Um clássico das antigas



Pessoal do vôlei, um Feliz Natal a todos vocês novamente.

Chegando ao plantão na redação recebi este link da final do Campeonato Sul-Americano feminino de 1981. Brasil x Peru, em Santo André, narração de Luciano do Valle pela Rede Globo. “81, o ano do esporte na Globo, segundo o slogam da época”

Para os mais novos, vale lembrar que as peruanas dominavam o continente neste período. Também para os mais novos, um recado: o jogo tinha vantagem e demorava bem mais do que hoje. Apesar disso, reparem como o intervalo entre os pontos era menor, o que deixava o jogo bem dinâmico.

 



  • iuri

    Nessa época havia vantagem inclusive no tie break?!? Caramba…

  • RafaelCasta

    Daniel vc vai falar do praia no top volley? E o q vc esta esperando da volta da MARI?. Eu to bem empolgado se Deus abençoa a MARI WOLVERINE ta de volta!!! #GOMARI #GOPRAIA

    • Aline

      Se depender da vontade de Giovani Guideti, tecnico da Alemanha, Marianne Steinbrecher estara no Mundial defendendo a Alemanha, agora vai depender da Mari.
      A Alemanha e a segunda forca da Europa, fez uma final durissima do Europeu contra as russas, na qual vendeu muito caro a derrota.
      A Alemanha tem um time jovem e renovado que recentemente foi campeao mundial juvenil, mesclado com estrelas como Cristiane Furst, Corina Voigt, Marren Binker e Margareta Kozuch.
      Guideti quer a experiencia da Campea Olimpica Mari no seu time.
      Jogar pela Alemanha seria uma boa oportunidade de Mari retomar suz carreira internacional, com grandes chances de fazer um bom Mundial em 2014, seguido do Europeu em 2015 e das Olimpiadas em 2016.

      • Cadu

        Quem recentemente foi campeã mundial júnior foi a China, forçando um pouco a Itália, a Alemanha levou o título a 4 anos atrás e depois disso não conseguiu nem se classificar para os dois últimos campeonatos.

        • Neide

          Querido, a Alemanha foi Campeã Mundial sub-20 em 2009, isso não é recente?
          As jogadoras que foram campeãs mundiais em 2009, no Mundial de 2014 terão no máximo 24 anos, isso não é recente meu caro???

      • Caco

        Em primeiro lugar, não concordo que a Alemanha seja a segunda potência da Europa, apesar do segundo lugar no europeu deste ano. Também foram segundo em 2011 e nem sequer se classificaram para as Olimpíadas. Penso que Itália, Sérvia e Turquia têm muito mais potencial.
        Em segundo lugar, não acho uma boa a Mari jogar pela Alemanha. Ela mesma já afirmou que era apenas uma possibilidade e que não pretende servir outra seleção que não seja a brasileira. Decisão inteligente! Por que iria jogar por um país que corre o risco de ficar de fora das Olimpíadas de novo se ela ainda pode tentar uma vaga em um país já classificado e forte o suficiente para ganhar outra medalha olímpica? Ela é brasileira. Qual o sentido de trocar a atual bi-campeão olímpica por uma equipe que não ganha nada no cenário internacional?

  • Cadu

    O povo peruano é tão apaixonado por vôlei, é de encher os olhos o público dos campeonatos de base que são realizados lá, sem contar que os jogos são sempre transmitidos, aqui é difícil ver um jogo da seleção principal na TV, as outras mal temos informação, pena que as jogadoras não consigam corresponder em quadra e a federação parece não ajudar muito, no último jogo eliminatório para o Mundial e com a vaga já perdida, o técnico pediu para as jogadores se retirarem da quadra depois de uma marcação que considerou duvidosa e jogo acabou ali por W.O., episódio triste para o voleibol.

    • Afonso RJ

      Lá no Peru eles são realmente aficcionados e tem um canal de TV chamado “Frecuencia Latina” que transmite bastante vôlei. Nas chamadas, usam até o epíteto: “o seu canal de vôlei”. No último sulamericano de seleções em Ica – Peru, assisti a todos os jogos do Brasil em transmissões pela internet feitos por esse canal. E pelo que eu soube, há uma iniciativa por lá para recuperar o nível do vôlei que o país tinha na época em que esse vídeo que o Daniel postou foi feito. Se for verdade, torço para que dê certo.

  • Cesar

    Daniel, sabe se a Copa do Brasil terá o mesmo sistema das anteriores no que diz respeito a quantidade de sets? Lembro que a fase classificatória era melhor de 2 sets e a final melhor de 3 sets, agora que é só mata-mata não tem nada disso né?

  • Aline

    Essa foi uma epoca boa, em que se treinavam os fundamentos a exaustao…
    Pasmem, as jogadoras sabiam dar MANCHETES!!!
    O volei era muito mais tecnico e mais bonito, vendo a Superliga hoje com pessimas passadoras, com jogadoras q se dizem ponteiras-passadoras, mas mal sabem dar manchetes, ficam dando toques horrorosos na hora da recepcao fazendo as levantadoras correrem como loucas, da saudade desse volei mais tecnico.

  • Erre

    Estive nesse jogo! Foi sensacional, o Brasil não conseguia ganhar do Peru e nesse campeonato conseguiu. A torcida foi ao delírio. O coreano, técnico do Peru, tinha falada mal do $ brasileiro, no final do jogo levou uma chuva de moedas. Foi o máximo.

MaisRecentes

Zenit campeão com méritos. “Cubanos” dominam premiação



Continue Lendo

Sada/Cruzeiro sai do Mundial com bronze e cabeça erguida



Continue Lendo

Rodada define confrontos da Copa Brasil masculina



Continue Lendo