Seleção pode resgatar “jogo perdido” nas finais do GP



O Brasil está na fase final do Grand Prix. E com uma atuação convincente (finalmente!) na vitória por 3 a 0 sobre a China, parciais de 25-20, 25-22 e 25-19.

Em Ningbo, também em território chinês, o time disputará o título contras as donas da casa, Estados Unidos, Turquia, Tailândia e Cuba, entre 27 de junho e 1 de julho. Tirando as americanas, que passearam, possuem um elenco de respeito e são candidatas ao ouro olímpico, os demais são bem “ganháveis”, mesmo com o Brasil ainda longe de convencer.

Pontos positivos da apresentação da brasileira: o saque fez muitos estragos na recepção chinesa, nesta manhã. Em alguns momentos do jogo, parecia que do outro lado da quadra estava um time amador, tamanha a dificuldade de receber os passes de Thaisa, Sheilla, Jaqueline & Cia. Isso facilitou a vida do bloqueio, que marcou 13 pontos, bom número em apenas três parciais.

Vale registro também o teste feito por Zé Roberto, revezando Fabi e Camila Brait. Cada vez mais acredito que as duas estarão na lista para a Olimpíada, caso Natália não se recupere.

Os cinco jogos da fase final serão importantes para que o time resgate de vez a confiança e para que o técnico tire as dúvidas que restam para Londres.



  • Luiz

    Este time não tem bala pra jogar cinco dias seguidos não. Vamos ver no que vai dar.

    • Falou besteira

      O Brasil eh a selecao com melhor preparo fisico, foi a equipe que jogou mais tie-breaks e venceu todos: LARGA DE FALAR BESTEIRA!

      • Felipph

        Concordo quanto ao condicionamento físico. Foi justamente nos tie-breaks que a seleção jogou melhor, sem nunca ter sido ameaçado.

  • Marcello Souza

    73 BRA-USA 27-Jun 13:00
    74 THA-TUR 27-Jun 15:30
    75 CHN-CUB 27-Jun 19:30
    76 USA-THA 28-Jun 13:00
    77 CUB-TUR 28-Jun 15:30
    78 CHN-BRA 28-Jun 19:30
    79 BRA-CUB 29-Jun 13:00
    80 TUR-USA 29-Jun 15:30
    81 CHN-THA 29-Jun 19:30
    82 BRA-THA 30-Jun 13:00
    83 CUB-USA 30-Jun 15:30
    84 CHN-TUR 30-Jun 19:30
    85 TUR-BRA 01-Jul 13:00
    86 THA-CUB 01-Jul 15:30
    87 CHN-USA 01-Jul 19:30

    • Luciano

      Esses horários não seriam de madrugada, para nós aqui no Brasil?

      • Deixa de ser NERD

        Nunca estudou fuso horário na escola? Vc queria que os jogos na China fossem no mesmo horário no Brasil?

        • Luciano

          Só não vou te responder mal cara porque senão eu seria igual a vc. E lembrando que aqui não é espaço para esse tipo de diálogo.

  • Luiz

    Me enganei. Parece que as jogadoras titulares dos EUA não estão mais na China. É o time B na fase final mesmo.
    Vou perguntar a Hooker pelo twitter. Ela sempre me responde. Vou ver se dou mais esta sorte.

    • Daniel Bortoletto

      Várias jogadoras não viajaram para a China: Hooker, Tom, Larson, Berg…
      Chance para Metcalf, Bown, Haneef…

      • Luiz

        Ah! Então já está confirmado. Obrigado.

        • Marcos

          Do time titular dos EUA só jogarão a Harmotto e a Davis.

  • Afonso RJ

    Muito “meia boca” esse time chinês. Duvido que seja essa equipe que vai disputar as olimpíadas. Estarão “escondendo o jogo”? A recepçãpo péssima, apenas uma atacante eficaz (Huy), defesa sofrível para uma equipe asiática, bloqueio alto mas lento.

    O Brasil foi um pouco melhor em volume de jogo do que em partidas anteriores. O saque também vem evoluindo positivamente. Continuamos pecando nos contra ataques e com nossas atacantes abusando das “largadinhas”. Tem havido também muita imprecisão nos levantamentos para as centrais. Seja em jogadas rápidas de meio quanto em “chinas”.

    Tirando a fragilidade dos adversários dos dois últimos jogos, me parece que houve uma melhora na equipe. Vamos ver agora, em jogos decisivos como se comporta esse time e se continua evoluindo.

    Em tempo: também achei muito interessante esse revezamento de líberos. Acho que no momento as duas se equivalem. Niveladas “por cima”.

    • Eduardo Pacheco

      Ainda acho que a Fabíola sempre faz o mesmo previsível. Quantas bolas de contra-ataque com o passe na mão com possibilidade de forçar uma bola no meio mas não, era sempre bola alta na ponta. Estamos mais pra um time europeu do que para a tradição de velocidade do nosso jogo

      • Afonso RJ

        Eu não gosto de falar especificamente dessa ou daquela jogadora, mas a Fabíola nunca me inspirou confiança. Acho ela muito imprecisa. São “jacas” demais para o meu gosto.

        • Eduardo Pacheco

          Não acho a Fabíola a pior jogadora do mundo nem a melhor também. Até pelas opções de hoje acredito que ela deveria ser a titular. Só gostaria de ver uma partida em que ela arriscasse mais jogadas rápidas. Tudo bem o passe do Brasil hoje não é bom. Mas mesmo quando ele sai perfeito normalmente é bola alta na ponta.

        • Naty

          Realmente é dificil ficar apontando essa ou aquela jogadora….principalmente a levantadora, quando sabemos que nossas atacantes não estão rendendo tudo que podem…mas eu nunca gostei muito da Fabiola, mas sempre achei que ela ainda era a menos pior….a Dani Lins ja esteve superior, mas a Fabiola é muito mais esforçada que ela….e não entra em pane em alguns jogos, apesar das jacas, como você disse…..
          Gostei mais da Fernandinha, mais precisa, mais rápida….acho que o Zé deveria deixar ela jogar mais, pra ver como ela se sai mais entrosada com as atacantes….não entendo o Zé colocando só a Fabiola pra jogar, ele já sabe o que ela pode render, tem que dar chance as outras….

      • Felippeh

        Muito de acordo. Dá pra ver no comportamento da Thaísa a vontade atacar. Ela sempre tá chamando bola (e pondo no chão). Elas jogaram uma temporada de SL juntas, deveriam ter mais entrosamento e confiança uma na outra.
        Além disso, bolas rápidas são muito mais difíceis de defender e só vai ter largadinha se o levantamento for muito ruim, de resto é ataque pra baixo. Ficar atacando na meia força ou largadinha não dá: ou vira a bola ou vai tomar ponto.

  • debygoiania

    Daniel, tb acho que zé levará 2 liberos(é a escola M. Aurélio Mota)rs
    essa formação de hj creio ser a titular(dúvida apenas entre paula/garay)
    Jaqueline tá melhorando e a Sheilla precisar melhorar urgente(hoje ela deveria ter sido substituída).

    • Annie

      Com certeza Sheilla merecia ter saído. Zé não disse que se jogar mal sai pra dar chance a outra? Se quer testar, a hora é essa, porque esse Grand Prix pouco antes das Olimpíadas não é o objetivo. Mas o Zé parece desesperado pra vencê-lo. Não entendo.

      • Deixa de ser NERD

        A pára, vc acha mesmo que a Sheila vai sair? Só se for para a entrada da Tandara, pq a lerda da Mari já era!

  • Leonardo

    depois dos jogos contra Porto Rico e China acho que o Brasil esta’ indo no caminho certo… O Brasil quebrou a invencibilidade da China dentro da casa das adversarias. A China apesar de ja’ estar classificada p/as finais mesmo antes do inicio da competicao, por ser a sede das fase final, estava invicta ate’ enfrentar o Brasil. Apesar do esforco das chinesas p/ manter a invencibilidade, o Brasil teve forca mental suficiente p/ obter o resultado que precisava. Gostei dessa evolucao psicologica do Brasil: na hora de mostrar resultado contra uma equipe forte, invicta e dona-da-casa, o Brasil correspondeu. Importante tbem salientar que usando a tatica de revezamento das 2 liberos e’ que o Brasil tem se apresentado melhor pq uma nao deixa a outra se acomodar e ha’ tbem uma troca de experiencias e divisao de responsabilidades que faz com que o resultado no fundo de quadra seja melhor. Acho que o time desse jogo decisivo contra a China e’ o mesmo que o Ze’ pensa p/ estreiar em Londres. Como o ponto critico da selecao brasileira tem sido o fundo de quadra, penso que o Ze’ nao vai abrir mao de levar 2 liberos, pois o prejuizo iria ser muito grande se uma libero se contudisse e nao tivesse uma segunda libero a disposicao, e com as 2 atuando juntas, o Brasil tem feito suas melhores partidas. Queria saber oque esta’ acontecendo com o passe da Jack, nao sei se ela esta’ meio desconcentrada ou afobada, nunca a vi falhar tanto no passe, mas tenho certeza de que se ela “se ligar”, vai voltar a ser aquela passadora que todos conhecemos. Vejo que a selecao tem muito a evoluir ainda, e isso e’ bom, pois no estagio em que esta’ ja’ causou muito sufoco no EUA que teve muito trabalho p/ vencer, e acho que se o jogo fosse p/ tie break o Brasil venceria. Um ponto importante e’ o preparo fisico, o Brasil disputou varios tie-breaks e venceu todos: bom sinal! Penso que os principais adversarios do Brasil em Londres serao Italia, EUA e Turquia. EUA ja’ conhecemos, nao vai mudar muito. Turquia vamos ter a experiencia agora nas finais do GP. Agora a ITALIA vai ser dificil, pois as grandes estrelas nao enfrentaram o BRasil esse ano: Carolina Castagrande, Eleonora Lo Bianco, Valentina Arrgheti, Antonela del Core, PAola Cardulo, Simona Gioli, vao formar um Super-time, que ao meu ver sera’ a maior pedra-no-sapato das olimpiadas.

  • Annie

    Peraí, Bortoletto, você disse que foi uma atuação convincente, mas depois disse que o Brasil ainda está longe de convencer”, e que “parecia que do outro lado da quadra estava um time amador” Contradição!? Acho que a China jogou tão mal, que não dá nem pra dizer que a seleção convenceu. Ilusão é achar que a China jogou mal demais porque o Brasil jogou bem demais.

    • Iludida

      Iludida é vc que acha que sabe alguma coisa, teu problema é de interpretação, quase uma analfabeta funcional.

  • Euri

    Eu fiquei meio triste com o time da China. Esperava mais delas. De resto, gostei do jogo da nossa seleção. Essa coisa de duas líberos pode até dar certo. Espero que a Fabiana continue evoluindo, mas ainda acho que a Ade está em melhor fase. A Jaque jogou de forma mais regular no passe e brilhou no ataque. A Thaisa continua como nossa melhor jogadora. A Garay e a Paula são duas boas opções. E a Fabíola também me agradou, não complicou o levantamento e manteve os nervos no lugar. Eu não acho que ela precisa ser “genial”. O Ricardinho é Gênio e não tá fazendo nada. O importante é que aprenda a manter a cabeça fria nas horas de dificuldades. Além disso, tem a Fernandinha que na hora de sufoco pode ajudar a mudar o jogo. A Fabíola também sempre me surpreende positivamente com a eficiência dela na defesa e recuperaçao das bolas. E ela saca muito melhor do que vem demonstrando dno GranPrix e precisa melhorar nisso.
    Como já disse, a seleção feminina tem uma boa opção de reservas e isso pode fazer a diferença.
    O que mais preocupa é a falta de potência do ataque da seleção, principalmente da Sheila, que acho deveria passar uma temporada no banco para voltar a demonstrar um pouco mais de vontade.

  • Matheus

    Estavam todo mundo falando da China que estava muito bem,que estava invicta que o Brasil iria ganhar no sufoco,que não iriamos conseguir ganhar de 3 a 0,mas não achei nada disso,espero que isso motive elas para entrarem com tudo nessa reta final.Daniel vão somente as jogadoras que estão na China ou as que estão em Saquarema vão também ?

    • Daniel Bortoletto

      para a fase final serão as que já estão na China

  • Luciano

    Programação*:

    27/06
    02:00h Brasil x EUA
    04:30h Tailândia x Turquia
    08:30h China x Cuba

    28/06
    02:00h EUA x Tailândia
    04:30h Cuba x Turquia
    08:30h China x Brasil

    29/06
    02:00h Brasil x Cuba
    04:30h Turquia x EUA
    08:30h China x Tailândia

    30/06
    02:00h Brasil x Tailândia
    04:30h Cuba x EUA
    08:00h China x Turquia

    01/07
    02:30h Turquia x Brasil
    04:30h Tailândia x Cuba
    08:30h China x EUA

    *Horários de Brasília

  • Eduardo Araujo

    Eu estava dando uma olhada nas seleções e acho interessante como tem estrategias diferentes.
    Por exemplo os EUA acharam melhor jogar as 2 primeiras rodadas com o time titular e a 3 rodada e a fase final vão jogar com as reservas, as titulares ficaram nos EUA.
    A Itália participou do torneio com um misto e vai para um torneio na Russo de 4 jogos com as titulares.
    A Rússia nem participou, mas vai utilizar a titulares nesse mesmo torneio no seu pais.
    O Zé preferiu utilizar reservas na primeira rodada e vem revezando com uma grande parte de jogadoras e pelo que eu entendi essa fase final, ele vai utilizar as jogadoras que vão para as olimpíadas.
    E tem outros times fazendo estrategias diferentes também.
    A vdd é que ninguém esta pensando nesses torneios o pessoal quer mesmo, que a olimpíada chegue logo, ai que veremos quem tem garrava fazia para vender!!!

  • Leonardo

    Daniel, revendo o VT do jogo e analisando com amigos do mundo do volei, vimos que a CHINA entrou muito ansiosa contra o Brasil, pois havia a possibilidade de eliminar um adversario direto ao titulo. O objetivo da CHINA era eliminar logo o Brasil da fase final, ganhando esse ultimo jogo da fase de classificacao, pois se a ALEMANHA entrasse no lugar do Brasil o caminho para o titulo ficaria teoricamente mais facil para a China. A ansiedade para “matar-dois-coelhos-com-uma-cajadada-so’”: vencer as brasileiras e tira-las das finais, fez com as chinesas errassem mais passes que o normal. O bom disso tudo foi ver que a selecao brasileira evoluiu no psicologico, pois perante uma selecao chinesa invicta, jogando dentro de casa e se esforcando muito p/ tentar eliminar o Brasil, as brasileiras conseguiram por a cabeca no lugar, superar seus proprios erros e espantar o fantasma da eliminacao. Creio que essa “VITORIA PSICOLOGICA” deu muita moral ao time p/ entrar na fase final. Outro fator importante, que nao se pode deixar de destacar e’ o preparo fisico aliado ao psicologico na disputa dos TIE BREAKS, o Brasil teve 100% de aproveitamento nos tie breaks, isso tbem da’ muita moral nos jogos mais longos e disputados.

  • Matheus

    Os jogos da fase final serão televisionado?Procurei na programação do esportv e do esporte interativo e nao achei nada.

    • Daniel Bortoletto

      os dois canais irão transmitir, sim

  • A globo vai transmitir?

    • Fernando Adilio

      Só os jogos do Brasil que forem as 2 da madrugada

  • Welmer

    Daniel, que canal irá transmitir a Yeltsin Cup????

  • mauricio

    nao vai ter bolao, mesmo sem prêmio?

  • mauricio

    Olha, se todos os times estão escondendo o jogo para Londres 2012, não duvido que o ZRG também esteja. Será a Natália a coringa dessa equipe? O Brasil não vai treinar contra alguma seleção, como a Alemanha, nas semanas que antecedem os jogos?

MaisRecentes

Com emoção, Corinthians se garante na Superliga



Continue Lendo

Com méritos, Brasil cumpre obrigação



Continue Lendo

Zebrinha no Sul-Americano



Continue Lendo