Um feito a ser MUITO comemorado



Existem conquistas e CONQUISTAS. A do Sada/Cruzeiro sobre o Zenit Kazan, da Rússia, neste sábado, foi daquelas ÉPICAS e HISTÓRICAS, como um amigo gosto de rotular. E tem todo o direito de ser registrada em caixa alta mesmo várias vezes.

Começo defender a tese apresentada no primeiro páragrafo ao analisar a força do adversário vencido na decisão. Os russos possuem um timaço. O cubano Leon é fora de série. O americano Matt Anderson é craque. O búlgaro Salparov é acima da média. O russo Mikhaylov é poderoso. O jovem Poletaev é o futuro. Apalikov e Kuleshov são o passado vencedor, sem falar em Spiridonov e Sivozhelez. O técnico Alekno é atual campeão olímpico pela Rússia, o mentor da arriscada mudança tática (Muserskiy sendo deslocada do meio para a saída de rede) que impediu a conquista do Brasil em Londres-2012. Falta um levantador de nível, admito. Mas ainda assim é um elenco estelar.

Leve ainda em consideração o fato de o Zenit ter batido o Sada na fase de classificação. Talvez agora você comece a aceitar a tese que levantei na abertura deste texto.

Não está satisfeito ainda? Então é hora de abandonar aquele complexo de vira-latas que muitas vezes o brasileiro tem, valorizando o potencial nacional. E admita que o levantador William jogou MUITO, deixando várias vezes os atacantes do Sada com bloqueio simples. Filipe e Serginho, dois veteranos injustiçados na Seleção, também jogaram em ALTÍSSIMO nível na linha de passe. Eder e Isac foram quase PERFEITOS nas bolas de ataque pelo meio. E eles permitiram que Wallace, o grande nome do time, pudesse ter uma atuação mediana sem comprometer o resultado final.

Festa dos campeões em Betim (FIVB Divulgação)

Festa dos campeões em Betim (FIVB Divulgação)

Ah, mais um detalhe importante. O título do time brasileiro teve uma GIGANTESCA contribuição do cubano Leal e do argentino Marcelo Mendez. Cuba e Argentina, aqueles países que muita gente aqui adora tripudiar. O atacante, sonho de consumo até da Seleção Brasileira, arrebentou. Os 22 pontos talvez não expressem bem a atuação de gala. Já o hermano, que ganhou tudo o que é possível no Brasil, soube armar taticamente o Sada, minando aos poucos as principais armas do Zenit. É um sujeito estudioso e um baita líder.

Será que alguém ainda vai querer minimizar o FEITO do Sada/Cruzeiro?



  • Guilherme

    Injustiça!!! palavra que se aplica ao absurdo que é o Bernardinho não ter dado sequer uma chance ao Serginho do Cruzeiro e em contrapartida insistir com o ex melhor libero do mundo Serginho do Sesi quase aposentado pelo INSS, o mesmo se aplica ao William que nunca teve de fato uma sequencia na seleção brasileira, ele é muito mais inventivo que o Bruno que é bom levantador mas é comum. Se no vôlei brasileiro existisse o minimo de justiça e querencia teríamos depois dos jogos do rio 2016 o ARGENTINO Marcelo Mendes como técnico da seleção brasileira, simplesmente fantástico o que este homem faz com um ótimo time porém muito menos poderoso que o seu rival da final. Parabéns aos Sadacruzeirenses.

  • Jairo(RJ)

    Concordo Daniel. Foi em alto nível a vitória do Sada. Foi uma equipe que mostrou a força de conjunto. Tão diferente do primeiro jogo. Parece que perder aquele jogo serviu para que o time aprendesse o tal padrão de jogo dos russos. Parar Leon, levar o Alekno a fazer várias trocas de atletas, colocar Matt Anderson no banco em um set, sacar balanceado em detrimento das porradas de saque… sim acho que aprenderam e colocaram o Zenit em apuros. O que são essas bolas chutadas de William para centrais de “manchete”? O que foram as bolas de ponta com bloqueio simples, que levaram o adversário a loucura?
    Parabéns Sada! Parabéns Marcelo Mendez!

  • João Paulo

    Ah, Daniel, infelizmente vão querer minimizar sim. E já adianto os “argumentos”:
    “O Sada não merecia o título pois não fez por estar no mundial, não venceu o sulamericano”.
    “O mundial foi feito pelo Ary Graça para o Sada ganhar. Diminuiu o número de equipes, baixou o nível técnico”. E “bla…bla…bla”.

    Fato é que o Sada é o único brasileiro campeão mundial, e mais do que isto, BI CAMPEÃO. E vem fazendo história nos últimos anos, a história mais brilhante da história do vôlei brasileiro de clubes. Venceu hoje a “seleção mundial”. Dizer mais o que?!

    Apesar de o ranking da CBV criar um abismo entre os melhores times do Brasil e os melhores da Europa, o Sada vem mostrando que uma gestão bem feita pode gerar resultados gigantescos.

    Acredito, Daniel, que só tenha faltado você comentar sobre a qualidade desses jovens (destaque para Alan, Cachopa) que estão surgindo das categorias de base do clube e assumindo responsabilidades tão grandes quanto foram nesses jogos do mundial.

  • Guilherme

    Daniel vc também acha que se Cuba pudesse contar com os jogadores desertores espalhados pelo mundo como Leal, Leon, Simon, Hirrezuelo, Camejo e muitos outros mais além é claro do maior de todos os cubanos Juantorena, seriam um time praticamente imbatível pra 2016? não te entristece ver eles tendo que se nacionalizar para poderem disputar competições a nível de seleção quando podiam muito bem estar construindo uma dinastia como a brasileira da década de 2000? abraço.

    • A lI

      A teoria é uma, a prática é outra… O “se” não joga! CUBA sempre teve times fortíssimos, mas a inteligência do BERNARDINHO acabou superando a FORÇA BRUTA CUBANA. A maior prova disso foi a final do MUNDIAL 2010, na qual CUBA fortíssima com LEAL, LEON, SIMON etc…, perdeu para o BRASIL.

      • Billy

        Concordo contigo A ll.É só lembrarmos(eu me lembro perfeitamente pois assisti à todos aqueles embates épicos)da incrível e quase imbatível seleção cubana feminina da década de 90 em que o Brasil era um dos poucos times que conseguiam vencê-las(as cubanas da época)graças ao talento e garra das jogadoras do Brasil e ao sempre competente Bernardinho.Abraços A ll.

      • Guilherme

        mas ALL vc não acha q ali era muito o início desses jogadores todos eles tinham 2021,22 pra não dizer o Leon que tinha 17 anos na época, vc não acha q ali faltou um pouco de experiência pra eles na final? experiencia essa q talvez fosse obtida caso o Juantorena e o Camejo jogassem? acho q mesmo assim o Brasil poderia perfeitamente ganhar eu digo hj mesmo com eles todos no auge comendo a bola mundo a fora, talvez o volume de jogo absurdo da França e a “cubaniçe” do Ngapeth tirariam eles da zona de conforto mas acho q outras seleções teriam que jogar seu máximo e Cuba estar em um dia muito ruim pra dar jogo caso tivéssemos essa realidade.

    • silas antares

      Eu particularmente Guilherme acho triste vê tantos cubanos espalhados pelo mundo sem poder jogar pela seu país. Tenho certeza que eles tbm fiquem desapontados, pois é claro que eles gostariam de joga por Cuba, e não por Itália, Polônia ou Brasil. Seria muito bom se o governo cubano revisse isso e aceitasse seus grandes atletas, como tbm no feminino.

  • Billy

    Não achei nada demais essa ¨conquista¨do Sada.Esse torneio estava REALMENTE ESVAZIADO.Faltaram inúmeros outros times(clubes) melhores do que esses que participaram dessa edição 2015.Nível técnico fraco e vários jogadores,técnicos e assistentes ridículos participando.Beijinhos nos ombros à quem não gostou desse meu comentário e passem bem.Espero que no ano que vem,participem realmente os melhores times do mundo.Edição 2015 FRAQUÍSSIMA mesmo.

    • A lI

      Queria que você me dissesse então, porque esses melhores times não tiveram a capacidade de ser campeão de seu continente e representá-lo no CAMPEONATO MUNDIAL? Por que é tão difícil aceitar que o CRUZEIRO é o MELHOR DO MUNDO?
      Eu, por exemplo, não sou CRUZEIRENSE, mas sou obrigada a reconhecer que o CRUZEIRO é, sim, o MELHOR TIME DO MUNDO!!!

      • silas antares

        Não liga não A ll. Isso é auto-estima baixa. Nem vale a pena lê. Mas já que lemos, temos de ensinar a esse pobre senhor.

      • silas antares

        Deixa esse Billy prá lá viu meu caro A ii, Quer ele queira quer não o Sada destronou a banca do zenit kazan, iuuuuuu. e isso ninguem pode negar. Esses comentários que não acrescentam nada. Como tive o desprazer de ê ri muito e fui-me obrigado a responder a esse pobre senhor. kkkkkkkk

      • Billy

        A ll ,eu também não sou cruzeirense.Mas o Sada realmente está de parabéns pelo feito de ser bi-campeão mundial de clubes.Na verdade,às vezes gosto de emitir opiniões contrárias à maioria dos participantes do blog,para se fomentar discussões e o blog do Daniel não ficar meio-monótono.É LÓGICO que eu estava torcendo realmente pro Cruzeiro nessa decisão.Um abraço à você A ll.Os seus comentários são sempre ótimos mesmo e você está coberta de razão no que escreve.Beijos.

    • silas antares

      Esvaziando está sua cabeça, kkkk o torneio não pode ter muitos clubes, ô sr desinformado, por causa tbm do calendário, entendeu. É muito apertado e cansativo para todos. Meu Deus, santa ignorância.

    • silas antares

      E aonde estão os melhores do mundo, oh cabeça oca? Só na Europa e no Brasil, seu tonto. A América do Norte, Central, Ásia e muito menos a África não tem. Puxa, tem que ensinar até isso a esses ignorantes. Paciência viu?

  • Billy

    O blogueiro escreve a sua opinião particular e ACHA que todos têm que compactuar com ela.Acho que esse espaço é democrático e cada um têm o direito de emitir a sua própria opinião,gostem ou não, o blogueiro e os outros participantes.Não achei nada demais mesmo nessa conquista do Sada nesse mundial esvaziado e de nível fraco mesmo.Beijinhos e passem bem(eu particularmente não tenho do que reclamar pois tenho uma vida que muitos aqui invejariam ter,só que isso é somente prá poucos privilegiados…graças à Deus,sou um deles).Morram de INVEJA povinho suburbano e de quinta categoria. Mas fazer o quê se esta é a triste sina da maioria do povo brasileiro(pobres, feios,burros e desinformados,as exceções são poucas e ainda bem que existem,mesmo que mirradas(poucas).Tchauzinho…pois agora tenho mais o que fazer(aproveitar todo o luxo e a vida boa que sempre me rodeia…por exemplo).

    • silas antares

      Sem noção total o senhor, Billy. kkkkkk que comentário mais tosco. Sua auto-estima está lá nos pés, Meu Deus que idiotice esse comentário. Li e ri muito. kkkkkk

  • Juliano Castro

    Eu estava sentindo isso. O jogo da classificação só serviu p colher informações e ver o q fazer na final. O UPCN foi la e deu a dica na semi. Sobrou Cruzeiro na final!

    Digo q sobrou pq Cruzeiro jogou sem oposto. Se Wallace estivesse em forma teria sido um 3 a 0 sem mt sofrimento.

    O técnico russo errou. Qdo viu o Matt quinando e o oposto titular arregando deveria ter colocado o Matt na saída. Usava outro ponteiro p fazer volume e assim liberaria mais o Leon e pronto. Mas ñ. Estava tão nervoso q nem pensou no básico. Olha q tinha dois ponteiros d volume no banco, destacando o Tintim q poderia colocar fogo no jogo. E mais, o Mart poderia recepcionar algumas bolas, deixando a linha de passe mt sólida,

    No final fiquei c dó do levantador russo. Visível a diferença técnica em relação ao Willian. Parecia um peixe fora d’água considerando o mar lotado d estrelas internacionais ao seu lado. E c certeza a imprensa russa vai dizer q o problema é td dele…

  • Edu

    O Sada conquistou legitimamente na bola e na técnica perante uma equipe quase imbatível pela fortaleza do elenco.Eu mesmo cravei que o Sada lutaria pelo vice campeonato e escorreguei na maionese na previsão .Não tiro um decimo do mérito do Sada para esse segundo título mundial.Indiretamente houve uma conjunção de fatores que auxiliaram.Como a mudança de data de maio para o final de outubro.O Kazan esta reunido há apenas dez dias para inicio da temporada russa e da CL.Sim, 80% do time e o mesmo da temporada passada e alguns jogadores jogam juntos há pelo menos 4 anos no clube.No entanto , vieram experimentar um calor acapachante em contrariedade com o tempo frio e nevoso na Russia.No dia do jogo do título a temperatura rondava a um negativo em Kazan.Outro fator foi em inicio da temporada jogar quatro partidas em cinco dias.Necessariamente houve uma cobrança física em relação a essa fase de pré temporada.Antes do inicio da partida já se anunciou que Mikhaylov iria jogar pouco.Volto a afirmar que o Sada venceu na técnica e na bola o mundial mas utilizou fatores locais legitimamente a seu favor como o calor e a tabela intensa de jogos do mundial em poucos dias.Nas disputas da Davis esses fatores quadra, clima e local de jogo são utilizados esportivamente de forma justa.Como o fez o Sada que teve também muita bola para vencer o título.Só achei que houve uma esconjuração muito grande em relação ao levantador Kobza que certamente de notável e lendário não possui nada .Somente um jogador na medida do eficiente.Na disputa do título russo em 2014 ,contra o Belgorod, ele tomou a posição do iraniano Marouf na fase final e conseguiu auxiliar na reversão da série finalizada em 3 a 1.Perderam até a primeira por 3 X 0 .Iam levando um dois a zero em Belgorod quando Leon começou decidiu revelar seus recursos técnicos.E o Anderson nem participou dessa conquista porque seu contrato estava delimitado a participação exclusiva na CL.O Sada pelo que apresentou e a consistência e riqueza de elenco já formado com novas e boas revelações como o oposto reserva tem 90% de fazer o tri campeonato seguido na Superliga 2015-16

    • silas antares

      kkkk meu Deus. Que triste. Desculpas e mais desculpas. O zenit não era tão poderoso, porque não ganhou? e sem essa meu caro, quem quer ser campeão vence os obstáculos sejam eles quais forem. Se o europeu tivesse vencido, daí os senhores estariam pondo eles nas alturas. Ah poupem-nos de tão pouca auto-estima.

    • Billy

      Como sempre Edu,os seus comentários são sempre precisos e ótimos.Parabéns.Diferente de um tal silas antares(que caiu de repente de pára-quedas aqui no blog e acha que entende realmente de vôlei e que temos que concordar com os comentários ridículos dele).Um abraço Edu.

  • A lI

    O que deram o BI-CAMPEONATO MUNDIAL AO CRUZEIRO foram:
    1. As defesas incríveis do Serginho.
    2. O passe na mão e o excelente aproveitamento de ataque do Filipe.
    3. A eficiência ofensiva dos centrais cruzeirenses, ÉDER e ISAC.
    4. O poderio da artilharia do LEAL.
    5. A magia, a precisão e a distribuição inteligente de William, o melhor levantador do mundo na atualidade.
    6. O Wallace que apesar de muito marcado no ataque, teve uma excelente atuação no saque e na defesa.
    7. A inversão do 5×1 com o oposto ALAN e o levantador FERNANDO.
    8. A atuação da comissão técnica, liderada por MARCELO MENDEZ, que soube estudar e marcar muito bem as jogadas dos CAMPEÕES EUROPEUS, brecando seu enorme poderio ofensivo.

    9. A excelente vitória na semifinal sobre a SELEÇÃO DO IRAN reforçada pelo campeoníssimo levantador italiano VALERIO VERMIGLIO, que é o time do PAYKAN, deu muita confiança aos CRUZEIRENSES para a FINAL contra os russos.
    Segundo as estatísticas: ÉDER foi o melhor atacante da FINAL com 70% de aproveitamento, seguido por FILIPE com 53%, LEAL com 50%, ISAC com 50%, ALAN com 38% e WALLACE com 33%. ALAN foi o melhor bloqueador seguido por ISAC, LEAL e ÉDER. Serginho foi melhor defensor enquanto Filipe foi o melhor passador.
    Não tenho dúvidas que se esse time do CRUZEIRO, pelo entrosamento e pela garra que tem, disputasse as OLIMPÍADAS de 2016, teria grandes chances de ser CAMPEÃO OLÍMPICO…

  • Mister Volei

    LEAL NA SELEÇÃO BRASILEIRA JÁ!!!Se a Itália naturalizou Juantorena, a Polônia naturalizou Leon por que não podemos naturalizar Leal? Ele é o ponteiro de força que a seleção brasileira precisa no momento!

  • will

    Eu concordo foi um grande jogo em que o Cruzeiro conseguiu errar menos na reta final da partida, o Leal foi o grande nome da partida pois o Walace foi sacado em dois sets pois estava ainda começando a ganhar ritmo,eu costumo dizer que se o conjunto não prevalecer não irá nunca ganhar uma partida foi assim no primeiro jogo onde só jogou o Leal e ontem foi assim com o Kazan onde só apareceu o Leon!Esse time cruzeirense está a 5 anos com a mesma base isso é muita coisa se conhecem muito jogou e sacou inteligentemente flutuante onde quase não se vê isso no campeonato russo onde a pancada prevalece..Agora eu queria entender da diretoria do time russo simplesmente trocar o iraniano Marouf pra esse levantador ridículo que sai comemorando a cada levantada errada dele é nítido que dá pra ver que esse nível não foi o que se sagrou campeão europeu e russo mais todo atacante espetacular ou fora do série precisa de um levantador que jogue,ele simplesmente tirou o Anderson e Mikhaylov do jogo com levantadas equivocadas e lentas! um time desse tinha que ter um Mica Crhisterson, o francês Tonuit ou Gianelli levantadores com rapidas ações dentro de um jogo decisivo o iraniano fez muita falta sim é nítido pra quem acompanhou o europeu que esses jogadores não tinham só uma bola alta com Leon ou Anderson, o técnico russo Aleckno também errou em deixar o Sivozhelez na reta final do 3 set onde precisa de atacantes de força e decisão deixando o Anderson no banco justamente na hora que tem que definir as bolas, a bola amortecida foi do atacante russo que é mais preparador que um atacante de decidir!!MAS PARABÉNS ao Cruzeiro favoritíssimo na superliga mais tendo Taubaté e Sesi doidos pra tirar dos mineiros o título de campeões brasileiros..

  • bruno ferraz

    Chupá Bernardinho, chupá Rubinho… Vem aqui em Minas aprender como se ganha título importante sobre um grande time. Belo texto Daniel, os donos da seleção deveriam ser mais questionados. Será que vamos ter q UE engolir o Murilo nas olimpíadas????? Será??? Muda Brasil.

  • João Pedro Santiago Carneiro

    em 2016, não dá, o cara tem que cumprir 2 anos de quarentena depois de obter a cidadania.

  • silas antares

    Devem estar queimando a língua aqueles que duvidaram da vitória do Sada cruzeiro e até me criticaram por eu acreditar na vitoria frente ao “poderoso e imbatível”Zenit Kazan. Dou-lhes um recado:tentem elevar um pouco a auto-estima(entendeu sr. Will e outros?). Eu sempre achei possível essa vitória e sabem o porquê? se o Zenit tem Ânderson, nós temos Wallace(que não está em sua capacidade máxima, é bom lembrar), se o Zenit tem o cubano Leon, nós temos o cubano Leal…, sem contar mais e mais detalhes. O Zenit realmente tem um trio de atacante poderoso e multinacional, cheio de estrelas, mas o Sada é um time que joga unido há muito tempo e acostumado a pressões. E também meus caros vcs falharam em apontar antes do tempo a derrota do Sada, pois o jogo é jogado e na quadra. O Leon é um baita atacante, mas o Leal também é, e mostrou isso durante a partida. Só porque Leon joga na Europa aí vcs já o apontam como o melhor, a frente do Leal, kkkkkk, calma, não se precipitem. Temos de nos orgulhar por termos aqui um cubano de tão alto nível jogando em nossa superliga. Sabemos que é um problema cultural do brasileiro, mas temos de pelo menos tentar e aprender a valorizar nossas conquistas e de nossos guereiros. Quem assistiu ao jogo deve ter verificado a força, técnica e garra apresentadas pelo Sada. Ah e devem ter visto nosso cubano dando um show. Se viram, então não precisa dizer muita coisa. Mas, já sei, já sei, vão começar a inventar outras desculpas, o calor, o barulho da torcida, cansaço, etc., etc. atrapalharamm o Zenit, E sem essa de que faltou um bom levantador para o zenit, como disse esse SR WILL. Desculpas, e mais desculpas de perdedor. Quem quer ser campeão em qualquer segmento da vida tem de enfrentar todas as adversidade, concordam?pois é… Agora o zenit volta pra Europa, vai jogar a liga dos campeões e todos por lá já sabem. E dirão, puxa!, o poderoso Zenit perdeu o mundial, e foi para o campeão brasileiro. Já pensou que orgulho sentirão o Bruninho, Lucão, Mari sabendo disso lá na Itália e outros brasileiros que jogam no exterior? Mas, como muitos brasileiros tem a triste tendência â menosprezar nossos valores e conquistas diante dos estrangeiros, devem estar atônitos e criando mil e uma desculpas para a derrota do campeão europeu. Pois é, reconheçam a superioridade que o Sada mostrou, imponente e objetivo e venceu, e de 3×1. Bi-campeão mundial de clubes 2015. Devolveu o placar que sofreu no 1º jogo, provando que podiam sim vencer esse time tao “maravilhoso” mas longe de ser imbatível, Entenderam?

    • Billy

      Pois é né silas antares… foi realmente uma grande conquista mesmo essa do Sada Cruzeiro. E que peninha que eles(o time e comissão do Sada) nem devem saber que existe um réles e desconhecido torcedorzinho mixuruca feito você que torce ¨tão ávidamente¨por eles,não!??kkkkkkkkkk

    • will

      Você tem toda razão o time do Sada teve mais competência pra sacar flutuante e isso acabou com a recepção do time russo, agora o time mineiro tinha que fazer valer o entrosamento de 5 temporadas com a mesma base e também mais descansado sim pra disputar o campeonato como você sabe o europeu acabou em 2 semanas atrás isso ajudou sim nos momentos finais pra levar o caneco o time russo se juntou em 10 dias pra disputa do Mundial com a base da seleção russa,mesmo assim acho que o técnico russo errou tirando o Anderson do jogo sabendo que ele também joga de oposto na seleção americana e preferiu deixar o Sivozhelez que é preparador mais não é definidor,o Mikhaylov também não está jogando bem já faz um tempo!! MAS o cruzeiro foi mais time e levou um campeonato importante sendo assim o melhor clube do mundo e ponto..

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo