Sérvia vence outro confronto direto pela vaga olímpica no tie-break



A Sérvia conquistou mais uma importante vitória na Copa do Mundo feminina. Em Sendai, as europeias superaram as donas da casa no tie-break, parciais de 24-26, 25-17, 25-14, 21-25 e 15-9. Boskovic e Mihajlovic, com 28 e 26 pontos, respectivamente, lideraram o time.

O triunfo mantém o time de Zoran Terzic, que já bateu também Rússia e Estados Unidos, na briga por uma das duas vagas olímpicas em jogo na competição. A classificação da Copa mostra agora as americanas com 22 pontos, um a mais do que russas e chinesas. As sérvias estão em quarto com 18. As quatro seleções possuem sete vitórias e uma derrota até aqui e este é o critério mais importante de todos. Tanto que as japonesas, que somam 19 pontos, estão em quinto, por possuírem seis vitórias.

Sérvias seguem vivas na Copa (FIVB Divulgação)

Sérvias seguem vivas na Copa (FIVB Divulgação)

Não concordo com essa forma de classificação implantada pela FIVB nesta temporada e já escrevi anteriormente sobre o tema. Não vejo sentido, então, em dar três pontos para quem vence por 3 a 0/3 a 1 e apenas dois para vitória por 3 a 2. Se a pontuação é menos importante do que o número de triunfos, qual o motivo de ter valores diferenciados para vencer em cinco sets?

Neste caso, acho que fazer o mais simples permite o melhor entendimento do público menos familiarizado com o esporte. O que vocês pensam sobre isso?

Agora, os times ganham dois dias de descanso, voltando a jogar apenas na sexta-feira. E logo no retorno teremos o esperado EUA x Rússia. Na última rodada, elas bateram Cuba e Peru, respectivamente, em três sets rápidos.

Os últimos jogos de cada um dos líderes:

Estados Unidos: Rússia, Japão e República Dominicana
Rússia: EUA, China e Argélia
China: República Dominicana, Rússia e Japão
Sérvia: Cuba, Quênia e Argentina



  • Gabriel

    Acho que a Servia vai classificar porque só vai pegar moleza e os outros times vão jogar entre sí.

    • jsg

      Mais antes pegar molezas, a Servia já enfrentou os 4 gigantes do campeonato. Na estreia (o que é normal) perdeu para a China. Depois derrotou um a um, Eua, Russia e Japão. O resultado no 5* set mostra o equilibrio. Torço muito pela Servia, especialmente pro seu fantástico Quarteto de atacantes, sem contar que Maja Ognjenovic é sem dúvidas a melhor levantadora do Campeonato.
      Minha seleção até aqui seria:
      Sato;Ognjenovic;Rasic;Sthevanovic;
      Koga;Mihajlovic e Goncharova com Boskovic de MVP.

  • Leonardo Bezerra

    Sou totalmente a favor do 1º critério de classificação ser o número de vitórias. É o mais justo. Não faz sentido um time que tem mais vitórias ficar atrás de um time que tem menos. A única mudança que faria era que toda a vitória, inclusive a por 3×2, desse 3 pontos para o vencedor. Já o perdedor em uma partida de 3×2, por ter conseguido levar o jogo até o tiebreak, receberia 1 ponto, assim ficando:
    Jogo 3×0 ou 3×1: 3 pontos para o vencedor e nenhum para o perdedor.
    Jogo 3×2: 3 pontos para o vencedor e 1 para o perdedor.
    Simples e fácil. Esses gestores da FIVB parecem que são todos estagiários.

    • Fernando Marcelo

      Concordo!
      A vitória é sempre mais importante do que somar pontos.

    • Paulo Cesar

      É isso que eu falo desde que inventaram essa pontuação ridícula! A única mudança seria dar 3 pontos para quem ganha de 3×2! Porque punir quem ganha no tie-break??? Premiar quem perde no tie-break, ok, mas punir quem ganha? Não né?

  • jsg

    Então a servia já está classificada. Se o número de vitórias é o que importa: A servia deve terminar o campeonato com 10 vitórias. Eua, Russia e China no máximo podem chegar a 10. A Russia tem dois confrontos dificeis. Quem perder de EUA e Russia poderá ter no máximo 9 vitórias (e a Servia terá 10). China e Russia também se enfrentam e quem perder só poderá chegar no máximo a 9 (isso se a Russia tiver ganho dos EUA, se não poderá ficar com no máximo 8 vitórias). China e EUA ainda enfrentarão o Japão, que pode surpreender. Sei que o SE não joga, mas se a Russia vencer ao menos os EUA e conquistar um ponto contra a China, temos grandes chances de termos as duas fortes seleções européias classificadas.
    Antes dos jogos, EUA e Servia serão os favoritos as duas vagas via Copa Do Mundo.
    Obs: que quarteto fantastico de atacantes que a Servia tem : Mihajlovic (na entrada), Boskovic (na saída), Rasic e Sthevanovic (pelo meio). Sem dúvidas é o melhor quarteto de atacantes dessa copa do mundo.

    • Fernando Marcelo

      Concordo! Mihajlovic e Boskovic são as melhores atacantes do campeonato sem dúvida!. Quero ver aquela premiação individual pífia no final do campeonato com a Hill e Larson de MVP.

    • Rafa GR

      Pessoal, vamos com calma!
      mesmo torcendo muito pela Sérvia, ela ainda não está classificada.
      Se China e EUA vencerem seus próximos jogos (já que já se enfrentaram), teríamos um tríplice empate e como a segundo critério de classificação é por pontos, a Sérvia poderia ficar em terceiro lugar e não conseguir a classificação.
      O que a Sérvia tem que torcer é que Rússia vença USA ou preferencialmente a China, assim o time báltico conseguiria a classificação. Ou até torcer pro Japão conseguir uma vitória contra chinesas ou americanas.
      Muita emoção nessa última etapa!

      • Fernando Marcelo

        Tá bem disputada essa copa do mundo! final emocionante

  • Valdir

    Servia só tem jogos fáceis, derrotou todo mundo, ficará com a vaga com certeza.

  • Fernando Marcelo

    A Sérvia já garantiu a vaga para as Olimpíadas! ChinaX Rússia e EUAXRussia irão se enfrentar e automaticamente algum sairá com a derrota e com isso perderá a vaga!.

  • Michel Pereira

    Achei super justo o primeiro critério de classificação ser de acordo com o número de vitórias. Assim sendo, a pontuação serve mais como primeiro critério de desempate, nada mais que isso. É claro que deviam rever essa forma da pontuação, mas, de toda forma, finalmente prevalece o fato de que quem mais venceu é digno de ficar melhor posicionado na classificação final. Faço coro aos entusiastas da Sérvia e concordo que nesta Copa do Mundo a respectiva seleção conta com o melhor quarteto ofensivo. Com esse novo critério a Sérvia está com a vaga praticamente garantida, dependendo apenas de si. Por via das dúvidas, vou torcer pra que os EUA vençam a Rússia e esta vença a China.

  • ZIGFRIDO

    Time que tem ponteiras de qualidade e uma oposta alta que vira bola, vence mesmo. Diferente do time do Brasil atualmente, que conta com Gabi e Natália nas pontas e Monique de oposta… Vai ganhar de quem? Da Argélia? Da Argentina? Do Quenia? rsrsrsrs Nem imagino esse time do Brasil com essas jogadoras enfrentando EUA, Sérvia, Rússia e China. Vai perder de lavada… Antigamente o grande rival era só EUA, agora tem mais esses três. Ou o insistente Zé Roberto muda as jogadoras ou o Brasil vai sofrer um vexame. Um time que quase perde para a Holanda que veio da segunda divisão do Gran Prix, vai ganhar de quem? Tá difícil Zé Roberto…

    • Fernando Marcelo

      Infelizmente é a nossa realidade. Vamos sofrer muito nos próximos anos.

    • Fernando Marcelo

      Já sofremos um vexame esse ano com esse time (Gabi,Natália,Monique), perdemos no grand prix para Russia e Estados Unidos, de lavada! E ambos os jogos a Gabimova só levou bloqueios e deu prejuízo.

    • Nome

      Até pq no Pan, com as grandes atacantes Garay, Jaqueline e Joycinha, o Brasil ganhou o ouro vencendo todos os jogos por 3×0…sqn

  • carlos

    Pessoal criticando Natalia e Gabi e esqueçem que com Jaqueline e Garay o Brasil não ganhou o Pan que era bem mais fraco que o Grand Prix.

  • Billy

    A Sérvia poderia ter ganho de 3 a 0(vacilou no primeiro set).Além de serem um time muito alto,estão mais experientes e melhores.Torço ainda para que a BRAKOCEVIC(1.96m)também retorne à seleção da Sérvia novamente.Assim se tornariam um time melhor ainda.Adorei quando elas ganharam dos EUA(serviu para as americanas baixarem um pouco a bola e não ficarem se achando as melhores).

    • Rafa GR

      Bracocevic está grávida e eu, particularmente prefiro essa menina de 18 anos, senta na bola!!! A braco sempre foi muito instável, mas excelente oposta

  • Celso N. Kawano Jr.

    Acho que os EUA ficam com a primeira vaga, e a segunda sai do confronto entre Rússia e China.

    • Fernando Marcelo

      totalmente errado rs tem que dar uma olhada na tabela e nos resultados e principalmente nas estatísticas

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo