Saque faz diferença em recuperação brasileira



Aces de Vissotto, Lucarelli, Isac, Riad… Foram 15 no total do fundamento, decisivo para que o Brasil derrotasse a Sérvia por 3 a 2 (25-23, 20-25, 25-21, 22-25 e 15-13), recuperando-se da derrota de sexta-feira, a primeira e única até aqui na Liga Mundial.

O saque foi o que de melhor a Seleção apresentou no jogo. Foi com ele que Riad deu show no fim do primeiro set para o time largar em vantagem. Foi com ele que Lucarelli e Leandro Vissotto, os dois maiores pontuadores do Brasil (24 e 13 pontos, respectivamente), ajudaram a fechar o jogo.

Já o bloqueio ficou devendo mais uma vez. A dupla Bernardinho/Rubinho mudou o time, iniciando com Riad e Isac, deixando Lucão e e Eder no banco de reservas. Foram cinco pontos marcados (contra um na sexta), mas ainda pouco para uma disputa longa em cinco sets. Os sérvios, que também não deram espetáculo no fundamento, fizeram quase o dobro: 9.

Em relação ao jogo de sexta, as demais novidades não citadas acima  foram o levantador William e Lipe. O time sentiu certa instabilidade no passe e na virada de bola em parte do jogo.  Ainda assim, se tivesse errado menos (foram 37 pontos dados de graça), poderia ter conquistado uma vitória mais tranquila. Perdi a conta das jogadas que a defesa fez sua parte, mas toques na rede impediram que o lance tivesse sequência.

Pelo lado sérvio, gostei do levantador Jovovic, que demonstrou coragem na distribuição nestes dois jogos. Nas mãos de um craque (Nikola Grbic), ele pode evoluir ainda mais.

Não foi uma atuação de encher os olhos, mas a forma com que o resultado foi construído pode servir de inspiração para os jogos com Itália e Austrália na sequência da primeira fase, deixando o time brasileiro mais estável para as finais no Rio de Janeiro.

GALERIA DE FOTOS DO DUELO: http://www.lancenet.com.br/minuto/FOTOS-Confira-Selecao-Brasileira-competicao_5_1375712421.html



  • Mario

    O jogo foi ainda mais ruim do primeiro. Se nao fosse que o saque fez a diferenca.

  • albertho

    Eu acho que é melhor começarmos a no preparar pra ficarmos contentes só com o simples fato de estarmos no primeiro pelotão, o que com essa equipe é lucro.

  • humberto

    Todo mundo pediu william e não mudou nada,ele continua mediano na seleção e errando bolas com o meio e ponta.
    O unico levantador da seleção que não tem bajulação da imprensa é o Rapha e na minha opinião é o q ta jogando melhor entre os 3.

  • JR

    Não vi o jogo, mas fico feliz com a recuperação da Seleção. Pelo q consta Lucarelli foi bem de novo e isso mostra q ele vem amadurecendo e mantendo uma regularidade.

    Daniel, vc fará um post sobre os dois amistosos em Campinas da Seleção feminina? Boa atuação das pontas Mari e Suelle e da Macris hj, tomara que dê certo essas apostas! Agora para a posição de oposta vamos ter dor de cabeça. Faltou tb testar a Mara nesses jogos, acho q ela entrou no primeiro em Saquarema.

    • Daniel Bortoletto

      É o tema da minha coluna. Amanhã no ar

  • Thais

    O Leandro vissoto e uma tragédia. E quanto toque na rede, nao pode.

    • Edu

      Foram oito.O que da exatamente a mesma pontuação para o adversário.

  • Thais

    O toque na rede deve está feliz, foi o maior pontua do jogo.

  • Ciro Andy

    Infelizmente a naturalização do Leal, ñ foi possível. Pq o Lucarelli é o ponteiro mais completo q o Brasil tem atualmente.

    Murilo: passa e bloqueia bem. Porém, ñ tem saque e ñ ataca…
    Lipe: Saca e ataca bem, mas, ñ tem passe
    Maurício Borges: ñ passa, ñ ataca, ñ saca e nem bloqueia.

    O único problema q o Brasil vem tendo são os ponteiros.

    • Bruno

      Esse é o problema, Murilo só passa, função de líbero, bloqueio???qual?Dois jogos 10 sets e o brasil fez 3 pontos de bloqueio, então não da pra engolir isso. É um absurdo contarem com o Murilo pra as Olimpíadas, é uma aberração, o cara não jogo há mais de 3 anos e temos que aceitá-lo “goela” abaixo…ISSO é sacanagem.

    • João Paulo
      • Ciro Andy

        Se conseguir a naturalização o Brasil ganha muito.

  • luiz

    não sei como vitoco consegue ser titular da seleção jogando deste jeito prefiro o wallace e o Evandro de reserva. Quanto ao levantador como pode o raphá estar fora dos jogos se dos três é o que está em melhor fase. Em relação aos meios pra mim lucao tem que ser Banco e olhe lá pois o isca e o Riad estão sobrando principalmente no saque. Quanto os pontas o lucarelli dispensa comentário no ataque pois no passe ainda dá muito prejuízo em relação ao segundo prefiro o lipé pois ele ataca e passa hoje passou melhor que o Lucarelli tanto que nem foi substituído pelo Lucas loh porque o Murilo deveria seguir os passos da sassa e se candidatar a líbero substituindo o Serginho já que no ataque não rende mais nada é como se o Brasil tivesse com dois liberos e um atacante a menos pois jogar cinco sets e fazer 4 pontos é brincadeira. É pra fechar entre os liberos o Serginho brilha quando joga com a amarelinha impressionante como mesmo com idade avançada ainda joga em Alto nível e o seu reserva poderia ser o Tiago pois jogou muita bola hoje Felipe também não é ruim já que Mário Júnior é melhor nem voltar.
    fica a dica!!!!!!!!!

    • humberto

      Concordo Luiz,Todo mundo pediu william e não mudou nada,ele continua mediano na seleção e errando bolas com o meio e ponta.
      O unico levantador da seleção que não tem bajulação da imprensa é o Rapha e na minha opinião é o q ta jogando melhor entre os 3.Sorte que ele volta contra a Italia e Australia.
      Daniel,outra noticia,o Sidão pediu dispensa da seleção,pode apurar essa informação.

    • Stefan

      Está havendo rodízio dos levantadores e dessa vez entrou o Bruno. Na próxima é provável que descanse o William.

  • Rômulo

    A quantidade de erros e o tédio nítido na cara de alguns jogadores tornou o jogo um porre. O quarto set particularmente foi sofrível de assistir. Difícil de entender a dificuldade de botar bolas de cheque no chão (não foram poucas), de passar pelo bloqueio (no caso do Vissotto) e a quantidade de toques na rede em contra-ataques. Se não fosse pelo saque, teria sido um 3-0 merecido pra Sérvia.

    Lucarelli foi o único que gostei de ver jogando hoje, além do Wallace numa passagem fortíssima em um dos sets numa inversão 5-1. Lipe e até o Escadinha pareceram apáticos durante todo o jogo. Do bloqueio então, mais uma vez, nem se fala…

  • Eduardo

    Como que o Vissoto de 2,08 metros só ataca pra baixo??? E quantas vezes ele tocou na rede???
    E o Lipe, deveria ir jogar na seleção feminina!!! Coleção de largadas… Os sérvios recebiam cada abacaxi e nem pensavam, apenas atacavam!!! Aprende Lipe!!! Até a Suelle/Seleção Feminina faz igual os sérvios!!!
    Precisamos deixar o Wallace jogar e arrumar um companheiro pro Lucarelli, alguém com potencial!

    • Billy

      Eduardo o Vissoto tem 2.12m e ás vezes ele é irregular mesmo.Mas na decisão do Mundial 2010,ele arrebentou em quadra(foi o melhor jogador da decisão na minha opinião).Torçamos prá que ele seja mais regular,pois é um grande jogador.

  • Juliano

    Cadê os hipócritas, q falam q Willian é solução p o Brasil. Jogo pior q o primeiro. Ganhamos pq tivemos um aproveitamento de saque invejável. Nenhuma seleção sacou tão bem como o Brasil na partida de domingo. Se ñ fosse o saque, iria ser um sonoro 3 a 0 p a Sérvia.

    Bloqueio mt ruim. Riad deu uma melhorada, mas até ele jogou abaixo no fundamento.

    Isac ñ é melhor q o Lucas no ataque, mas o q ele vem fazendo no saque é brincadeira. Vem jogando demais no fundamento.

    Só eu achei espetacular a bola super veloz de saída do Bruno com Wallace? O q era aquilo!!! Nem Willian chegou naquele nível. Um entrosamento perfeito. Nunca o Bruno jogou tão bem com Wallace como nesta Liga Mundial. Depois dizem q o problema com Vettori no Modena era culpa do Bruno. A evolução talvez seja pq Vettori, apesar da fase irregular, seja o único oposto com qm o Bruno jogou q se pareça mais com o Wallace na forma de atacar.

    Tivemos o problema básico dos opostos atacando na entrada e ponteiros na saída. Ñ é erro de combinação, tá na cara q os jogadores estão treinando, p qdo a a pipe estiver marcando. Os ponteiros, principalmente Lucarelli, estão bem na saída, mas nenhum oposto ainda conseguiu uma regularidade na entrada de rede.

    Lipe precisa ser mais decisivo no ataque, mas ñ comprometeu em nada, se considerar q jogou bem melhor q o Murilo de sexta. Talvez se ficar mais tempo na titularidade deslanche mais. Ñ ficou tão catastrófico como pensei q ficaria ao lado do Lucarelli na recepção.

    Brendle veio p ficar. Com td respeito ao Sérginho, ele ñ vinha jogando nada na dfesa a partida inteira. Brendle subiu cada rojão… Espetacular. No quarto set ficou nervoso no começo e errou recepção, mas depois se acalmou e segurou bem. Apesar da derrota do quarto set, gostei da firmeza da comissão técnica em manter o Tiago no lugar do Serginho no quinto ser. Era um bom teste. E Tiago passou com louvor, destacando no momento mais nervoso do set.

    Sobre Lucarelli é chover no molhado. Caminha p ser o melhor do mundo daqui uns anos. É só melhorar um pouco na parte de volume de jogo p ser o melhor do mundo. Como Bernardo exige demais dos seus jogadores, com certeza ele só melhorá daqui p frente.

    Uma coisa q estou gostando. O Lucas Loh vem entrando p segurar o passe. Isso mostra q ele vem fazendo muito bem nos treinamentos, senão a comissão técnica ñ seria louca de tirar o Lucarelli em alguns momentos decisivos da partida. Apesar de ele entrar p fazer flutuante, ele tem um razoável viagem. Ele está travado um pouco, precisa jogar mais. Espero q jogue contra uma irregular Itália (irregular pq o técnico é péssimo e arruma panela e pecuinha, principalmente no apreço exagerado ao Travica, q vivem em má fase e arruma confusão nos bastidores, de modo q por isso algumas peças mais importantes acabam ñ sendo convocadas à azzura; às vezes acho q Beruto deve ter algo a mais com Travica além de mera amizade, pq ñ é possível…).

    Sobre favoritos. Ñ acho q Polônia vá aguentar. Ñ acharam substituto p o ponteiro q aposentou. Kubiak é irregular e fanfarrão, um Lorena na ponta. Se Mika ñ estiver bem, ñ tem time, já q Kurek é o rei da irregularidade e está em adaptação de posição.

    Os americanos parecem favoritos ao título. Mas tem algumas restrições. Smith ñ é esta coca td. É um Douglas Cordeiro americano. Bom saque e ataque, mas péssimo bloqueio, o q pd ser explorado por times com bons centrais atacantes, como Brasil, Sérvia e Rússia. O Troy é OK, mas ñ chega nem perto do q Matt Anderson fazia na improvisação. São os dois pontos mais vulneráveis. Mas aí mora o perigo. O David Lee está sendo poupado. Ele vem sofrendo diversas lesões. Na Rússica ficou mais na enfermaria do que em quadra. Está voltando aos poucos (entra p sacar) e deve ser titular na fase mais importante ou na Copa do Mundo, se ñ se recuperar a tempo. Sander está com lesão. Se voltar à fase final, o Troy, q é bom mas nd excepcional, volta p o banco p o Anderson jogar na saída, e aí vem pedreira nas pontas (Sander e Russel). Se Sander começar a quinar, o Priddy (acho q é assim) entra como um Murilo, pois ainda está retornando de uma lesão grave.

    Só q, apesar d td, se o Brasil melhorar no bloqueio e manter a qualidade do saque, tem td p bater os americanos. Eles tem boas peças, mas ñ enfrentaram time com o saque do Brasil. Definitivamente o Brasil está próximo de ser o time com melhor saque do torneio. E isso só acontece pq os amarelões do fundamento estão de fora em grande parte: Lucas e Sidão. Esses centrais prejudicam mt com os erros absurdos de saque. Só foi o Brasil usar outros centrais com melhor saque, q o fundamento cresceu de forma espantosa. Sem contar q o Bruno vem fazendo um excelente viagem. Mas, repetindo, temos q ter bloqueio tbm, p ñ virarmos uma Rússia q só ganha qdo saque entra.

    A decepção é a Rússia. Perdeu dois jogos em casa p o Irã. Nem o péssimo Brasil do ano passado conseguiu ser tão ruim. A Rússia sequer pontuou. E tds sabemos q no Irã com os senhores das vuvuzelas e apitos o jogo fica tenso. A volta do gigante russo ñ parece ser suficiente. Ñ sei nem se conseguem se classificar. Dependendo do desempenho, talvez o Brasil tenha até a oportunidade de rebaixar a Rússia nos jogos contra a Austrália.

    • Edu

      A situação técnica do voleibol da Russia também despertou o alerta por lá.Decidiram reduzir a próxima temporada e a autorização mais rigorosa das transferências de jogadores russos para outras ligas internacionais.Além de diversos jogadores(tanto no feminino e no masculino) estarem se aposentando precocemente com menos de 34 anos pelo irreversível desgaste físico.Nem bloqueando bem( o que sabiam fazer de melhor e direito) andam fazendo mais.Na temporada de 2013-14 dois times russos , no feminino(Kazan ) e o masculino (Belgorod ) venceram a CL.Nesta temporada o Kazan(masculino venceu) mas no feminino nenhuma equipe russa chegou ao final four.E a crise econômica bateu forte também por lá.A menor compensação veio pela CEV Cup vencida tanto no masculino ,pelo Dinâmo Moscou, e no feminino ,elo Krasnodar

      • Juliano

        É Edu, e ainda tem um agravante. O Zenit Kazan ganhou a Champions, mas os mais importantes jogadores eram todos estrangeiros. O levantador era o Marouf, os ponteiros eram Anderson e Leon e até o líbero não era russo. Difícil mesmo. Acho que a crise deles é a mesma que a nossa, a ponta. A diferença é que a gente tem pelo menos Lucarelli, e eles nem isso tem. É um troca-troca que não termina nunca.

        • Edu

          Tiveram sim um papel de destaque .Porem, Anderson jogou praticamente na meia força apos retornar da dispensa pela crise de depressão.Marouf perdeu a posição na fase de play offs.Leon jogou sim muito levando a consideração do Anderson de que ele era o melhor jogador do mundo atualmente.Mas o vôlei e um esporte coletivo e os jogadores russos tiveram um relevante papel também no título do Kazan.De longe,acho que eles estão com sérios problemas estruturais na área de recuperação médica e fisioterapica pela quantidade de atletas que estão se aposentando de forma precoce ou vencidos pela pressão psicológica dos técnicos e dirigentes.

  • O bruno jogou razóavel mais o saque realmente salvou o brasil na partida de ontem pois os brasileiros em nível tecníco foram muito ruim no esquema de jogo..Agora só acho que fazer previsões antes é uma besteira né falar que que os centrais brasileiros e bem melhor que americanos chega a cegar patriotismo né os centrais americanos na final engoliram os brasilerios na decisão tendo que tirar o Lucão pois estava levando toco e mais toco do LEE e do Holt mais o saque sim pode ser a arma do Brasil contra seleção americana apesar de o saque dos iancas ser muito eficiente também e o nível de defesa também ser otímo e por isso que o jogo deles encaixa com os do brasileiros pois tem ataque e defesa muito eficientes e isso irrita os brasileiros que não gostam de jogar com placar igual o tempo todo na hora de fechar e se irrita na hora de fechar o jogo.

  • Billy

    O Brasil jogou pro gasto e ganhou na marra.Espero que melhorem até a fase final,senão…Não sei o que aquele baixotinho do William(mago de araque)ainda faz na seleção.Levantador baixo e comum(dá um prejuízo danado no bloqueio)E ele ainda continua com aquela BARBICHA ENORME E HORROROSA(parece um bicho do mato).Que DESLEIXO com o visual…

  • Stefan

    Vamos lá gente, deem soluções:
    quem entra pra sair Murilo, Lucão, Sidão, William, Vissoto, Lipe, Maurício Borges (que nem tá na Liga, só na equipe do Pan)?
    Vão dizer só Leal? Sabemos que jogador tá em falta, e contar com ele ainda é contar com o ovo que ainda está dentro da galinha! Rsrs
    E mais quem?
    Renan (só tem altura)? JP Tavares (já tem 37 nas costas)? Thiago Alves (sumido)? JP Souza (irregular)? Felipe do Cruzeiro (tb acho que tem idade avançada)..
    Acabamos caindo nas mesmas opções. Talvez o que deveria acontecer é a mudança de status entre titulares e reservas.
    Mas há isso pode ser um conceito bem relativo uma vez que está havendo muito rodízio nessa fase preliminar.
    Certamente o Bernardinho vai ter um veredito é um time com as melhores opções dentre os convocados em breve.
    Daí pra frente é trabalhar.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo