Sim, saber perder é uma virtude



Texto que sairá na edição desta segunda-feira do LANCE!.

Sim, a arbitragem errou ao marcar bola fora do bloqueio brasileiro. Sim, o Brasil abriria 3 a 1 no início do tie-break. Sim, o time ganharia moral para conseguir o decacampeonato na Liga Mundial. Sim, os russos costumam se encolher quando estão atrás no placar. Sim, o capitão russo Khtei, na maior cara de pau, sabia que a bola tinha sido boa e levantou os braços fazendo o sinal de fora. Sim, esse tipo de mentira é normal em um jogo de vôlei, ainda mais em uma final. Sim, uma falha dos juízes costuma desestabilizar emocionalmente a equipe prejudicada. Mas o resultado NÃO deve ser creditado ao erro citado acima, assim como a Argentina quis imputar aos árbitros da semifinal a derrota para o Brasil, após uma falha do juiz principal impedir o triunfo hermano que empataria o jogo em 1 a 1.

Sim, a Rússia mereceu vencer. Mikhaylov é uma baita oposto, o levantador reserva Butko entrou bem no jogo, os 2,18m de Muserskiy desequilibram e a geração atual é mais centrada na parte emocional.

E o Brasil? Sim, o time segue sendo o vencedor de sempre, mesmo perdendo, na bola, uma final equilibradíssima. Só NÃO vale achar bode expiatório.



  • Edi

    Assino embaixo…. bjs

    • André Dimitri

      Saber perder é facil, próprio de perdedor, saber ganhar é que é dificil. Este papinho de barão de Cobertan q o importante é competir vale prá coadjuvante em qquer setor de atividade. Larga mão de ser bôbo, rapá!

      • Rafael

        André,

        Saber perder é saber reconhecer a superioridade momentânea do oponente e trabalhar para voltar ao topo. Saber perder é não ficar chorando o leite derramado ou buscar culpados. Saber perder é tirar a atenção de si para ver o que os oponentes estão fazendo de novo e de melhor, e depois absorver este conhecimento para evoluir. Saber perder é SIM atitude de que quem nasceu vencedor!
        Um abraço

        • Marcus

          Isso é mentalidade de perdedor! Eu nunca ouvi nada deste tipo (mesmo vivendo ha decadas) nos EUA: “O que vale é competir”ou “temos que saber perder”. Aqui o incentivo a ganhar e ser o melhor molda todos desde de crianca: o esporte exige dedicaçao e a maxima concentracao para vencer! Vide Brasil x EUA no futebol feminino.

          • Guilherme

            Você está indo pelo caminho errado rapaz, não tente comparar filosofia dos EUA quanto ao esporte com a da seleção de vôlei do Brasil. A Rússia foi superior, e aceitar isto não é ser perdedor, é apenas não desmerecer os adversários. Não existe uma equipe que ganha todas as disputas, e não sei se você lembra o que eles já ganharam nos últimos 10 anos, mentalidade de perdedores eles com certeza não tem!

          • Joao

            Talvez seja por isso que os adversários dos norte americanos, em qualquer esporte, nunca ganham um jogo… são sempre eles que perdem! Os adversários deles nuncam possuem meritos de vencer o embate. Se eles perdem, é porque eles não estavam em um dia bom ou então por qualquer outra justificativa que menospreze o adversário.

          • Luiz

            Concordo. O brasileiro eh muito emocional, nao tem concentracao para vencer adversidades. A Russia foi melhor porque venceu! Mas o Brasil jogou diversas chances fora! Temos que dar gracas ao Bernardinho, pois esse sim tem mentalidade de vencedor! Ele nao fica falando que o importante eh competir ou que a Russia eh superior…

          • Rafael

            E vide Brasil x EUA na Liga mundial masculina 2011? E vide Brasil x EUA na Copa Panamericana Feminina? E vide Brasil x EUA no Volei feminino Pequim 2008???
            Como vc vê, a sociedade programada para vencer tb perde e em momentos decisivos…
            Dê uma olhadinha no ranking de seleções, das categorias de base às adultas, dos voleis fem e masc e me diga quem está nascendo programado pra vencer!!!
            Um abraço

  • Léo

    SIM, os árbitros desse mundial foram fracos.Mas a Rússia jogou bem.

  • Márcio

    Como crucificar alguém? Fomos vice campeões!! Concordo com vc Daniel, temos que saber ganhar e saber perder. Perdemos na bola. Erro de arbitragem existem, fazer o que? Vc Daniel como especialista, convocaria algum jogador diferentes dos que estão?

  • Álvaro Médio

    Que texto maravilhoso Daniel.
    Sim perdemos! Mas perdemos com honra, dignidade e, sim, com talento!
    Força Brasil!!!!

  • Saber perder é difícil. Admitir o grande problema da seleção é ainda mais difícil…

    • Luiz

      Saber perder eh muito facil na verdade!

  • Emanuella

    concordo como disse o Bernardo a Russia mereceu, foi melhor, achei o time tranquilo no podio, o que foi bom, ganhou quem jogou melhor, agora é bola pra frente e se recuperar, de bom ficou o desempenho do Giba, voltou a velha forma. Vissoto Dante ficaram muito abaixo do que fizeram a um ano atraz. mas força brasil

  • Emerson

    Daniel, não ponho e nem tiro nada do seu texto, simplesmente ótimo e como sempre imparcial, sem criticas aos jogadores.

  • ivo

    o Brasil foi bem; apresentamos os mesmos defeitos de participações anteriores…saque inconstante e trabalho dos levantadores muito irregular; contra times de menor expressão, o talento de nossos jogadores fez a diferença; contra a Rússia, o saque entrou de maneira decisiva. O que faltou foi uma distribuição de jogadas mais equilibrida… aí, só buscando a solução em Araçatuba.

  • renato

    Gostei do texto, concordo com isso o Brasil ainda continua com o melhor volei

  • asdf

    assino embaixo, mas acho q a derrota trouxe algumas lições.
    não podemos só achar q faz parte. claro q faz. esse time é mto vitorioso e tal…
    mas temos q testar outro levantador… em princípio pra reserva do bruninho.
    um dos wallace merece chance no lugar do vissoto. torço mto pro dante se recuperar.
    e tb acho q o éder ou akele meio-de-rede do cruzeiro mereciam uma chance no lugar do rodrigão.
    precisamos testar um ponteiro mais jovem tb… pra banco…

    • Eua

      Aquele meio de rede chama-se Douglas Cordeiro desavisado.
      quanto ao Brasil, devido a sua arrogancia mereceu perder sim.
      não foi apenas o juiz que errou, no ultimo set foi 15 X 11 pra Russia, 4 pontos de diferença foram dados pelo juiz???
      No comentario do Marcus foi perfeito quanto a dedicação dos americanos em todos os esportes, pois em alguns os brasileiros acham que ja ganharam se jogar.

      • Robson

        Meu Deus, esses caras estão muito mal acostumados com essa geração super vitoriosa. A maioria desses jogadores tem ganho nos últimos anos absolutamente tudo. São geniais, dedicados, talentosos e nos tem dado muito mais motivos de orgulho que o futebol, basquete, futsal ou qualquer outro esporte que se pratique em alto nível nesse país. Temos a liga nacional mais forte do mundo, uma verdadeira usina de jogadores top, nos damos ao luxo de não contar com o Ricardinho, Wallace, Michael e ainda assim estar em quase todas as decisões dos torneios disputados. O volei brasileiro faz o camarada acordar num domingo de manhã para assistir, só o Senna fazia isso!!!
        E “esse papinho de Barão de Coubertin” (não Cobertan, viu André Dimitri) é que molda o caráter e que define o sucesso do grande atleta.
        PARABÉNS SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEI!!! OBRIGADO POR MAIS UMA FINAL, OBRIGADO POR NOS DAREM TANTO ORGULHO, OBRIGADO POR NOS FAZEREM TORCER TANTO POR VOCÊS!!!

  • Sandy

    Grande problema no Brasil está sendo na posição de levantador…

  • Tiago

    Depois de tantas vitórias consecutivas, uma derrota naum significa mto, naum vai mudar a imagem vencedora da seleção de bernadinho, perdem agora, mas logo vão se levantar e vencer novamente

  • Luciano

    Ganhando ou perdendo a análise deve ser feita para os próximos compromissos. Os levantadores são excelentes a nível Brasil, Super Liga, porém medianos a nível mundial. Temos só um oposto que faz diferença, o outro que era titular foi desmascarado de vez (ainda bem que o Volei Futuro percebeu logo). Líbero o melhor do mundo, sofreremos com sua saída assim como o Brasil sofre com levantadoras no feminino depois de Venturine e Fofão. No meio de rde acho que o Lucão está voltando ao que era antes e pode render ainda mais e melhorar na sequência de saque, o Sidão dá umas quedas de rndimento que ainda não sei explicar, o Rodrigão cozinha o galo e acho que pode continuar mais com resalvas. Nas pontas o Murilo é alicerce, o Giba é incógnita pois até quando ele vai segurar essa bronca toda, o Dante seria minha esperança ( ahh se ele jogasse nessa liga tudo que sabe) o outro ponteiro foi apenas pra tirar a uma pulga atrás da orelha do Bernardinho, acabou pra ele e agora teremos que encontrar ou dar oportunidade pra alguém que possa fazer uma diferença no futuro próximo. O Bernardo, ah esse é lenda e se ainda quiser pode ficar muito tempo no cargo, porém encontrando outro estilo de jogo, ou refazendo jogadores com um jogo bem rápido e dinâmico que é justamente a cara do Brasil, deu certo pra nós e está dando certo pra Argentina e principalmente pra própria Rússia. As seleções atuais mundiais, são retrospecto da geração que o Brasil com o Bernardo dominou e ainda domina o cenário mundial do Volei.
    Valeu.. Brasil..

  • Jairo

    Daniel, belo texto.
    Todavia e aproveitando sua frase final… “Só NÃO vale achar bode expiatório”. Deixo três questões para você, lembrando de que não se trata de caça às bruxas, mas apenas uma opinião leiga;
    1) Se você fosse o técnico, qual seria(m) a(s) peça(s) diferentes em relação ao atual time do Brasil?
    2) Inevitável comparar, mas seria certo “testar jogadores” como no primeiro jogo que perdemos contra a Rússsia, sendo que os russos não pouparam jogador? Não teve toda uma primeira fase para esses testes?
    3) Conversando com algumas pessoas, todas tem a mesma opinião. Nessa Liga, para o Brasil, não teria faltado aquele “sangue nos olhos” que tanto caracteriza nossa seleção?

    • Daniel Bortoletto

      1) Eu já teria testado efetivamente um novo levantador.
      2) Bernardinho rodou todo o time na competição, como costuma fazer. Não vejo problema nisso, até pq. atletas podem estar em nível físico diferentes, alguns estão com menos ritmo de jogo (Dante, por exemplo) e desta vez ele não tinha o time titular definido, pois várias peças estavam em momento instável.
      3) Não acho. Meu resumo da Liga é de que o Brasil não fez uma competição linear, com atuações de encher os olhos, com jogadores voando. A Rússia foi melhor do início ao fim da competição.

      • Ismael

        Sem sombra de dúvidas…ao meu ver Willian teria caido como uma luva nesse time.

        Assino embaixo Daniel. Ainda estamos um dois patamares abaixo do que podemos jogar.

        O mais importante é a copa do mundo no final do ano e lá iremos encontrar novamente esse time russo. Esse time russo é bom, mas eles jogaram no máximo deles e nós não.

        Logo para mim o Brasil ainda é de longe o melhor time do mundo.

  • Antonio Lepiane Neto

    Pois é, mas é a cara do Bernadinho não saber perder!

  • MARCELO

    TRABALHO COM ARBITRAGEM DE VOLEI NO RS NUMA EMPRESA QUE PEGA TUDO QUE NÃO É DA FEDERAÇÃO. TÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL APITAR JOGOS DE VOLEI. ESSE PAPO DE ESPETACULARIZAÇÃO DO VOLEI TÁ BALIZANDO POR BAIXO O NÍVEL DOS ATLETAS E DOS JOGOS. OS CARAS PEGAM UMA BOLA LÁ NA POSIÇÃO 1, DÃO UM POMBO SEM ASA PRO ATACANTE DE PONTA, A BOLA GIRA MAIS QUE BOLSINHA DE P…, E SEGUE O JOGO!! DAÍ TU APITA JOGO DE COLÉGIO, MIRIMZINHO, E OS TÉCNICOS FICAM TORRANDO O SACO PQ A GENTE DEIXA O JOGO ROLAR, TENDO COMO PADRÃO QUE EM JOGOS DE NÍVEL INTERNACIONAL OS CARA NÃO MARCAM NADA. SÃO 2 ÁRBITROS + 4 BANDEIRAS E ELES CONSEGUEM DEIXAR PASSAR DESVIOS DE BLOQUEIO SEM FALAR NAQUELAS BOLAS NA LINHA QUE A CÂMERA DEDO DURO MOSTRA QUE OS FISCAIS SEMPRE ERRAM. E A GENTE APITA SEM BANDEIRA, E TEM QUE ACERTAR 100% SENÃO OS CARA PIRAM. TUDO CULPA DO JOGO DE ALTO NÍVEL CUJA FIVB É A GRANDE RESPONSÁVEL DESDE QUE RESOLVEU ACEITAR 2 TOQUES NA 1ª BOLA E LIBEROU A REDE ABAIXO DO BORDO SUPERIOR, FATOS QUE DIMINUIRAM A COBRANÇA NAS CATEGORIAS DE BASE E CADA VEZ MAIS PROPICIAM DÚVIDAS EM JOGADAS POR VEZES HORRÍVEIS, POREM VÁLIDAS.

  • Rubem da Silva Moreira Neto

    em pouco tempo os esportes brasileiros vão se aproximar da politica,porque agora reclamar de erro,é chororó,falar de arbritagem é choro de perdedor.nem se pode mais reclamar,vamos lá abaixem a cabeça e vençam na proxima.se nesse pais não se deixasse tudo quieto,estariamos bem melhor.nem estou reclamando da derrota para os russos,eles tem uma baita seleção.e sempre que ganhamos deles foi no sufoco.agora o meu direito de reclamar ninguém tira.

  • Lucas

    Bruninho segundo melhor levantador da Liga Mundial…ainda é jovem. Ele tem potencial pra ser excelente .Acho que é preciso dar tempo.

  • Alberto Rio Claro

    Oi Dan, todos aqui com saudades.
    Perfeita sua análise, Mikhaylov arrebentou, os russos ousaram e a seleção mais equilibrada hoje venceu. O Brasil esta reciclando, entre os antigos Deuses e jovens prodígios.
    Triste pela derrota, feliz pela evolução de Lucão e de todos os novatos.
    Este magos do volei brasileiro, vencedores de tudo, humildes e guerreiros, tem todo direito a uma derrota, porém, se o juiz aparecesse por aqui…rsss
    Abraço e sucesso, sempre.

  • marcelo

    Esta seleção é sim digna de todas as honras ,merece sim respeito e admiração de nosso povo nunca houve pensamento de perdedor nesta equipe , eles foram colocados a todo tipo de prova de fogo ao qual até hoje não houve equipe de volei no mundo que a suportasse , varias veses o brasil foi arrasado no primeiro sete de finais e ao virar dos sets a equipe se equilibrava de uma tal forma que o adversário antes imponente se tornava impotente , não acreditando como aqueles simples jogadores podiam se transformar em super jogadores , sem falar que do lado de fora há um técnico sempre inconformado e revoltado que não aceita de forma sabia não extrair o todo de cada jogador , estar no topo entre os 3 maiores de mundo em um esporte super disputado em que a diferença é ter tido mais competência do que a outra equipe em um dia que tudo da certo , ou que o juiz acaba se equivocando , só por isso este time é demais , e o melhor esta equipe aprendeu a perder , aprendeu a sofrer , aprendeu com suas deficiências , e é justo reconhecer que a Russia hoje é mais competente do que nosso time , mas lhe garanto que a nossa comissão técnica não vai descansar um só dia enquanto não equilibrar esta desvantagem e supera-los , pois esta equipe perdeu a olimpiada , para um EUA imbativel que nem esta Russia conseguiu parar ,Mas nossa equipe não se acomodou trabalhou e se tornou campeão Mundial .

  • Iceman

    Aos chorões, um aviso: reclamem bastante do Bernardinho, já passou da hora dele dar uma banana para as “viúvas” do Ricardinho e ir embora do Brasil e ir treinar, por exemplo, os EUA…
    O que acham????

  • luciano marcellino

    boa noite Daniel… o seu texto é perfeito, realmente saber perder é uma virtude…. mas as arbitragens do volei estao pessimas… e perder assim, dói muito.. nao quer dizer que se fizessemos 3 a 1 no tie break venceriamos o jogo, mas que dói muito pra quem se preparou para ganhar e sofre com erros de terceiros ou má fé .. digo má fé porque nao é possivel que nem o arbitro de cima e nem o de baixo viu aquela bola, pois ela foi muito dentro…. nao foi duvidosa.. fico com medo de quem esta ganhando tudo e os outros usam meios mais “ortodoxos” para vencer… grande abraço e grande materia..

  • Robson Santos

    Bem legal seu texto… Porém, encontro nestas palavras do técnico russo – após a “entrega” no 1º confronto – a conformação para a superioridade momentânea dos adversários… “Gostaria de dividir o significado deste jogo em dois. Primeiro, o resultado final. Segundo, o valor do esporte. Não quero nunca que meus jogadores pensem que umas partidas são mais importantes do que outras. Para mim, você tem de querer ganhar sempre, não importa o jogo que é. Foi uma honra vencer o Brasil”. Sim, a despeito do mafioso “erro” de arbitragem, eles estiveram melhores e mereceram o louro…

  • Kleber

    Pelo amor de Deus Bernardo chama o Ricardinho de volta está faltando ele.

    • Rodrigo T. Matos

      Concordo!!! Já passou da hora do Bernardinho, Giba e Serginho se entenderem com o Ricardinho… O cara ainda joga muito, e se encaixaria perfeitamente nesta seleção.

  • Leandro

    Uma hora iriamos perder! Ganhamos outros campeonatos tb no detalhe e o detalhe domingo fez a diferença para a Russia. Nosso time continua sendo o melhor do mundo sem duvidas.

    O time da Russia fez a melhor campanha e tem um baita time…foi muito merecido…

    Parabens ao Bernardinho e a equipe que vem nos dando alegria ano após ano e mantendo a seleção há 10 anos no topo…isso sim é dificil…

MaisRecentes

E vem mais um Zenit Kazan x Sada/Cruzeiro por aí!



Continue Lendo

Após virada incrível no 3º set, Minas avança na Copa



Continue Lendo

O tetra está vivo! Sada/Cruzeiro na semi do Mundial



Continue Lendo