Sada/Cruzeiro “não larga o osso” e está em outra final



2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014 e agora 2014/2015.

Cinco temporadas seguidas com o Sada/Cruzeiro na decisão da Superliga masculina. Uma marca pra lá de extraordinária, levando em consideração que a base do grupo é quase a mesma, algo pouco usual no vôlei e no esporte em geral.

É chover no molhado, mas vou elogiar Marcelo Mendez. O argentino, que não gosta dos holofotes e sempre prefere enaltecer a força do seu grupo, é o grande arquiteto deste projeto vencedor em quadra. Consegue liderar um grupo vencedor por todo este tempo sem alterar o tom do voz, algo cada vez mais raro. E admito que sou fã de quem tem esse dom, além de ser um entendedor profundo das questões táticas.

William, Wallace, Filipe, Serginho e Douglas Cordeiro formam a ala dos mais antigos do grupo, presentes desde o início deste processo vencedor. Eder, Isac e Leal têm um pouco menos de tempo de casa, mas já se conhecem há três temporadas. A tal da “química” é um dos segredos do sucesso deste Cruzeiro, que não cansa de estar em quase todas as finais.

E me chamou a atenção, na entrevista pós-jogo ao SporTV, William citando Acácio, Daniel e Maurício, jogadores que participaram de conquistas recentes, e não estão mais no grupo. É realmente um ambiente diferenciado.

Por fim, vale uma menção honrosa ao Minas. Não pelo jogo de ontem, que foi quase um massacre. Mas por ter conseguido se colocar na semifinal sem tanto investimento.



  • Juiz ruim

    Coloque o Lucão no lugar do Eder e o Lucarelli no lugar do Leal e você tem no Cruzeiro a melhor seleção brasileira, comandada pelo Marcelo.
    O Bernardinho pode criar qualquer outro time que não vai conseguir superá-lo.

    • Bernardo

      Mesmo sem um braço o Murilo é melhor que o Filipe.

      • Arthur

        Nossa, você deve estar falando de outro Murilo, porque o Murilo do Sesi marcou somente um, UMMM pontinho dentre os 97 marcados pelo Sesi no segundo jogo da semifinal contra o Taubaté.

        Procure se atualizar!!

        Não precisa tirar o Éder e nem o Leal. Sada do jeito que tá, dá conta do recado!

      • perikito

        Com todo o respeito ao Murilo, mas hoje ele está abaixo do Filipe por conta da limitação no ataque.

        Eu não colocaria o Lucarelli no lugar do Leal. Ambos se equivalem.

    • Fernando Cerqueira

      Não entendo a insistência desse povo em Felipe ou Lorena. Jogadores de times, com idade avançada. Não tem nem lógica associá-los a seleção.

  • Alan

    Bom dia, Daniel!

    Sada Cruzeiro é um timaço e quando joga o que pode, fica difícil demais vencê-los!
    Minas, realmente, está de parabéns. Com pouco investimento, fez uma Superliga incrível. Destaco ainda jovens jogadores que mostraram um potencial muito grande, tais como Otávio, João Rafael e, sobretudo, o Canuto. Numa “era” em que ponteiros passadores estão se tornando seres em extinção, a atuação brilhante de Canuto no fundo de quadra e sua consistência na rede chamam a atenção (espero que tenha chamado tb a atenção do Bernardinho).
    Com relação à final, gostaria de saber se você tem alguma informação se o jogo acontecerá mesmo no dia 12 de abril no Mineirinho? E quando começarão as vendas dos ingressos?

    Agradeço, desde já, sua atenção!

    • Daniel Bortoletto

      data é essa.
      mas venda a CBV não informou nada ainda

  • Zury Luz

    Mais uma vez vou repetir o que tenho dito aqui a meses. A disputa da Superliga 14-15 é pra sabermos o 2º colocado, porque o campeão será o Sada Cruzeiro, que como na temporada passada (Cruzeiro 3 x 0 Sesi), conquistará mais um título da SL, com o Mineirinho com mais de 15 mil torcedores celeste empurrando e celebrando mais uma conquista. O Marcelo Mendes merece todo o reconhecimento por ter montado o melhor ou um dos melhores times de vôlei da história do Brasil. Time esse que não cansa de bater recordes. As 5 finais de SL consecutivos. A tríplice coroa. A conquista de todos os campeonatos possíveis (SL, Copa do Brasil, Sul-Americano e Mundial). E individualmente temos muitas virtudes, como o William sendo o melhor levantador das últimas 5 edições de SL, o melhor atacante, Wallace. A potência do Leal e a técnica do Filipe. A defesa do Serginho. Mas o mais importante disso tudo, é que essas qualidades individuas somadas formam a equipe mais completa possível, e o mais importante, sem vaidade ou estrelismo. Nesse sentido Daniel, a fala do William diz tudo.

  • Fabio

    Esperando para ler os comentários: “Esse time do Sada/Cruzeiro não é isso tudo”, “Se o Leal não estiver num bom dia qualquer equipe pode vencer o Sada/Cruzeiro”, “O Sada/Cruzeiro perdeu para o Sesi duas vezes e não consegue encaixar o jogo contra a equipe paulista”, enfim, é mais fácil desmerecer um trabalho brilhante do que aceitar que essa é a melhor equipe do Brasil. Já li no blog pessoas dizendo que o time do Sada é “marrento” pelo simples fato do mesmo estar no topo há tanto tempo. Nunca ouvi qualquer jogador desmerecer seus adversários. Até mesmo o cubano consegue ser mais cabeça fria do que muitos Ricardinhos, Lorenas e Marios Junior da vida. O sucesso faz com que as pessoas que não torcem pela equipe tentem encontrar motivos para desmerece-los. Enfim, a fala do William no final da partida diz tudo, não há espaço para vaidade e estrelismo no Sada/Cruzeiro, algo impensável quando se trata de equipes esportivas.

    • Billy

      Não cante vitória antes do tempo Fabio.O Cruzeiro realmente é um grande time,mas numa final única tudo pode acontecer.Que seja um grande jogo e que vença o melhor.

      • Fabio

        Billy, não estou cantando vitória antes da hora, porque torço pelo Minas, mas continuo achando a equipe do Sada/Cruzeiro a melhor equipe do Brasil, independente do resultado da final.

  • Edu

    Um trabalho organizado e elevado na expectativas técnicas.Implementou a paulada no saque no voleibol brasileiro.Que precisa da urgente consultoria técnica do Marcelo Fronckowiak que ficou no Krasnodar seis meses e voltou assombrado como os russos conseguem sacar mais forte que o voleibol brasileiro e tem um percentual de erro infinitamente menor.Já disse que o mundial em outubro foi uma ótima para o Cruzeiro.Hoje, contra o atual Kazan, jogando dez, ele perde onze partidas.

    • Bernardo

      Kazan que dos sete titulares teve 4 estrangeiros na final da Liga dos Campeões, ou seja, não são bem os russos e sim quem joga lá.

      • Felipe

        Digo mais Belchatow e Asseco Resolvia tinham 4 ou 5 estrangeiros no time titular.

    • Edu

      O Fronckowiak fez uma avaliação geral do campeonato russo(limite de dois jogadores estrangeiros inscritos no campeonato local) e materializando um trabalho especifico estatístico na avaliação de como eles eram tão pouco saques na media em comparação com o voleibol brasileiro masculino.Disse ao Bernardo que é impressionante como são disparadamente mais fortes fisicamente.Quem viu o Camejo no volei Futuro e o viu jogando as semis da Champions pelo Locomotiv ficou abestalhado que hoje , no regime físico russo, ele parece um armário de 4 portas.E o Leon segue na mesma toada.O Bernardo disse numa entrevista de 35 minutos ao Band Sports, concedida ao Eli Junior, e sem cortes , que os russos dominam as categorias masculinas de sub 14 até o sub 22 do voleibol masculino mundial.O efeito é esperado na Olímpiada do RJ.

    • Aline

      Nossa!Quanta inveja!Duvido q o Cruzeiro perca para o Kazan!Seja hoje ou em Outubro, o Cruzeiro vence!Por falar em Russia,se eles sao tao bons assim,por que a final do Mundial2014 foi PoloniaXBRasil?

      • Juiz ruim

        Porque metade da seleção russa estava lesionada.

  • Bruno

    É visível que esses caras são diferenciados, entraram pra história do volei brasileiro e mundial. Já a Seleção, algo está errado, sendo que somente Wallace faz parte do grupo. Quem perde é a seleção. MUDA BRASIL

  • Luiz

    A final vai ser a disputa: Qual time mais arrogante e nojento vai vencer a superliga?

    • Billy

      Luiz eu prevejo que será uma final belíssima DESDE que você não nos dê o DESPRAZER de ousar comparecer no ginásio da grande final(quanto à isso eu estou sossegado,pois como você é ¨pobrinha¨não terá dinheiro suficiente para comprar um ingresso sequer).Já prá mim(que sou rico e tenho muita classe e prestígio estenderão um tapete vermelho quando eu for adentrar no ginásio(rotina)-Lógico que estarei em uma cabine de honra reservada para mim especialmente e com visão privilegiada para a quadra central. ISSO É SÓ PRÁ QUEM PODE.Aprenda isso Luiz invejosa.E tomara que desta vez o Cruzeiro não seja o campeão novamente.

  • Bernardo

    Pq depois de tantos anos de sucesso e tendo como um dos principais jogadores do time o Leal, a CBV não naturaliza ele brasileiro? Outras seleções fazem isso pq o Brasil não? Imagina Leal, Lucarelli e Murilo na seleção, seria um trio de ponteiros de primeiro nível.

    • Billy

      Concordo Bernardo.O Leal já sente brasileiro após tantos anos aqui no Brasil.Ele realmente é um jogador sensacional.Tomara que ele consiga jogar na seleção brasileira o mais rápido possível.Estou na torcida.

    • Felipe

      E o Leon disse que vai morar na Polônia e que quer jogar pela própria.

  • “Doidinha por vôlei”

    Daniel desculpe invadir este comentário mas encontrei ontem, na praça 7 com uma amiga torcedora do Minas igual a mim, que foi assistir ao 3º jogo em Uberlândia entre o Praia e o Minas. E ela me contou duas histórias bastante interessantes a respeito do jogo, acontecidas com aquele péssimo juiz gaúcho, é um gordão chamado Silvio Silveira.
    1º Diz ela que foi cômico ele subindo na cadeira do juiz, quase que ele cai, devido ao sobre peso, ele desequilibrou e ficou agarrado nos ferros da cadeira, foi muito engraçado. Ele para chegar na cadeira sofre um bocado devido ao seu peso, o fiscal de linha teve de ajudar.
    2º A falta de respeito dele com a Jaque, quando ela foi reclamar com ele de uma de suas muitas lambanças, ele disse e quem estava atrás da cadeira ouviu oque ele disse (diz minha amiga que saiu o som no SPORTV) para a Jaque: Baixa seu dedo, baixa seu dedo, mas isto foi dito de forma AGRESSIVA, ora acho que neste caso ele perdeu toda a razão, se é que a tinha. Creio que ele deveria ter dito: senhora ou moça por favor não aponte o dedo para mim e vou ouvi-la, agora BAIXA ESSE DEDO e falou isso gritando com a Jaque, foi um desrespeito da parte dele.
    Aliás esse cara sô, todo jogo prejudica o Minas, tanto que ano passado no masculino entre SADA e Minas um Diretor do Minas, xingou ele de tudo, quase deu nele e ele cagão não fez nada. Barrigudão cuidado quando vier a BH sô!

    • Euripedes Jr.

      Ele é o juiz e ponto

      • “Doidinha por vôlei”

        Sim ele é o juiz, caro Eurípedes. Mas perde toda sua autoridade ao referir-se a uma atleta de forma GROSSEIRA e RÍSPIDA, ele deu a ela uma chance dela poder responder num mesmo tom, dizendo-lhe uma série de bobagens e aí? Ah! ele mostraria cartão vermelho para ela, num atitude ainda mais AUTORITÁRIA, e com certeza ele iria se PERDER NO RESTO DA PARTIDA. Ainda mais se tratando de uma mulher, gostaria de ver se ele faria o mesmo por exemplo com o Lorena? Mas mesmo assim ele não deveria fazê-lo porque esta GROSSERIA e RISPIDEZ não cabe em nenhum dos naipes. Ele deveria ter sim, educação, urbanidade e polidez. Ser juiz, é ter atitudes firmes e de imparcialidade e não necessariamente ser um GROSSO e MAL EDUCADO. Você pode ser rígido, duro mesmo e se preciso for mostrar cartões etc. mas repito isto não quer dizer que para ser respeitado você tenha de ser um GROSSO. Tenha certeza meu caro Eurípedes ele está completamente EQUIVOCADO. Não é com este RADICALISMO de que “ele é o juiz e ponto” que se consegue ser um grande árbitro meu caro. Tem requisitos que devidamente preenchidos para ser um excelente árbitro não serão necessários RADICALISMOS E AUTORITARISMOS EXACERBADOS.

        • “Doidinha por vôlei”

          Aliás caro Eurípedes, por quê ele ano passado num jogo de play off nas quartas de final entre SADA/CRUZEIRO e MINAS T.C., foi insultado com palavrões e até ameaças de um diretor do Minas T.C. que na frente de todo o mundo próximo da mesa do anotador, com o delegado que tudo viu e ouviu e tiveram o seguinte diálogo: O juiz Silvio disse para o diretor do Minas, repete o que você disse ali agora! E o diretor do Minas repetiu e disse mais você acima de tudo é um cagão! E o que ele fez? NADA e “PONTO” EURÍPEDES! Muita gente viu esta cena, inclusive eu.

    • Edu

      Eu ouvi na transmissão e também achei absolutamente desnecessário e desrespeitoso a sua conduta em relação a Jaque.

    • Billy

      Muito engraçado o seu comentário doidinha por vôlei.Concordo com o que você escreveu.Abraços.

  • perikito

    O Éder tá na sua segunda temporada no Sada, Daniel.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo