Uma despedida à altura



Eu vi, em Pequim, Fofão ser campeã olímpica.

Eu vi, no Rio de Janeiro, Fofão vencer a Superliga aos 45 anos.

Por fim, eu vi, em São Caetano do Sul, ela se despedir das quadras em uma festa emocionante.

O adeus da levantadora, neste domingo, foi digno de sua carreira. Ginásio lotado, homenagens antes, durante e após o jogo, diversas gerações de atletas presentes… Um ambiente mais do que agradável para um dia inesquecível.

E, na minha visão, uma festa que não foi apenas para Fofão. Ela extrapolou a despedida de uma atleta. Foi uma exaltação ao vôlei brasileiro, algo que poderia ter acontecido com tantos outros ídolos que contribuíram tanto e pararam sem uma despedida digna. Ana Moser, que não entrou em quadra, não conseguia dar um passo sem ser parada para fotos e autógrafos. Virna, que parou de jogar há cinco anos, teve o nome gritado pela torcida várias vezes, e se emocionou. Fabi, em um show à parte, levou o público ao delírio ao atuar como atacante.  Zé Roberto, no banco de reservas, segurou as lágrimas várias vezes. E tantas outras atletas, de diferentes momentos do vôlei nacional, juntas com aquele brilho no olhar, felizes por estarem dividindo a quadra em um dia tão especial. Fabiana, Sheilla, Paula Pequeno, Mari, Ida, Gabi, Natália, Bia e tantas outras. Cada uma com histórias e mais histórias ao lado de Fofão.

No ponto final, as jogadoras de um time abraçadas na rede, com as “adversárias” juntas para a recepção. Fofão saca, já chorando, e faz um ace. Ponto final de uma carreira vitoriosa, de um ser humano que consegue  ser unanimidade.

Repito algo que já escrevi antes: Obrigado por tudo, Fofão!

http://www.lancenet.com.br/minuto/Despedida-Fofao-Fotos-Cinara-Picollo_5_1363113678.html



  • Billy

    Senti falta da grande MÁRCIA FÚ .Porque será que ela também não esteve por lá!?? Será que não foi convidada ou não teve interesse em comparecer!?? e a grande FILÓ???

    • Paulo Fonseca

      Em entrevista da Leila para o PROGRAMA Bola da Vez da ESPN anos atrás (respondendo perguntas dos convidados – sendo a figura central) e tendo o o Zé Roberto e Ana Moser participando do programa, em um dado momento Leila diz que não era craque e sim que trabalhou muito, pois tinha limitações.

      Ao final da 1 parte, (15:09) Ana Moser foi taxativa ao se referir às craques da Seleção de sua época: “CRAQUE CRAQUE SÓ TIVERAM DUAS: FERNANDA E FÚ, AS OUTRAS TODAS ALI (AÍ ELA FAZ UMA CARA COMO QUERENDO DIZER, NÃO ERAM CRAQUES)

      LINK https://www.youtube.com/watch?v=b_-4mzsYjpc (15:09)
      LINK – https://www.youtube.com/watch?v=AfTC0CsgUTA (00:01 A 00:07)

  • Billy

    De todas as que estavam nesse jogo despedida,a mais admirável e sensacional era a ANA MOZER(essa foi uma das mais espetaculares jogadoras de vôlei de todos os tempos-acompanhei toda a sua carreira)

    • Paulo Fonseca

      Em entrevista da Leila para o PROGRAMA Bola da Vez da ESPN anos atrás (respondendo perguntas dos convidados – sendo a figura central) e tendo o o Zé Roberto e Ana Moser participando do programa, em um dado momento Leila diz que não era craque e sim que trabalhou muito, pois tinha limitações.

      Ao final da 1 parte, (15:09) Ana Moser foi taxativa ao se referir às craques da Seleção de sua época: “CRAQUE CRAQUE SÓ TIVERAM DUAS: FERNANDA E FÚ, AS OUTRAS TODAS ALI (AÍ ELA FAZ UMA CARA COMO QUERENDO DIZER, NÃO ERAM CRAQUES)

      LINK https://www.youtube.com/watch?v=b_-4mzsYjpc (15:09)
      LINK – https://www.youtube.com/watch?v=AfTC0CsgUTA (00:01 A 00:07)

  • Billy

    A espetacular ex-levantadora FERNANDA VENTURINI(essa foi a melhor levantadora do mundo em todos os tempos…na minha opinião-quem quiser discordar que discorde,não estou nem aí)também não esteve presente,senão COM CERTEZA OFUSCARIA a Fofão mais uma vez.Para os novatos(que ainda não sabem)Fofão foi a eterna reserva da Fernanda enquanto jogaram juntas na seleção.Beijos…

    • Marta

      Essa aí se aposentou quatro vezes e não teve uma despedida né? Coitada.

      • Murilo

        Não gosto de Fernanda, como pessoa mas, ela é a maior levantadora de todos os tempos.
        Alias, por muitos anos Fernanda e Hélia foram as melhores, fato inconteste. Seriam titulartes em qlqr eqipe nacional do planeta.
        Hoje, o mundo do esporte vê a saída de Fofão, entre lágrimas de agradecimento e tristeza.
        1- Fernanda Venturini
        2- Hélia Fofão
        3- Irina Parkhomchuk Kirillova
        … as outras, bem … me perdoem mas, 5 degráus a baixo ou, “boas levantadoras”, no máximo.
        (Qto a esse papo furado de saiu, nao saiu, teve festa, nao teve festa … lorota de qem nao tem o q fazer).

        • Marta

          Você não deve ter visto a Feng jogar.

          • Wellington

            Contra uma medalha de ouro olímpica e uma despedida dessa, não há argumentos. A Fernanda sempre foi muito habilidosa, adorava vê-la jogar, mas não era tida como líder entre o grupo. O que a Fernanda tem de talento, tem de arrogância! Nunca será tão lembrada como a Fofão.

          • Billy

            A Feng(chinesa) também era ótima levantadora.Nunca mais a vi na tv.Ela se aposentou!??

          • Murilo

            Feng, grande levantadora prá ser colocada na história entre as melhores?
            Só rindo.
            E, sim, conhecí Feng, num torneio na Itália, pessoalmente.
            Acho a Takeshita, entre as levantadoras mais recentes, a melhorzinha de todas.
            Lo Bianco, Berg, etc? Razoáveis … se tanto.

    • jose herbert arujo

      Eu vi a Fernanda jogar quando morava em Sorocaba. Realmente ela era um gênio. Um espetáculo à parte. Brincava com a bola.Levantava com tanta naturalidade que parecia que tava bebendo água. Mas, infelizmente não tinha tanta humildade quanto a Fofão. Para vcs terem uma idéia no final de cada jogo, a nestlé, que era o patrocinador do time da Fernanda, dava uns folders com receitas e propagandas de produtos da nestlé para jogadoras distribuir com o público. Fernanda dificilmente ficava até o final e quase nunca distribuia. Terminava o jogo já saia direto. Já a Fofão, que tbm vi jogar, é uma amor de pessoa, simples, humilde, quem olha e não a conhece nem desconfia que é uma das melhores do mundo. Taí a diferença. Mas a Fernanda era sim genial mesmo.

  • Ju

    Foi maravilhoso relembrar, ver aquela vitoriosa geração de 2008 jogando juntas novamente. Fofão é realmente um mito! Não só como jogadora, é nítido que ela é um ser humano incrível, todos gostam dela. A prova disso é que ela conseguiu juntar diversas jogadoras e grandes nomes do vôlei. Anos de paciência e aprendizado até mostrar o seu talento como titular. Venturine foi realmente de encher os olhos, mas hoje a festa e todas as homenagens são direcionadas a pessoa que tanto fez pelo vôlei brasileiro e pelas jogadoras. Não é para qualquer uma chegar aos 45 jogando bem. Todos os amantes do esporte, apesar de qualquer preferência, deviam reconhecer o quão gigante foi Fofão.

  • JR

    Valeu, Fofão! Vc é exemplo para todos nós!

    Grande atleta e pessoa!

    Obrigado, Fofão! O esporte brasileiro agradece!

  • Léo

    O abraço final de MOSER e VIRNA na FOFÃO foi realmente muito bonito. Lindo espetáculo, mas o meu coração está em pedaços.
    Saudades FOFÃO.

  • Lilika

    Foi muito lindo voltarem o último ponto…e abrir passagem para a bola cair num ace, as comparações com Venturini de quem é a melhor acho besteira….até para quem é especializado deve ser difícil apontar…não por causa do dia de hoje, mas opto.por Fofão, sempre soube o que falar, o momento para falar, esperou o momento certo para assumir a titularidade da seleção, não fazia intrigas e inferninhos…sempre foi muito integra dentro E fora das quadras (algo muito, muito raro mesmo hoje em dia).

  • muita bonita a despedida digna da jogadora que ela representou ao brasil e ao mundo realmente mereceu essa homenagem senti a falta da thaíssa nessa despedida.

  • marcio couto

    puxa a Virna esta colocando muitas atacantes novinhas no chinelo….

  • marcio couto

    senti falta da Jaque, da Wal, Janina.
    Gostei de ver Kelao e Ida

  • Edu

    Não tenho dúvidas que quem compareceu pessoalmente não ficou imune a ficar bastante comovido.Mas de casa , pela televisão, foi como filmagem de casamento.Na hora do evento pessoalmente foi emocionante e tocante, pela televisão, foi arrastado,chato – tanto que tiveram que abortar o jogo pela duração e atraso pelo número de substituições.O verdadeiro jogo de solteiras contra casadas.O evento em si contribuía para uma bonita reportagem de seis minutos ou para a bonita cronica escrita pelo nosso Daniel.No entanto, como transmissão de evento foi aborrecida demais e próxima do impossível assistir na totalidade.No entanto, também fiquei emocionado com o saque final e as dezenas de jogadoras em quadra.Afinal,é boa parte da história do vólei brasileiro feminino em quadra.

  • EU

    Tive a oportunidade de ver atuar a Fofão desde o extinto Colgate/São Caetano e ao lado desta grande e excepcional atleta ,guerreira, simples e respeitada ANA MOSER. Hoje duas atletas que são referencias e unanimidade de luta , honestidade, simplicidade FOFÃO E ANA MOSER,uma já faz falta duas então. Lembro da Hélia Fofão jogando desde novinha e sempre foi a mesma. Parabéns por tudo que fez pelo vôlei e você como poucas jogavam pelo esporte e amor a ele. Sentirei falta pq meus ídolos estão parando ou já pararam e fico feliz por tive o prazer de ve-los jogar como : Marcelo Negrão,Gilsão, Max, Isabel,Ana Moser,Marcia Fú, Ida,Ana Flavia,André Heller,Millinkovit( argentino) e Fofão.

  • Ale

    Ana Moser sempre respeitada e assediada por todos e por todas e abraçou cada uma das jogadores ……. Lembro de uma reportagem da levantadora Catiatori da Italia , dizendo que seu sonho seria jogar ao lado de Ana Moser. Jaqueline também tem a como ídola, deve ser por isso que tem essa garra e determinação. Parabéns Fofão, sou torcedor do seu volei e de suas levantadas e defesas… pena ,mas o bom é isso a saudade de algo bom e maravilhoso que fazemos no passado e lembrados pelas pessoas de boa sabedoria e inteligência. Exemplo a ser seguido pelos jovens .

  • jose herbert arujo

    Mas Ana Moser realmente foi a maior e melhor atacante do voleibol brasileiro. Até o próprio Bernardinho e o o ZRG em várias entrevistas já disseram isso quando lhes perguntavam qual a melhor jogadora que eles já viram jogar e que já treinaram. Bernardinho certa vez a chamou de espetacular. E ela era mesmo. Vi jogar pessoalmente e ela tinha um tijolo nas mãos. Era tijolada mesmo meus amigos. Quem duvida é só ir no youtube e buscar a semifinal entre Brasil x Cuba no mundial de 1998 no Japão. Ela ignorava o bloqueio cubano, e só prá lembrar o time de Cuba tinha Mireya, Bell, Torres, Carvajal e cia. E outro detalhe é que Aninha já tinha operado os dois joelhos e vinha se recuperando. Imaginem quando tinha os dois joelhos sãos. Ela sim era uma autêntica jogadora de segurança. Nos aperreios, era bola alta pra Ana; O passe não saia, era bola alta pra Ana; o jogo complicou, era bola alta pra Ana. Jogadora potente e de segurança mesmo no Brasil do nível de Ana…é difícil.

    • Edu

      Ana Moser foi considerada a melhor jogadora do mundo na categoria sub 19.

  • Vitor

    Fofão eterna.Craque,líder,genial,humilde.Nunca sairá da história e da memória do esporte brasileiro.Parabéns.

  • Jackson Gil Avila

    Vamos deixar de ser inocentes. A ausência do Bernardinho e da Fernanda só tem um motivo: brigas. E vamos perder esse complexo de Marcos Freitas e para de achar que os melhores são os brasileiros. Melhor levantadora de todos os tempos: yang Xilan; jogou ao lado de Lamping.

  • hawlley

    márcia fu ve se aparece! jogava muito e fazia todos os fundamentos bem,passava,defendia,bloqueava, e sacava muito,e quando ana mozer não estava em um bom dia ela q resolvia no ataque!!!! muitas saudades dela

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo