Regulamento do Mundial feminino



Recebi alguns e-mails com a mesma pergunta: o regulamento do Mundial feminino é igual ao do masculino? A resposta é não.

Para as mulheres, são apenas duas fases antes das semifinais. Para os homens, eram três. E o importante: os resultados de uma fase são levados para a seguinte.

Ainda assim, não é o ideal na minha opinião. O simples, com a primeira fase em grupos, e na sequência mata-mata é o meu preferido.

Abaixo, a íntegra do regulamento e os grupos. Antes de a bola subir no Japão, farei minhas apostas para a primeira fase, em homenagem ao falecido Polvo Paul.

Primeira fase – de 29 de outubro a 3 de novembro

Nesta primeira etapa, as 24 seleções são divididas em quatro grupos com seis integrantes cada. Os times jogam entre si dentro da própria chave. Classificam-se para a segunda fase as quatro melhores equipes de cada grupo.

Grupo A – Japão, Sérvia, Polônia, Peru, Argélia e Costa Rica

Grupo B – Brasil, Itália, Holanda, Quênia, Porto Rico e Rep. Tcheca

Grupo C  – EUA, Cuba, Alemanha, Tailândia, Croácia e Casaquistão

Grupo D  – China, Rússia, Coreia do Sul, Rep. Dominicana, Turquia e Canadá

Segunda fase – de 6 a 10 de novembro

Nesta etapa, as 16 seleções que continuam na disputa são divididas em duas outras chaves com oito integrantes cada. As quatro melhores equipes dos grupos A e D formam a chave E, disputada em Tóquio, enquanto os quatro melhores times dos grupos B e C compõem a chave F, realizada em Nagoya.

As seleções jogarão dentro do próprio grupo da seguinte forma: No E, os times do A enfrentam as equipes do D; No F, os times do B medem forças com os adversários do C.

As duas melhores seleções de cada chave (E e F) passam para as semifinais e seguem na disputa pelo título. As duas piores equipes de cada grupo são eliminadas do Mundial. As outras oito continuam na competição para a disputa do 5º ao 12º lugares.

Todas as seleções carregam para a segunda fase os resultados obtidos na primeira etapa do Mundial. A pontuação final, somadas as duas fases, definirá a classificação para as semifinais.



MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo