Ricardinho está de volta, oficialmente, à Seleção



A notícia que muitos gostariam de ouvir. Ricardinho está na lista dos 18 jogadores convocados para a Liga Mundial.

Ele voltará a jogar  pela Seleção depois de cinco anos. Ele deixou de ser convocado depois da confusa saída pouco antes do Pan-Americano do Rio.

Da lista de 25, Bernardinho não chamou para os treinos Marlon, William e Rapha. Ricardinho aparece ao lado de Bruninho.

A apresentação será na próxima terça-feira.

Confira a lista completa:

Levantadores: Bruninho e Ricardinho

Opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Theo e Renan

Centrais: Éder, Sidão, Rodrigão e Lucão

Ponteiros: Giba, Murilo, João Paulo Bravo, Dante, Lucarelli e Maurício Borges

Líberos: Escadinha e Mário Junior

Comentem à vontade. Volto mais tarde com minhas impressões.



  • Maria

    Eu disseee….. Bruno e Ricardo para a Liga Mundial. …(e os Jogos Olímpicos) .Estou feliz.!

  • João Paulo

    Fico muito feliz com o retorno do Ricardinho a Seleção , Porém , por um lado me agrada muito a convocação do Eder , por outro lado me deixa extremamente intrigado a convocação do Rodrigão enquanto o Henrique do Minas fez uma temporada sensacional e não ficou na lista final , outra observação que faço é em relação ao Leandro Vissoto , acho que será o titular porém acho o Wallace muito mais completo que ele e nem convocaria o mesmo , no lugar teria levado o Lorena , talvez inflamasse esse grupo , coisa que faltou na ultima liga mundial .

  • Camila

    Só oq me faltava o Ricardinho bancar pro Bruno agora ¬¬

  • Guga

    Tem um numero certo de pessoas q tem q ser cortadas??

    dava ainda pra cortar:
    Theo, Rodrigao, Mauricio e Lucarelli, q embora seja promissor, compromete muito no passe,

    • Fabio Rodrigues

      Não sei o que Bravo pode acrescentar à seleção que Lucarelli ou Maurício não podem. Espero que esses meninos sejam testados e se destaquem.

  • Maria

    Mas Rodrigão …. tem um santo no céu?kkkkkk

    • Carlos

      Rodrigão e Giba né?! um foi reserva a temporada toda, e o outro sequer jogou!

      • susana

        Rodrigão faz milagres, por isso vai prá seleção sem defender, bloquear, com um saque fraco (chamado de tático), enfim convocado sem jogar, quanto ao Giba só por homenagem, o volei ficou lá prá trás.

  • Fábio

    Rodrigão!??
    Pqp. Que ano é hoje?

    • José Delgado

      Pior que Rodrigão é o Titio Giba! Uoooo, acho q ele já tá um senhor para isso. Passou praticamente a superliga parado. Afff, se manca Giba

  • Clécio

    na boa rodrigão tem padrinho na seleção, pois não tem justificativa. Se o ricardinho for banco para o bruno eu deixo de assistir volei. pq aí já é demais.

    • Raciocinando…

      Se convocou o Ricardinho é para ser titular… Vamos ser menos pessimistas e mais racionais! Obviamente, o Bruninho é banco para o Ricardinho. Bernardinho já disse em entrevistas, mesmo durante as desavenças, que o Ricardinho é melhor do que o Bruninho. Só não estava por problemas internos. Os problemas foram resolvidos, logo…

  • Andrea da Silva e Nascimento

    Que legal o Ricardinho com o Bruninho, pois o Bruninho Renan, Lucarelli, Mauricio e Wallace para mim serão a nova geração do Brasil, e outra aleluia tirou o Marlon e o Bruninho vai aprender muito com o Ricardoe com certeza o Bernardo chamou ele por que sabe que o EUA com certeza levará o Ball e ele não é bobo sabe que precisa de um levantador mais experiente e que o Ricardo merecia ir as olimpiadas

  • eder

    meuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu deus para tudo hj tinha que ser feriado nacional ate que enfim o bernardinho largou de ser BURRO e convocou o ricardinho ate que enfim ele deu o braço a torcer so resta lamentar a convocação do rodrigão giba theo e jp bravo mas fazer o que neh o jeito e aceitar e ver o que vai dar

  • Ana

    Leandro Vissotto , Theo e rodrigo nao da pra querer, mt menos joao paulo bravo

  • felipe

    finalmente alguma coerencia em bernardinho ,isso prova q ele nao e burro e turrao.levar marlon ,q a 2 anos nao jogava bem , e nao tem praticamente mais nem time para jogar , ja falei e repito ricardinho na minha simploria opinao e o maior levantador da historia do voleibool.por que revolucionol a forma do jogo.

  • Jailson

    Excelente notícia.Agora gostaria de deixar registrado que vi muitos jogos do campeonato turco e champions league e o Bravo só deixa a desejar no ataque.De que adianta passe sem ataque?Eis ai o dilema dessa seleção.

  • debygoiania

    Daniel, já é alguma coisa, mas é um absurdo o “senador” Rodrigão continuar na seleção.
    Ainda bem que despacharam o Gustavo. O Giba ainda dá pra engolir esse ano, mas esse Rodrigão é duro. Tomara que ao menos seja a quarta opção de central.
    E fica a pergunta: na bola Bruno ganha de Willian e Rapha? Abafa..rs

  • Adriano

    Mas é estranho. Os levantadores da Olimpíada já tão definidos, então?

    Ah, podia ter dado uma chance ao William OU ao Rapha, né? Mas daí, ia ser muita queimação pra cima do Bruno. Acho que dá pra ficar satisfeito, então, de o Marlon não ter sido chamado. Acho que isso me surpreende ainda mais do que a inclusão do Ricardinho.

    • Priscila

      Temos que deixar de sermos tao limitados em nosso campo de visao e perspectivas, e começar a analisar outros fatores, parar de penser como criança de 5 anos, que só consegue observar e entender o obvio e passar a compreender a situação mais a fundo. Estamos a 3 meses de uma olimpiada. Tinhamos o bruno, que apesar da idade é bastante rodado e ja participou de uma, ainda que no banco, e que apesar de limitado é muito mais constante e aguerrido que o Marlon, com muito mais segurança, mas que apesar disso vinha passando por um periodo de MUITA pressao, e nao se sabia até que ponto poderiamos ganhar uma olimpiada com o peso inteiro nas costas de bruno. Por outro lado tinhamos um Marlon, que definitivamente NUNCA fez o perfil de um jogador da seleção, por motivos tecnicos, táticos, e até mesmo emocionais, é um cara que nao consegue puxar o grupo, nao tem personalidade e muito menos o impeto e a segurança que um jogador, mais especificamente um LEVANTADOR em essencia deve ter. A 3 meses de uma olimpiada, nao podemos simplesmente mudar um levantador por outro jovem, sem NENHUMA experiencia e sem nenhum introsamento com o grupo. O Bernardinho assim o fez com Ricardo porque principalmente, este é um GENIO incontestavel da posição, vai fazer estrago na seleção, tem um poder de adaptação monstro, e mais que isso, tem absolutamente toda a bagagem possivel para se ganhar uma olimpiada, é um cara que simplesmente sabe o caminho da vitoria. Fato que o Ricardinho precisava entrar e que um dos dois levantadores teria que sair, e definitivamente nao poderia ser Bruninho o escolhido, é um jogador muito mais seguro do que o Marlon, erra bem menos, e apesar das bolas mais lentas, levanta o grupo, chama a responsabilidade…é limitado? sim. muito. Mas um dos dois teria que ficar e Marlon nao tem chances nem na seleçao brasileira nem em seleção nenhuma. No mais, agora a responsabilidade fica bem menor para o Bruno…vai poder respirar, aprender, ganhar mais essa bagagem e evoluir. Isso que esperamos. Ricardo veio na hora certa…

      • Brasileiro

        Priscila, muito coerente sua observação. Até mesmo pelo fato do pouco espaço de tempo para o entrosamento.
        Mas a pergunta que não quer calar é: Se o Bruninho não fosse filho de Bernardinho, quem o mesmo convocaria para a seleção além do incontestável Ricardinho?

        Letra A (Bruninho)
        Letra B (Marlon)
        Letra C (William Arjona)
        Letra D (Raphael (Trentino-ITA))

        Será nepotismo ou estratégia?

        Enfim… Ficou uma lacuna para cada um pensar e julgar de acordo com suas próprias opiniões.

  • Fabiano Gomes

    Ah, pra mim já era uma incoerência não ter o Wallace (SESI) entre os 25, mas essa lista foi surpreendente demais (no sentido negativo). Ricardinho, ok. Mas pq limar o Marlon de cara, Bruno é tão merecedor assim? Não entendi uma lista de 18 com 4 opostos e infinitos ponteiros e só 2 levantadores. Se era assim, fazia logo trabalho completo: Ricardinho e William.
    E pra continuar algumas incoerências vemos Rodrigão (q mal jogou a SL) na lista e Henrique, q tá mandando bem a beça, fora.
    Enfim, vamos ver no q vai dar.

    • Caco

      Bruninho é tetracampeão brasileiro e nas duas últimas conquistas da seleção ele era titular (Mundial de 2010 e Pan de 2011). O que o Marlon ganhou como titular da seleção? William e Rapha mereciam uma chance mas infelizmente não tiveram. Levantadores precisam de tempo para se adaptar e faltam poucos meses para as Olimpíadas.

  • Mauricio

    vamos ver por quanto tempo! afinal, bruno rezende é o único com vaga garantida nessa equipe.

  • Luiz

    ESTOU PASMO!!! Não esperava MESMO esta convocação. Fico feliz, mas vamos ver no que isto vai dar.

    Só uma pergunta:

    E agora, como fica o Murilo nisto tudo?
    Ele disse há três dias atrás que TODOS deveriam abraçar a permanencia do Marlon e do Bruninho.

    E agora, Murilo? Será que ele vai contestar a escolha do Bernardinho?

    Tem gente que deveria ficar de boca fechada.

    Acho que minha irmã é que está certa quando diz que o Bruninho ainda vai deixar estes caras da seleção muito sem graça ao se tornar grande amigo do Ricardinho. E aí quem votou contra é que vai ficar mal na fita.

    • Aninha

      E ai Luiz? essa convocacao é muito especial para todos q qeriam o Rica na selecao e principalmente pra vc que nao esconde o qnto a admira o trabalho dele…. qndo eu vi a noticía vim logo ve o que vc tinha postado.bjao

    • Joau

      No entanto, eu tinha lido que Bruninho tinha dito no twitter há um mês que Ricardinho tinha que voltar …. Murilo é um grande jogador, mas ele tem muito ego ,quase tanto como Ricardo. De todo o grupo Bruno me parece ser o mais sincero …. então eu poderia estar errado …

    • Andrei

      Luiz, sabe por que o Murilo não quer o Ricardinho na seleção? É óbvio: VAI VOLTAR PARA O BANCO. Que diga-se de passagem é o verdadeiro lugar dele. Com Ricardinho, o Giba vai deitar e rolar novamente. A sintonia entre os dois é fantástica. Nenhum outro levantador consegue dar a velocidade e acertar o tempo de bola do Giba como o Ricardinho. Jogador que se destaca somente por ter bom passe, como é definitivamente o caso do Murilo, tem que disputar vaga na seleção como líbero. Deixa o ataque para quem sabe atacar e botar a bola no chão!

      • Brasileiro

        Andrei, Simplesmente perfeito seu parecer. Apesar de eu gostar da atuação de Murilo como jogador em quadra.

  • daniel

    Muito justa a ausência de Marlon. Não está jogando bola, não vai pra seleção. Mas lamento a ausência de William. O cara joga um voleibol espetacular, de encher os olhos, e não está na seleção, o porque não sei. Sempre torci pelo Bruno, mas não dá pra engolir vê-lo garantido em Londres, enquanto o maior levantador brasileiro no momento fica de fora. Gostei do retorno do Ricardinho, mas a ausência de William compromete toda a admiração que tinha por Bernardinho. Quem perde é o voleibol brasileiro.

    • Luiz

      Gente, o William joga muito, mas ele tem 1,85m de altura. Ele é menor do que a Mari, a Regiane, da Ana Tiemi, A Joycinha.
      Sei que levantador tem que é levantar, o resto é o testo, mas não seria fácil cobrir o bloqueio dele. Ricarinho é o maior levantador préconvocado (tem 1,91m) e mesmo assim tem dificuldades do bloqueio. Lembro que no ultimo jogo contra o RJX ele amorteceu o Dante, o Theo e várias vezes o Lipe. Bruninho é menor que o Ricardinho (tem 1,90m), pouca diferença, mas não prejudica muito. Além disto a bagagem internacional que os dois tem é muito grande, e sem contar que o Bruniho vai ser o levantador em 2016, então, querendo ou não, ele vai ter que ir para Londres pegar mais experiencia, ou será que vocês querem passar vergonha nas olimpiadas do Rio de Janeiro? Não gosto do Bruno, mas neste caso a convocação teve um sentido. Se ele é o único levantador jovem que pode chegar bem em 2016, então fazer o que? O Bernardinho nos colocou nesta situação. William ainda tem idade para brigar por 2016, ele terá a mesma idade que o Ricardinho tem hoje.

      • Brasileiro

        Luiz, perfeita observação.

  • Rodrigo

    Só discordo do rodrigão! O resto da lista está legal!

  • Não concordo com o central Rodrigão, Henrique é melhor, João Paulo Bravo afff Prefiro o Dante e kd o Lorena faz um bom tempo que a seleção esta sem confiança nos opostos affff Mas tb entendo que Lorena não representa uma renovação na selação e Renan é Lucarelli são otimas surpresas é o futuro presente dessa seleção. Ricardinho vai sentir falta do OPOSTO LORENA!!!

  • Luiz

    O Rodrigão realmente não merece estar aí. Henrique seria a escolha mais coerente.
    Que pena que contra o William pesa muito a falta de rodagem internacional. Ricardinho e Bruninho rodaram mais.

    E quanto ao Marlon, acho que pesou contra ele as atuações pelo RJX, que só chegou na semifinal por causa dos valores individuais de Dante e Lucão. Hoje, o Marlon está sem clube para jogar. É claro que logo vai encontrar algum, mas pesa muito para ele o fato de nenhum clube brasileiro ter enteresse nele no mento. No entanto, já disse isto aqui e vou repetir: se o Marlon era inseguro na seleção, parte disto é culpa do Bernardinho, pois não precisava obrigar o Marlon a jogar estes anos todos usando a mesma camisa do Ricardinho. Ele jogava com um bonde nas costas e nunca ficou à vontade.

  • Luiz

    Na semana em que o Bernardinho disse que todos os jogadores deveriam jogar com a seleção na cabeça e que deveriam querer chegar lá, o William disse:
    1 – O Webber é o melhor técnico do mundo.
    2 – O Vôlei argentino está um pouco à frente do brasileiro.
    3 – Seleção NÃO ERA PRIORIDADE para ele. Ele se preocupava mais em sair de férias.

    FALA DEMAIS!!!

    Era para ele estar nesta lista de três para treinar, e ir para a liga mundial. Em 2010 o Bernardinho jogou a liga mundial com três levantadores até o final da fase classificatória. O terceiro era o Rapha. William deveria ter ficado calado. Tenho certeza de que ele estava nesta lista também.

    • newton.carvalho

      É Luiz, sobre voleibol podemos discordar em muitas coisas, mas agora você foi extremamente preciso. Essa entrevista do William foi ridícula!! Pelo amor de Deus! Tipo, o cara falou que jogador brasileiro tem mania de querer resolver tudo na base da força e que o argentino é mais inteligente, explora bloqueio e tal. Mas é claro! Os jogadores argentinos são notoriamente mais baixos então é natural que eles utilizem esse tipo de recurso com um pouco mais de frequência. Agora, falar que volei argentino está um pouco a frente do nosso… putz. Essa doeu! Tudo bem, com volta do Webber à argentina, a melhoria dos resultados na base, podemos dizer que os caras deixaram pelo menos uns 15 anos de estagnação para trás, mas só. Enfim, o cara ainda é muito infeliz com as palavras.

    • Maurição

      Falando demais ou ficando mudo, ninguém entra no lugar do neném do papai! Nem F.!!!

      • Luiz

        Cara, eu mais do que ninguém aqui critico o Bruno – E MUITO. Mas, neste caso é coerente que ele vá para Londres, pois ele será o levantador de 2016. Então é melhor que ele pegue experiência.

  • Naty

    Não estou me contentando de tanta alegria….enfim veremos Ricardinho pela seleção….que delicia…..agora, Rodrigão e João Paulo? Pra que????????????????? Com tantos centrais voando….
    Adorei também ver o Renan na lista….será de grande valia para o garoto jogar com mais experientes….

  • Andre Alves

    Pode parecer teoria da conspiração, mas a convocação do Ricardinho poderia ter a ver com a ida do Giba para Araçatuba?
    Poderia Ricardinho ter sido convocado pelo Giba?

  • daniel

    Caro Daniel Bortoletto,
    a convocação da seleção masculina está repercutindo bastante na imprensa. Repercussão esperada, claro. Entretanto, chama-me atenção o fato de os principais sites de notícias e esportes não fazerem sequer referência a ausência do levantador William. Acho que na cabeça destas pessoas, há apenas 3 bons levantadores no Brasil: Ricardo, Bruno e Marlon. Parece que William, Rapha e Sandro não existem. Além da convocação de Ricardinho, polemiza-se a escolha de Bruno em detrimento a Marlon. Mas não seria mais questionável esta superioridade de Bruno em relação aos demais levantadores? Não consigo ver polêmica na ausência de Marlon.
    Que me chamem a realidade se eu estiver a perder o senso, mas, tecnicamente falando, William não é um levantador extraordinário? E muito, muito superior a Bruno? Não seria esta uma questão relevante?
    Infelizmente, as notícias que chegam ao espectador/leitor mais desavisado geralmente vem através de transmissões ufanistas e de notícias passadas por jornalistas que pouco acompanham, consequentemente, pouco entendem de voleibol. Isso gera uma zona de conforto na comissão técnica pra cometer certas aberrações. Fico imaginando, em 2014, Mano Menezes deixando de fora um William e levando um Bruno, acho que o país viria abaixo.
    Ainda bem que há raros espaços como este para debatermos sobre vôlei.

    • Maria

      Daniel ….comparando a idade de dois não vejo muita diferença entre Bruno e William …. e acima de tudo o que penaliza muito William a nível internacional é a altura infelizmente…

      • Luiz

        exatamente. O William é muito pequeno.

        Ricardinho 1.91 m
        Bruninho 1,90 m
        Marlon 1,88 m
        William 1,85 m

        William é menor do que a Mari, a Joycinha e a Ana Tiemi. É um grande levantador, mas Sada Cruzeiro não é seleção.

        • daniel

          De que adianta 1,90 de irregularidade e imprecisão?

          • daniel

            Levasse então o Fidelis ou o Murilo.

          • Joau

            Comparações absurdas Daniel … . podem não gostar de Bruno mas ele salvou várias vezes a seleção.

  • Brasileiro

    Se Bruninho não fosse filho de Bernardinho, ele estaria fora dessa olipiada pela campanha ruim. Mas ele tem força de vontade e isso é um sinal positivo.
    Rodrigão e João Paulo Bravo é só um peso de papel.
    Sem Lorena, o Brasil perderá uma ótima opção.
    Giba, Murílio, Serginho e Ricardinho são insubstituíveis.
    E esse quarteto acima, ainda tem condições para disputar as olimpiadas no Brasil.
    Não esquecendo que os USA venceram o Brasil nas olimpiadas com jogadores titulares com idades avançadas.

  • Brasileiro

    Se Bruninho não fosse filho de Bernardinho, ele estaria fora dessa olimpíada pela campanha ruim. Mas ele tem força de vontade e isso é um sinal positivo.
    Rodrigão e João Paulo Bravo é só um peso de papel.
    Sem Lorena, o Brasil perderá uma ótima opção.
    Giba, Murílio, Serginho e Ricardinho são insubstituíveis. São os 4 pilares da seleção.
    E esse quarteto acima, ainda tem condições para disputar as olimpíadas no Brasil.
    Não esquecendo que os USA venceram o Brasil nas olimpíadas de 2008 com jogadores titulares com idades avançadas.

  • Joau

    Bruno deve ir para Londres. Dois levantadores de mais de 30 são inúteis …. o cara tem talento e vai para o Rio de Janeiro. Seu lugar não há nenhuma pergunta para aqueles que sabem de vôlei.
    Estou surpreso que Bernardinho já escolheu Ricardo imediatamente…

  • Luciano

    Na minha opinião, estou muito feliz com o retorno do Ricardinho, sem dúvidas. Porém temos que etenteder que agora teremos que ter paciência para entrosamento dos jogadores com ele, principalmente se o oposto titular for o Vitoco. Basta lembrar a Super Liga passada que o Vitoco saiu do VF e disse que não se acontumou com a bola rápida pela saído que o Ricardinho faz, portanto veremos ainda muitos momentos sem ritmo na seleção.

  • Brasileiro

    Se Bruninho não fosse filho de Bernardinho, ele estaria fora dessa olimpíada pela campanha ruim. Mas ele tem força de vontade e isso é um sinal positivo.
    Rodrigão e João Paulo Bravo é só um peso de papel.
    Sem Lorena, o Brasil perderá uma ótima opção.
    Giba, Murílio, Serginho e Ricardinho são insubstituíveis. São os 4 pilares da seleção.
    E esse quarteto acima, ainda tem condições para disputar as olimpíadas no Brasil.
    Não esquecendo que os USA venceram o Brasil nas olimpíadas de 2008 com jogadores titulares com idades avançadas.
    Eu assistir essa final e ficou claro a falta do Ricardinho. Por isso Bernadinho tem uma dívida com os antigos. Pois tirou dos outros o direito de ganhar as olipíadas de 2008 por causa da falta da administração emocional e ter tirado o Ricardinho em uma olipíada. “Genocidio”!
    Não se esqueça que a seleção dos USA ganhou para o Brasil nas olimpíadas de 2008 com um elenco de jogadores titulares “acima da idade”.
    O Serginho é o melhor líbero do mundo com a idade que tem.
    E Giba não só ataca, como defende e recepciona bem. Além de dar uma moral emocional e passar uma vasta experiência para os outro.
    O Brasil está cheio de jovens sem condições e carga emocional para encarar uma olipíada. É nessa hora que, O DEUS DO VÔLEI, GIBA, entra e honra o nome como sempre fez.
    Tem mais, ainda conto com ele, GIBA, nas olimpíadas de 2016.

    • Maria

      Perdoe-me, mas Murilo está jogando terrível ultimamente …e Giba?

  • Márcio

    Noticia excelente, Ricardinho de volta!!! Foi otimo para o mundo do esporte a volta do Ricardinho a seleção, mostrou que essa historia de grupo fechado não deve prevalecer!! Resolvidas, as brigas internas (assim espero), a seleção volta a estar no mesmo patamar da Russia…Com Murilo e Serginho na linha de passe, o Ricardinho vai deitar e rolar…Dois pontos me deixa um pouco receoso. Primeiro, o oposto, Falta um homem de confiança. Vissoto já mostrou no VF que não se dá bem com Ricardinho que acelera o jogo. Vai tomar muito toco. Theo só de levantar a bola pra ele já vai levar bloqueio na cara. Na minha opinião o Lorena poderia ser testado na Liga, enfim…tomara q o Wallace seja o titular. Segundo os Centrais. Rodrigão é palhaçada né? Reserva, não joga nada a anos e ainda assim tá no grupo??? O Henrique jogando demais, além de já ter jogado com o Ricardinho, sequer está no grupo!!
    Acho o Bernardinho um execelente tecnico, mas acho que perdeu o controle do grupo…

  • Carlos

    Não consigo entender! Todo mundo achou normal a convocação do Giba? Me digam qual foi o desempenho dele na Superliga…

    • Alessandra França

      Mas ele se contundiu e apressou a cirurgia justamente pra jogar com a seleção, é muito diferente do caso do Rodrigão que tá ruim mesmo há séculos. O que o povo esquece é que o Giba fez uma última temporada pela seleção jogando muito melhor que Murilo e Dante, foi o melhor ponteiro do grupo e ali ele provou ainda ser útil como reserva. Ou será que Thiago Alves ou Bravo com Murilo e Dante péssimos como estavam na Copa do Mundo e Liga Mundial fariam o que o Giba fez? Não mesmo.
      Não é o Giba de tempos atrás, não jogou a superliga, mas ainda é o que tem pra hoje, ainda dá pra ficar na seleção até essa olimpíadas. Se não recuperar de jeito algum, aí corta. Vai ser mais ou menos como o caso do Nalbert em Atenas e eu não acho errado.

      • Carlos

        mas não tem jogado, simples assim! Convocação é momento, esse seu argumento só prova que tudo é uma grande panela. Tipo: “vc me ajudou então fico te devendo essa!”

        • Alessandra França

          Então se o Dante por exemplo, se machuca nessa superliga, vc não o convocaria pra disputar as olimpiadas? Não é assim, contusões aconteceu e vc precisa ter um respaldo pra isso.

          • Alessandra França

            *contusões acontecem

          • Carlos

            O mesmo aconteceu com o Kaká na copa do mundo 2010 e deu no que deu! Se ocorre a lesão, ainda mais quando impossibilita o atleta de jogar por um período mais longo, ele certamente não renderá o que se espera dele, a história mostra isso! O fato é que determinados jogadores possuem cadeira cativa na seleção, esteja jogando ou não!

    • Naty

      Giba é Giba!!! Aguardem! Giba é um guerreiro e sua participação no grupo é imprescindível! Quando a coisa pega, é o Giba quem levanta o time! Além disso, com o Ricardinho, tenho certeza que Giba vai voar no ataque!

      • Carlos

        É como disse acima…o mesmo comentário foi feito com o Kaká! Esporte de alto nível é a competição e ritmo de jogo que fazem a diferença! Não adianta ser um baita jogador e estar fora de forma, o volei tem equipes de altíssima qualidade. Talento fora de forma não decide nada.

  • Marco Túlio

    O paneleiro do Bernardinho mais uma vez mostrou sua cara.

    Leva o Renanzão, Lucarelli e Maurício, que são a nova geração, mas só pra fazer filme. Provavelmente nem os veremos em quadra.

    Deixa de fora William, T. Alves e Lorena, para levar Giba, Théo e Rodrigão…

    Se o Wallace e o Ricardinho pegarem banco pra Vissotto e Bruninho, vai passar dos limites de ridículo!

  • PROFETA

    O BRASIL nao vai ganhar a Liga Mundial, muito menos as Olimpiadas: anotem isso e me cobrem depois!!! Tudo conspira contra o volei de quadra brasileiro no cenario internacional.

  • meyre

    estou muitooooooooooooo feliz!! Estou nas nuvens !!! Seja muito benvindo de volta à seleção.
    Genteeee estou rindo à toa!!!!
    Que dia espetacular!
    Mas eu nao levaria o Rodrigão, Theo e João Paulo Bravo.O Rodrigão ja foi bom, e nós sabemos da importancia que ele teve para a seleção, mas o fato é que ele nao está jogando atualmente. O Theo , sempre o achei fraco, nao engrena. O Bravo, nunca me encantou.
    Torço muito para que o Renan e Lucarelli aproveitem a oportunidade e evoluam bastante. Certamente esses dois têm um futuro brilhante. Gosto muito do Wallace e Sidão, tomara que façam bonito na liga.
    Ricardinho, que voce faça uma liga mundial, ESPETACULAR.
    À todos, bom trabalho e boa sorte para nós.

  • Teixeira

    Bom, fiquei extremamente contente ao saber que o Bernadinho convocou o Ricardinho para a lista definitiva da liga mundial. O Ricardinho jamais poderia ficar de fora.
    PORÉM, acho incrivelmente absurdo a permanência do Bruninho. Pois:
    1) O Bruninho não joga nada há 2 superligas.
    2) Willian e Rapha são e estão tecnicamente melhores do que o Bruninho disparadamente. Hoje tem muita diferença entre eles mais muita mesmo!
    3) Comparando Marlon e Bruninho: Marlon terminou o último campeonato mundial como titular e o Bruninho era reserva. O Marlon chegou até as semi-finais da superliga, no geral fez uma boa competição. E o Bruninho? Novamente eliminado nas quartas de finais! Ou seja de 2 anos pra cá o Marlon tem demonstrado um desempenho melhor que o Bruninho. No entanto, para o Bernadinho (SEU PAI) pressionado em ter que convocar novos levantadores (principalmente Ricardinho e Willian) resolve abrir mão do Marlon. Bom, acredito que ele fez dessa maneira porque tem o receio de queimar seu filho. Isso é um absurdo, ele é o técnico da seleção brasileira e seu filho não joga nada atualmente e se ele não entendia que deveria trocar os 2 levantadores (Bruno e Marlon), quem deveria ter rodado era o Bruninho. Mas o papai não ia deixar né? Olha acho que o ciclo do Bernadinho na seleção está próximo do fim, sem dúvida ele foi o maior treinador de todos que passou pela seleção, o que ele fez pelo Brasil é incontestável. Mas ele deveria ser tão inteligente quanto o Guardiola é e foi ao deixar o Barcelona. As vezes isso é necessário. Hoje ele deixou o lado de pai falar mais alto. Ele não foi profissional. E mais acredito que ele só convocou o Ricardinho para atender ao pedido de todos porque assim poderia continuar a convocar o seu filho e tiraria o foco de cima dele. ABSURDO!

    • Maria

      Você esquece que se não fosse para Bruno não estávamos nos Jogos Olímpicos …. pequeno detalhe ….

  • Ola galera,parabens ao Bernadinho por aceitar o Ricardinho de volta seleção,e parabens ao Ricardinho por aceitar a convocação,é evidente que á seleção vai subir de patamar com á chegada do Ricardinho,e que tem á seu favor liderança,esperiencia,sobretudo á conquista do ouro olimpico.

  • Thederson

    Fico muito feliz com a volta do Ricardinho…. Porem não consigo entender:
    1º o porque convocar Rodrigão com Henrique no seu melhor momento… e tantos outros jovens promissores que se destacaram nessa superliga… enquanto ele esteve sempre no banco…
    2º Porque levar JPB, que o único fundamento que tem bom porem nada excepcional é o passe quando se tem o Fellipe do Sada/Cruzeiro com a mesma caracterisca mais que também se da bem no ataque… muito semelhante com o Murilo…. Sem contar da convocação do Giba… mais de um ano parado… já passou da hora de a seleção ser composta não por historia ou currículo de um jogador mais sim pelo momento que ele vive, afinal essa é a idéia de SELEÇÃO…
    3º A vaga de oposto no meu ver esta muito fraca para uma Olimpíadas… dentre os escolhidos… torço pela ida de Wallace(Titular) e Renan(Banco), mesmo assim não tenho muita segurança devido Wallace costuma desaparecer em decisões.. vide a final da SLM onde o destaque no ataque foi o Mauricio que chamou a responsabilidade, e Renan por mais que não tenha bagagem mais quando focado é um monstro tanto no ataque, no saque e bloqueia muito… futuro brilhante.. agregaria muito mais que Vissoto que so toma toco e é muito lento… e o Théo que não sei o que ele tem a mais que o Wallace Martins (Porem concordo que esse ano por estar baleado deixo a desejar) e Lorena que ataca muito….

    Espero que esses outros pontos sejam corrigidos antes das olimpíadas… por mais que acho muito difícil… infelizmente seleção no Brasil sofre muito com decisões pessoais de nosso treinadores

  • Pequena

    Só sei que vou tomar um drink hoje para comemorar!
    Graças a Deus reinou o bom senso!
    Agora é trabalhar muito como sempre, ajustar o que for preciso e torcer com muito mais esperanças de medalhas!
    Viva a racionalidade!!!!!!!

  • Caio

    Perfeita a hora ki o Bernardinho caiu na real, a volta do Ricardinho vai dai um animo a mais nessa seleção, o na hipotese dele ser reserva, gostaria muito de ver ele entrando na inversão com o Wallace kkkk em 2 bolas eles ja tomariam os lugares de Bruno e Vissoto……Antes tarde do que Nunca!

  • Joau

    Levantadores: William e Bruno ou Ricardinho e Bruno. Sempre tem que ser o Bruninho galera. Esse menino precisa chegar com tudo em 2016. Ele será o levantador oficial daqui há 4 anos.Fato.

  • Márcio

    Concordo com as críticas acima em relação ao Giba. Ele não jogou a SL, mas gnt ele é o Giba!! Tá muitos vão dizer que historia não devia ser levada em consideração, mas não é historia de um campeonato, é a história de uns dos maiores jogadores que o mundo viu..Não jogou esse ano mas tem tempo o suficiente para se recuperar, alguém dúvida que ele vai voltar em grande forma? Vamos fazer uma analogia com o futebol, em 2002 o Ronaldo fenomeno estava machucado e mesmo assim foi o extraordinario e não venha me dizer que o Ronaldo era mais profissional que o Giba e que guardadas as suas devidas proporções era melhor esportista!! Giba vai voltar e mostrar que tem muito voley que essa garotada que treme na hora decisiva…

  • Mauriçãomauricio

    Ontem à noite li no site de o Globo o magnífico retorno de Ricardo. Sendo assim não perderei de jeito nenhum um jogo sequer da seleção, vou tirar 15 dias de férias só para ver a seleção com Ricardo “o gênio”.

  • Martha

    Ricardinho é tudo de bom. Muita sorte pra ele! Queria ver a cara dos traíras que apoiaram a palhaçada do corte dele. E esse Bernardinho teve que calçar a “sandalinha da humildade”, mesmo a contragosto. Êh mundo!!!!!!

  • Maurição

    A reunião dos gigantes Ricardo “o gênio” e Bernardo “o estrategista”. Fala sério, o que será que está se passando na cabeça dos Russos Ricardo X Grankin ou Butko e Bernardo X Alekno. Vamos ver o match em Londres? Aposto minhas fichas na seleção camarinha (haja bagagem e manha na quadra) abraços felizes.

    • Luiz

      Cara, eu pensei sobre isto. A notícia da volta do Ricardo deve ter corrido adoidado pelas outras seleções. Até porque para entender o vôlei da seleção brasileira da ultima década as outras seleções tiveram que assistir MUITOS vídeos, estudar cada jogador. Então, eles estudaram muito o “método” Ricardinho. Eles sabem muito bem quem é que está voltando!
      Até mesmo o Ball reverencia o Ricardinho, quem dirá os outros meros mortais.

  • Martha

    Se Willian entrar na inversão do 5/1, não vai poder bloquear já que vai estar no fundo de quadra. Ricardo+Willian= loucura para o bloqueio adversário.

  • Maurição

    Agente sabe que na hora do “couro comer” quem tem mais pode mais. Ricardo “o gênio maioral” tem muito a nos alegrar. Alvíssaras Ricardo “o gênio” Will be back. Já estou na contagem regressiva para os grandes dias que se aproximam. Alegria alegria alegria. Abraço a todos amantes deste lindo esporte.

  • Brasileiro

    GIBA É O DEUS DO VÔLEI. ME SENTIR E SINTO ATÉ HOJE PRIVILEGIADO EM SABER QUE ELE É 100% BRASILEIRO.
    GENTE, O GIBA É NOSSO, ASSIM COMO O NADADOR maycon phelps é dos americanos.
    Até hoje o GIBA é respeitado por pessoas de vários países. É que nós, brasileiros, temos como cultura não valorizar o que é nosso.
    No Brasil não existe ninguém (no âmbito do vôlei) no patamar do GIBA mundialmente falando. Não houve, não há e só DEUS sabe se haverá. FATO!!!

    • Martha

      Concordo + ou-. Giba é Giba, lógico. Mas anda se contundindo demais, tá parado demais, e isso não é meio perigoso numa holimpíada?

      • Brasileiro

        Dona Martha, mas é aí que entra a experiência. No momento, eu acho a seleção da Rússia e Polônia “mais forte” que o Brasil, porém, o Brasil derrotou os dois (no confronto) no recente mundial. E essa experiência que (em minha opinião de fã e não de conhecedor) deu o terceiro lugar ao Brasil. Até a Itália, este ano, eu achei mais potente que o Brasil. Mas a experiência e a reputação dos mais antigos falam mais alto nessas horas de nervos. E eu apostaria em Giba para as próximas olimpíadas.
        Na verdade eu pensava igual a você. Mas quando eu vi os USA ganhando para o Brasil no confronto final das olimpíadas de 2008, com seus titulares com idade acima da média, é que notei que eu deveria mudar minha forma de pensar. Pois olimpíadas é 25% técnica, e 75% experiência e consequentemente emocional.

  • Brasileiro

    Se ricardinho vai vencer… E bernardinho vai… Só o futuro dirá. Mas que nas olimpíadas de 2008 o brasil perdeu para os usa por causa da ausência das habilidades do ricardinho, disto eu não tenho dúvida alguma. Os jogadores se mataram para compensar o levantamento fraco de bruninho e, se não me engano, o marcelinho. Mas não foi o suficiente para vencer. Ficou claro que bernardinho sacrificou os jogadores para dar a o filho dele um título de ouro olímpico. E agora quer sacrificar o ricardinho para o mesmo fim… Tudo pensando no filho dele. O bernardinho não está pensando na seleção e nem na estratégia da seleção e sim da estratégia do currículo do filho dele à custa dos deuses do vôlei. São eles: giba, serginho, ricardinho, murílo, etc. E o já, semideus, renan e wallace souza.
    Já está na hora de bernardinho voltar a comandar a seleção do vôlei feminino e trazer o zé roberto novamente para o masculino. Já passou da hora de acabar com esse nepotismo.

  • Aline Morotti

    Ao João Paulo e outros… Tem muita coisa “intrigante” nesta convocação, aliás, com o nível dos profissioonais de volei no Brasil, ao parar pra pensar na atuação do 8º (SBC) contra o líder e atual campeão (CRZ), é muito intrigante e difícil de engollir não termos ganhado medalha de ouro…
    Bernardinho já fez bastante, me deixou muitas vezes feliz, mas já está intrigando demais na sua insistência e lógica para convocação… A gente podia muito mais, não só com o Ricardinho, enfim, estamos levando atletas 100% com condições 60%… Será mais um ano sem medalhas? O Ricardinho é bom mas não é responsável por milagres…

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo