Vaivém: mercado feminino no Brasil é um jogo de xadrez



Os grandes times brasileiros mexem as mesmas peças, muitas delas simultaneamente, e novos movimentos dependem do que o rival fará.

Por enquanto, o xeque-mate que será confirmado em breve é a transferência de Sheilla da Unilever para o Sollys/Nestlé. A verba que era usada para manter Hooker no Brasil vai sustentar a operação. Será um duro golpe no time carioca, que, por enquanto, é o mais calado no mercado.

Jaqueline é outra peça que está prestes a definir o futuro. Além da proposta de renovação com o atual campeão, ela é desejada pelo Sesi, com quem esteve prestes a fechar na temporada passada e onde joga o marido Murilo.

Na mesma posição, outro movimento muito aguardado é o de Paula Pequeno. O Vôlei Futuro espera a final masculina para oficializar a montagem do time feminino. Enquanto isso não acontece, ela recebe propostas de vários rivais. O mesmo acontece com Mari, apesar do ano irregular que teve na Unilever.

Depois de um bom ano em Osasco, Tandara vai reforçar o Sesi. O time da capital tem um orçamento melhor do que o da última temporada. A tendência é estar bem mais forte.

Olho grande também nas cubanas Ramirez e Herrera, que não ficam na Usiminas/Minas.

No levantamento, a mexida das peças envolve ainda mais times. Unilever, Vôlei Futuro e o novo time de Campinas estão no mercado. Fofão está e sempre esteve na mira de todos. É o nome que mais agrega a qualquer projeto, apesar de estar terminando um ano sabático. Fernandinha, em alta após reaparecer em uma convocação da Seleção, ganhou espaço no projeto campineiro.

Por fim, dirigentes fazem contas para que o time planejado, no papel, caiba dentro do limite de pontuação do ranking. E chovem especulações de todos os lados.



  • Adriano

    A Sheila no Sollys tá certo, então?

    • Ana

      Sheilla no sollys! =D

  • Menotti Ferraz

    Daniel, e pessoal do Blog.. fiz as contas do Ranking de Osasco:

    Sheilla 7 pts
    Thaisa 6 pts (VEIOEM 2008/2009 PRA OSASCO)
    Fabíola 6 pts
    Karine 2 pts
    Ivna 2 pts
    Ju Costa 5 pts
    Jaque 0 / Brait 0 /Adenizia 0 / Bia 0 / Samara 0 /

    SE O RANKIN SÓ PERMITE 32 PONTOS POR EQUIPE:

    A POSIÇÃO QUE A TANDARA JOGAVA DEVERÁ SER OCUPADA POR ESTRANGEIRA OU UMA ATLETA DE 4 PONTOS … ESTOU CERTO ???

    SE SIM, SÃO GRANDES AS CHANCES DE UMA ESTRANGEIRA NO SOLLYS … VISTO QUE NÃO TEMOS BOAS PONTEIRAS DE 4 PONTOS CERTO ?

    • Adriano

      Mas, no caso, acho que nem a Ju Costa está garantida, né? Ou estou enganado? Eu tinha lido uma entrevista dela em que dizia que ia dar preferência pra ficar num time onde pudesse ser titular. A menos que o Sollys visualize ela como titular na próxima temporada. E, pra ser sincero, acho que com o timaço que eles montaram pro ano que vem, não teria nenhum problema ter Ju Costa como titular numa ponta e de repente a Ivna de reserva.

    • Bia Ferreira

      A Ju Costa pode ser a titular, acho que ela chegou a ser no começo da competição, se machucou, a Tandara entrou e acabou ficando com a vaga.

      Mas pela renovações e a contratação da Sheilla, acho que a Nestlé está vindo com tudo, pode ser que venha alguém de fora mesmo!

      • Bia Ferreira

        Ah, e a Ana Beatriz (Bia) central reserva já confirmou que vai para o SESI, que lá tem mais chance de ser titular, não que isso influencie nas contas acima.

  • newton.carvalho

    Daniel, na boa, este ranking é a grande desgraça do volei nacional! É insano, é ilógico!!! Para que server esta porcaria?!?! Quem foi o matemático, gênio da CBV que criou?

  • Guga

    Engraçado essas pontuações, qual o critério usado?

    Thaisa, ja foi campeã Olimpica, panamericana, grand prix e tem a mesma pontuação da Fabiola???

    • Vh

      Guga, a Thaisa (como a Jaque) são 7 pontos mas, qdo o time mantém ou traz do exterior a jogadora, a pontuação não aumenta. Mas, se ela fosse pra qqr outro time ela valeria 7 pontos. Agora, alguém me corrija se eu estiver errado, o handicap, mesmo qdo não influencia na soma dos pontos, serve para a regra de 3 jogadores com 7 pontos no time.

  • Emerson

    Boa tarde Daniel. Como vai? Tudo blz?

    Pelo decorrer da carruagem, meu Sollys/Nestlé/Osasco será favoritissimo ao titulo da SLF 12/13 com o time de Campinas com o vice.
    O Osasco já estava forte com o elenco que tinha, com a chegada da Sheilla, o time continuará em frente sem sentir a falta da Hoooker, já que a Sheilla tamparia muito bem o buraco.
    Já na ponta onde estava a Tandara, acredito que a Ju Costa dê conta do recado, não tm o ponderiu de ataca e bloqueio da Tandara, poré, tem mais recepção e defesa no fundo de quadra, deixando as meios, Sheilla e Jaque resolverem no ataque.
    Acredito que Paula vá realmente para o Rio, ja que a Mari não fica por salario algum e a própria Paula tem esse desejo de ser treinada pelo Berna, caso ele fique no time.
    Sesi estará um fiasco, com dinheiro no bolso e não sabe contratar, acho bem possivel que a Jack não tenha ido pra lá, pra não passar raiva e vergonha no campeonato.
    VF sempre fica quietinho, mas no final sempre monta um time bom, só acho que pelas jogadoras de ataque que tem e que estão chegando, Ana Cretina e Tieme, deveriam sair do time, pq as duas não condizem com o patamar de atacantes q tem, Pani Lins no time já surtiria outros efeitos. As Cubanas devem ficam do Brasil e merecem um time de altissimo nivel para jogarem, aposto que Herrera vá para Unilever com o orçamento deixado por Mari e Ramires pelo orçamento deixado por Sheilla, ou ainda acredito que o Zé deseje a Ramires em seu time.
    Vamos esperar pelos próximos capitulos.

  • Mauricio

    Quero ver a mistura explosiva Daimi Ramirez e Helio Griner no RJ!

  • Ana

    AMO essa fase de especulações. O mercado fem é sempre um capítulo a parte. Todo mundo quer saber para onde as grandes estrelas irão.

    Sheilla, que fechará com Osasco, a meu ver, comete o mesmo erro de Natália, ir para uma equipe simplesmente pq é a melhor, sem pensar no desafio que seria ser campeã no Sesi, por exemplo. Mas, diferente de Natália, Sheilla é uma jogadora consagrada, não precisa evoluir, como é o caso da ponteira.

    Jaqueline, por incrível que pareça, se mostrou esperta, deixou seu instinto Amélia de lado e renovou com Osasco, acertadamente. Pena para o mercado, pois a saída dela movimentaria o mercado, Paula poderia ir para lá, agora não pode mais. Aliás, a se confirmar as negociações, o mercado pode ficar difícil para Paula. Com Mari quase certa na Amil, restaria para Paula a Unilever, já que o VF não vai renovar com ela e o Sesi já tem Sassá e Tandara.

    Essa “disputa” pelas ponteiras é sempre a melhor. Tendo em vista que temos cinco tops nessa posição, elas são sempre as mais disputas e praticamente define quem vai ser favorito.

    SE a Amil não trouxer a Havelkova como vem prometendo, vai ficar difícil com um elenco mediano, disputar o título com Osasco tão forte.

  • @alcidesxavier

    Isso só deixa claro que teremos Sollys Nestle Osasco na final novamente. Unilever até agora não se manifestou, o tal todo poderos Amil Campinas, veio com todo agito e até agora somente Suellen (Pinheiros) e Natasha (Minas), com boatos de Sokolova; Kim e Brait ta devendo e muito!

    Bom mesmo será o Paulista, porém agora o Sollys tem que pensar num ótimo banco de reservas, afinal o time titular é a Seleção Brasileira, que este ano tem competições importantíssimas. Ou seja, Campeonato Paulista. Sul Americano e Campeonato Mundial de Clubes, é bem provável que as selecionáveis não participem!

    Sollys rumo ao Hexa!

  • farael casta

    bortoletto por favor me fale si a minha DEUSA MARI vai joga no vf ou amil desde ja obrigado

  • farael casta

    bortoletto por favor me fale si a MARI vai joga no vf ou amil desde ja obrigado

  • Mauricio

    O UNILEVER sempre surpreende. Se o Bernardinho for para o RJX, será o Helio Griner o técnico do feminino? Que jogadora vai aguentar tanto destemperamento? Sheilla e Mari foram espertas de cair fora antes da bomba se confirmar.

  • Sidnei Gama

    Olá, Daniel!
    Nessa briga dos grandes por atletas, você acha que a Èrika ainda tem mercado aqui no Brasil?

    • Daniel Bortoletto

      tem. deve voltar a jogar aqui

  • Leandro

    Daniel,

    Existem fortes especulações de que o Unilever estaria preparando grandes surpresas nos bastidores. Jogadores como Fofão, Carrilo, Paula e uma oposta estrangeira.
    Isso existe de fato?

    Abs Daniel. Seu blog é 10

    • Daniel Bortoletto

      existe muita conversa mesmo, Leandro. é bem provável que a reformulação seja bem grande na Unilever

  • farael casta

    porfavor daniel me fale da MARI eu quero saber onde ela vai joga sou fan dela na verdade completamente apaixonado por ela!!!!!!!! desde ja obrigado

  • mari diva

    Daniel, Mari mais proxima do Lokomotibe baku de Angelo Vercesi, procede?
    Havia lido que alem do interesse de VF e Campinas, ela tinha recebido propstas do Villa Cortese e de times da Turquia. Mas parece que a proposta do Azerbaijao eh algo “irrecusavel”. Alem dela ser amiga pessoal do tecnico.

    ironia do destino…Angelo q tava c brenno q ta c sheilla q tava c mari… fiquei confusa.

    • Mauricio

      como assim? no vôlei tb tem essa pegação toda: angelo-brenno-sheilla-mari? uhhu! que maravilha!!!!

  • Mauricio

    Carol Albuquerque: SESI (?)
    Dani Lins: VF (?)
    Fernandinha: Campinas (?)
    Fofão: Rio (?)
    Claudinha: Minas
    Fabíola: Osasco
    Ana Tiemi: Banco de novo.

  • manoel

    Daniel, com a sheilla no osasco e bernadinho deixando a unilever e muito improvavel que qualquer time consiga desbanca-lo , voce nao acha

  • Marcio

    Mari precisa voltar a jogar de oposta urgenemente!!!

  • A jaque ja renovou com o osasco, pelo oq eu vi no site e a sheilla tbm com essa dupla ju costa no lugar da tandara daria bem , e com essas grandes jogadoras o sollys vai ter a vitoria da superliga , eu espero .

  • Leandro

    Daniel,

    E as novidades e especulações sobre Unilever e Volei Futuro? Conta pra gente .

    E Hooker, pode mesmo continuar no Osasco?

    Valeu

    • Daniel Bortoletto

      Acabei de postar sobre a Unilever
      e ela responde sobre a Hooker

  • Breno

    Daniel, algo sobre a LOGAN TOM jogar no Brasil?

    • Adriana

      Estou super curiosa sobre essa possibilidade. Tom é fantástica, se enquadraria em qualquer time. Seria ótimo se fosse junto com a Mari (claro, se ela fechar) em campinas!

  • Nossa o Osasco Vai Ter Uma Seleção Brasileira Quase Completa

  • Meu o Sollys Vai Ter Uma Seleção Brasileira Quase Completa No Time

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo