Tecnologia é testada em jogo da Superliga



O jogo entre São Bernardo e Vôlei Futuro, na quinta-feira à noite, serviu para que dirigentes da CBV acompanhassem um teste para implantação de tecnologia na Superliga, segundo apurou o blog.

O sistema testado se baseia em sensores nas linhas, que acusam se a bola tocou numa das extremidades da quadra. Ela, por exemplo, seria perfeita para tirar a dúvida do ponto final entre Sesi e Medley/Campinas, jogo disputado na
quarta-feira. A vitória do time do interior paulista foi garantida, em um apertado tie-break com placar de 18-16, com um ataque que até com replay da TV mostrado várias vezes ficou impossível ter certeza se a bola foi fora ou pegou em parte da linha.

No teste realizado em São Bernardo do Campo, os árbitros de quadra não participaram da decisão. Um representante da arbitragem, na arquibancada, era o responsável por conhecer o apontamento da tecnologia.

Um inconveniente deste sistema é não poder mostrar para o público o replay, como já visto em testes da FIVB, no Mundial de Clubes, no ano passado, e já virou moda no tênis.

O Saque apurou que a tecnologia testada custaria cerca de R$ 2 milhões para a entidade, sem contar a manutenção. O valor assustou alguns dirigentes da CBV, que analisam o custo-benefício entre a quantidade de erros que decidem uma
partida, por exemplo, e o preço para implantar o sistema.

A Confederação gostaria também que a tecnologia escolhida acusasse toques da bola nos dedos dos bloqueadores. Esse tipo de lance costuma acontecer com bastante frequência nos jogos e nem sempre os jogadores acusam o desvio.

Na minha visão, já passou da hora de campeonatos importantes, como a Superliga, adotarem a tecnologia, independentemente de ser chip na bola, sensores nas linhas, replay em câmera lenta ou a mistura de todos eles. Não compartilho com a opinião de que a tecnologia tira a graça do espetáculo. Para mim, ela ajuda a impedir injustiças que o olho humano, muitas vezes, não tem como evitar.



MaisRecentes

Atuação ruim tira Brasil da final da Copa Pan-Americana



Continue Lendo

Vôlei Renata anuncia novidades para a temporada



Continue Lendo

Jaqueline anuncia aposentadoria da Seleção



Continue Lendo