Sollys/Nestlé cresce na hora certa, vence clássico e terá vantagem nos playoffs



Duas rodadas atrás, a diferença de quatro pontos entre Unilever e Sollys/Nestlé parecia impossível de ser tirada na classificação geral da Superliga feminina. Mas o improvável aconteceu.

O time de Osasco jogou muito bem no Maracanãzinho, nesta sexta-feira, venceu o maior rival por 3 a 1, garantindo o título simbólico da primeira fase e ganhando um caminho teoricamente mais tranquilo nos playoffs. Além, logicamente, de todo o ganho emocional que a vitória em um clássico dá e toda a pressão que coloca no principal adversário pelo título.

Jaqueline, que vive uma das melhores fases da carreira, terminou como a melhor em quadra. Não imaginava que ela pudesse, nesta Superliga, ofuscar ofensivamente até a americana Hooker, contratação mais badalada da temporada.

Vale lembrar que o mesmo Sollys enfrentou um período turbulento na Superliga, com contusão da levantadora Fabíola, problemas particulares de Hooker, quase saída de Ju Costa e princípio de insatisfação de algumas atletas, como Thaisa, com o desempenho do time. E muita gente no blog via o time sem condições de enfrentar a Unilever.

Nas quartas. o Sollys vai encarar o BMG/São Bernardo, oitavo classificado, rival batido por 3 a 1 no turno e 3 a 0 no returno. Não deve ter dificuldades para carimbar o passaporte para a semifinal. Passando, como se espera, vai enfrentar o vencedor de Usiminas/Minas (quarto) x Sesi (quinto), o mais equilibrado dos confrontos desta fase da competição.

Já o time carioca, que vinha de 19 vitórias seguidas, não perdia sets e mostrava um padrão de jogo acima dos principais rivais, agora soma duas derrotas seguidas. Logicamente tem um time estelar, experiente e que não deve se abater com resultados assim. Mas entrará nos playoffs pressionado, com a guarda mais baixa do que o Sollys/Nestlé e tendo o Vôlei Futuro, favorito contra o Banana Boat/Praia Clube, como provável rival na semifinal. Nas quartas, duelo com o Mackenzie/Cia. do Terno, um time com jogadoras novas e talentosas, com potencial para aprontar.

Em quem vocês apostam nas quartas de final?



  • Graca

    O Sollys teve dois momnetos distintos na SUPERLIGA: SEM FABÍOLA e COM FABÍOLA… FABÍOLA fez muita falta ao time enquanto esteve afastada por contusão e sua volta trouxe suas características marcantes, todas as atacantes se sentem mais à vontade com FABÍOLA, principalmente TAISA, que não estava entrosada com a KARINE… A UNILEVER, sem opções no banco e com PONTEIRAS-PASSADORAS limitadas, estava fazendo muito além até do que se esperava, VOLEI FUTURO e SOLYS tem ponteiras-passadoras melhores que a UNILEVER e mais opções no banco e um SEGUNDO lugar ficou até de bom tamanho. O grande problema da UNILEVER é o PASSE, por mais que VENTURINI seja genial, tem horas que não dá para fazer milagre, ainda mais contra elencos como o do VOLEI FUTURO e do SOLYS. Todos os times usam a mesma tática: MARI é o alvo preferido dos saques, mas não há no banco ninguém para substituí-la, NATALIA está longe de poder reforçar o time e AMANDA não segura a onda. Foi enorme ERRO da UNILEVER ter perdido a SUELE… SUELE cairia como uma luva para passar a bola na mão da VENTURINI e com bola na mão VENTURINI arrasa. JUCIELY, VENTURINI e FABI tem sido os maiores destaques da UNILEVER, mas a ponteiras tem que colaborar mais… Enfim, o UNILEVER com as poucas opções que tem até já fez muito na SUPERLIGA.

  • Graca

    Nas QUARTAS-DE-FINAL não vejo grandes possibilidades, o único confronto sem favoritos é SESI x USIMINAS, nos demais não há como imaginar que VOLEI FUTURO, SOLYS e UNILEVER percam para PRAIA CLUBE, SÃO BERNARDO e MACKENZIE… Na verdade, acredito numa classficação do SESI em cima do USIMINAS, uma vez que o histórico das paulistas sobre as mineiras é melhor, além do que o SESI tem um time mais equilibrado e um tecnico MIL VEZES melhor que o do MINAS, não dá nem p/ comparar TALMO com o JARBAS, não é?

    • Fernando

      Minas e Sesi se enfrentaram 2 vezes em toda historia, com uma vitória pra cada lado. Não sei onde o historico do Sesi é melhor.
      Disputa, ao meu ver, totalmente indefinida. Os 2 times são bem inconstantes, um de mais defesa, o outro mais ofensivo. Acho totalmente em aberto.

  • Welmer Sales

    Que Jogão esse de ontem. Um jogo que apesar de terem ocorrido muitos erros foi muito equilibrado e emocionante. As opostas não estavam em bom dia, mas jogaram bem no 4° set. E que set esse hein? O set mais equilibrado de toda partida sendo disputado ponto a ponto pelas duas equipes, parecia que realmente estavam jogando uma decisão, mas de certa forma era. Pra mim o que fez diferença para a equipe do Sollys/Nestlé foi o bom saque e um dia inspirado de suas ponteiras Tandara e Jaqueline. Tandara vem jogando bem e decidindo no ataque em uma posição em que eu não tinha muita certeza se ela jogaria bem. E o que falar da Jaqueline ela simplesmente jogou muito ontem com ótimas defesas, ótimos saques e principalmente ótimos ataques. E ainda tem gente que a critica, chamando de Jaquetoco e Toqueline. Ontem simplesmente ela foi a melhor em quadra e pra mim é a ponteira em melhor fase do Brasil e fez muita falta ano passado durante a disputa da copa do mundo. Espero que ela continue jogando bem pela equipe do Sollys/Nestlé e que chegue a seleção voando.

  • Leo

    O Sollys/Osasco devolveu a derrota do primeiro turno! Belo jogo, lindas as atuacoes de Jaque e Tandara! Adenizia que estava apagada no jogo cresceu no momento certo, na hora de decidir virou bolas importantes! Fabiola arrasou, distribuiu bem as jogadas! Hooker tbm jogou bem! Brait como sempre arrasou! Agora, Thaisa, se salvou pelos seus saques, mas tava dificil pra ela virar uma bola, nam… Outra coisa que me preocupa eh a quantidade de erros que osasco cometeu, meu Deus, quase um set inteiro, se nao me engano, mas que bom que saiu com a vitoria! O time calou a boca de muitos daqueles que afirmavam que a Unilever seria lider…bom pra baixar o ego de Bernardinho e Venturine! Vamos la osasco! \o/
    Agora falando das quartas, acredito que nao tera nenhuma surpresa, espero que o VFuturo nao perca pro Praia e que de Sesi contra o Minas!

  • César Castro

    Não teve Bernardinho que desse jeito, a linha de passe do Unilever tá uma zona!
    A Mari e a Sheilla continuam sem o brilho ideal (isso me preocupa bastante por conta de seleção).
    A Fabi vem melhorando, e isso é bom.

    A Jaqueline está voando e a Tandara tb. Acho que a Tandara deveria perder mais peso pra ficar mais leve e não forçar a parte física.
    A Hooker não está no ápice da forma e concordo com quem diz que ela ainda tem muito o q melhorar na parte técnica.

    O Unilever vai ter que melhorar se quiser ser campeão. E a Natália, volta?

    Abraço, galera!

    • graca

      Acho que definitivamente MARI está muito abaixo de suas parceiras de posição. PAULA, GARAY e JAQUE estão muito melhores que MARI, que sempre teve um passe irregular, mas que também não está correspondendo muito no ataque. Esse é o grande problema do UNILEVER: ponteiras-passadoras de boa qualidade.

  • Naty

    Que jogão de volei! Jaque volta para a seleção, sem dúvida…Agora, a Adenizia, adoro ver essa jogadora…apareceu na hora certa e muito, muito vibrante…demais….E Mari hein? Como preocupa esse passe dela, não tem jeito, é uma deficiência mesmo….ainda bem que brilha no ataque….Fabizinha fez uma partida excelente….pq não é fácil segurar o passe ali viu….sem ter ponteiras que se virem…..
    Só queria fazer dois comentários sobre a transmissão do Sportv:
    – Quase não mostram os lances duvidodos a favor de Osasco….
    – Repórteres horríveis….não sabem nem o que falam…

  • Marcello Souza

    Pior é o Nalbert como comentarista.

    • GRACA

      De pleno acordo!!! NALBERT, LEILA e MARCOS FREITAS são os piores comentaristas que já vi. O melhor comentarista que já tive o prazer de ouvir foi o GRANDE LEVANTADOR MAURÍCIO, bicampeão olímpico, mas que só comentou os jogos do PAN pela RECORD… Uma pena que ele parou depois do PAN… Em relacao ao VOLEI DE PRAIA, a melhor comentarista é a SUPER-CAMPEÃ AJCKIE SILVA: sabe TUDO!!!

      • Felipph

        Só faltou acrescentar a Virna, que durante a transmissão de Brasil x Cuba no Pan chegou ao ponto de incitar uma agressão devido à provocação cubana. Foi algo do tipo ” Dá na cara dela! ”…

        Quem aí lembra desse momento épico?

  • Felipph

    Quem diria que Jaqueline seria a principal opção de ataque do Osasco? Vem sendo o ponto de equilíbrio do time desde o começo da temporada e a ponteira selecionável mais constante.

    Até agora ficou bem claro que Jaque e Paula devem ser as ponteiras titulares da seleção, ambas estão em uma fase boa e regular, sustentando seus respectivos times.

    Repararam que Sheilla e Jaque estão sacando muuuuuuito melhor? Ambas estão com um saque rasante e mais seguro. Bom pra seleção, que perdeu há tempos o bom saque da Thaísa…

    • GRACA

      Concordo com vc, porém incluo a GARAY também: PAULA, GARAY e JAQUE são as melhores PONTEIRAS-PASSADORAS da atualidade… Infelizmente MARI deixou muito a desejar nas DERROTAS da UNILEVER contra o VOLEI FUTURO e o SOLYS.

  • Felipph

    Aliás, esqueci de dizer o mais importante: Bernadinho pagou com a língua quando disse que esse seria um treino de luxo.

  • Emerson

    Bom, como bom torcedor do Sollys, estou feliz pela bela vitória em cima do time da Bernarda (como eu odeio ele).
    Não teremos muitas surpresas nessas oitavas, Sollys/Osasco, rj e VF passaram com tranquilidade, Sesi leva uma pequena vantagem sobre o Minas, mas a Pani Lins precisa estar num dia bom, o que não é facil. Claudinha sobre com a Mariana na ponta e com as meio Fe Isis e Natasha.
    Acho que o Sesi leva por 2 x1.

  • Simone

    Acho que vai dar SESI, RJ, VF e OSASCO!

MaisRecentes

Semana positiva das Seleções adultas



Continue Lendo

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo