Sada/Cruzeiro chega mais uma vez. Qual o segredo deste time?



Pelo segundo ano seguido em seis participações, o Sada/Cruzeiro está na final da Superliga masculina.

De forma incontestável, venceu como visitante o Vivo/Minas por 3 sets a 0, com um impiedoso 25-15 na terceira parcial, nesta manhã.

Me chama a atenção como o time comandado pelo argentino Marcelo Mendez joga fácil. Parece não precisar fazer força para pontuar. Não se desespera quando está atrás do placar. Não desperdiça chances no momento de abrir vantagem ou fechar sets.

Para jogar assim é preciso ser muito obediente taticamente. E isso o time celeste é, e de sobra. Contra o Vivo/Minas, o Sada/Cruzeiro apostou em um saque flutuante e com esta fórmula minou o passe do rival. Lucarelli, jovem com potencial enorme, foi caçado e ficou mais limitado no ataque. Manius foi trocado por Bruno Temponi. Marcelinho, quando pôde, jogou com o jovem e talentoso central Otávio. Filip começou bem, inclusive vibrando mais do que o normal, mas perdeu intensidade. E assim os cruzeirenses foram abrindo caminho para a decisão.

Algumas coisas sobre o atual vice-campeão nacional já foram ditas. Mas merecem ser repetidas. William é um levantador especial. Surpreende com bolas chutadas pelo meio mesmo com o passe ruim. Tem uma sintonia quase perfeita com o oposto Wallace, maior pontuador e melhor jogador da semifinal. O Mago, apelido recebido na passagem pelo Bolívar (ARG), também costuma acionar os pontas Filipe e Maurício nas passagens de rede com bloqueio mais falho dos adversários. E usa e abusa das jogadas rápidas com Douglas Cordeiro, um central que dificulta muito a marcação com seu estilo peculiar de atacar. Quando Serginho garante passe na mão e dá volume de jogo na defesa, William deita e rola. O capitão é a alma deste time, sem estrelas badaladas, mas com uma coesão acima da média no esporte.

Outra coisa que faz muita diferença em esporte coletivo. No Sada/Cruzeiro não tenho a impressão de que um jogador quer aparecer mais do que outro. Todos sabem o papel que possuem e a importância para o time. E assim se constrói um grupo vencedor.

 



  • Léo

    Uh cadê o HENRIQUE sumiu!!!!rss
    Sem a ajuda do árbitro o MINAS não vence o CRUZEIRO.fato.
    Mais uma vez a torcida do CRUZEIRO deu show e mostrou quem manda na arena.
    O segredo desse time DANIEL é o coletivo, e diferente do ano passado, agora temos banco.
    O CRUZEIRO será o campeão!!!!!

    • ana maria

      Desejo e torcerei muito como fiz no ano passado pelo Cruzeiro. Mas sem tripudiar com os jogadores adversários. Sou MInas, sou fão do Henrique e ele sumiu nesse jogo sim. Mas um jogo não é como outro e não vou “tirar sarro” dos jogadores do Cruzeiro por terem perdido do Sesi na última superliga. Afinal acontece.

  • Luiz

    Me desculpem, mas estas bolas encurtadas e um milhão de ataques pela diagonal já ficaram ridiiculas. Como os times não marcam isto? Quanta falta de marcação!!! Até minha vó sabe que se a bola encurta é diagonal. Pelo amor de Deus! Mediocre o time do Vivo Minas hoje. Manius deveria se aposentar.

  • Jailson

    O que acontece com as torcidas hoje em dia?Parecem um bando de pessoas sem respeito ao próximo!O jogo nem tinha acaba e os torcedores berrando eliminado pro adversário.Parece que o respeito vem passando bem longe nessa Superliga.O que fica de ensinamento para a próxima Superliga, diante de alguns acontecimentos lamentáveis em alguns jogos é que precisa-se de uma estrutura de segurança bem planejada.Parabéns ao Wallace pelo pelo trabalho.

    • Léo

      Torcedor do MINAS detect.

    • Kaio

      Jogo não tinha acabado, mas o placar falava por si só.

    • Felipe Lima

      Taí uma verdade!
      Com o aumento de nível das equipes, as rixas estão cada vez maiores, refletindo nas arquibancadas.
      Começo a achar que a popularização do vôlei criou uma espécie de “efeito colateral”, que são torcedores cada vez mais irascíveis (posso estar enganado, mas com o tanto de confusão que está ocorrendo antes/durante/após os jogos, esta impressão é a que acaba ficando).

  • Rafa

    Nessa semi apareceu a grande fraqueza do Minas na temporada: o passe.
    O time não tem um líbero muito seguro e Manius era pra ser o passador de segurança, mas errou demais na hora decisiva. Enquanto isso o Cruzeiro tem uma das melhores, ou a melhor linha de passe, do campeonato. Assim o jogo de Marcelinho não apareceu, enquanto William tinha a tranquilidade do passe na mão. Quando não tinha, era bola pra Wallace que decidia facilmente. Enfim, o Minas fez muito ao chegar nas semis e fica um gosto amargo de que podia fazer mais. E o Cruzeiro terá um trabalho dificílimo na final. Muito provavelmente o Rio passa, e, ao contrário do Volei Futuro ano passado, esse time tá jogando muito na hora que importa! Grande Superliga e teremos uma ganhador inédito

    • ana maria

      Excelente análise. É isso e apesar das deficiências o time chegou às semi finais. Muita garra e ofereceu espetáculos maravilhosos para quem adora volei. Mas diante de um time melhor armado não há garra que vença!

  • CRUZEIRÃO merece esse Título que escapou por pouco o ano passado, esse ano não escapa, na final: “””CRUZEIRO CAMPEÃO”””

  • Zurykson BH

    Bela vitória do time do Sada Cruzeiro!
    Um time que tem um grande jogo coletivo, muita frieza nos momentos decisivos e
    uma linha de passe muito boa. E quando ele não funciona (raro), o William faz
    as suas mágicas.
    Nada mais justo do que o melhor time da superliga está na final. Agora é ir
    com tudo, só repetir o que tem feito durante toda a superliga e trazer a taça
    pra BH!
    PS: O Minas chegou onde deu. Em momento algum foi páreo pro Cruzeiro e
    ver sua torcida calada calada e indo embora bem antes do término da partida
    foi bom de mais.

  • eder

    torço pro vf mais acho q quem chegar nau vai ser pareo para o cruzeiro
    eo melhor time

    • Luiz

      Isto é o que nós vamos ver.

      • Léo

        Tomara que pegue o VL, só para eu ver mais uma vez o LORENA pipocar.

        • Luiz

          Quer apostar como o Cruzeiro vai ser Vice de novo, independentemente de quem passar para a final?
          Este time cheira a vice. Pode apostar. Ele vai seguir os passos do Vasco aqui do Rio. Vai ser o eterno Vice.

  • Jairo(RJ)

    Nesse time coeso fica difícil alguém ser o destaque individual. É grupo unido e acho que o Cruzeiro é sim, o franco favorito ao título nesse ano. Apontavam o Sesi como a melhor linha de passe da SL, mas não é isso que vemos, pois enquanto as demais equipes tinham alternâncias, o Sada poucas vezes mexeu no time.

    Segundo comentário, o William estaria figurando na lista da seleção. Dizem que não divulgam para não influenciar os jogadores e etc, mas o que parece é que o Bernadinho está com problema, pois será que se optar pelo Mago e Ricardinho, o que fazer com o Sr. Bruno Mossa Rezende?

    • Kaio

      Optar pelo Mago ou Ricardinho? jogadores antigos da seleção vão da pitaco e querer o Ricardinho.

  • Pedor

    melhor time do Brasil hoje, parece que ganhar fácil de qualquer um. acho que encontraram o time ideal sem precisar de estrelas, Mauricio ajudou muito principalmente no bloqueio.
    vejo um monte de gente fazendo campanha pelo Ricardinho na seleção, esse para mim já esta em decadência esta no fim da carreira, fora de peso, não defende nem bloqueia. deveriam fazer campanha é para o William, esse sim merece pelo que mostrou esse ano. não que acho que o problema do Brasil é levantador, para mim o problema do Brasil é potência de ataque e bloqueio inexistente, mas como o povo sempre culpa o levantador, o Willian era um que merecia chance. hoje é mil vezes melhor que Ricardinho, outro que jogou muito bem esse ano foi o Marcelo, para mim foi o melhor vôlei que já vi ele jogar na carreira, se tivesse assim em 2008 o Brasil jogaria melhor aquela final.

    • Luiz

      kkkkkkkkk
      O William não sobreviveria nem um dia no cenário mundial.

      Ricardinho decadente? Você deve estar falando de alguma outra pessoa, pois o que todo mundo vê é bem diferente do que você. Levar um levantador desconhecido demonstraria desespero ao times adversários. Levar o Ricardinho imporia respeito. Mas, não precisa se preocupar não, querido. O Ricardinho não vai ser convocado. Pode se preparar para torcer pelo William nos jogos da seleção. Ah! Torcer e infelizmente chorar.

    • CMA

      concordo que o Willian é melhor que o Ricardinho, alias esse povo que endeusa o Ricardinho é porque vive de passado, os números falam por si.

      Mas o Willian apesar de ser muito bom, é um tampinha, como vamos ganhar da Russia??? acho que é isso que o Bernardo tem que pensar, ainda bem que Lucão e Dante parecem estar muito bem.

      Ricardinho já era, esta longe da melhor forma que tinha a 5 anos atrás, fora que é um cancer em qualquer grupo. o povo esquece que saiu fugido da Itália.

  • Cruzeiro é Cruzeiro né mano !! seja no futebol,atletismo ou vôlei sempre esta lá em cima..

  • Luciano

    Quero sim que o Cruzeiro seja Campeão, mais acredito que se for com o VF ele ganha mais fácil, porém se for com o RJX vai ser mais difícil, porque será em uma única partida e o elenco do RJX tem experiência. Talvéz a ansiedade do ano passado para o Cruzeiro foi que tirou o título deles. Então esse ano tem que estrar com calma e fazer seu jogo sem boberinhas.
    Parabéns ao Minas mesmo pois fizeram um excelente Super Liga, e que o elenco e técnico continuem com poucas alterações que terá melhores resultados.

    Teremos um Campeão Inédito… heheheheh

  • Cassiano

    Willian joga demais, nós temos mania de desvalorizar um para idolatrar o outro.O Ricardinho é gênio, mas o Willian tá demais!!!!
    Queria muito uma final VF e SADA, mas não vai ter jeito e o Rio leva amanhã!!!
    Agora me expliquem porque temos agredir o Ricardinho para falar bem do Willian e vice e versa?…

    • Luiz

      Muito legar ver a maioria das pessoas não acreditando na vitória do Vôlei Futuro amanhã. Quem viver verá!!! Esta barca vai virar.

      • ana maria

        Ò Luiz que grande show. Parabéns ao VF.

  • eder

    desculpe hiago voce esta errado o cruzeiro so esta bem no volei agora i as vezes no atletismo mais no futebol????nao foi rebaixado o ano passado de sorte i a torcida do cruzeiro tem que ser mais civilizada vc nao acha ? voces sao os melhores no volei sim mas vai com calma nao é bem assim certo nao podemos criticar todos os torcedores do cruzeiro mas uma laranja podre estraga o saco todo neh

  • Léo

    Daniel, por que será então que mesmo mostrando a qualidade pela segunda vez consecutiva, esses jogadores não ganham chance na seleção?
    Todo ano é a mesma coisa, alguns jogadores arrebentam na SL e só são convocados pra dar uma “satisfação” à torcida (como prêmio de consolação), e são cortados da lista

    • Daniel Bortoletto

      ainda acredito que existam critérios para chamar alguns e outros não. Gosto pessoal, estatísticas, informações de bastidores que não sabemos…

      • Carlos

        Na verdade as convocações são um jogo de cartas marcadas! Grande parte dos jogadores possuem cadeira cativa na seleção, independente do volei que esteja apresentando. Porque convocar o Giba se ele sequer está jogando? Vão dizer que ele fez muito para o Brasil, mas fato é que não está jogando. Porque levá-lo se pode levar outro que jogou bem, como o Lucarelli, revelação e baita jogador!

  • CMA

    timaço do cruzeiro, acho que será o campeão, só que o RJX vem crescendo, então será uma grande final

  • THIAGO

    bom dia, meu nome é thiago e tenho 29 anos, sou cruzeirense mas torço pelo minas desde q me entendo por gente, aprendi a gostar de volei torcendo pelo minas e assisti o jogo de hj nao torcendo pelo cruzeiro ou pelo minas e sim para ver uma grande partida de volei, acho q o minas esta de parabens por ter chegado onde chegou, mas tb desepcionado pela atuação de hj, achei que seria uma jogo mais igual… de qlq forma o cruzeirooo é nosso representante e por sinal acho que seremos campeoes…
    abraço

    • ana maria

      Pois é Tiago, torço muito pelo MInas mas acho que ataca umas coisas de apagão frente a grandes adversários como Cimed (acho que essa pelo menos nessa SL já exorcizou) e agora é com o Cruzeiro. Um grande time sem dúvida mas o Minas fez grandes jogos e com muita classe. Bom…é preciso trabalho com uma base constante pra construir um time vitorioso.

  • Luciano

    Acabou de assistir o jogo do RJX e do VF, raça VF você consegue. Agora discaradamente a Leila, o Nalbert, o Renato, o Tande a Glenda torcendo para o Rio. Olha não havia percebido em outros jogos, mais ficou evidente nesse, a forma de falar, de comentar sobre pontos. Percebo que o Rio se acha, e pelo fato do Estado não ter um time competitivo a muitos anos eles querem chegar ganhando. Outra coisa foi a arbitragem que quser prejudicou o VF no segundo set, com o Ace do Lorena, e depois o Ace do Dentinho. O VF jogou 70% do que pode, pois não pode ficar dependente só do Lorena, pois ele é 8 ou 80, hoje deu certo, mais não sei se dará de novo.
    Agora vamos pra próxima e tem quase uma semana para rever tudo isso..
    Dale VF..

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo