Regra da Liga permite testes. Eles acontecerão na Seleção?



Ricardinho vai jogar a Olimpíada? William será testado? Novatos poderão desbancar alguns veteranos?

Tenho ouvido estas perguntas desde que a lista de 25 atletas do Brasil para a Liga Mundial foi divulgada pela FIVB, na segunda-feira.

Por estarmos tão próximos da Olimpíada, eu (isso é opinião, não informação) acredito que não teremos grandes novidades entre os 14 jogadores que estarão em Londres. Me baseio na premissa de Bernardinho – que não sou obrigado a concordar – de manter o grupo que jogou todo o ciclo olímpico, ter uma dívida de gratidão com alguns atletas por performances anteriores, sacríficios já feitos, etc.

Mas uma regra da Liga Mundial deixará bem claro se o grupo olímpico já está fechado ou se alguma surpresa poderá aparecer durante a disputa da competição anual. A FIVB permite que a cada fim de semana de disputas (são quatro, além da fase final na Bulgária, no novo formato do torneio) um grupo diferente de 14 atletas seja inscrito. Ou seja: os técnicos poderão usar os 25 pré-selecionados durante a Liga. Basta que eles queiram.

Se existe dúvida sobre qual levantador levar para Londres, por exemplo, William poderia ser testado no Canadá, Ricardinho jogaria na Polônia, Marlon seria escalado no Brasil e Bruninho, na Finlândia. Vale o mesmo para os opostos, centrais…

Ganhar a Liga é o que menos importa em um ano olímpico. Tirar dúvidas no início da competição e depois dar ritmo para quem já está com o passaporte garantido seriam. Eu, ao menos, pensaria assim.



  • Naty

    Pra mim, esse negócio de ciclo olímpico é uma babaquice…..tem que jogar os melhores!
    Gratidão pelo que? Pelo jogador ter feito o que gosta, que é jogar? Qual o problema de o cara ter sido selecionado em uma época e não ser mais? Faz parte da vida de qualquer um, não somente no esporte!

    • fabiano

      Perfeito. Compactuo da mesma opinião. Não canso de dizer aos amigos que na próxima competição joga quem está melhor, mas infelizmente existe essa hipocrisia no esporte brasileiro. Até no futebll é assim. Mas vai ser bom para o Rodrigão ter mais uma Olimpíada no currículo, mesmo que seja apenas do vanco.

  • Elcio

    Daniel,

    Concordo plenamente com você, tanto nos testes quanto nos jogadores que irão para Londres. Infelizmente temos uma cultura no esporte brasileiro de insistir com figurões em detrimento de quem está jogando bem. Jamais questionarei a capacidade e competência de um Giba, mas ele é o Giba somente quando está em plena atividade, o que não é o caso. Outros jogadores há muito não rendem o mesmo. Por que a insistência?

  • Fabio Rodrigues

    Bem conhecendo o Bernardinho, claro que não irão acontecer!

    Muito por isso , por essa falta de testes tá chegando a essa altura do campeonato convocando Gustavo, Rodrigão…. é dose.

  • Adriano

    E na real, nem precisava “testar” o Bruno e o Marlon, né? Eles já foram suficientemente testados nos últimos 3 anos, deu. Mas, olha, não levo nenhuma fé que os outros vão ter chances. Até o Murilo já meteu a colher dele. Essa lista dos 25, pra mim, não quer dizer nada. Acho que os levantadores já estão definidos, infelizmente.

    Quanto aos opostos, aí, sim, tenho interesse e o pouco otimismo que me resta diz que é possível alguma surpresa. Já achei bom não terem chamado o Wallace Martins.

  • Fernando

    Daniel, sabe nos dizer se nos Grand Prix feminino essa mesma regra que permite trocar todo mundo de um fim de semana pro outro é válida?

  • daniel

    Bernardinho é o melhor treinador de volei, mas terá neste ano seu maior desafio. Nada nesta vida tem regras imutáveis e ele bem sabe disso. Irá ele seguir firme nesta ideologia de ciclo olímpico até Londres e jogar com Bruno e Marlon? E até Rodrigão??? Ou quebrará as “regras” em prol do título olímpico, chamará Ricardinho e William e cortará Bruno da seleção depois de todo o ciclo olímpico? Não será fácil. Nem como técnico. Nem como pai. Pressão!

    • Sara

      Qual o problema com Bruno, Marlon e Rodrigão? São excelentes jogadores e merecem estar nas olimpíadas, existem muitos ingratos isso sim!

      • daniel

        O problema é este pensamento de que o atleta tem que estar na seleção por gratidão. Na seleção devem estar os melhores. As críticas atuais a Rodrigão não apagam toda sua contribuição, mas isso não lhe dá o direito de ir a Londres. Bruno ter jogado muito no Mundial não obriga o técnico a levá-lo a Londres em detrimento de jogadores que estão melhor e que poderiam ajudar mais a seleção.

  • Luiz

    Gente, o que foi o reporter Alexandre Oliveira dizendo no Arena Sportv que a briga por posição de levantadores é apenas com o Marlon?
    Finalmente alguém teve coragem de falar a verdade: Bruninho não disputa vaga e pronto e acabaou!!! Ainda existe HOMEM de verdade na televisão.

    • Sergio

      Eu entendi que ele quis dizer nas entrelinhas que o Bruno já está escalado, e o resto que disputem a vaga com o Marlon. Não era isso?

    • Bethania

      Como vc distorce as coisa, Luís. Essa sua implicância com o Bruno já está ficando cansativa.
      O Alexandre disse que concordava com o Marco Freitas, quando o mesmo afirmou que o Bruninho saia na frente por ter jogado muito bem na conquista do Campeonato Mundial de 2010 e na partida que deu a classificação do Brasil pras Olimpiadas. Assim, a outra vaga seria disputada entre Marlon, Ricardinho e Willian.

    • Eraldo

      Ele deve ter feito este comentário considerando que o Bruno é o principal levantador da nova geração. Seria prudente mantê-lo no grupo para que no RIO ele já tenha a experiência de ter jogado duas olimpíadas.

    • Luiz

      Atah!!! Foi só força de expressão do Alexandre Oliveira! Acorda, gente!!! Se o Bruno era reserva na Copa do Mundo e na liga mundial, e ele e o Marlon vem fazendo campanhas irregulares na seleção, o que da garantia do Bruno não disputar vaga na seleção???? Respondam??? Se ele está em pé de igualdade com o Marlon, então por que ele está garantido e o Marlon não? Oh gente cega!

      • Joau

        Bruno era às vezes irregulare… mas muitas vezes decisivo em uma maneira positiva … Marlon nunca e sobre isso eu concordo, Bruno em Londres.

  • Luiz

    Me disseram há muito tempo atrás que o Marlon só tem sido titular da seleção nos ultimos tempos porque o grupo teria comprado a briga por ele. Então, se o grupo fecha com o Marlon, e o Bruno NUNCA ficará de fora de seleção, então não tem Ricardinho e nem William. Mas, só tem uma coisa: se o grupo quer mesmo a permanencia destes dois levantadores, vai ter que ganhar a olimpiada na marra. Se não, a mídia vai cair de pau, Bernardinho é demitido, e a carreira e imágem de Bruno ficarão muito manchadas.

    • Joau

      Para mim Bernardinho pediu demissão depois de Londres de qualquer maneira … ganhar ou perder …
      Bruno é culpado mesmo quando não está jogando …. ele seria culpado mesmo se não ir a Londres
      então não muda nada kkkk

    • Joau

      Para mim Bernardinho vai deixar o cargo depois de Londres de qualquer maneira … ganhar ou perder …Bruno é culpado, mesmo quando não está jogando …. ele seria culpado mesmo se não ir a Londres
      então não muda nada kkkkkk

  • Joau

    Para mim Bruno em Londres tem que ir. Primeiro porque ele tem talento segundo a preparar-se bem para Rio 2016.

    • Luiz

      Eu também concordo. O Bernardinho fez a coisa da maneira errada, então agora o Bruno tem que ir sim para Londres. Até porque não vai ter como preparar outro levantador para 2016. O Bernardinho neste caso, fez um ótimo trabalho. Marlon, Ricardinho e William caem pelo caminho por causa da idade, e o Bruno reina absoluto até 2016. Agora não tem como mudar. Bruno tem que ir para Londres SIM. Sobre isto eu nem discuto mais, até porque em 2016 ele será o único experiente em quadra. Não tem mais como correr. Belo trabalho, Bernardinho!

  • André Alves

    O Bruno é superior ao Marlon, assim como o Lorena e os Wallace’s são superiores ao Theo, Gustavão, Eder, Sidão, Otávio ao Rodrigão e por ai vai…

    Temos o problema da continuidade, o Giba ainda tem vaga nesta seleção, é o capitão do time e apesar da contusão terminou o ano como um dos jogadores mais regulares da seleção.

    Só contesto nossos opostos, Rodrigão e Marlon, o resto são jogadores que já ganharam muitos títulos e com certeza vão trazer outros…

  • tiago

    Daniel pq vc nao citou o rapha,algo pessoal?se fosse por merecimento ele deveria estar tb.me diz qual titulo marlon ganhou,e ricardinho,qual titulo ganhou desde 2007?rapha é o unico levantador brasileiro q ja foi campeao italiano sendo q ricaridnho,marlon,mauricio jogaram la e nunca foram,foi tri mundial,sendo eleito o melhor nessas 3 vezes,bi da champions league,supercopa,copa italia…para de ser tendencioso e seja imparcial!

    • Daniel Bortoletto

      Tiago, conheço muito bem a história do Rapha.
      E guarde seus ataques. O espaço aqui é para ser usado em alto nível, com discussões e argumentos, não ataques pessoais
      Obrigado

      • tiago

        nao é questao de ataque,se o blog é um espaço publico eu tenho diretio de ler e expressar minha opiniao,e vc como um jornalista gabaritado tem q dar informaçao,ou se é contra ou a favor de A B ou C deveria ser imparcial,ou se nao for,seja direto em suas preferencias pelos mesmos.

        • Daniel Bortoletto

          não, não é ataque. por isso sempre chamo meus leitores de tendenciosos, imparciais. deve ser normal

          • André Alves

            O Rapha é bom levantador, mas não o acho superior ao Ricardinho, aliás nenhum levantador no mundo é, e pensando que Marlon ou Bruno já estão nas olimpíadas o Rapha é apenas um nome de lembrança, não tem a menor chance…

  • tiago

    sendo q o rapha tb esta na lista da liga mundial!

  • Ester

    Na verdade o Ricardinho não está disputando vaga com ninguém o tempo dele já foi, disputa vaga só se for para o asilo… BRUNO, MARLON e WILIAN é que são os favoritos, Ricardinho tá fora! Fala sério, o que o Ricardinho tem feito que merecesse estar na Olimpíada? Nada… Vide final da Superliga onde levantamentos previsíveis e pouco inspirados se transformaram em vários tocos pelo Cruzeiro.

    • Luiz

      Os fanáticos pelo Bruninho estão tremendo de medo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mas, não se preocupe. O Bernardinho também está com a cabeça quente. Ele já deveria ter chamado o grupo para treinar, mas está numa pressão danada.

      • André Alves

        Não existe isso de fanáticos pelo Bruno, o cara é um jogador e as vezes ou muitas vezes, paga por ser filho do técnico da seleção, ele é inferior ao Ricardinho, mas tem mais condições de estar na seleção que o Marlon e o Rapha…é simples…

        • Luiz

          aham!!! Nós “acredita” porque a gente “somos” burro!

          • Joau

            Concordo André….Bruno já ajudou muitas vezes a seleção, ele pode crescer muito é jovem e talentoso. Acredito sinceramente que o seu lugar é totalmente merecido

      • Jorge

        O Bernardinho ainda não convocou os treinos porque o masculino já está classificado para as Olimpíadas e, por isso, terá um tempo de descanso. Você acha que ele não sabe o que fazer? É óbvio que já decidiu sobre o Ricardo e sabe muito bem o que fazer.

        • Luiz

          Eu acho que não. Até porque o Bernardo sempre reclamou do pouco tempo que tem de treinamento entre o final do campeonato de clubes e os internacionais. Eu tenho quase certeza de que ele ainda está indeciso para fechar a lista final. Pode apostar.

    • newton.carvalho

      Nem tanto Ester. A atuação dele só provou algo que é senso comum: Sem o passe minimamente na mão, não há levantador que resolva. Não tem Fernanda Venturini e nem Ricardinho que dê jeito.

      • Luiz

        concordo plenamente. O Ricardo tem até uma jogada bonita por de trás de cabeça quando o passe sai errado, mas ele não pode fazer o tempo todo.

        Infelizmente a final ficou prejudicada devido o passe horrível do Vôlei Futuro.

  • Invejosa da Olaria

    Bernadinhojá deu sinais que vai permanecer com a panelada memso..O que é aquele Rodrigo Queixo-Caído que jogou o tempo todo como reserva do reserva no SESI ser convocado..E o Gustavo, que já passou o tempo dele, sem falar o Giba….Gratidão pelos sacrifícios? Conta outra..O que esses jogadores ganharam de publicidade graças a aparição deles na seleção já não vale a pena….Por que Gustavo e outros desejam voltar a seleção..pq perderem esses espaços de publicidade, o status de vip nas festas que a elite tupiniquim realiza…..Fora toda essa geração após Londres e vamos começar tudo de novo..e claro, fora Bernadenal….

  • Mirtes

    BERNARDINHO tem moral p/ escolher a seleção que quiser, ninguém tem o currículo dele em esporte coletivo, sempre está no podium! Que outro técnico brasileiro conseguiu isso seja no futebol, vôlei, polo, handbal, basquete etc???
    BERNARDINHO vai bem do jeito dele e pronto.
    Eu acho que p/ Londres ele leva:
    Levantadores: Bruno e Marlon
    Opostos: Renan Buiati e (Leandro Vissotto ou Theo)
    Centrais:Lucão, Gustavo, Sidão e Rodrigão
    Ponteiros: Giba, Murilo, Dante e (J P Bravo ou Maurício Borges)
    Líberos: Serginho e Mário Jr.
    Acho que as únicas surpresas mesmo vão ser o canhoto gigante RENAN BUIATI e o ponteiro MAURÍCIO que virou tudo na final da superliga.

  • ola galera,concordo em parte com você,Daniel Bortoletto,que, outros atletas tem que ser testado,menos o levantador Ricardinho,oque ele precisa é de alguns ajusti,é que a rapaziada já o conhece bem,só para lembrar a seleção norte americana era uma boa seleção de vôleibol masculino,é seu tecnico,Hugh Mcutcheon,não teve duvidas é convenceu o levantador,Lioy Ball á voltar á jogar pela seleção norte americana,é foram campeõe olimpicos em pequim,espero que o tecnico,Bernadinho tenha a mesma atitude com o”levantador”Ricardinho.

  • eder

    podem esquecer o bernardinho vai levar a velha panela de sempre isso e fato bruninho marlon rodrigão theo giba gustavo e todas as outras tranqueras de sempre sem novidades isso sim é uma certeza

    • Luiz

      Também acho que não vai sair disto mesmo não. O problema é que as atuações de William e Ricardinho deixaram o Bernardinho totalmente pressionado. Tanto que ele já deveria ter chamado os caras para treinar em Saquarema. Ele deve estar com a cabeça explodindo.

      • daniel

        Realmente muito estranha essa demora na convocação. Acho que ele vai levar Ricardinho e Bruno. William, o melhor levantador do momento nem será convocado.

        • meyre

          Tomara viu Daniel, que ele leve pelo menos o Ricardinho. Eu acho o Bernardinho , o melhor tecnico que temos, mas também acho que, é necessario ele se reinventar, abrir a cabeça e levar os melhores jogadores que dispomos.
          Se confirmar Bruno e Marlon, vamos sofrer. Mas levando o Ricardinho fico mais tranquila.
          Acho tbem que nao deve-se levar o Rodrigão ( que ja fez muito pela seleção, etc), nao devemos levar o Theo ( sempre achei , o Theo fraquinho viu ).

  • Joau

    Este discurso não tem muita lógica ….em caso afirmativo, certamente Bruno merece mais o lugar de:Murilo, Sergio, Marlon, Sidao etc Para o desempenho deste ano na Superliga. E pelo jeito também é muito mais jovem.Não que você desmontar ou montar uma equipe antes do ano olímpico desta forma. Eu não vi nenhuma seleção para fazer isso.

  • Maria

    Para mim quem tem que ir a Londres : Ricardo e Bruno.
    Eu já disse e repito. Ricardo foi chamado para treinar e tenho certeza que ele vai disponibilizar para o grupo. Bruno é jovem, talentoso, será o dono absoluto em 2016 e em cada caso, é capaz de mudar jogos e situações difíceis.
    E mais seria um final feliz para esta história. Eu torço para Ricardo e Bruno em Londres.

    • Luiz

      Eu também penso assim. Até porque o Bruno é o único levantador jovem para 2016. Mesmo eu não gostando dele, tenho que reconhecer que ele tem que ir para Londres, para pegar experiencia para 2016. E para deixá-lo mais à vontade, o Bernardinho tem que dar fim a esta história.

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo