontecido. Fez um legítimo lobby, se reuniu com Zé Roberto e integrantes da CBV, explicou-se sobre o “caso dos DVD´s em Atenas” e suas polêmicas declarações, mas ficou fora da Olimpíada. Na minha opinião, com justiça, por não ter participado em nenhum momento daquele ciclo olímpico. Pelo mesmo motivo, ficará de fora de Londres-2012.



  • Rafael

    Só falta a Fofão voltar, e para o Minas, pra vermos o duelo entre a que “tem fama” (Fernanda) e a que tem selo de qualidade “olímpica” (Fofão)!
    Quem se dará bem nessa???

  • Afonso (RJ)

    Torcedores do Unilever (entre os quais me incluo): Aproveitem bem a próxima temporada, assistam a todos os jogos do time, curtam bem. Não tenho bola de cristal, mas acho bem provável que seja essa a última temporada de Mari/Sheilla no time. Vão cuprir o contrato esse ano, mas tenho minhas dúvidas que renovem para o próximo. Tomara que eu esteja errado.

  • Matheus

    Eu acho uma pena tão grande , ver ficar de fora uma oportunidade de Ana tiemi ou outra levantadora ser treinada por Bernardinho, ainda mais tão perto da olímpiada.
    Acho que a Fernanda já deu o que tinha que dar….

  • Vitor

    Acho que essa batalha de egos aconteceria se o técnico fosse qualquer outro, até o José Roberto Guimarães, mas com o Bernardinho não. Ele do tipo que dá espaço ao seu atleta. A idéia sobre a volta de Fernanda não surgiu do nada. Mari e Sheilla ao renovarem, tenho certeza que uma das exigências foi saber as opções para a levantadora do time, pois naquele momento Dani Lins já havia conformado sua saída. A Fernanda falou demais pós-Atenas, mas também já declarou diversas vezes que se tivesse que levantador mais uma bola no fatídico 24×19, a bola iria sem dúvidas para a Mari, pois naquele momento era a jogadora em que ela mais tinha confiança.
    Venturini gosta de manchestes, de holofotes. E como ela bem falou, volta ao vôlei por prazer. Não tem responsabilidade de nada. Durante toda a carreira ela foi muito bem sucedida naquilo que se propôs a fazer.
    Ninguém melhor do que Bernardinho pra saber onde está pisando. Vejo a Fernanda esse ano mais como uma professora. Ela já tinha dado entrevista dizendo que apostava muito na Roberta. A jovem levantadora terá mais oportunidades na próxima temporada. E Fernanda será sim uma das responsáveis nesse processo de amadurecimento da Roberta.

  • Julia

    Nossa, como você está recalcado com a volta dela hein.

    • MOrris

      Recalcado? Nada… o Daniel falou a verdade. Onde aparece a Fernanda Venturini só aparecem problemas e não soluções. Zé Roberto gosta de jgoadora “boa de grupo”, o que não é o caso da mulher do Bernardinho.

  • Morris

    Por isso gosto desse blog! Uma raridade… falou e disse, Daniel. Tomara que a Fernanda não venha com história no final da próxima Superliga, pressionando o Zé Roberto para convocá-la. Afinal, ela tentou porque tentou derrubá-lo, de forma suja, expondo-o e todo o trabalho realizado em Atenas! E a pobre da Mari, que podia ter terminado a sua carreira ali… ma deu a volta por cima e foi campeã olímpica! Bom que a Mari hoje é uma das principais jogadoras da seleção e não vai abaixar a cabeça para ninguém…nem para a mulher do chefe! hahaahah

  • Cássia

    Eu sempre achei que aquele gesto da Fabí e da Mari era pra vocês da imprensa, que naqueles 4 anos pós-Atenas buscaram incessantemente uma culpada e a cada derrota, faziam questão de lembrar que essa seleção “perdia jogos importantes”.

    • Daniel Bortoletto

      até parece que só (e toda a imprensa) criticou aquele jogo. Quantos se lembram que a Mari fez 37 pontos?

      • Ismael Colomaca

        Eu me lembro de um jovem jogadora dando o sangue para virar as bolas na quadra enquanto Virna, Érika e Waleska se esconderam.

        • Flavio

          A erika nao jogou a semi contra a russia!

        • selma

          Eu também lembro. Aliás, alguém já fez novamente este número de pontos em uma partida em jogos olímpicos? Mari é um dos grandes exemplos do esporte brasileiro. Esta SL promete e sim, sr Daniel, a imprensa fez um massacre e depois Ela deu a redenção aos fãns com aquele cala boca para todos que a cornetaram durante 4 anos.

    • Fernando

      Penso a mesma coisa…

  • Andrei

    Daniel depois dessa notícia bombástica da volta da Fernanda o que mais se viu nos blogs e twitter foram demonstrações de paixão e ódio. A razão foi deixada de lado. Gostaria de propor uma reflexão. O que realmente está por trás da volta dessa craque de bola, uma das maiores levantadoras de todos os tempos aos 40 anos de idade? Qual sua verdadeira motivação? Disputar mais uma SL? O sonho de jogar com Sheilla e Natália? Servir de professora para Roberta? Me desculpe mas não acredito em nenhuma dessas hipóteses. Bernardinho conseguiu montar uma equipe mais forte que a Seleção Brasileira que disputou o último mundial e ficou com o vice campeonato. Ele definiu essa equipe como “máquina”. Fernanda vai ganhar entrosamento com Sheilla, Mari e Natália que são na minha opinião as atacantes titulares da nossa Seleção, isso faltando um ano para as Olimpíadas. Aí está a grande cartada! As levantadoras desse ciclo olímpico, Dani Lins e Fabíola, está mais do que claro não conseguiram se firmar como titulares. Lembre-se que em 2008 tínhamos Fofão, e foi ela quem barrou a Fernanda. “Ou Ela Ou Eu”. Havia um pacto entre ZRG e Fofão para as Olimpíadas. Situação muito diferente da que vivemos hoje. Quem tem Fofão PODE dizer NÃO. Agora abrir mão do talento da Venturini utilizando os mesmos argumentos para sua não convocação no ciclo passado com as nossas levantadoras atuais, não faz sentido. Nenhum treinador seria louco a esse ponto. Ela está voltando a princípio para disputar mais uma SL, porém tanto ela quanto Bernardinho sabem que essa SL abrirá para ela as portas da Seleção para Londres 2012 e para a conquista do tão sonhado ouro olímpico.

    • Morris

      Andrei, você tem razão nas suas colocações. Nada, no mundo, é por acaso. Que a Fernanda Venturini sai da toca e voltou à ativa por alguma razão, isso podemos ter certeza que sim. E na minha humilde opinião, deve ter sido apenas por amor ao esporte. Seus sonhos são maiores e acredito que o ouro olímpico seja o objetivo a ser alcançado. Porque, como foi divulgado em outro blog, o salário da jogadora não era de nenhuma estrela. Aí entra a tua colocação: a máquina Unilever, com Mari, Sheila, Natália, Fabizinha já equivale a 60% da equipe titular do Brasil, na temporada da SL mais importante antes de Londres 2012. Mais uma boa cartada de mestre do Bernardinho e de sua mulher. Já disse outras vezes que tenho ressalvas com relação aos meios utilizados pelo treinador, mas que ele sabe jogar suas cartas na mesa, ah ele sabe sim.

      E porque ele declarou que quem procurou a equipe do Rio foi a própria Natália e não eles que forama trás dela? Certamente ele tem algum motivo por ter dito isso, consciente ou insconcientemente.

      Se é certa a volta da Venturini, só nos resta torcer para que a seleção seja bi-campeã olímpica e que ela ajude o nosso vôlei a crescer, dentro OU fora da seleção.

  • Beto

    Naminha opniao a Fernanda deve sim ser convocada…se agente sonha em um bi olimpico, a Fernada sera fundamental!
    Ela pode ser arrogante, mas joga muito, Vai dizer que vcs nao teriam umamarra de ser a melhor do mundo! Sim !!! A melhor esta de volta!!!! E na selecao!! Esperem!!!!
    chance zero, que nada…. quem e vc prafalar isso….fala serio… viva fernada poderosa!!!!
    vai bater muito cabelo na superliga!!! arrasa gata!!!!!!

    • carlos

      Macae anuncia a volta de kerly! e tem chances de trazer a filo de volta!!!! kkkkkkkkkkkkkk adoro!!!

      • Rodrigo

        Gente o que foi a final da superliga a globo transmitindo….. toda hora a Marcia fu falava… ne leila….ne Leila……rsrrsrsrs…. a Leila nao tava gostando nada….rsrrss…tava doida pra jogar a Fu na arquibancada…kkkkk….. mas fala serio….. a marcia fu deu show…melhor que a Leila forcando o sutake carioca!

        Arrasou Marcia FU!!!!!!!

    • Ismael

      Sonho meu, sonho meu ! Deixem a Dani e a Fabiola fazerem o serviço delas. Nesse momento não é hora de voltar nem a Fofão e muito menos a Venturini.

      Como o Zé Roberto a chance dela jogar Londres é – 1.

  • Flavio

    entao. fernanda volta pro unilever. nao volta pra selecao. ok, mudemos de assunto…

    fofao vem mesmo pro minas? fabiana decidiu seu destino? VF vai apresentar alguma meio de rede e/ou levantadora? Erika e walewska fecham mesmo com sesi? osasco vai atras de uma ponteira gringa?

    mais alguma novidade?

    • Daniel Bortoletto

      Existe uma data-chave para contratações: 30 de maio. Muitos contratos vão até este dia. Por isso, alguns clubes preferem esperar antes de fazer anúncios oficiais. Mas devemos ter novidades durante a semana, Flavio

  • Chang

    Fernanda pode até voltar a jogar. Mas dependendo do time, o “passe pode não sair redondo para as mãos dela”.

  • Morris

    Será que a volta da Venturini não vai mexer com os sentimetnos da FOFÃO??? Eu prefiro a Fofão como titular da seleção brasileira!!! Se a volta da Venturini servir para estimular a volta da Fofão à seleção, eu fico mais do que feliz e até mando um beijo pra mulher do Bernardo, como forma de agadecimento! haahaa

  • daniel

    eu acho q a fofao podia voltar,afinal ter duas levantadoras inesperientes nao é bom sinal,tendo a fofao podia ter a dani lins de levantadora reserva pra ser treinada sem comprometer um possivel bi olimpico.

  • Fernando

    Vamos ser coerentes, Fernanda esta jogando um bolão de novo… devia estar na seleção que esta carente nesta posição.

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo