Sada/Cruzeiro fará terceira final seguida



Em um dia particularmente triste para a minha família após a perda de uma pessoa muito querida em BH, os mineiros do Sada/Cruzeiro estão na final da Superliga masculina mais uma vez.

Terceira decisão consecutiva para William, Wallace, Filipe, Serginho, Douglas Cordeiro & Cia. Fruto de um baita trabalho comandado pelo argentino Marcelo Mendez há quatro temporadas.

Hoje, acho que não podemos mais falar que o Cruzeiro é um time sem estrelas. Pode não ter um campeão olímpico ou um campeão mundial no elenco. Mas já não é mais apenas um grupo entrosado e bem dirigido.

Parabéns aos cruzeirenses.

PS – Desculpem pela falta de profundidade na análise. Voltarei a escrever com mais calma na madrugada, após o jogo Vivo/Minas e RJX.



  • Daniel lamento pela perda,gosto muito do seu trabalho!E espero que mais tarde vc volte volte mesmo pra comentar o jogo so minas tenis e que com certeza saíra vitorioso hj!

  • Adriano

    Embora claramente não dê pra dizer que foi um jogo fácil, foi muito desapontador o Sesi ter sido eliminado na série sem ter conseguido tirar 1 set do Sada. Ele conseguiu dar uma equilibrada na raça, porque o Sada está num nível bem acima, tanto é que ganhou bem, mesmo sem contar com um Leal inspirado.

    Hoje, chamou muita atenção o número absurdo de erros de saque. Foram 25 do Sesi (um set inteiro!) e 18 do Sada. Acho que a fragilidade do Sesi se evidenciou muito por aí, porque ele conseguia equilibrar as coisas na virada de bola e, de modo geral, no sistema defensivo, mas ia direto pro saque e dava o ponto pro adversário, demonstrando desequilíbrio emocional.

    Foi uma partida melhor do Lorena, que, no entanto, deixou muito a desejar nos momentos decisivos. O Sidão claramente não tinha muita condição de jogo. O Escada também estava sentindo. E acho que o Giovane demorou a mexer no time, o Mão podia ter ajudado mais, por exemplo, se tivesse entrado antes. Mas nada teria tirado a vitória do time mais forte.

    No Sada, destaques pro Wallace, que fez uma excelente partida, e William, só pra variar. O Rogério também fez uma boa partida, embora não estivesse muito bem no saque.

    Ficou interessante, então. Antes das semis, eu daria a vantagem pros times da outra série. Mas o Sada cresceu demais e acho que vai ser muito difícil tirar o bi deles, venha quem vier. Vamos ver o que acontece. Espero que o jogo da noite seja mais equilibrado.

  • fabio

    Daniel, primeiramente meus sentimentos.

    Há algumas semanas cheguei a concordar que o time a ser batido nessa superliga era o Rjx, hoje afirmo que esse time é o Cruzeiro. Eles jogam como equipe e não com o nome de selecionáveis.

  • Luiz

    Será que a tv realmente precisa de campeões olimpicos para comentar os jogos? Vejo nossos campeões fazendo vergonha jogo após jogo – o cúmulo foi no jogo Sesi x Unilerver, quando o Tande disse que a Sassá já tinha passado da idade. Hoje novamente foi um show de horrores. Uma vergonha o Tande explicando que o líbero não pode ser substituido porque ele joga no lugar do central, e o central não pode fazer o passe. Todo mundo sabe que quando uma equipe não tem líbero reserva qualquer jogador pode substituí-lo, e geralmente é um ponteiro passador. Como pode um campeão olimpico não saber isso? E sem falar que Tande, Carlão, Nalbert, Leila e Virna não sabem se expressar, e cometem tantos erros de português.

    • mari diva

      Dá mesmo vergonha ver tanta informação errada. Pelo bandsports vi outro dia jogo do italiano com Negrão comentando. Tão vergonhoso quanto. De todos, Carlão é o menos pior.

      • QUÁQUÁQUÁ

        DO MARCELO NEGRÃO DISCORDO. PELO MENOS O JOGO QUE VI ELE COMENTANDO ESTAVA POR DENTRO DA REGRA ATÉ EM QUESTÕES COMPLEXA.

    • Jairo(RJ)

      Infelizmente é verdade. São muitos os erros de interpretação de jogo, comentários e etc. Sem contar o Sr. Galvão Bueno Jr (Luiz Carlos Jr), com a camera focando a Marina do Sesi e o cara achando que era torcedora comum… Tem rir!

      • César Castro

        E passando várias beldades (Jaqueline, Ramirez, Dani Lins…), na hora que passou a Marina, o cara só elogiou a beleza… Putz, o cara nem sabe quem é Marina Daloca no jogo do bicho….
        Nas olimpíadas, o Galvão Bueno disse que o centroavante estava para o futebol com um ponta estava para o vôlei. Então o Nalbert corrigiu, disse que a comparação certa seria com o oposto.
        Minutos depois, lá estava o Galvão dizendo de novo que o ponta é o matador do time.
        É de doer.
        Tem um narrador careca do Sportv que também fala muita besteira enquanto narra.
        Ainda teve o globolinha explicando as posições e dizendo que os pontas são os principais atacantes do time….

    • Emanuella

      Ai Luiz tu es um chato, mas vou ter que concordar. Tante + Luiz Carlos Jr é para matar qualquer um. Que gente mais chata. Luiz todo jogo explica o porque da bola colorida, o ataque dos três, a inversão 5×1, o que é explorar o bloqueio. Que o pedido técnico esfria o sacador e muitas outras coisas. Eu nunca vi um cara com tanta certeza das teorias dele. Não suporto.

      E o Tande sempre inventando certezas. Odeio isso. Precisamos de gente que vive do volei para comentar o esporte. Chega de Tande please.

      • Luiz

        É um horror mesmo. O único que me surpreendeu foi o Giba, comentando na final do ano passado. Também, ele ADORA aparecer, então logo, logo vai pintar como comentarista. Já o resto dá vergonha de ver.
        Já que a tv quer mesmo que eles sejam comentaristas, poderiam pelo menos pedir a cada um deles para estudar as novas regras, as jogadas, e conhecer também os jogadores e jogadoras. Ganhar dinheiro assim é mole – o que vale é só ser medalhista olimpico? Qualquer jornalista tem que se manter atual e moderno, então por que estes comentaristas podem falar qualquer coisa nos microfones? VERGONHA!

    • QUÁQUÁQUÁ

      QDO ELE FALOU ISSO QUASE QUE DESMAEI.
      ME PERGUNTEI COMO UM CARA DESSE ESTA NA RANSMISÃO DA GLOBO ?
      LOGO EM SEGUIDA O MARQUINHOS CORRIGIU O TANDE.

    • César Castro

      Concordo, Luiz

      Na hora, eu me engasguei com o lanche que tava tomando.

  • Leonardo

    Infelizmente essa é a realidade: Lorena tem um problema sério de descontrole emocional em momentos decisivos de partidas eliminatórias.
    Não é de hoje que ele se descontrola, ao ponto de alguns o considerarem amarelão ou pipoqueiro: foi assim no Montes Claros e também no Vôlei Futuro.
    O problema é que o descontrole dele acaba atrapalhando o resto do time. Essa característica não combina com a posição de oposto. Já a Sheilla cresce em momentos decisivos, muitos estavam criticando a atuação da Sheilla na fase de classificação mas só foi começar a fase mata-mata que ela subiu muito de produção, sempre decisiva quando é preciso, perfil perfeito para um oposto.
    Em relação ao líbero, é um absurdo manter um jogador em quadra fora de condições de jogo, a passo que se tem alguém no banco em perfeitas condições de atuar. Isso me lembra o caso do Ronaldo, que jogou a final da Copa de 98 contra a forte equipe francesa sem condições de jogo.
    A Globo se preocupa muito em trazer medalhões como Tande, Carlão, Nalbert ,Leila etc…, para comentar os jogos, mas eles são apenas jogadores e não se dedicam a estudar as regras à fundo, por isso falam tantas besteiras.
    Seria mais sensato contratar técnicos de vôlei, principalmente com formação em Educação Física, que tivessem a consciência da importância de estar sempre atualizado em relação às regras, para que não se falassem tantas asneiras na televisão.
    Quem realmente entende de vôlei se sente extremamente incomodado com as absurdos que são falados durante a transmissão, tanto por parte do locutor quanto do comentarista.
    Não gosto de assistir a jogos pela Globo, pq eles se preocupam mais em fazer da transmissão um circo do que um coisa séria, do que um comprometimento com o esporte. Sempre que o Esporte Interativo transmite dou preferência a eles.
    Estamos cada vez mais perto de uma final mineira: 50% da meta já foi cumprida, o sada/Cruzeiro já está lá. Cabe ao VIVOMINAS cumprir os outros 50%.

  • Euri

    Eu acho uma vergonha um time com o investimento do Sesi colocar dois jogadores para jogar no sacrifício. Dava pena do Serginho e do Sidão. Não é possível que um time que quer ganhar a superliga não tenha condições de substituir o líbero e o central. A desculpa para a derrota vai ser contusão, mas a verdade é que todo o time do Sesi não tem tido regularidade nenhuma.
    Já o Sada vinha jogando com a regularidade de sempre e resolveu crescer no momento em que todo time que quer ganhar alguma coisa deve crescer. Todo o time joga bem, inclusive os reservas. Até o Wiliam tem um reserva bom e preparado para entrar no jogo.
    Eu vou torcer para o Minas ganhar do rio e levar paraa o terceiro jogo.

  • Jorge

    Não costumo acompanhar o vôlei masculino com muita frequência, estranhei o número de jogadores em quadra sem joelheiras, acho que nos jogos da seleção não é assim.

    • Jairo(RJ)

      Jorge, hoje o uso de joelheiras está restrito a pouco jogadores. É quase um acessório em desuso.

  • Jairo(RJ)

    Minhas condolências a você e família
    Reposição, na minha opinião é o fator que faz a diferença para o Sada. É um time que pode mudar os jogadores sem perda significativa de padrão; e numa partida como a de hoje, fez toda a diferença que um Sesi enfraquecido, e sem jogador que pudesse mudar o panorama diante das contusões, caimbras e isolamento de um Murilo em tratativa de suprir a lesão de Escadinha.

    O Sada é o time a ser batido, que com essa vitória, deve ter acendido a luz vermelha do RJX, pois se quiser pensar numa final contra o Cruzeiro, ainda precisará passar por um Vivo-Minas que está com a faca no dente no jogo de hoje. Foram três jogos contra o Minas em que levou a melhor. Será que conseguirá? Dentro de Minas Gerais, o RJX vai ter mostrar muita variação, pois no meu entender, falta à equipe um oposto e um ponteiro que faça companhia ao Dante.

    Já rola boatos de que o RJX não continua na próxima edição. Como estou bastante desatualizado, alguém pode confirmar se procede?

  • daniel

    Caro Daniel, meus pêsames.
    Quanto ao time do Cruzeiro, há sim três grandes estrelas: Wallace, o melhor oposto do Brasil; Leal, um dos principais atacantes do mundo; e William, o melhor levantador do mundo. Leal não é mais estrela da seleção cubana por opção dele e do regime totalitário da ilha de Fidel. Quanto a William, ele já foi preterido em troca do ótimo Bruno, do mediano Marlon e do badalado Ricardinho, entretanto ninguém joga mais bola do que ele. Não somos nós que temos que justificar sua ausência e sim o técnico. É como se o técnico tivesse Fernanda Venturini no auge e optasse por Dani Lins e Fernandinha. Paciência.

    • César Castro

      Além do que o Wallace é vice-campeão olímpico e o Leal vice-campeão mundial. Sem falar que o Cruzeiro é vice-campeão mundial, só tendo caído para o estelar e todo-poderoso Diatec Trentino.
      O Cruzeiro é um timaço, mas o Sesi só não equilibrou a série vez que está com gravíssimos problemas de contusão, e isso desde a temporada passada.
      Gosto do Sesi, mas acho que eles precisam de um ponteiro virador de bolas, ágil. O Kléber está visivelmente fora de forma e não tem força pra segurar um ataque no dia que o Lorena não está bem.

  • Voleyball

    Fora Giovani. vc é o pior dos treinadores do volei, sabe apenas falar: vamos, vamos, vamos. bora galera, vamos virar essa porra!
    que isso amigo! vai fazer curso com Marcelo Mendez, Horacio Dileo ou Marcelo Fronckowiak. kd os selecionaveis, Murilo, Sidão, Sergio (mascarado) ou Lorena (pipoqueiro)? o melhorzinho foi tirado do time, Cleber.
    fica pra proxima.
    pior que o time do sesi são os narradores torcendo contra o cruzeiro, falta imparcialidade.
    cbv e sportv= vergonha nas narrações na tv.
    da-lhe cruzeiro.

    já imaginaram uma final mineira? queria ver a cbv não trocar o local da partida.

    • klaus

      Cléber foi o melhorzinho?Na minha opinião ele afundou o time.Teve uma sequência em que ele foi bloqueado, depois errou o saque e novamente errou dois passes.Se o Giovane tivesse colocado o Mão, o resultado poderia ser outro ou pelo menos teriam ganho um set.Cléber é aquele jogador que joga bem quando o time está ganhando, mas quando precisa que ele faça alguma diferença, não conte com ele.Acho que o Lorena, nos momentos de decisão, some do jogo.Teve a chance de ganhar o 3º set e no entanto em todas as vezes que teve a bola do set, mandava na rede.Pelo lado do Cruzeiro, Wallace novamente jogou muito bem.Falam tanto do Leal, mas não acho que ele seja tudo isso.Agora, se o Bernardinho não chamar o William para a seleção, vai ser uma das maiores injustiças que ele já cometeu.William é um fora de série, estilo Takeshita.

      • Euri

        Não fique preocupado, qdo o Wiliam estiver velho, fora de forma e barrigudo, o Bernadinho com certeza vai chamar ele para jogar na seleção, provavelmente às vésperas de alguma olimpíada. Só para corrigir mais uma injustiça.

  • Rose

    Realmente não é desculpa, mas que o time do Sesi está baleado isto está e não rendeu o esperado. A contusão do Serginho mexeu muito com Murilo, pois eles são muito amigos. Mas isso não pode tirar o mérito do Sada Cruzeiro que está com todos jogadores inteiros e realmente é uma equipe muito coesa. Parabéns Sada Cruzeiro e boa sorte na final.

  • Emanuella

    Giovani é o pior técnico da superliga. Não tirou o Serginho por medo. Frouxo, o cara mal conseguia caminhar, e num jogo equilibrado como foi, atrapalhou o jogo.
    Lorena jogou bem, mas como sempre na hora que precisa não corresponde. E ainda se acha no direito de exigir lugar na seleção.
    Murilo não sei o que era, mas tinha que receber mais bola. Não gostei do Sandro nessas semi-finais. Não gostei mesmo. acho que fez escolhas erradas.
    Sidão não jogou nada, mas também jogou no sacrifício, imagino o quanto de dor ele não estava sentindo.
    Gostei do Eder, acho que ele jogou muito bem. Mão entrou muito bem. Cleber não estava bem no jogo.
    O sistema defensivo do Cruzeiro é magnifico, como são seguros no passe e na defesa. fazem o trabalho do Willian fácil, fácil.
    Wallace jogou demais, tem gente que diz que ele afrouxa na hora H, mentira, quem faz isso é o Lorena.

    que história é essa que o Cruzeiro não tem estrelas??? Willian já é o melhor do Brasil faz uns 3 anos, Leal um dos melhores do mundo e o melhor ponteiro da Superliga. Wallace o melhor oposto. Serginho acho o melhor libero e queria ve-lo na seleção. Os centrais é que não são lá grandes coisas, mas o Rogério faz um bloqueio de vez em quando e com o passe sempre na mão o Willian deita e rola com os centrais.

    Sesi hoje perdeu para eles mesmo, não conseguiram jogar. acho que o Canos faria uma semi final mais interessante que eles.

  • Luiz

    Gente, alguém me diz quando foi que o Sidão passou de estrela a jogador meia boca? Aconteceu alguma coisa que eu não saiba?

  • Brasil

    William (Mago) o melhor levantador disparado do Brasil!!
    Quiçá do Mundo!!!!!!
    ACORDA BERNADINHO!!!!
    É UM ABSURDO VOCÊ NÃO DAR UMA CHANCE A ELE!!!!

    • Luiz

      Calma. Agora sem Marlon e Ricardo, o que resta é o William mesmo (para ser reserva é claro).

      • Adriano

        Na verdade, tem o Rapha, ainda, também. Imagino que ele chamará os três. (???) Nada de Sandro, por favor. Uma coisa que eu detesto é quando um jogador não é tão bom assim, mas acaba sendo chamado só porque apareceu mais, porque foi campeão, ou foi à final. Foi o que aconteceu com o Wallace Martins, por exemplo.

  • meyre

    muito triste ver a atuação do meu querido sesi.
    O murilo fez pouquissimos pontos.
    Lorena nao brilhou.
    Sidão e Serginho , sem condições de jogo.
    Durante toda a superliga o sesi deixou a desejar…estou muito chateada.

  • Bruno

    O Filipe merece uma convocação.Jogador mais regular da Superliga e o maior passador do Brasil.Leo mineiro, Renato, Joaos Paulos, Maurício….todos já tiveram suas oportunidades.Sera que algum é melhor que ele….

  • Léo

    Por isso é que eu sou fã desse blog.
    Mesmo em um momento difícil para o dono do mesmo, o jornalista faz uma análise perfeita e sem desmerecer a vitória do CRUZEIRO falando que o SESI não jogou bem, se o time tivesse com os jogadores em condições seria diferente….blá blá blá

    Um time vice campeão do mundo não perderia para o SESI “nem se”….

  • QUÁQUÁQUÁ

    MURILO FEZ O QUE SABE DE MERLHOR : SÓ RECLAMAR.
    NÃO JOGOU NADA.
    O LEGAL FOI VER A JAQUETOCO NA ARQUIBANCADA COM CARA DE BUN…

  • Luiz

    Dificil é saber quem está contaminando quem com a arrogancia: Murilo ou Jaqueline? Ou será que os dois já nasceram assim?

  • César Castro

    Rapaz, tem muito brasileiro jogando no exterior (André Nascimento, Leandro Vissoto, Giba, João Paulo Bravo, João Paulo Tavares, Rafael, Chupita….).
    Tomara que haja mais projetos para poder repatriar esse povo e fortalecer ainda mais a Superliga.
    A liga brasileira masculina acho que ainda perde pra italiana e pra russa, mas só.

  • kaká

    Daniel, concordo com você no que diz respeito ao time do Cruzeiro. Realmente, todos aqueles jogadores são estrelas, não tendo ganhado medalhas olímpicas ou mundiais. Na verdade, o jogo de ontem serviu para provar que não adianta um time cheio de medalhistas, se nos momentos decisivos eles não estiverem em forma, como aconteceu com o SESI, que teve dois de seus principais jogadores machucados. O Cruzeiro, além de ter jogado bem tatica e tecnicamente, chegou a este fase com todos os seus jogadores inteiros, mesmo alguns deles já tendo passado dos 30. Quanto à final, tenho certeza que será um grande jogo, visto que no segundo turno tanto o jogo entre RJX x Cruzeiro e Cruzeiro X MINAS foram jogaços, disputados até o 5° set. Espero a final seja um espetáculo que venha a agradar os apaixonados pelo vôlei, assim como eu.

MaisRecentes

Semana positiva das Seleções adultas



Continue Lendo

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo