Semi mineira e sobrevida gaúcha



Uma semifinal definida e outra completamente aberta.

Vou admitir aos amigos e amigas que as quartas de final da Superliga masculina estão acima das minhas expectativas até agora.

Neste domingo, o Minas carimbou o passaporte para a semi ao fazer incontestáveis 3 sets a 0 sobre o Brasil Kirin. Terá pela frente agora o favorito Sada/Cruzeiro por uma lugar na grande decisão.

Se perder as duas partidas contra o rival por 3 a 0 o Minas sairá de cabeça erguida e com sentimento do dever cumprido na temporada. Sem patrocinador após a saída da Vivo, o clube mineiro apostou em Nery Tambeiro como treinador, deixando muita gente com a pulga atrás da orelha. Na montagem do time, encontrou com cubano fortíssimo no ataque que jogava vôlei de praia (Yadrian Escobar), conseguiu recuperar Samuel, que já jogou Olimpíada e teve a carreira em risco após cirurgias no ombro, manteve garotos formados na base e viu Everaldo se firmar como levantador e líder em quadra. Apostas altas, mas que se confirmaram como acertadas.

No jogo de hoje, quatro atletas conseguiram dois dígitos de pontuação (Escobar – 15; Otavio e Canuto – 12; Samuel – 10). Equilíbrio e superioridade contra o Brasil Kirin, que sucumbiu diante dos vários problemas físicos que teve na Superliga. Equipe que brigava pelo segundo lugar, mas acabou em quinto e sem força para seguir à semi, que era seu objetivo ao montar uma boa equipe no papel.

Do outro lado da chave, tudo empatado. Depois do Ziober/Maringá vencer o Sesi, hoje foi a vez do Canoas vencer o Funvic/Taubaté por outros incontestáveis 3 a 0. O cubano Dennis deu show na virada de bola, principalmente do meio do terceiro set em diante, quando os gaúchos estavam atrás e já sem o argentino Quiroga, que era o maior pontuador do time até sentir um problema físico e não voltar mais para o jogo.

Deu gosto de ver a determinação e a vibração do Canoas em quadra. Jogou a vida na temporada e foi recompensado. E olha que em um fundamento importante, o bloqueio, o Canoas levou 10 a 0 do Taubaté, segundo as estatísticas da CBV.

Agora, Sesi e Taubaté voltam a ter vantagem do mando de quadra na partida decisiva. Mas terão de jogar bola para impedir que as zebras paranaense e gaúcha voltem a dar as caras.



  • Guilherme

    Espero já ver o Quiroga de volta terça e que tenha seu contrato renovado. Espero que o Canoas mantenha esse ritmo de jogo sem a torcida.
    Maringá também está muito forte e o Sesi abatido, grande jogo amanhã.
    Minas me surpreendeu muito. Mesmo com pouco investimento, tá jogando muito.
    Cruzeiro, apesar de ser o melhor time atualmente no país, tem seus momentos baixos.

  • Juliano

    Espero que o Minas do feminino também repita o feito do masculino.

    E ainda tinha gente dizendo que faltava ponteiro passador clássico no Brasil. Ué, eu vi o jogo inteiro um passador clássico chamado Bruno Canuto e não entendi qual o problema de visão que a comissão técnica do Brasil tem. Esse jogador já vinha se destacando na Superliga passada, ao ser o jogador em primeiro lugar em recepção. Enquanto isso a cegueira traz o Maurício e alguns novinhos da base que sequer sabem jogar sem cometer erros grotescos de recepção. Na hora do aperto, Canuto assumiu o passe e deu show. Na hora do aperto, Maurício decepcionou e foi substituído por um Murilo que sequer tinha força para atacar direito. Para time B o garoto (Canuto) está mais do que preparado para assumir a titularidade do ponteiro passador de volume.

    Escobar jogou muito. E o melhor de tudo é que ele sempre volta ao jogo depois de dar um caída.

    Gosto do Everaldo, mas acho que sofre o mesmo problema do Ricardinho jovem. Tem um gênio forte e quase sempre arruma confusão. Não é raro ele sair ao menos com um amarelinho.

    Ricardinho, desde que fez a dieta, vem jogando cada vez melhor. Uma melhora muito grande. Sinceramente, sou mais ele do que o Willian. Um levantador com a bagagem do Bernadinho pode mudar o jogo, e ele não prejudica o bloqueio como o Willian. Lembrando que na final do mundial de 2014 quem fez toda a diferença foi o levantador polonês, velho de guerra, que sequer tinha condições físicas de jogador todas as partidas. O jovenzinho, que é bom, não aguentou e fez a Polônia sofrer o passeio do primeiro set. É uma arma que pode ser usada, por mais que eu goste do Rapha, Ricardinho é Ricardinho.

  • Arthur

    SINTO ATÉ DÓ DE PENSAR SE O MINAS ESTIVESSE NO CAMINHO DO SESI OU DO TAUBATÉ!!!

    FINAL MINEIRA SERIA CERTA!

    SADA QUE SE CUIDE, ERA MELHOR TER VENCIDO O SESI NO SEGUNDO TURNO E MANDADO O MINAS PARA O OUTRO LADO DO CHAVEAMENTO, PARA QUE ENFRENTASSE O SESI NA SEMI.

    DO JEITO QUE O MINAS VEM EM FRANCA ASCENSÃO, NÃO DÁ PARA CRAVAR QUE O SADA PASSA PARA A FINAL, EMBORA MANTENHA O EMBLEMA DE FAVORITO.

  • Bernardo

    Muito bom ver o Canoas fazendo uma grande campanha e vencendo um time com orçamento infinitamente maior. Isso mostra a força do vôlei gaúcho que sempre revelou muitos jogadores e já teve equipes campeãs da superliga, e ainda tem o Bento Vôlei líder da superliga B, espero que o Canoas consiga se manter para a próxima temporada e que os patrocinadores apoiem o projeto, pois o estado é muito tradicional no esporte.

  • jose herbert arujo

    Parabens ao camponesa minas, ziober maringá e canoas. Jogos bonitos de se ver. Como é arrumadinho o time do minas. Parece a seleçao americana, ou seja, são obedientes taticamente e contam a força do cubano e agora tbm do Samuel. Olha, o cruzeiro realmente é o melhor time nacional, mas eles te de se cuidar pois podem parar no minas hein?o minas ta muito redodinho gente. O problema do cruzeiro é que as vezes da um branco e para. Como aconteceu no sulamericano. Sei nao, mas esta superliga ta me cheirando a novidades na final.

    • Luiz

      Não é branco, é arrogância. Meu time de futebol do Fluminense em 2012 tinha esta mesma postura de achar que pode entrar despreocupado no jogo que vai acabar vencendo no final. Se lembra que em 2012 o Cruzeiro quase foi eliminado pelo São Bernardo? Eles são assim.

      • Bil

        Concordo, infelizmente é isso mesmo, sou Cruzeirense, mas tenho que admitir, o time , tem horas que se acha, que vai ganhar a qualquer momento, a arrogância subiu a cabeça.

        Este ano vou torcer pelo Minas, não por que quero que o Cruzeiro perca, mas pela Volei redondo que está jogando.

        Menos Cruzeiro, menos. Aquele que se exalta será humilhado, e aquele que se humilha será exaltado.

  • Edu

    O Minas após a quinta rodada da fase inicial da Superliga começou a encontrar e definir um estilo pragmático e muito eficiente de jogo com os recursos menores , a primeira vista, que tinha a sua disposição.Já deu calor danado vencendo o Taubaté ,Sesi e o Campinas no transcorrer da Superliga.Hoje, pela presença de seus vigorosos valores é o time que joga o mais bonito voleibol do campeonato.Que dizer de um Everaldo, antes reconhecido por ser um levantador alto para os padrões brasileiros e jogar com uma bandana praticamente pregada testa que não melhorava em nada o seu questionável fator estético.O que dizer de um Escobar.Jogador localizado na base do dvd de demonstração e que teve se submeter a testes para ser contratado.O mesmo jogador que provocou um embrolho de informação incorretas com o bom Jader Rocha atribuindo na na transmissão primeiro ao Wallace, depois Leal( o cubano errado) e , enfim , a Escobar a informação correta de maior pontuador do campeonato.Gostei de ver Gustavo deixando muito em aberto a decisão da aposentadoria.No entanto ando profundamente desconfiado que aconteceu algo após a passagem do time do Taubaté pelo Sulamericano da Argentina com rupturas no elenco e comissão técnica.A equipe perdeu a vibração e a colocação de uma equipe reserva apática disputando e consequentemente perdendo o terceiro lugar.Não tenho informações mas pode estar faltando o dinheiro integral na quase duzia e meia de patrocinadores da equipe.Todas empresas sujeitas a sofrer com a situação econômica adversa.Como também pela insegurança da manutenção do volume financeiro do projeto para a próxima temporada.Já que em maio todos os compromissos estão encerrados e normalmente só a partir de setembro se começa a recrutar os novos jogadores da temporada.Independente disso acho que Taubaté dificilmente deixa de passar na terça em casa.

  • leandro

    O que VC tem contra o Maringá????

    • Daniel Bortoletto

      eu?
      o post do Maringá é outro, publicado antes. este é sobre os jogos de domingo

      • leandro

        Me desculpe não tinha visto….sorry..

  • Diogo

    Parabéns ao Minas, que mesmo sem um investimento alto, está dando show nessa superliga. E digo mais, jogando muito melhor que alguns times de alto investimento. Além disso, é muito bom ver um time de tradição, que sempre revelou grandes jogadores e que participou de todas as edições da superliga jogando nesse nível. Não entendo por qual motivo os patrocinadores, ao invés de apostar em times como minas que tem tradição, preferem criar esses times milionários que basta acontecer os primeiros fracassos fecham o time, abandonam a parceria. Casos como o de campinas no feminino e rio de janeiro no masculino, entre outros. Torço muito para que o Minas consiga passar pelo cruzeiro e fazer uma final, mesmo sabendo que serão jogos muito dificeis, mas com o voleibol que o Minas está jogando é possível. GO MINAS!!!!

  • marcos

    Daniel,

    sou torcedor do minas desde decada do tricampeonato com a parceria Fiat e gostaria que me informasse, caso saiba, qual tempo de duração dos contratos do Canuto e do Escobar com o clube. Abraços …

    • Daniel Bortoletto

      normalmente eles fecham por uma temporada apenas

  • Incrível como na hora H, o ponteiro Lipe some do jogo. Aff tanto estardalhaço por um jogador que não rende na hora do vamos ver. Sou muito mais o Quiroga, Renato do Maringa, gosto do estilo de jogo também do Léo Mineiro que uma pena saiu do Brasil.O Lipe está em “forma”, como dizem ,somente porque boa parte de sua carreira foi banco nos times onde jogou. Lorena nem se fala oito ou oitenta. O Taubaté iria mais adiante se o Sens fosse titular e teria pego um estrangeiro na saída de rede como o Flipp que jogou no Minas ou até mesmo iria atras do André Nascimento, pq colocaria o Lorena no chinelo. As vezes vejo o time do Taubaté e me pergunto onde está com a cabeça o Rafael de insistir tanto com o Lorena ou o que passa na cabeça do Lipe de achar que ponta é só atacar e mais nada. Ele está sacando bem, mas pede para colocar sua técnica em prática? Giba e Nalbert mesmo parados são bem melhores que ele.

  • Luiz

    Pra falar a verdade, eu nunca vi o técnico do Cruzeiro tão nervoso. Ele e o time estão numa dinâmica diferente. Ás vezes parece que o MÉDICO está começando a perder o controle do MONSTRO.

  • Bruno

    O que me preocupa é a SELEÇÂO, o SESI, que tem os “queridinhos” e intocáveis” do Bernardinho há tempos vem com enorme dificuldade de ganhar seus jogos, correndo risco iminente de não se classiificar. E os jogadores???? Mauricio, Murilo, Lucão, Lucarelli…..não estão nem aí, são nomes certos na SELEÇÂO, Olimpiada e etc. Algo muito semelhante com nossa política.

    Sada Cruzeiro, só tem o Wallace na seleção.
    Algo não está certo?!!!

    Acorda, muda Brasil.

  • marcian

    Torcendo muito pelo Canoas, Maringá e Minas. Agora que a SL masculina está realmente interessante. Quero ver aquele calderão em Betim do cruzeiro ir a baixo com uma derrota por 3 a 0 do Minas hahahaha

    • marcian

      Derrota PRO Minas. Minas go!!!!

  • Polaco

    Acompanhanho os jogos desse final de semana achei que o time do Minas deu um baile no Brasil Kirin jogando taticamente muito bem , o passe é sim o ponto alto do time com o Canuto pra mim como o melhor da posição hoje na superliga merecendo sim uma convocação pra seleção , Everaldo evoluiu muito o escobar é brincadeira mão pesada mesmo o treinador tem o time na mão e jogo duro contra o Cruzeiro tudo pode acontecer , o canoas muito bem tb com Gustavo jogando muito ainda espero que ele adie a aposentadoria pois ainda tem muita lenha pra queimar ainda Quiroga muito bem e Dennis chamou a responsabilidade pra ele e huje o jogo é duro para o Sesi pois o Maringá vem disposto a jogar tudo nessa partida e o Ricardinho heim ? é covardia ele jogando ainda Diogo e Rivaldo se estiverem bem é um osso duro para o time sem alma do Sesi , falta alguma coisa nesse time para ele render o que todos esperam deles a maioria jogadores de seleção vamos ver no que vai dar.

    • Luiz

      O problema do Sesi é o Riad. Muito ego. E o Marcelinho, por mais que ele e o Ricardinho tenham um passado, não pode ficar olhando para o Ricardinho com aquele olhar de raiva o tempo todo. Ele tem que vencer o Maringa, não o Ricardo. O Bruninho já cometeu este erro na Cimed duas vezes e foi eliminado pelo Ricardinho. É preciso jogar, não se vingar.

      • leandro

        Perfeito….Não é raiva, é inveja. E o Riad é mesmo um mala sem alça. Mas o que mais me decpcionou foi o Seginho….era fã dele. Estava no jogo em Maringá e um menino ao meu lado(tinha 11 anos, fiz questão de perguntar) foi até a grade durante o aquecimento e pediu um autografo….ele olhou com uma cara de raiva pro menino e perguntou se não estava vendo que ele estava se aquecendo…tudo bem que atrapalha, mas é nessas horas que se conhece um ídolo…

  • wms

    Achei preocupante o último jogo do Cruzeiro contra o Montes Claros, porque mostrou um líder que não soube repetir a concentração e o empenho do primeiro jogo. O mesmo descuido com o Minas pode custar bem mais caro que quase-dois-sets, pois a organização tática do Minas é uma arma mais difícil de anular que a empolgação kamikaze do Montes Claros. Em tempo, espero que o Montes Claros continue na Superliga, pois aquela torcida realmente vale o espetáculo.

    O Maringá surpreendeu ao jogar seus 100%. Até central o time teve! Ricardinho chega a ser irritante de tão versátil, o cara deu um banho na distribuição digna de nota. Sesi e Taubaté… é muito estrela pra pouco elenco, vamos ver se fazem o esperado de suas fortunas amanhã.

    Tio Gustavo e tio Dennis botaram muito garotão no chinelo ontem. Essa é uma das graças do Esporte.

    • JR

      Grande vitória do Canoas! Que q foi o Gustavo levantando? Lembrou aquelas bolas finais para o Giba em Atenas! hehehehe Gustavo é aquele jogador clássico, mto habilidoso. Hoje em dia chega a ser irritante ver no masculino e tb no feminino centrais ou outros que sobram para levantar cometer um dois toques ridiculo…Denis não começou bem, esteve apagado em certos momentos, mas como todo grande jogador, cresceu na hora certa e aí virou td q foi bola e de todos os jeitos, jogador decisivo, diferenciado! Defesa funcionou mto bem , mesmo não bloqueando direto, o fundamento tb contribuiu amortecendo os ataques.

      Parabéns ao Minas pela classificação e Canoas e Maringá pelas belas vitórias! Os estrelados Sesi e Taubaté vão ter q suar mto, se estavam achando q seria facil!

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo