Vaivém: Gustavo fala sobre ambições do Canoas e jogo de despedida



Aposentado das quadras, Gustavo Endres assume definitivamente o papel de gestor do projeto do Canoas.

Por telefone, ele contou ao blog como o time gaúcho vislumbra a temporada 2015/2016.

– Já procuramos umas sete, oito empresas e estamos tendo reuniões para planejar a próxima temporada. Já temos duas praticamente fechadas, mas ainda não posso revelar detalhes. Vamos seguir também com o apoio da prefeitura. A coisa está evoluindo. Sem querer desmerecer quem esteve aqui nos últimos anos, a intenção é melhorar, montar uma equipe mais forte – contou o campeão olímpico e mundial.

Eliminado nas quartas de final da última Superliga, Canoas vê no exemplo de um rival o caminho a seguir.

– Veja o que fez o Minas. Um time com orçamento mais barato, cheio de jovens, e conseguindo chegar numa semifinal. Temos de seguir este exemplo. Eles começaram a treinar mais cedo do que os outros times, conseguiram desenvolver os atletas mais jovens e foram muito bem.

Por fim, Gustavo revelou uma ideia que, futuramente, pode se transformar em um projeto bem bacana. Perguntei para ele sobre o desejo de fazer um jogo festivo de despedida as quadras. E a resposta foi:

– Agora não quero fazer, já até comentei com a direção aqui. Vou esperar a geração que estava comigo em 2004 (Olimpíada de Atenas) parar. Faltam o Escadinha, que voltou agora para a Seleção, e o Ricardinho, que vive ótima fase. E aí junto todo mundo. Pode até ser contra a Itália daquela época. Mas deixa isso para mais tarde.

Seria muito bacana ver essas duas equipes reunidas novamente. O que vocês acham?



  • Billy

    Gustavo Endress(o melhor central que o Brasil já produziu…palavras do próprio BERNARDINHO).Excelente pessoa e sensacional ex-jogador(agora) merece todas as homenagens possíveis.

  • Billy

    Realmente..se esse encontro entre ex-jogadores da Itália e Brasil vier a acontecer será ótimo(principalmente para os fãs saudosistas).E tomara que tenha TRANSMISSÂO pela tv.Chega dessa OVERDOSE HORROROSA de futebol o tempo todo(e agora também de basquete(até NBA esta ganhando mais espaço) e tênis(esporte enfadonho e muito cansativo de assistir pela tv certas partidas longas demais.) Mais espaço para o vôlei é o nosso desejo.Com tantos canais esportivos no ar(tenho tv paga também assim como muitos também) porque será que nenhum deles ainda se interessou em transmitir as ligas turcas polonesas e principalmente a RUSSA!?? Alguém saberia responder!!????

    • Kaio

      A liga italiana é mais tradicional e equilibrada, essas outras que você citou só vale a pena acompanhar os jogos entre os 3/4 primeiros, acho que por isso é a única transmitida
      Acredito que o vôlei deveria difundir mais as transmissões pela Internet, o laola.tv transmite jogos de vários campeonatos, na Rússia os próprios clubes transmitem os jogos, o Krasnodar quando não transmite, disponibiliza os vídeos gravados pela equipe de estatística, e a Turquia tem o curioso caso dos jogos realizados em ginásios de basquete (sem Taraflex), não possuírem autorização para transmissão.

      • Billy

        Pois é…Kaio.Concordo com voce.Realmente a liga italiana é a mais tradicional mesmo,mas eu estou achando o nível técnico da liga russa(pelo que eu tenho assistido)melhor.Quanto ao laola.tv…que bom que ele existe,não!? Pois assistir vôlei somente no sportv e bandsports(tv paga) é pouco.Ainda bem que agora a rede tv e a Band estão voltando ao vôlei de novo.Abraços.

    • Fica a sugestão para o Fox Sports, que deve perder a Barclays Premier League pro Esporte Interativo.

  • Brasileiros é tudo oportunista

    Agora vai virar moda no Brasil os times de vôlei reduzir o investimento pra tentar se dar bem como o Minas fez. Investimento baixo e retorno alto. Entretanto o que aconteceu com o Minas é ponto foro da curva, caso isolado. O Minas não tinha patrocínio master e o clube bancou com os recursos que tinha. Estão indo nesta onda: Sesi, Brasil kirin e Canoas. Se continuarem pensando assim só tem um destino no fim da próxima temporada: fechar as portas. O Minas é um clube e não projetos de patrocinadores oportunistas com prazo de validade. Brasileiro é tudo oportunista mesmo.

    • Andre

      Mas diminuir investimento nao é virar moda, infelizmente é tendência de mercado. O que o Gustavo quis falar que mesmo com pouca grana da pra montar o time de forma inteligente e se estruturar bem para a temporada

    • Bernardo

      Eu acho que tu não entendeu! O que foi falado foi apostar mais em jogadores jovens, vindos da base, começar a se preparar antes e não de ultima hora. O Canoas não tem nada de oportunistas, como falei eles não dão um passo maior que a perna.

      • Euripedes Jr.

        Coloquem o Maringá tbem nessa lista , já teve redução salarial dos medalhões e se não conseguir um novo patrocinador master vão ter q sair ou aceitar a proposta que dificilmente deve ocorrer por parte dos jogadores .

  • Bernardo

    Certamente seria um reencontro marcante para o vôlei. Espero que o Canoas consiga melhores investimentos e forme um time ainda melhor, pois o projeto é sério e não dá um passo maior que a perna.

  • lucoelho

    Acho que se o Gustavo realmente conseguir transformar o Canoas de “time de velhos” para “times de novos talentos” vai fazer um favor incrivel pro volei brasileiro. É complicado, porque nem sempre os patrocinadores tem paciencia de esperar o retorno. E preparar os jovens leva tempo – no Minas, o central Otávio já vinha sendo preparado a 3 temporadas entrando nos jogos sempre que possível, o Canuto vinha de duas boas temporadas como titular em times menores, não é simplesmente promover os meninos da base pro titular e supor que vai render tanto quanto um jogador já formado.

    Mas é fundamental pro volei brasileiro revelar novos talentos, criar mais oportunidades pros jovens se arriscarem como titulares. Se o Gustavo conseguir usar seu prestigio para promover isso, estará mais uma vez, contribuindo pro nosso esporte. Tomara que de certo.

    E gente, eu quero esse jogo! Podiam mesmo fazer, tomara que os jogadores italianos topem. Seria incrível!

  • Kleber Alves

    Torço pro Canoas conseguir montar um time competitivo. Creio que o jovem Ale deve ter mais espaço na equipe!

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo