Um mineiro quase surpreende. O outro atropela



Esse post era para estar no ar um pouco mais cedo, mas o dia de ontem foi difícil. Espero que entendam.

As semifinais da Superliga masculina começaram com um jogo disputadíssimo no Rio de Janeiro e quase um atropelamento em Contagem.

O 3 a 2 do RJX sobre o Vivo/Minas foi repleto de alternâncias. O time de melhor campanha na Superliga precisou da ajuda providencial no ataque do oposto reserva Da Silva (ou seria Paulo Victor?) no quarto e quinto sets para virar o jogo. Até a entrada dele, parecia que os mineiros iriam calar o Maracanãzinho, que recebeu 5 mil pessoas, o máximo que o local, que passa por obras em seu entorno para a Copa, pode receber. Foram 15 pontos, nome a mais do que fez o titular Theo. O fator surpresa desequilibrou.

Lucão e Thiago  Alves também brilharam em momentos distintos da partida, fazendo 15 e 14 pontos, respectivamente.  Pelo Minas, a poderosa dupla Filip e Lucarelli somou 45 pontos. E ela precisará ser ainda mais eficiente para que o placar em BH seja favorável ao time de Horacio Dileo.

Já o atual campeão Sada/Cruzeiro não deu qualquer chance para o Sesi. Como sacou bem o time de Marcelo Mendez! Com o passe prejudicado (levem em consideração que o fundamento do time paulistano é o melhor da Superliga), o Sesi virou presa fácil, já que nenhum atacante atuava de forma confortável. Lorena fez um ponto apenas no primeiro set (terminou com 11), Murilo terminou o jogo com sete, Eder com apenas três… E assim é impossível bater os mineiros.

Escrevi ontem no Twitter durante o jogo e reforço aqui. O cubano Leal está jogando mais bola hoje do que no Campeonato Mundial de 2010, na Itália, quando ajudou a seleção caribenha a conquistar o segundo lugar. Quando está com a cabeça no lugar (algo que faltou contra o Volta Redonda), ele faz a diferença.

Mérito também para William, que teve mais uma atuação acima da média. Também via Twitter, me perguntaram durante o jogo se ele merece estar na Seleção. Pelo que vem jogando há tempos, não tenho a menor dúvida.

Sinceramente, o Sesi precisa melhorar muito para impedir que a série acabe em 2 a 0 na Vila Leopoldina.

O que vocês acharam dos jogos?



  • Lucas Franco

    É completamente inexplicável o fato do Willian não está na seleção! Até que ponto o Bernadinho favorece o seu filho? por que se convocasse, o Willian certamente seria o titular.

    • rodrigo

      meu filho o cara ja tem 34 anos e baixo para o padrão internacional. a seleção prescisa de renovação se não vai virar a italia q não revela mais niguem.

    • Leandro

      Deixa de dizer bobeira…..o ano passado o Bernardinho convocou quem todos queriam…o ricardinho….jogou como titular e que fez? Nada. Agora o Bernardinho tem medo de convocar o William para o Bruno? kkkk…William, mesmo convocado, nao vai ser titular porque para Rio 2016 precisamos de Bruno. Fato.

      • Bernardo

        Realmente, precisamos do Bruno para mais uma vez morrermos na praia e perdermos o ouro, e isso em território nacional!

        • Leandro

          Amigo….apenas engracado o comento..porque o Bruno foi talvez o melhor jogador do Brasil e Londres e certamente foi o melhor levantador dos Jogos.

        • roberto

          o willian é um bom levantador mas nao bloqueia nada,passa so a mão da rede,com isso com ele na rede o bloqueio fica mt prejudicado,bruno e rapha alem de levantar bem são mais altos e bloqueiam mt mais,todo jogo eles beliscam uns pontinhos de bloqueio

          • Bernardo

            Eu não quis dizer que é o William quem deveria defender o Brasil como levantador, e sim que o Bruno não vai fazer diferença alguma, como não fez em Londres. O Brasil foi à final por dois motivos concretos:

            1º: não teve que enfrentar os EUA na semifinal, caso contrário a final teria sido EUA e Rússia, com possível, mas não certa, vitória dos americanos.

            2º: chegou onde chegou pelo conjunto que é, não graças ao levantador unicamente. Bruno é um levantador que merece estar na seleção por ser sério e esforçado, mas não deve ser, em hipótese alguma, a única alternativa como levantador, ainda mais como titular. Talvez o Rapha seja uma excelente opção para experimentação.

          • Leandro

            Rapha é pior do que Bruno….vi ambos contra na liga italiana e Bruno é melhor e merece ser titular sim.

  • Euri

    Eu realmente adoro o time do Minas, mas a verdade é que os jogadores parecem ainda imaturos e mostram ingenuidade em algumas jogadas. A quantidade de bola largadinha do ataque do rio que caiu na quadra do Minas é absurda.Um time um pouco mais malicioso não permitiria isso nunca. E o resultado foi injusto, ppq o time do Minas jogou ate melhor do que o do Rio, que teve o merito de mostrar frieza na hora de decidir.
    O Filip jogou muito e o Lucareli também foi bem, mas acho mesmo que o Quiroga e o líbero poderiam ter feito muito mais. Apesar de tudo, ainda confio que o Minas passa para a final. A única real vantagem do Rio é o Lucão.

  • Melina

    Eu tive a sorte da luz ACABAR logo durante o jogo do Minas contra o RJX, então só acompanhei ao final do jogo. Vou ser bem franca: SE o Minas aprender a segurar a sua afobação, ele ganhará sim em BH e no RJ também. Eu imagino que o técnico Horacio Dileo já tenha percebido isso e esteja trabalhando isso com seus jogadores e ainda há o fato de que o Minas vai jogar sim com a moral forte perante sua torcida (já que, francamente, o que tinha de gente rindo do Minas contra o RJX é brincadeira). Ainda há o fato de que o da Silva pegou o time de surpresa já que, sinceramente, ele não é um grande oposto e nem joga tão bem assim todo jogo. Teve muita gente fazendo alarde para a entrada dele, dizendo que o Minas ia perder de 3 a 0 se ele entrasse de cara, mas isso é loucura. Ele já entrou em outros jogos, tanto substituindo o Théo como sendo titular de cara, e não rendeu absolutamente nada. Ele não é nem de longe tão regular quanto o Filip, que não mereceu a derrota. Já em BH dificilmente isso vai funcionar, o Dileo mesmo disse que a derrota veio por meros detalhes e que eles vão analisa-los para a próxima partida. O RJX tem esse “problema” de ter o Lucão como bola de segurança, e se o passe não chegar nas mãos do Bruno, acabou para o RJX (inclusive o Lucão começou a jogar mais no 4º e 5º sets, e por isso o RJX segurou as pontas). De qualquer forma, irei à Arena Vivo Minas para assistir esse jogo, pois talvez seja a última vez que eu possa presenciar Lucarelli e Filip jogando pelo MTC.
    Já o jogo do Cruzeiro contra o Sesi foi uma piada. É fato que o Cruzeiro sacou muito, mas o Sesi entrou completamente apático para o jogo e permaneceu assim até o 3º set, mas aí já era tarde demais. Caso jogue da mesma forma pífia em SP (o que eu não acredito que aconteça), vai ser A vergonha da Superliga Masculina (pois, se o MTC for eliminado em casa, ele pelo menos tem todas as desculpas de sempre, como investimento menor, o RJX ser base da seleção e blá blá blá, sem contar que colocou o RJX contra a parede em pleno Maracanãzinho).

    • robert rj cidade de deus

      Só acho que o Minas jogou muita bola ontem,só que o Rjx não mostrou tudo que pode e foi contra o mesmo Minas em minas gerais que o time fez sua melhor partida nessa super liga (Na minha opinião).O minas pode ganhar o jogo mas se o Rjx jogar como jogou em minas ele estará garantido na final!

      • Emanuella

        também acho isso, o pessoal esta dando como certa a vitória do Minas, o Rio não jogou nada e quando jogou ganhou o jogo. Nos dois ultimos sets. Isso porque o Rio joga sem oposto.

        • Melina

          Agora que reli meu post, talvez tenha sido assertiva demais, mas talvez eu devesse me esclarecer melhor: o Minas tem totais condições de ganhar do RJX tanto em BH quanto em RJ se finalmente corrigir o seu grande problema de falta de atenção/afobação, que pra mim foi o diferencial nos dois últimos sets (e em outros jogos também).

          • alexandre – floripa

            O Minas pode vencer ? Pode, mas é muito dificil, o time carioca é a base da seleão, os caras jogam muito e decidem quando tem que decidir. Quero registrar uma opiniao do jogo de sabado, que JOGÃO, digno do melhor volei do mundo !!!

      • Melina

        Aí começamos a ficar na base do “achômetro”. O Minas jogou o máximo nos 3 primeiros sets e bobeou nos dois últimos, assim como ele tem feito em outros jogos (inclusive foi assim no último jogo contra o Medley, se não tivesse bobeado no começo do 3º set teria sido 3 a 0). Eu francamente não acho que o time do RJX é tão imbatível assim e que, quando acuado, sente sim a pressão. Se eu bem me lembro, teve uma boa quantidade de jogos nos quais o RJX quase perdeu para times inferiores tecnicamente, mas conseguiu se virar na reta final. O ponto é, até quando isso vai funcionar? O RJX não tem um grande oposto: tanto Théo quanto da Silva são inconstantes e o time ainda depende demais do Lucão. Para mim, a partir do momento em que o Minas passar a se concentrar durante toda a partida, ele tem a possibilidade de ficar no mesmo nível do RJX. E quanto ao jogo do RJX aqui em Minas, novamente ele contou com a “boa vontade” do Minas que, depois do primeiro set apagou mais uma vez. Em resumo, o meu ponto é: o Minas perdeu por não ter sido capaz de segurar a afobação, ao invés de ter jogado o seu máximo o jogo todo e ainda assim ser inferior ao RJX. E não é porque torço pelo Minas que digo isso, se eu realmente achasse que o time do Minas não fosse capaz de se igualar com o RJX eu não teria problema nenhum em dizer isso (assim como no jogo de Amil contra Pinheiros em que eu disse que Pinheiros não ia aguentar um terceiro jogo e foi dito e feito, mesmo que eu estivesse torcendo que nem louca para elas). É claro que o Minas pode muito bem fazer um papel pífio aqui em BH, mas aí eu não sou Mãe Diná, estou só conjecturando baseando no que eu acho do time e me baseando em uma possibilidade apenas. De qualquer forma, espero que force o terceiro jogo não só por ser mineira, mas também porque o Filip “merecia” ter ganho esse jogo e merece uma segunda chance no Maracanãzinho. Ele, junto com o Henrique, é o xodó da torcida e eu queria muito ve-lo numa final (de preferência contra o Cruzeiro).

        • Leandro

          Amiga…aqui tudo é na base do “achômetro”. Eu vi jogar ao maximo o Minas e ao maximo o RJX …se ambos jogam ao maximo (e o RJX sim nao tem oposto ) o RJX ganha.

          • Melina

            Bom, aí fica o achômetro mesmo. Eu acredito que, com os dois jogando ao máximo, o Minas pode sim ganhar por ter um ataque mais efetivo. Entretanto, desse jeito nunca sairemos dessa discussão, então fica por isso mesmo.

            E só para não ter de fazer outro comentário, eu concordo plenamente com o que o Eduardo disse às 20:43 (só para não me perder em dizer que o post está acima ou abaixo do meu).

    • Leandro

      Acho que o Minas jogou talvez ao máximo….o RJX foi muito abaixo e..mesmo assim, ganhou.

      • Eduardo

        o que as pessoas não percebem é que o rjx foi abaixo pq o minas conseguiu anular seu jogo. o rio nao estava perdendo pra ele mesmo e sim para um time que soube marcar as falhas do adversário e deixa-los muitas vezes sem saída. O Rio nao errou demasiadamente por exemplo, pra se falar que esteve perdendo pra ele mesmo. O saque do Minas entrou, o bloqueio apareceu. Muito facil falar que RJX esteve muito abaixo mas o time do Minas fez isso acontecer. Quem acompanhou o segundo turno do Minas pode ver muitos ótimos jogos, contra Sesi, contra Sada, Campinas. Essa atuação no Rio não foi fato isolado na superliga, foi resultado de time que foi crescendo no campeonato.

        • Leandro

          Nenhum merito do Minas deixar o RJX sem saida….porque….o RJX NAO TEM SAIDA KKKKK….o Theo é praticamente nulo. kkkkkk RJX joga sem oposto. FATO.

  • Emanuella

    Uma pena o Leal não estar nesse nível no mundial, acho que se ele estivesse jogando o que joga hoje o Cruzeiro teria muito mais chance.
    a recepção do Sesi muito ruim, o que é incrível porque é a melhor do campeonato, cheguei a ficar com pena. E o Lorena, mais uma vez sumiu, errou muito. Ele conseguiu ser pior que o Théo ontem. Giovani também mexeu muito mal no time, tirar o Murilo?? totalmente louco.
    O Minas é um time que gosto muito de ver, esse time foi muito bem montado. Não tem tando dinheiro como Rio e o Sada, mas é um time muito bom. vale lembrar que foi montado pelo hoje técnico do Rio. Excelente oposto, excelente levantador, que hoje joga o melhor volei da carreira. Um ponteiro que esta no Top 3 da superliga, atras apenas do Leal e junto com o Murilo. Acho o Maurício um grande central. Espero ve-lo na seleção junto com o Lucão esse ano. Time bom de ver e torcer.
    Achei o Rio morto ontem nos 3 primeiros sets. Theo é um oposto abaixo da média. Dos 4 semi-finalistas é o mais fraco, e faz muita falta para o time do Rio. Os ponteiros do Rio não são matadores então falta um oposto. Acho que Théo dança esse ano. Ele não foi escolhido pelo Marcelo, veio junto com o time. Imagino que o Marcelo deve trazer um oposto gringo para o próximo ano. Rio só voltou a jogar como o Rio no quarto e quinto set.

    VOLEI DE HOJE É SAQUE E RECEPÇÃO. SÓ.

    Quem consegue parar o Cruzeiro??? acho impossível. Tem o melhor oposto, ponteiro e levantador da superliga

    • Afonso RJ

      Eu ia fazer um comentário aqui, mas me segurei. Mas você resumiu bem o que eu penso quando disse que volei de hoje é só saque e recepção.
      O vôlei masculino a cada dia que passa se torna mais e mais uma competição só para ver quem saca mais ou quem tem os jogadores mais fortes e mais altos. Em suma: fica cada vez mais físico e menos técnico. Pena…

    • Maria

      Theo dança mesmo…..já ouvi falar de um oposto europeu no RJX.

  • Danilo Dayrell

    O Cruzeiro é muito mais time que o Sesi, mais o que quase me matou de rir foi a entrevista do Kléber após o jogo, final será entre Cruzeiro e Rio de Janeiro msm .

  • Luiz

    Minas time ARREGÃO!!! Como eu sempre disse aqui. E o Lucarelli para onde foi? Como eu sempre disse aqui. É tão bom estar certo… kkkkkkkkkkkk Que gostoso!

    • Afonso RJ

      Num comentário anterior, você disse: “RJX Titanic”
      Assim, meu amigo, até o poodle da minha irmã acerta sempre.

      • Luiz

        Meu querido, o Titanic só afundou no final. Deu para entender o filme? kkkkkkkkkkkkkkkkk A hora dele vai chegar também – nem que eu tenha que torcer para os molambos do Cruzeiro.

        P.S: bom saber que você guarda minhas palavras. Obrigado pela preferencia. Volte sempre. hihihihihi

        • Leandro

          Como o Volei futuro ano passado? kkkkk

          • Luiz

            Não. Porque o Vôlei Futuro não era babado por todos e nem era o queridinho da mídia, dos jornalistas e muito menos da arbitrágem. kkkkk Auch! Continue no chão. Kiss!

        • Afonso RJ

          Conta outra que essa não cola. Além de tudo ainda é falsa e vem com desculpa esfarrapada. Se o Minas tivesse vencido você teria vindo aqui com a mesma história de ter acertado… Ou não é?

          Parece até aquele comentarista de futebol fazendo previsões: – “O Bambala pode ganhar, mas com um pouco de coragem o Arimatéia vence o jogo. Mas não se pode desprezar a possibilidade de empate…”

          P.S: Guardo vários. Só para desmascarar espertinhos e metidos a engraçadinhos.

          • Luiz

            Não querinho fã… kkkkkkkkkkkk Se o Minas vencer e virar a série contra o RJX eu vou ser o primeiro a pedir desculpas. O problema é que eu sempre achei o Minas um arregão, então, para chegar a pedir desculpas, eu tenho que esperar, e continuar com a minha opinião.

            P.S: Como eu disse, agradecemos a preferência. Volte sempre.

      • Leandro

        O Volei futuro era mais querido que o Cruzeiro na final ano passado Luiz kkkk

    • Emanuella

      Lucarelli fez 19 pontos, o segundo maior pontuador do jogo. não sei mais o que você queria dele. o time do Rio não é nenhuma galinha morta ficou em primeiro lugar na classificação.

      • Luiz

        Já falei isto antes, não adianta fazer 19 pontos se na hora H sumiu e deixou o Philip praticamente virando bolas sozinho. Ave Philip! Abaixo Lucarelli!

  • Emanuella

    Daniel, quando ao Paulo Vitor da Silva parece que ele pediu para ser chamado como Da silva.

  • Luiz

    Nunca vi isto na minha vida. O time joga melhor e perde o jogo, justamente porque pecou na hora H. Só o Minas arregão mesmo.

  • Adriano

    Antes do começo das semifinais, eu achava que RJX e Minas vinham jogando os melhores voleibóis (!!!) da competição e que, dificilmente, quem passasse à final perderia. Depois da 1a rodada das semis, fica difícil defender esse argumento, porque o Sada foi claramente o grande time do sábado e, na minha opinião, ainda tem espaço para crescer. O Leal, por exemplo, tem condições de apresentar bem mais do que nesse jogo com o Sesi. Então, a essa altura do campeonato, ainda vejo as coisas emboladas. O único time que vejo abaixo é o Sesi, que, mesmo que se supere e leve a série pra terceira partida, não acredito que possa ganhar a Superliga, tampouco passar à final.

    No caso do RJX contra o Minas, é o que já falaram. Em tese, dá pra pensar que o Minas perdeu uma oportunidade de ouro. Mas eu penso que, do ponto de vista da pressão, o Minas talvez iria a BH mais pressionado se tivesse vencido o primeiro jogo do que como vai agora. Ele ficaria com a obrigação de fechar a série, já que correr o risco de ter que voltar ao Rio de Janeiro seria bem mais complicado – algo como vimos na série entre Sesi e Canoas. Agora, ele vai sabendo que tem que ganhar em BH, obviamente e, caso isso aconteça, em condições de igualdade contra o RJX no terceiro jogo – e ele teria que ganhar um jogo fora de casa, de qualquer jeito. Então, a série está aberta.

    É engraçado, também, pensar que se você comparar jogador com jogador, daria pra dizer que quase todos os do Minas superaram os do RJX individualmente, à exceção do Lucão e acho que também do líbero – não gostou muito do Luquinha, e acho que ele e o Quiroga deixaram a recepção do Minas muito vulnerável. Aliás, claramente o melhor passador do Minas é o Lucarelli.

    Mas, aí, tem muito a ver, também, com o sistema que o Fronckowiak implantou no RJX. Mesmo com muitos jogadores jogando abaixo do que podem, eles ainda conseguem trabalhar de um jeito coletivo e fazer valer sua experiência. Com certeza, também, não atrapalha o fato de o time contar com o melhor jogador brasileiro em atividade no momento. Mas acho, sim, que o grande vitorioso da partida foi o Marcelo. Ele tirou leite de pedra do time do Minas nos últimos 2 anos, embora não tenha sido suficiente para passar à final. Agora, com um time bem mais badalado, mesmo com jogadores se apresentado pior do que esperávamos, ele conquistou um passo importante rumo à final.

    • Emanuella

      Concordo, o time do Rio tem muito dinheiro mas não é um time tão bom assim. Tirando o lucão é claro. Por exemplo não tem um ponteiro como Murilo, Leal ou Lucarelli. o Dante esta longe de ser o mesmo. Ele e Thiago fazem uma dupla razoável perto do que se tem nessas semi finais. Tem o pior oposto entre os quatro. o que eles tem é o ritmo de jogo entre Lucão e Bruno que salva o time.
      Melhor time no papel é o Cruzeiro mesmo.
      Sesi sofreu muito com contusões e esta muito abaixo. E tem o pior técnico entre os 4. Acho que também sem o Sidão tem os piores centrais. E o Sandro não é mais o mesmo de uns 2 3 anos atrás.
      Ano que vem o Marcelo F vai fazer do RJX um time melhor. Com certeza vai trazer um oposto gringo. O cara arrumou o Filip para o Minas, com o $ do Eike vai trazer o Mikhailov. rs

  • kaká

    O jogo do Cruzeiro foi espetacular. Mesmo torcendo muito pelo time, nunca esperaria uma vitória tão briilhante contra o SESI. Realmente, torna-se difícil destacar um jogador. Todos foram brilhantes. Mas, como um tinha que levar o trofeu, acho que o William realmente mereceu, pois fez uma boa distribuição. No SESI, não houve um grande destaque, e em alguns momentos os jogadores pareciam atônitos diante do Cruzeiro. Claro que ainda é cedo para comemorar, pois o time paulista tem grandes jogadores e caso o saque entre pode reverter este placar. É importante que o Cruzeiro entre focado e com a mesma qualidade no saque. De qualquer forma, o time mostrou um belo espetáculo de vôlei, que pode ter sido o primeiro passo para uma possível final. Quanto ao outro jogo, confesso que fiquei surpresa com o jogo apresentado pelo Minas, pois achava que o RJX ganharia com mais facilidade. Caso o time mineiro apresente a mesma raça mostrada e o Filip jogue tão bem como ontem, poderá levar o duelo para um terceiro jogo. Para isso, terá que controlar a ansiedade, que atrapalhou o time em alguns momentos. Espero que os próximos jogos possam ser tão incríveis como os de ontem e na final haja um espetáculo para todos aqueles que apreciam este esporte tão maravilhoso que é o vôlei.

  • Eduardo Pacheco

    RJX x Minas foi um jogão mesmo. Duro foi aguentar a trocação de flores entre os comentaristas na transmissão. Santo Deus que coisa mais chata. Beiraram o ridículo. Todos sabemos que foram ou são grandes jogadores. Não precisa a cada jogada nos lembrar disso.

  • Mineiro

    Fui ao jogo do Sada x Sesi e fiquei impressionado com a falta de comprometimento e união do time do Sesi. Nos timeout, nenhum, absolutamente nenhum atleta do Sesi prestava atenção no que o Giovani falava, td bem que na maioria das vezes suas palavras não passavam de palavrões e “VAMOS LÁ” ou “VAMOS JOGAR” e nada de orientações técnicas. O Murilo me impressionou pela sua falta de profissionalismo. Ao ser substituído, sentou no banco de reservas e ficou com uma cara de b…, o Lorena só sabia xingar e nada de jogar. O Serginho parecia ser o único que tinha a cabeça no lugar e passou o jogo inteiro brigando com o Cléber Mineiro para que aquele “ogro” não tomasse o 3º cartão amarelo e ficasse de fora do próximo jogo. Não sei não mas acho que o Sada leva esse devido ao time ser mais comprometido e talvez mais humilde do que o Sesi, apesar de que no papel o Sesi leva vantagem mas como “o jogo é jogado e o Lambari é pescado”, acho que da Sada na final.

  • Leonardo

    Caro Daniel, sempre fui a favor de final única por ser mais emocionante, vibrante, desgastar menos os atletas e os torcedores, e evitar que fique uma sequência de jogos enfadonha.
    Somente acho que os jogos da Superliga Feminina ficaram muito mal distribuídos. O ideal seria um prazo de aproximadamente “uma semana” entre a semifinal e a final.
    Ou seja, semifinal num “final de semana” e a final no “final de semana” seguinte.
    Outro ponto importante que destaco é o fato de a SUPERLIGA B ter dado um bom exemplo em relação à “FINAL EM JOGO ÚNICO”.
    De acordo com o regulamento da SUPERLIGA B, em seu artigo 29:
    “A FINAL SERÁ DISPUTADA EM JOGO ÚNICO NA CASA DA EQUIPE COM MELHOR ÍNDICE TÉCNICO NA FASE CLASSIFICATÓRIA”.
    Aí é que está o “PULO DO GATO” de uma final em jogo único, premiar a equipe e, principalmente, a torcida da equipe com melhor posição na fase de classificação, com a disputa da final em casa!!!
    No caso da Superliga Feminina, o correto seria que a final fosse no Maracananzinho para premiar o esforço que a Unilever fez para ficar em primeiro lugar na tabela.
    No masculino, imagina uma possível final entre SADA/CRUZEIRO e VIVO/MINAS no Maracananzinho, em pleno Rio de Janeiro. Acho muito insensato, não é mesmo? E a torcida mineira como fica? Vai ficar impedida de ver suas equipes numa final histórica? Ou vai ser obrigada a se deslocar para ver uma final mineira tão longe de casa?
    O ideal seria a final na casa da equipe de melhor campanha, que no caso citado acima seria em Contagem, na grande Belo Horizonte, no ginásio Poliesportivo do Riacho, no qual os torcedores cruzeirenses costumam lotar as dependências do ginásio que fica no Riacho das Pedras.
    A não ser que o RJX consiga eliminar o VIVO/MINAS, o que, aliás, eu não acredito que vá acontecer, assistir a uma FINAL MINEIRA no Rio de Janeiro é penalizar os torcedores mineiros.
    Assim como os torcedores do UNILEVER mereciam poder ver a sua equipe jogar a final em casa, por ter ficado em primeiro lugar na fase de classificação.

  • Leonardo

    O que adianta um cara marcar 26 pontos num jogo de quase 3 horas de duração e num tie-break, com um placar de 13×14, por tudo a perder com uma erro infantil pondo um saque meia-bomba no meio rede?
    É o cúmulo do nadar, nadar e morrer na praia…
    Não sei se a culpa foi do técnico EDUARDO DILEO ou do oposto FILIP, ou se foi dos dois… Só sei que esse erro pôs todo o esforço do VIVO/MINAS nesse jogo a perder, podendo até mesmo custar a classificação à final.
    Esse erro de saque meia-bomba evitou que:
    1. Desse a oportunidade de a recepção do RJX falhar;
    2. o levantamento do RJX pudesse ser ruim;
    3. o ataque do RJX pudesse errar;
    4. o bloqueio do VIVO/MINAS pudesse atuar;
    5. a defesa do VIVO/MINAS pudesse trabalhar.
    O VIVO/MINAS tem excelentes bloqueio e defesa, com esse erro de saque desnecessário Filip não deu a chance de que o RJX cometesse erros e não valorizou o excelente trabalho de bloqueio e defesa que sua equipe vinha fazendo na partida.
    Enfim, uma forma lamentável de terminar um jogo tão disputado.
    Nessas horas o técnico tem a obrigação de intervir e optar por um saque mais tático, de preferência, fora do líbero e em cima do atacante que estiver na rede para tornar seu ataque mais lento.
    É receita de bolo? Sim, é… Mas pelo menos dá a chance de a equipe adversária cometer algum erro e do bloqueio e defesa de sua equipe poderem trabalhar.

  • Leonardo

    Acredito que o VIVO/MINAS vença a semi-final contra o RJX, o ponto forte do RJX é o grande entrosamento entre Bruninho e Lucão, mas considero que, no conjunto, o VIVO/MINAS seja melhor, principalmente em relação aos ponteiros. Os trio de ponteiros Lucarelli, Quiroga e Filip é melhor que Thiago Alves, Dante e Theo(ou da Silva).
    O líbero Lukinha também está numa melhor fase que o Mário Jr, nessa primeira partida de semifinal Lukinha foi um dos maiores destaques em quadra tanto no passe qto na defesa, ao lado de Lucarelli que tbém defendeu muito.
    Marcelinho tem feito uma excelente superliga assim como o Bruninho, a diferença entre eles está principalmente na rodagem, já que Marcelinho é macaco-velho e tem muito mais experiência e malandragem que o Bruninho.
    A dupla de centrais Henrique e Maurício mescla experiência e juventude, sendo Henrique melhor no ataque e Maurício melhor no bloqueio.
    Riad é um bom central, mas Lucão é o craque do RJX.
    Contudo, o diferencial do RJX encontra-se mesmo no que Lucão e Bruninho podem aprontar numa partida mesmo sem passe A.

  • Carlinhos

    Pessoal … A CBV e a Globo que r ver RIO x SESI na final … Isso está mais do que óbvio. Minas tem tradição e não precisar puxar o saco para ter sempre um bom time … mesma coisa é o Sada Cruzeiro que está arrebentando na Superliga. Uma coisa é certa se for Minas x Cruzeiro na final quero ver o que Franckowiak e Giovane vão dizer … Os dois tem a basa da seleção brasileira na mão e podem ficar de fora da final. Se fosse técnico o Bernardinho, Marcelo Mendez ou o técnico do Minas com certeza a vida de Sesi e Rio seria mais fácil. Mas não adianta ter estrelas na mão e não saber treinar, comandar, delegar … Ainda mais um cara igual ao Murilo que quem já jogou com ele e conhece sabe que arrogância dele é fora do comum. Só da moral para os amiguinhos de seleção e o resto … ele não está nem aí … A mesma coisa é o Franckowiak … a turma do volei sabe que ele é o cara mais mal caráter que existe no volei … Que venha o 2º jogo com muita emoção … e se O minas e Cruzeiro forem pra final …Muita gente vai repensar se time bom é aquele com estrelas ou com craques que jogam para o time …

    • Emanuella

      não aguento teoria de conspiração. E muito menos julgamento de caráter.
      O time do cruzeiro e do Minas é cheio de estrelas assim como os outros dois. Vocês falam como se o time do Cruzeiro fosse uma porcaria que faz algum tipo de milagre ganhando jogos.

  • kaká

    A entrevista dada pelo Cléber no final do jogo mostrou como o time do SESI não estava preparado para jogar com o Cruzeiro, pois o jogador afirmou que o time mineiro não havia jogado tão bem nos últimos jogos. Isso mostra a causa da derrota, ou seja, o time paulista não esperava um jogo tão forte como o do Cruzeiro. Possivelmente, para o segundo jogo haja uma maior concentração por parte dos jogadores e do técnico. Mesmo assim, se o SADA também não perder a sua concentração, terá uma grande chance de chegar à final pela terceira vez consecutiva.

  • Leandro Moraes

    Acho engraçado falarem que o rjx é a base da seleção e colocar isso como um favoritismo. Vamos ser sinceros a seleção do bernardinho nem de longe reune os melhores jogadores do país, tanto que na ultima final de superliga , apenas 2 jogadores que foram pra londres estavam na final( ricardinho e Wallace) que eram reservas . Acho que o ciclo do bernardinho ja foi a mto tempo, ta na hora de inovar, tanta gente nova ou velha aparecendo ai, e ele vive confiando apenas nos mesmos jogadores, levar giba lesionado e deixar o Lucarreli que estava voando de fora. Levar Rodrigao que se quer teve espaço em alguma time esse ano, L vissoto terrivel oposto. T.Alves muito ruim, irregular no ataque e na recepcao, Com tanta gente boa ta na hora de mudar.
    Falando sobre o confronte entra rjx e minas, A verdade é que todos são contra o minas, torcida, arbitragem, televisao, etc. Porém o minas vem mostrando que dinheiro não é tudo no voleibol, assim com é futebol. A verdade é que todos achavam que seria um passei do rjx, um 3 a 0 facil. Só que certamente todos ficaram de queixos caidos quando viram os 3 primeiros sets exelentes do minas, e depois por detalhes o rjx ganhou a partida. Volei pessoal é treinamento, fundamento, vontade. e isso o minas tem de sobra. Afirmo pra vcs que certamente se os dois times jogarem tudo que podem, o minas saira vencedor dessa semi final, porque tem MUITO MAIS TIME do que o rio, Perde so no libero e no lucao, o resto, acho o minas bem superior. E nao tenho duvidas que a final da superliga masculina sera uma final mineira

MaisRecentes

Semana positiva das Seleções adultas



Continue Lendo

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo