Susto, virada e vaga nas mãos



Meus caros, cada jogo é um sufoco para o Brasil no torneio olímpico de vôlei, seja entre os homens ou entre as mulheres, hein!

Neste sábado, mais um susto daqueles, agora no masculino. O time de Bernardinho flertou com a derrota ao levar 2 a 1 da Sérvia, mas teve maturidade para virar e afastar o risco de eliminação.

Sidão foi o destaque entre os titulares. Marcou 15 pontos, sendo seis deles no bloqueio. Foi quase perfeito no ataque e importantíssimo em várias passagens pelo saque. É, até agora, o jogador mais regular desta campanha olímpica.

Murilo também merece citação. Em alguns momentos, lembra aquele jogador impecável do Mundial de 2010. Será decisivo em jogos cascudos nos Jogos. Fez 12 pontos, três deles em aces.

Wallace e Rodrigão foram os destaques que saíram do banco. Entraram em quadra com a Sérvia pressionando, principalmente com os dois Kovacevics. O oposto virou bolas em momentos decisivos, além de ter feito um ponto de defesa, algo raro no esporte. Acendeu o time e deu uma opção segura para Bruninho, que alternou bons e maus momentos no jogo, principalmente nas jogadas com Dante e Vissotto. Já o central melhorou o bloqueio, algo que Lucão não conseguiu fazer.

A importante vitória deixa a classificação interessante. O Brasil divide o segundo lugar com a Rússia, com oito pontos. Antes, um registro importante: Que virada russa para cima dos EUA! Perdiam por 2 a 0 e estavam atrás no terceiro set, por 22 a 19. Tiveram cabeça no lugar e mostraram que seguem na briga pelo ouro. Olho neles! Voltando ao Brasil. Na última rodada, duelo com a Alemanha, que soma cinco pontos, mesmo número dos sérvios. Vencer dois sets já afasta a possibilidade de ser quarto colocado e provavelmente encarar a Polônia. Vencer o jogo por 3 a 0 dá a certeza do segundo lugar, pois estamos na frente dos russos nos sets average. Já que os americanos, com dez, pegarão a Tunísia e sairão em primeiro.



  • Naty

    Aos trancos e barrancos a seleção vai indo….
    Na minha opinião, Bruninho não fez um bom jogo….
    Duas coisas que irritam: bolas do Bruninho para o Dante, Dante e suas largadinhas, Visotto e suas bolas pra fora ou no bloqueio….

  • Luiz

    Por que o Bernardinho espera o Bruninho fazer tanta besteira para mudar? E por que ele tem medo de mudar levantador por levantador? Ele faz a inversão não só para ter um atacante na rede, mas sim para o Bruno não se sentir mal se for trocado pelo Ricardo. Não estou gostando desta história de (morro na praia, mas morro abraçado com o meu filho). Se derem esta bobeira contra um time forte como Russia e Polônia será letal Lembrando que pelo sorteio, a seleção pode pegar a Russia. E não vão achando que ganharão novamente com facilidade não.

    • Héllenne Vivian

      Não é só por ele ser o filho que ele demora a fazer alteração, é da história do próprio treinador. Ele além de pai, amigo, treinador e entendido na função por que não o orienta de forma correta?E Luiz vc parecia está prevendo,kkkk, só que foi fácil: o Brasil fez o mais difícil deixar a Rússia levar esse ouro.

  • Paula

    Eu gostei dos primeiros jogos do Brasil nessas Olimpíadas porque a postura do time como um todo estava muito boa. Estavam muito unidos e o comando do técnico Bernadinho perfeita. Mesmo no jogo difícil contra os EUA, Bernardo soube mexer nas peças quando necessário, e conseguimos bons resultados, embora não tenhamos vencido. Hoje fiquei chateada. Mesmo com atuações ruins de alguns jogadores, o Bernardo demorou para mexer no time, e quando o fazia, mal dava tempo para mudar alguma coisa. E hoje ressalto a atuação do Bruno. Ele jogou bem os primeiros jogos, mas hoje não estava bem. Oscilou demais, errou levantamentos, distribuição e até saque. Mas mesmo assim não foi substituído. Perdemos o primeiro set e o terceiro, que estava indo bem. O Bruno teve hoje na maior parte do tempo a bola na mão. Era passe A e ele errava os levantamentos. O Ricardo só entrou no finalzinho de alguns sets, justamente quando o saque adversário estava entrando e ele mal recebia a bola. Porque ele não pôde entrar por mais tempo? Pra que ter um levantador reserva se você não o utiliza? Fiquei feliz com a vitória, mas não gostei da postura do técnico. E também não gostei do jeito marrentinho demais do Bruno hoje. Espero que esse protencionismo de hoje não volte a se repetir. Vai Brasil!

    • Sergio

      Passe A? Onde?

      • Paula

        Passe A sim nos primeiros sets. Veja o jogo de novo. Não é questão de quem é o melhor levantador. A questão é saber se o Bernardo, caso o Bruninho não estiver bem, vai substituí-lo ou não pelo reserva. Desta vez, ganhamos no sufoco. E se o adversário fosse mais forte?

  • OSA

    A vitoria de hj foi ótima para o Brasil
    Pois os jogos contra a Servia sempre foram pedreiras, verdadeiras batalhas, eles sempre crescem contra o Brasil, por isso q o resultado foi bom

    Agora é fazer o dever de casa contra a Alemanha
    E aguardar as quartas de final

  • Adriano

    Na verdade, o Brasil já está com o terceiro lugar assegurado. No confronto direto com a Alemanha, se perder por 3 x 0, os dois times empatam em pontos e vitórias. No set average, o Brasil cairia pra 10-8, enquanto a Alemanha subiria pra 9-8.

    Mas eu não temeria confronto com os poloneses – nem ninguém do grupo A. Realmente foi uma bela vacilada do Brasil hoje. Mas ainda sigo achando que os verdadeiros adversários do Brasil pelo ouro são Rússia e EUA. E acho que os EUA hoje relaxaram. Com o 2 x 0 a favor, o time praticamente já assegurou o primeiro lugar, já que na última rodada pega a Tunísia. Pela Rússia, o Tetioukhine jogou muito bem. E eles também tiveram o Volkov, que não enfrentou o Brasil. Se Brasil e Rússia se cruzarem de novo, espero um jogo bem mais difícil.

  • Tarik

    Daniel, concordo com sua análise..
    fica a pergunta a voce.. e os amigos que aqui frequentam..

    Só eu achei o Dante fora do jogo? me parece pouco participativo, fisicamente mal..
    Nao era hora do Giba ter entrado hoje?! quais as reais condicoes do nosso capitao??

    Gostei muito do Wallace, embora acho que o Vissoto nao saia agora do time titular
    abraço a todos

  • Sarah

    O Brasil não jogou o seu melhor, isso é fato, mas A Sérvia é um grande time, e merece respeito. A Sérvia é a atual campeã Europeia (Venceu Russia, Itália…), e sempre que joga contra o Brasil cresce uma barbaridade. Eu nunca vou me esquecer aquela final de liga mundial na Sérvia (eu acho que foi em 2009), você se lembra? O Brasil ganhou e, é isso que importa!!!

  • Leonardo

    Daniel: o Brasil jogou com cara de Brasil. O time estava vibrante, guerreiro, motivado, um time que nao tem so’ 6 titulares, um time em quem vem do banco da’ conta do recado. Principalmente Walace e Rodrigao, que vieram do banco e contribuiram muito para a vitoria. A sequencia de saques de Rodrigao no tie-break, qdo o Brasil abriu uma boa vantagem, foi fundamental para a vitoria. Gostei de todos os jogadores, todos tiveram seus bons momentos durante o jogo e contribuiram de alguma. Esse e’ o verdadeiro espirito da selecao masculina: o jogo de grupo, o Brasil venceu pq jogou unido como uma equipe coesa. Parabens tabmbem aos jovens Servios, que com uma selecao renovada, proporcionaram um belo espetaculo, com muita garra para tentar vencer o Brasil, o oposto Servio, ATANASIJEVIC, e’ um jogador espetacular, ele e’ “O CARA”. Impressionante a capacidade da SERVIA de produzir opostos excelentes, pensei que o IVAN “O TERRIVEL” MILICOVIC, nao tivesse um substituto a altura, mas o garoto ATANASIJEVIC, ja’ e’ uma realidade. BRASIL X SERVIA sempre e’ um classico interessante e de muita rivalidade, e esse jogo nao foi diferente, nao faltou emocao, muitos ralis e lances espetaculares. Esse foi o melhor jogo que assisti ate’ agora nas olimpiadas. E’ um jogo para levantar a moral da selecao brasileira, vencer a SERVIA num jogo disputadissimo de mais de 2h de duracao e conquistar a segunda posicao do grupo e’ uma motivacao a mais para a sequencia das olimpiadas. Parabens ao Bernardinho que tbem soube mecher no time na hora certa e foi decisivo no resultado final.

  • L

    Acho que o MAURICIO LIMA, BIcampeao olimpico, HEPTAcampeao brasileiro, imortalizado no HALL da FAMA, comentarista de volei da RECORD, sabe muito mais de volei que o fanfarrao do Voloch. Segundo o excelente comentarista MAURICIO, a selecao brasileira fez um jogo muito bom, assim como a Servia tbem e o Brasil teve o merito de vencer esse classico do voleibol com muita raca e determincao e com ajuda dos jogadores que vieram do banco. Maurico tbem elogiou o Bernardinho por ter mechido no time nas horas certas, que contribuiram para o resultado final. Rodrigao entrou bem e proporcionou uma sequencia de saques muito bons que abriram uma bela vantagem no tie-break. Acho que o Voloch assistiu a outro jogo, pq Brasil e Servia foi, ate’ agora, o melhor jogo das olimpiadas e nao teve nada de sonolento.

  • Daniel:

    Tendo como base a sua postagem anterior, e observando as parciais da última partida, creio que a idéia do susto seja menor do que a da conveniência de resultados no regulamento.

    Você citou, naquele mundial de 2010, o jogo com a Bulgária como o vexatório, mas o Bernardo começou a jogar com o regulamento já contra Cuba, onde perdemos feio na classificatória para imperarmos com um 3×1 sobre a Itália, dona da casa, na semi e um 3×0 na final contra a mesma “perigosa” Cuba.

    Foi à partir dessa conduta racional do Bernardo, interpretando o regulamento, que o mundo classificatório do volibol começou a ganhar ares mais lógicos, com os técnicos procurando tirar os adversários mais perigosos ainda na fase de classificação. Tanto é assim, que a poderosa Polônia perdeu para essa mesma Bulgária nas primeiras rodadas. Não lembro se por 3×0 ou 3×1.

    Claro que essa idéia não se aplica ao nosso feminino, porque só faz isso quem tem o controle do grupo e confia nele, o que não ocorre entre o Zé e as suas convocadas, onde ele não confia no próprio grupo que convocou “convenientemente” e nem o grupo confia mais nele, por saber que poderia ter sido melhor convocado.

    Tomara que a coisa de 2010 se repita nesta olimpíada com o masculino.

  • OSA

    Ae Daniel

    A primeira marmelada no vf já aconteceu
    A China ganhou de 3×2 da Coreia

    E agora será que EUA vai entregar pra Turquia ?????

    É só aguardar

  • Leonardo

    O Dante está se arrastando em quadra, ele só ataca quando o levantamento vem perfeito. Isso pq já jogou de oposto em outros tempos,aff. Pra mim, o Giba tem que entrar no time e também o Wallace, já que o Vissotto tem um pífio aproveitamento de ataque.

  • Sergio

    O maior problema do Brasil, está nos seus atacantes, pois não temos mais Marcelo Negrão, Tande, Nalber, e tantos outros que era só jogar a bola pra cima que o resto era com eles. Bruno está fazendo bem no complexo. Ontem, ele cometeu erros, como toda a equipe, mas se recuperou muito bem e passa-me mais confiança do Ricardo.

  • Rodrigo

    Ainda acredito no Vissoto nos playoff!!!

    Dante realmente não dá…

MaisRecentes

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo

Vaivém: Vôlei Nestlé confirma apresentação de peruana



Continue Lendo

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo