Uma derrota elogiada por Bernardinho



Minha análise hoje se baseia no que li, já que não vi a derrota do Brasil por 3 a 2 para Cuba, parciais de 25-17, 22-25, 23-25, 25-20 e 12-15, e não acho justo criticar/elogiar sem embasamento.

Chamou muito minha atenção o discurso de Bernardinho após o jogo:

– Foi um jogo muito igual. Fomos efetivamente um time. Depois dos jogos contra Rússia e Estados Unidos, essa foi a nossa melhor partida. O time lutou e fez uma boa partida, de alto nível. Jogamos de uma forma correta.

Normalmente, o técnico costuma pegar mais pesado no discurso pós-derrota.  É quase uma característica de comando.

Pelas estatísticas, alguns fundamentos foram muito instáveis e merecem críticas. O saque, por exemplo, entrou no primeiro set, não incomodou nos dois seguintes e voltou a funcionar no quarto. Contra um time com força ofensiva como principal característica, ter um saque regular é o caminho mais curto para a vitória.

Outro número que me chamou a atenção foi o bloqueio. Sem Simon, Cuba fez 15 pontos, um a mais do que o Brasil. Neste aspecto, Bernardinho citou a falta de paciência como principal erro da Seleção.

– Só precisamos ter um pouco mais de atenção em algumas situações de dificuldades, com bolas ruins, para não enfrentar e conceder os pontos de bloqueios. Precisamos trabalhar um pouco mais a bola, tocar e deixar que eles também se atrapalhem um pouco mais.

Faltou ainda parar o oposto Hernandez, maior pontuador do duelo com 22 pontos, e principal desafogo cubano nas bolas de segurança.

Atuação à parte, a derrota dificultou bastante a vida do Brasil na disputa pelo título. Polônia e Rússia venceram na rodada e subiram para 19 e 18 pontos, respectivamente. O Brasil foi para 16, em terceiro, seguido por Cuba e Itália, com 14. Para mim, a briga pelas três vagas olímpicas está com o quinteto.



MaisRecentes

Vaivém: Mais uma campeã da Superliga no Osasco/Audax



Continue Lendo

Na estreia de Lucas Lóh na Liga das Nações, Brasil se recupera



Continue Lendo

Vaivém: Ribeirão apresenta novo elenco



Continue Lendo