Título fica em boas mãos



O título da Superliga é do Sada/Cruzeiro. Justo pela campanha feita em toda a temporada e pela filosofia do projeto. Merecido também pela atuação na grande final contra o Vôlei Futuro.

Terminei agora minha coluna Saque que sairá neste domingo, no LANCE!. Lá falei um pouco sobre este projeto vencedor dos mineiros. Por isso, vou me ater aqui hoje a comentar a partida disputada em São Bernardo do Campo. À noite publicarei o outro texto.

Era difícil imaginar que o protagonista do jogo não fosse Lorena, Camejo e Wallace, por serem os homens de segurança, ou Ricardinho e William, os maestros. Apesar de o Mago ter levado o prêmio da CBV (que fique claro, ele jogou bem), eu teria escolhido Maurício como o melhor.

O ponta, que poderia ter chamado a atenção apenas pela barba, roubou a cena pela atuação segura. Preciso no passe, teve ótimas passagens pelo saque e foi consistente no ataque. Lembrou aquele Maurício que surgiu muito bem no Minas anos atrás, mas que estava longe dos holofotes após uma passagem apagada pelo Pinheiros e depois de ter chegado com o pé quebrado ao Sada. Demorou um pouco para entrar em forma, ganhou a titularidade e encontrou seu espaço em uma formação homogênea demais em todos os setores.

Lembro de ter conhecido, anos atrás, em BH, os pais de Maurício. Eles deixavam Maceió de lado por algumas semanas para dar atenção ao filho. Um dia, na Arena Vivo, eram os únicos presentes nas cadeiras do ginásio para acompanhar um simples treino do ponta. Neste sábado, lá estavam no Poliesportivo de São Bernardo do Campo. Devem ter gostado muito do que viram.

Voltando ao jogo, uma pena a lesão muscular de Lorena. O problema o perseguiu durante boa parte dos playoffs. Infelizmente para o Vôlei Futuro, foi mais grave hoje. A saída dele desnorteou o time, deixou Ricardinho sem um virador de bolas e abateu os companheiros. Leozão não deu conta do recado e a sobrecarga em Camejo, que também estava com o ombro baleado, deixou o time previsível. Não gosto do “se”, mas com o oposto canhoto em quadra, saudável, as parciais seriam mais equilibradas.

A Superliga termina com um legítimo campeão. Melhor na fase de classificação, que passou um susto nas quartas, mas mostrou toda a força na semi e na final. Parabéns aos cruzeirenses.

 



  • Zurykson BH – 16 x 2 – Quanta freguesia do VF!!!!!

    Mais do que justo o título do SADA CRUZEIRO. O time que fez a melhor campanha durante toda a superliga, terminou líder na primeira fase com uma rodada de antecedência, e que apresentou o melhor voleibol, é merecedora desse título. O Cruzeiro é equipe equilibrada e muito regular, com uma grande linha de passe, o que facilita o ataque e que teve a melhor defesa da superliga também.
    Quanto ao jogo de hoje, foi um passeio do time cruzeirense, que poderia ter fechado em 3 x 0 o jogo, porque o primeiro set esteve liderando até o final. Agora já são 16 vitórias do Cruzeiro no confronto contra o Vôlei Futuro, contra 2 derrotas. Quer mais freguesia do que esta? Ano que vem seguramente tem mais!!!! Parabéns china azul!!!

  • fabiano

    Sem dúvida venceu a melhor equipe do campeonato. Um time sem badalação, mas com jogadores de uma qualidade técnica invejável. Agora me explica aquele descontrole do Camejo e Lorena no início do jogo. Lorena pipocou da mesma forma que fez qdo jogou a final pelo Montes Claros. É um bom jogador mas com esse emocional jamais vestirá a camisa da seleção. William pra mim só fez carimbar sua convocação para o time do Bernardinho (só falta o mesmo convocá-lo). Mauricio um gigante mas a linha de recepção da equipe cruzeirense deu um show. Serginho perfeito. Enfim, o campeão legítimo foi conhecido hj. Parabéns a nação azul branca e em especial aos mineiros que subiram ao pódio com duas equipes.

  • mari diva

    Uma pena as contusoes no VF. Fizeram uma bela temporada e é sempre bom ver paixao em quadra.
    Dizer que Ricardinho e William deveriam ser os levantadores da selecao é chover no molhado. Alias, a chutada de meio com Douglas, de manchete, foi a bola do campeonato! Mauricio roubou a cena.
    E Serginho reivindicando convocaçao na entrevista ao final do jogo so confirma a fama de paneleiro do Bernardo.
    Pessoalmente nao gosto do time do Cruzeiro. Da postura dos atletas, da torcida, enfim, nao simpatizo com o time. Mas em uma competicao tao equilibrada, levou o time mais equilibrado.
    Agora é esperar a lista da selecao. Acho q nessa prelista estarao tanto Ricardinho quanto Willian, mas sabemos que na hora dos cortes o sangue dos Resende pvai prevalecer.
    E agora que a competicao acabou, ta na hora do VF entrar no mercado, tanto feminino quanto masculino.

  • eder

    torço para o volei futuro mas tenho q admitir que o sada tem um time superior ao do vf com jogadas rapidas pelo meio de rede com o douglas cordeiro q joga demais com o mauricio pelo fundo foram os destaques io william q “comeu a bola”distribuindo bem as bolas ja o volei futuro não jogou tão bem o saque não entrou bem i principalmente a falta do lorena apos a saida dele a equipe de araçatuba “morreu” em quadra e apenas assistiu o cruzeiro jogar sem qualquer poder de reação mas venceu o melhor time da superliga um time muito completo e muuito entrosado e com um tecnico competente parabens ao sada pelo titulo ficou em boas mãos

  • Luiz

    Sou torcedor do Vôlei Futuro (nem precisava dizer, né?), mas para mim não tem “Se” não. O Cruzeiro venceu o Volei Futuro inteiro nos dois jogos da fase classificatória. Este era o jogo para mudar o panorama, o que não aconteceu.

    Sobre o jogo, tenho que dar os parabéns ao Sada Cruzeiro pela campanha. Tenho que saber perder.
    Só fica o gosto amardo do desempenho do Dentinho, que sumiu no jogo. Aquele bloqueio que ele levou do William deu inicio a todo o declínio do VF. Se ele tivesse cabeça, exploraria o bloqueio e tiraria o Felipe do Set. Da tarefa mais fácil ele fez um martírio. Mas, como eu disse, não acredito no “Se”.
    Com um levantador como o Ricardinho o time não pode se dar ao luxo de levar tantos pontos de saque e de errar tantos passes. Pareceu a Fofão na época do São Caetano de Mari e Sheilla. Ricardinho parecia que estava disputanto tiro livre de natação, toda hora dava peixinho no chão para buscar a bola.

    Não adianta agora buscar os erros, pois o Vôlei Futuro segue a mesma saga do Cruzeiro: na liga passada foi terceiro lugar, agora foi segundo, e tem que levantar a cabeça para tentar ser primeiro na próxima, como o Cruzeiro fez.

    • Aninha

      É isto ai Luiz tbm sou torcedora do vf e principalmente do Ricardinho, eu gosto de volei só ainda nao tinha me decido por qem torcer, este ano foi diferente me decidi + tbm concordo com vc vms torcer para ano q vem…..

  • Jairo(RJ)

    Concordo que esse título o Sada/Cruzeiro fez por merecer. Não desmerecendo o VF que também fez uma bela campanha. A equipe mineira teve um ou outro vacilo, mas de maneira geral foi mais consistente. Agora ficaremos com o vazio deixado pela SL. Espero que a próxima temporada seja boa como essa.

    Ao amigo Luiz, repito o comentário feito no dia 19/04. Pelo menos algum palpite aqui no blog concretizou-se:
    “…Essa opinião sua, é quase a minha, já que acredito que o Sada sairá campeão, para sua tristeza, pois nessa escolha já nomeamos dois atletas do Cruzeiro que formam a base de trabalho do William: Felipe e Serginho, além do Douglas que é um ponto de fuga do time mineiro.
    Agora se o Michael e Vini estiverem no dia e fizerem como no jogo contra o RJX… vixe! O coitado do Thiago Sens está procurando a bola até agora. Por outro lado, cuidado com o Maurício ponteiro, se entrar o jogo dele, também pode babar! ”

    Daniel, a lista do Bernardinho sai na segunda?
    Abraço a todos

  • César Castro

    Reparei numa coisa interessante, não apenas você mas vários outros canais de mídia classificaram a conquista como legítima. Eu também fiquei com essa impressão.
    Uma perguntinha ontológica ou quiçá hermenêutica… Desde que não haja nenhuma interferência extraquadra (juízes, malas brancas, etc. etc…, quando uma vitória ou a conquista de um campeonato não é legítima?

    Abraços!

  • Virginio

    Assim como o Unilever, o Volei Futuro não tem banco. Ficou dependente de Lorena. Ele poderia ter saído por não estar jogando bem e quem o substituiria? Parabéns ao Cruzeiro. Fiquei muito com o campeão da Superliga Masculina.

  • Guga

    Realmente, o Lorena e Camejo fizeram muita falta hj.. o jogo seria sim diferente, e acredito que o VF tinha chances de ganhar, +o q importa eh a campanha q ambos times fizeram, nao tem jogadores selecionaveis mas mantiveram o nivel la em cima.

    Em relacao a convocacao de William ou Ricardinho pro Mundial ou Londres axo q nao vai acontecer,

  • Jairo(RJ)

    E aí Luiz, acertei ou não?
    ” … Essa opinião sua, é quase a minha, já que acredito que o Sada sairá campeão, para sua tristeza, pois nessa escolha já nomeamos dois atletas do Cruzeiro que formam a base de trabalho do William: Felipe e Serginho, além do Douglas que é um ponto de fuga do time mineiro.
    Agora se o Michael e Vini estiverem no dia e fizerem como no jogo contra o RJX… vixe! O coitado do Thiago Sens está procurando a bola até agora. Por outro lado, cuidado com o Maurício ponteiro, se entrar o jogo dele, também pode babar! “

  • Luciano

    Torci para o Volei Futuro, pois achava que entre os dois ele realmente era mais difícil de ganhar. De qulquer forma fiquei feliz pelo título principalmente pelo oposto Wallace. Estava na hora desse grande jogador ser campeão, de ser mais valorizado e passar de promessa para uma grande realidade. Ele não foi salvador de nada neste jogo pois o grupo inteiro jogou bem, não precisou ser o protagonista porque o time tem um conjunto formidável, e coincidentemente o título ficou com um time que teve um planejamento muito bem montado e não mudou muito seu time titular da temporada do ano passado, pois o Sesi quando foi campeão na temporada passada tinha uma base boa formada por Murilo, Serginho e Sidão. O Sada/Cruzeiro soube contornar a contusão do oposto reserva Alemão e recuperou o Maurício, deixando o ponta Sanches como opção de oposto. Um time com bom comando, boa obediência tática e psicologicamente positivo tem um caminho de campeão. Frase do Willian “vamos jogar voleibol, o jogo deles é de catimba mesmo, o nosso não é”.
    Parabéns mesmo, vocês mereceram pois nunca desistiram.

  • Adriano

    1)O Vôlei Futuro, com o time que montou, foi bem mais longe do que o esperado. Dos três elencos mais fortes antes de começar a Superliga (RJX, Sesi e Cimed), dois caíram nas quartas e um na semi. A SL masculina é bacana de assistir porque se sobressaem as melhores equipes, não necessariamente os maiores nomes. Isso só acontece porque é um campeonato equilibrado. Três campeões diferentes nos últimos três anos.

    2)Maurício jogou muito nessa final. Podia até brigar com o Lucarelli pela quarta vaga de ponteiro da seleção, mas acho que é mais provável o Bernardo levar o Bravo e guardar os dois meninos pra 2013.

    3)O mago é foda! – Boa noite, Vietnã. Sem mais.

  • Léo

    Eu disse e repito:
    “LORENA P-I-P-O-Q-U-E-I-ROOOO”.
    Ganhou o melhor time com a melhor torcida (que ensinou a torcida do VL como se torce).
    O VF só chegou longe por causa dos “barracos” que fazia dentro e fora de quadra.
    PARABÉNS CRUZEIRO, OGUERREIRO DOS GRAMADOS E DA QUADRA TAMBÉM.

  • Léo

    O LEOZÃO tem mais de 2,00m e não sabe usar?!.
    Tá certo isso produção???

  • Guga

    Sinceramente,

    Vangloriar o titulo do Cruzeiro, tudo bem… Mas nao reconhecer o esforço, dedicação e incentivo que Araçatuba vem dando ao Volei eh muita falta de profissionalismo, Cruzeiro teve seus meritos +ficou claro que sem o Camejo e Lorena iria ser do jeito que foi, so nao acho legal isso que foi feito de jogar todo um trabalho no lixo como se o VF nao fosse digno da Vitoria, Legitimo Campeão, so se for da imparcialidade.

    • Luiz

      Concordo. A manchete “o Titulo fica em boas mãos” é um pouco tendenciosa, pois pode-se enternder que se o Vôlei Futuro vencesse seria injusto. Mas, tudo bem!

      • João

        Para com isso gente! Se o título ficasse com o VF provavelmente o título da coluna seria o mesmo! Mania de perseguição…

    • Marco Túlio

      Esse síndrome de perseguição me parece muito coisa de mal perdedor!

      O VF fez uma grande competição, sem dúvida. Derrotou as estrelas do Eike Batista e foi vice campeão, se jogasse para tal, aposto que o título da matéria seria a mesma.

      O Cruzeiro foi melhor, mereceu mais esse título e só!

  • Luiz

    Eu disse aqui várias vezes que contra times mineiros, que passam e defendem bem, os atacantes precisam esquecer que são “machos”. Não adianta querer rachar o chão do outro lado, pois eles tem muito volume de jogo. É explorar bloqueio, dar um toque para o outro lado, mudar a direção do ataque. O Dentinho afundou o time ao tomar aquele toco do William, no bloqueio simples. Assim, o Felipe saíria do saque. O VF continuaria na frente. Contudo, já foi, já passou.

  • eder

    como sempre tem que tee algum palhaço aki no blog neh esse tal de LEO ta de brincadeira dizer que o lorena é pipoqueiro???me diz ai LEO quem foi o maior pontuador da superliga???a ta bom ele é pipoqueiro mesmo i vc vem dizer aki que so chegamos longe por causa de barracos aaaaaaaaaaaaaaa para de fala merda cara vc nem sabe o q vc ta dizendo i vem dizer q a torcida do cruzeiro ensinou como se torce??é so vc ver qual torcida chamou o nosso jogador do volei futuro DE VIADO BIXA issso é ensinar a torcer?? isso é um belo modo de torcer neh para de falar merda o cruzeiro mereceu sim ser campeão mas o time em quadra não por sua torcida que sempre causa problema e confusão

    • Marco Túlio

      Pode fazer o drama que quiser… Ele pode ser o maior pontuador e tal, pipocou na final e pronto!

  • Campeão

    Primeiro: Willian Arjona “El Mago” destruiu o Ricardinho.
    Segundo: Serginho líbero do cruzeiro merece ao menos uma chance na seleção, foi o melhor líbero da competição.
    Terceiro: O Ricardinho merece sim ser convocado pra seleção, mas no momento não é melhor que o William.
    Quarto: O Lorena não merece ser convocado, é fraco, não tem técnica nenhuma e é incrivelmente louco. O seu comportamento não é digno de alguém que represente o nosso país nas principais competições mundiais como as olimpíadas. O jogo sujo do vôlei futuro, cheio de brigas e provocações, principalmente do Lorena deve ser mudado.
    Quinto: Ah e aquele papo de William baixinho não pode jogar na seleção e enfrentar os cubanos, russo e sérvios, a resposta veio hoje!
    Por fim, se liga Bernadinho para as olímpiadas os melhores devem ser convocados e no momento Willian (principalmente) e Ricardinho devem ser convocados para as olímpiadas.

    • Luciano

      Boa seu comentário, apesar de gostar do Volei Futuro também acredito que esse destemperamento dos seus jogadores prejudicam o seu desempenho. Haja visto que tanto o Lorena que saiu machucado e o Camejo que quinou quase todos os passes foram os protagonistas do barraco armado. Ganhar no grito não é no Volei, ser famoso não ganha título, e não ter um técnico que comande também não. Parabéns ao Sada/Cruzeiro mesmo. Lembro de um comentário meu no inicio da Super Liga que o que faria a diferença nessa Super Liga seria a linha de recepção, coloquei o Sesi em primeiro, e o Sada/Cruzeiro em segundo: cnfirmado.

    • Luiz

      Destruiu o Ricardinho?
      Não da para avaliar quando os dois levantadores não tiveram o passe na mão. O Ricardo estava mergulhando no chão para buscar a bola, o passe do VF estava horrível. Foram vários aces.
      No primeiro set quando o passe do VF funciou quem foi que ganhou??? O Ricardo. Se o passe estivesse bom para os dois lados (do Cruzeiro estava perfeito) aí sim veríamos quem é quem.

      • Luciano

        Portanto sabemos que o VF nunca teve a melhor linha de passe, não basta ter um excelente levantador se o passe não chega nas mãos dele e os jogadores de ponta ficam no bloqueio. Queria ver se fosse o contrário, o Ricardinho no Sada/Cruzeiro com todos os jogadores de lá e o Willian no VF com todos os jogadores lá. Só pensar também que o que ajuda o levantador é o passe mais eficaz possível. Se analisar os jogos que o São Bernardo fez contra o Sada/Cruzeiro perceberemos que o Paulo Renan levantador tinha o passe nas mãos. Enfim, suposições, e que o VF encontre jogadores para a próxima temporada que tenham passe e ataque equivalentes .

      • Campeão

        concerteza veríamos quem é quem, assim como nos dois primeiros jogos do primeiro turno (vítoria do cruzeiro de 3×2 e 3×1), assim como nas semi-finais do ano passado!!!! Vencer um set não significa garantia de vitória! deveria saber disso!

        • Luiz

          em NENHUM dos jogos contra o Cruzeiro o passse do Vôlei Futuro funcionou. O Cruzeiro tem o mérito te perseguir o Camejo no passe e fazem bem isto.

  • João

    Tenho dificuldade de assistir jogos em que o Cruzeiro é um dos dois times devido a postura de certa forma arrogante do ponteiro Felipe e em certa medida do levantador William. Ao mesmo tempo, é um beleza ver o Wallace jogar, com simplicidade em todos os aspectos, e de observar o técnico Marcelo Mendez, que quase o tempo todo passa a impressão de que sabe o que está fazendo.

    Sobre o jogo, é uma pena que o Vôlei Futuro tenha jogado a final sem praticamente seus dois principais atacantes, o Lorena e o Camejo. Ouvir o Marcelo Mendez orientar seus atletas antes do início do jogo de que o Camejo não atacaria pela paralela devido o problema no braço deu a ideia clara de que o VL já começaria a final em clara desvantagem. Uma coisa é o Camejo deixar, como deixou, de sacar viagem e de cravar ataque, como vinha fazendo até as quartas de final; outra bem diferente é ele não poder fazer isto na final, onde os atletas dos dois times gastam na quadra até a última gota de esforço.

    Não fosse este problema do VL, e o fato deste time não ter banco adequado para estas duas posições, o jogo poderia ter sido um batalha épica até o quinto set, com vitória por margem mínima para um dos lados.

    Ao mesmo tempo, parabéns ao Cruzeiro pelo trabalho sério e focado, feito desde o vice do ano passado. Parabéns ao Cruzeiro pela vitória do trabalho em grupo.

    • Luiz

      João, torço para o Vôlei Futuro, mas não tem esta de “se o Camejo e o Lorena estivessem bem fisicamente”. O Cruzeiro venceu o VF durante a fase classificatória, e o VF estava inteiro. O problema é que o passe não saiu, e as bolas “teoricamente fáceis” não foram atacadas. O Dentinho ficou no bloqueio do William, quis dar porrada e tomou toco. Alí que tudo começou a dar errado. O Ricardinho confiou nele, pois ele estava na rede com o menor bloqueador da partida, e mesmo assim o Dentinho não virou. Infelizmente o Camejo não estava bem, então o Dentinho tinha que virar pelo menos as bolas fáceis. O Giba e o Giovani ficaram pegando no pé dele durante o jogo, e com toda razão. O levantador de deixa na boa e você faz M… assim não da.

      • João

        Sim, entendo que você possa pensar que o “se” pode diminuir a vitória do Cruzeiro, mas não é o caso, já que o time do Cruzeiro não tem nada a ver com os problemas físicos do seu adversário na final.

        Ao mesmo tempo, observando externamente e vendo no primeiro set o time do VL ainda estava quase inteiro, o resultado do placar foi bem apertado. Se o time do VL tivesse continuado fisicamente bem nos demais sets da forma que foi no primeiro, não é difícil pensar que o jogo teria uma outra dinâmica. Se o Cruzeiro sacou bem, teve o passe na mão e o Maurício em ótima noite, o VL não sacou bem, não teve o passe na mãe e viu a sofrível performance (devido problemas físicos) do seu oposto e do seu ponteiro de confiança.

  • Naty

    O Cruzeiro mereceu muito esse título, mas acho que o jogo realmente seria outro se o Camejo e o Lorena estivessem 100%.
    O Mauricio é um jogador que eu detesto…parece quietinho, mas fica provocando o adversário sempre….
    Sou fã do n.1 do Wallace, mas pelas estatísticas, o atacante mais eficiente não era o Camejo? Não entendo essas premiações da CBV….

  • Bruno César

    Grande partida do Sada e título mais que merecido.
    Pude acompanhar todos os jogos da equipe em Contagem, e dava pra ver como esse time não se apavora nem com placar adverso.
    Quanto ao Vôlei Futuro, fiquei com pena do Ricardinho, tendo que correr toda a quadra pra preparar a bola.
    Se fosse um levantador comum o VF não faria mais que 15 pontos nos sets, muito menos teria vencido o primeiro.
    O Lorena teve a contusão durante o jogo, após uma temporada desgastante, mas o Camejo não tinha condições de entrar em quadra.
    E esse descontrole emocional do VF não dá pra explicar.
    Aquela faixa da torcida pedindo ao time do Sada pra “cutucar” o Lorena foi patética.
    Fica parecendo que se ele não for provocado, não receber um cartão amarelo, que ele tanto queria ele não vai render nada.
    E finalmente parabéns ao Minas, que muita gente no começo da SL não acreditaria, que o time estaria no pódio.
    Aquele gesto do Marcelinho (sou fã dele mesmo) de chamar o time todo pra levantar o troféu, foi muito bonito de se ver.
    Já estou com saudade da Superliga.
    Que venha a temporada 2012/2013!!!

  • Marco Túlio

    Parabéns ao Cruzeiro, ao grande grupo que foi formado.

    E um parabéns especial ao genial e as vezes esquecido Marcelo Mendez, se mostrou o melhor técnico da Superliga em todos os aspectos.

    Vamos ver agora o tanto que o Bernardinho vai ser paneleiro, William mostrou jogo após jogo que merece a titularidade nessa seleção!!

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo