Superliga recomeçou quente em 2012



A Superliga masculina recomeçou com tudo. No sábado, três tie-breaks e um clássico mineiro. Resuminho da rodada.

No Maracanãzinho, o Vivo/Minas conquistou uma sensacional virada para cima do RJX, parciais de 23-25, 26-28, 25-20, 25-23 e 20-18, em 2h22.

O tcheco Filip Rejlek foi o maior pontuador, com 28 acertos. Mas quero destacar os 24 pontos do jovem Lucarelli (quatro no saque). Ele talvez seja o atleta mais talentoso e com maior potencial de crescimento para a geração da Olimpíada de 2016. Pouco badalado, o central Orestes marcou cinco pontos de bloqueio, desempenho melhor do que Lucão, Henrique e Riad.

Pelo RJX, Theo anotou 21 pontos, um a mais do que Chupita. Dante, nitidamente limitado pela tendinite no joelho direito, fez 13.

Outra virada aconteceu na queda da invencibilidade do Vôlei Futuro, em casa, diante da Cimed/Sky, mesmo sem Gustavo, Giba e Badá. No tie-break, o time catarinense estava perdendo por 11 a 6 e conseguiu vencer a parcial por 15 a 13.

O saque foi o fundamento que fez a diferença, com oito pontos para a Cimed/Sky, com destaque para Bruninho e Renato Felizardo. Camejo (23 pontos), Lorena (21) e João Paulo Tavares (18) foram os maiores pontuadores do duelo.

O outro tie-break aconteceu na vitória do Sesi, sem Murilo e Rodrigão, sobre o Medley/Campinas, parciais de 21-25, 25-21, 25-16, 15-25 e 15-13. Os opostos Wallace e Bob terminaram com 20 pontos cada. Destaque para os incríveis oito pontos de bloqueio de Gustavão, do time do interior, mais do que o total do Sesi, que fez seis.

Com parciais apertadas, o Sada/Cruzeiro venceu o clássico mineiro com o BMG/Montes Claros, parciais de 32-20, 25-22 e 27-25. O oposto Wallace fez 21 pontos, botando no chão 18 das 30 bolas que recebeu do levantador William.

Nos demais jogos, a UFJF bateu o BMG/São Bernardo por 3 a 1 e entrou no G8 da competição. Já o Volta Redonda fez 3 a 0 no Londrina/Sercomtel, no duelo dos lanternas.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Vôlei Futuro – 16 pontos
2 – Sesi – 14
3 – Sada/Cruzeiro – 14
4 – Cimed/Sky – 13
5 – Vivo/Minas – 11
6 – RJX – 9
7 – BMG/São Bernardo – 9
8 – UFJF – 6
9 – Medley/Campinas – 6
10 – BMG/Montes Claros – 5
11 – Volta Redonda – 4
12 – Londrina/Sercomtel – 1



  • Rubens

    Espetacular a vitória do Minas ontem. Jogo teve altos e baixos, mas 4º e 5º sets foi um jogão! E há muito tempo não via um tie tão nervoso assim, a equipe da Vivo está de parabéns.
    Destaque pro tcheco, não só pela quantidade de pontos, mas um jogador muito inteligente, nem sempre é a principal característica de um oposto, mas ele se destaca muito nisso.

    Sobre Lucarelli só me encho de orgulho em vê-lo jogar, sempre que posso comento dele aqui nesse blog. O garoto tem talento e a cada dia cresce mais. Ainda novo, se continuar no caminho certo, tem tudo pra fazer muito bonito na seleção brasileira. Por fim, acho que vale destacar o Marcelinho, que vem tendo ótima passagem pelo Vivo/Minas, desarmando completamente vários críticos ferrenhos que ele conquistou nos últimos tempos. Até agora atuações muito boas na superliga.

    Pelo lado do RJX, Theo e Chupita foram os maiores destaques. Achei uma partida fraca do Marlon. E será que vale sacrificar o Dante? Talvez seja melhor curar totalmente antes. Espero que estejam tomando a decisão certa.

    • newton.carvalho1979

      Botar o Dante para jogar é loucura completa! Essa insanidade vai compremete-lo para o resto da tempora, o que engloba inclusive os jogos olímpicos. Sei não, acho que tem algo relacionado à pressão de patrocinador, pois a repatriação do Dante foi transação mais cara do voleibol brasileiro nos últimos tempos.

      Estava no maracanazinho e gostei muito do que vi no quinto set. Foi de tirar o fôlego…
      Marcelinho segue mostrando que é um grande levantador. Muito seguro, acionando os jogadores certos na hora certa, ajudando muito na defesa quando estava no fundo de quadra, sacando bem, só ficou a dever no bloqueio (Por razões óbvias), mas aí já seria demais.

      O minas arranjou um bom oposto para substituir o André Nascimento, esse jogador tcheco tem um estilo até parecido, só não é canhoto, mas sabe atacar com muita inteligência.

      Enfim, o RJX precisa jogar mais para que chegue ao menos próximo da performance que se espera para um time tão estrelado e badalado.

      • emanuella

        o RJX é o VF do ano passado, que fez uma campanha péssima na fase de classificação, mas depois se encontrou e jogou muito bem o fim do campeonato. ainda acho que a final é Sesi e RJX

        • Rubens

          ou pode ser o Pinheiros do ano retrasado! rsrsrsrs

          Sem brincadeira, eu também acho que o time ainda se acerta, mas não acho que seja tão certo assim. Junto de grandes investimentos como esse vem grandes responsabilidades, pressão e outras coisas. Isso pode acabar pesando. Mas nem só isso, a surperliga é muito forte, existem outros concorrentes. Ter apenas o elenco estrelado pode nao significar tudo. Além de achar que o RJX pecou na montagem do time, tem um passe instável , além de um técnico que nao é unanimidade pelo seu jeito de trabalhar. São alguns poréns, mas tem tudo pra se acertar ainda e fazer uma campanha digna do elenco que tem.

  • Felizardo

    Parabens Cimed Sky…mesmo sem Gustavo, Giba e Badá conseguiu reação incrível !Bruninho fazia grande partida…que saque pesado!

  • emanuella

    nossa muito feliz que minha cimed derrubou o todo poderoso Volei Futuro, vitória surpreendente porque o time esta desfalcado e jogava em Araçatuba. bom demais da conta. nem vou mencionar as viúvas, porque por aqui não temos muitas

    • Simone Gomes

      Realmente, devem ter poucas viúvas por aqui mesmo porque sou muito bem casada e meu marido está bem vivo.
      Quanto ao Ricardinho que todo mundo morreeeeeeeeeee de invejaaaaaaaaaaaaaa.
      Fez ótima partida e junto com o ataque e saque do Marlon conseguiu levar o jogo ao Tie Break.
      E o Marcos Pacheco por sua vez que já achava que levaria 03 pontos ganhando de 3 a 0. Teve que baixar a majestade mais uma vez e disputar 05 Sets com o todo poderoso VF!!!!!!!
      Foi um jogaço, cheio de lances bonitos, parecia uma partida de final.

      • Simone Gomes

        A, somente corregindo/ ataque e saque do Michael!!!!

      • Juis

        Ricardo não é mais o que era … Bruno é já muito melhor do que ele agora ..

      • emanuella

        e apareceu a viúva que tanto temiamos, kkkk com o eterno chororo pelo Ricardinho e como sempre desmerecendo o resultado do time alheio, pois é o todo poderoso VF tinha que ter ganho em 3 sets da péssima Cimed né não??? mas perderam e ainda assim não baixam a crista.

        engraçado que o VF era o favorito, porque tem um time melhor, era o líder, estava invicto, jogava em casa, mas perde, o resultado é uma surpresa, mas ainda assim a arrogância continua, custa a entender torcida.

        De uma olhada nas estatísticas de levantamento da superliga e veja onde o gênio se encontra, fora da lista dos 10 melhores levantadores da superliga, e essa lista é matemática, é de acertos e erros mesmo e vale lembrar que o Volei Futuro tem simplesmente a segunda melhor recepção do campeonato.

        Ps. Willian, Marcelo lideram a superliga em levantamento.

  • Elcio

    Daniel,

    Sei que as equipes mais badaladas tem maior visibilidade em toda mídia, mas vale a pena registrar. O jogo UFJF x São Bernardo também foi vibrante. Após perder o primeiro set por 21 x 25 (com dois erros grotescos da arbitragem) e iniciar o segundo set com um cartão amarelo e com o levantador (e capitão) Daniel Brasília expulso por reclamação, a UFJF aplicou um acachapante 25 x 13 (maior diferença de pontos em toda Superliga 2011/2012). Manteve o ritmo no terceiro set e devolveu o 25 x 21. No quarto e último set mostrou mais uma vez que o time tem brio, raça e garra e aplicou um 25 x 15. Mais uma vez com o apoio incondicional da torcida, o caçula “pobre” da competição mostrou que está em franca evolução e ainda vai dar mais trabalho para as grandes equipes.

    • ana maria

      Onde você viu o jogo? Torço pra um bom desempenho da UFJF também.

      • Elcio Torres

        O jogo foi em Juiz de Fora no ginásio da FAEFID. Pena que o ginásio é pequeno. Mas a pressão é enorme…

  • ana maria

    Dá-lhe Minas! Fiquei orgulhosa de ver o time jogar. Confesso que só vi o tie break no tempo real. Fui meio que acompanhando à distância pra não ficar muito ansiosa. Como o Rubens comentou em outra oportunidade é muito bom ver a equipe se superando por conta de um ótimo trabalho de todos. Vale o comentário para o feminino também. Sou MInas!

  • emanuella

    precisamos de pay per view do volei, tantos jogos bom que ninguém consegue ver. uma pena.

    quarta vou ver a Cimed jogar com o Cruzeiro, que ano passado fomos fregueses e perdemos os dois jogos.

    • Pequena

      Concordo plenamente!

      São tantos jogos e a Sportv mata de raiva às vezes. Eles transmitem tudo que jogo de futebol, até pelada de várzea, mas escolhem um ou dois jogos de volei e quase não repassam jogos que já aconteceram.

      Queria comentar também sobre o jogo do Minas e RJX. Foi muito bom, mas o Minas realmente mereceu a vitória! Nos dois primeiros sets, deixou escapar a vitória no finalzinho e foi efetivo nos demais.

      Que abordagem estranha do Marcos Miranda, quase não comenta aspectos técnicos com os jogadores nos tempos, conversa separado com um ou outro. Não aproveita a oportunidade para corrigir e direcionar os jogadores. Na última vez que dirigiu o Minas, só fez estrago. Tomara que não leve para o buraco um time tão estrelado quanto o RJX. Achei muito esquisito!

      Com tantos times bons, com certeza os técnicos também fazem a diferença. Na minha opinião, o RJX está mau neste quesito!!!

      • Pequena

        Corrigindo: o RJX está “mal”!!!

        • Rubens

          Concordo!

  • Ademir Bizoto

    Gente estou encantado com a superliga…. para mim a melhor dos últimos tempo, os times de Minas e São Paulo estão contundo !!! O Rio precisa melhorar, concordo com comentários anteriores por o Dante para jogar na condição que está é loucura.

    Parabéns ao nosso Vôlei !!!! Parabéns Brasil pela superliga !!!!

MaisRecentes

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo

Com emoção, Corinthians se garante na Superliga



Continue Lendo