Coluna: Até quando o ranking vai existir?



Pessoal, boa tarde. No ar a Coluna Saque publicada no LANCE! neste domingo, 24 de abril.

Basta terminar a temporada de clubes no Brasil para o ranqueamento de jogadores voltar a ser o centro das atenções. E, a cada ano, o tom das reclamações sobre o mecanismo existente para evitar a formação de supertimes (eles seguem existindo, né?) seja duramente criticado por atletas e treinadores.

Fato concreto acontecido na última semana e que reforça os gritos dos insatisfeitos: o campeão Sada/Cruzeiro sendo obrigado a abrir
mão do oposto Wallace, um dos atletas com pontuação máxima (sete), já que o regulamento permite apenas três tops por equipe.

– Para mim é difícil falar sobre o ranking. Faz muitos anos que eu não sou a favor. Para mim esse ranking já deveria ter sido extinto,
mas algumas pessoas querem que ele continue, acham que é importante. Eu acho que já perdeu a razão de existir – disse José Roberto Guimarães, na última terça-feira.

Para ser justo é preciso registrar que a CBV já colocou em votação, entre os clubes participantes da Superliga, o fim do ranking. Mas não houve unanimidade e ele seguirá existindo, pelo menos, por mais uma temporada.

Thaisa, ao lado de Adenízia, no lançamento do novo uniforme do Brasil (Divulgação CBV)

Thaisa, ao lado de Adenízia, no lançamento do novo uniforme do Brasil (Divulgação CBV)

A posição do técnico da Seleção é reforçada pela campeã olímpica Thaisa. A jogadora, que carrega a pontuação máxima do ranking, não aceitou redução salarial no ôlei Nestlé e deixou o clube. Agora vê dificuldade para encontrar outro time no país que mantenha seu patamar de vencimentos:

– O ranking complica muito as coisas, principalmente para o atleta de 7 pontos. O meu medo é que, daqui a pouco, a grande maioria das atletas com essa pontuação esteja fora do país. Como fica a CBV com quase nenhuma jogadora campeã olímpica jogando no próprio campeonato? É triste, mas é bom para ver se as pessoas começam a pensar nisso.

Eu sou a favor de repensar a existência do ranking. E vocês?



MaisRecentes

Atuação ruim tira Brasil da final da Copa Pan-Americana



Continue Lendo

Vôlei Renata anuncia novidades para a temporada



Continue Lendo

Jaqueline anuncia aposentadoria da Seleção



Continue Lendo