Quanto vale o recorde mundial dos colombianos?



Segue a coluna publicada neste domingo no LANCE!, sobre a incrível Colômbia, recordista mundial no vôlei.

A Colômbia ocupa a modesta 36ª posição no ranking mundial feminino da FIVB. Entre os homens, um lugar um pouquinho melhor: 31º. Sem qualquer tradição internacional, o país, porém, acaba de acumular dois feitos no vôlei moderno.

Na semana passada, a desconhecida colombiana Madelayne Montano igualou o recorde mundial de pontos marcados em uma partida feminina, no sistema atual de pontuação sem vantagem. Em jogo válido pelo Campeonato Coreano, ela anotou incríveis 53 pontos.

A sul-americana igualou a marca da cubana Yumilka Ruiz, que em 2005 marcou 53 vezes pelo Uralochka, no clássico russo contra Dínamo de Moscou, algo que a croata Barbara Jelic havia feito em partida contra a Itália, na semifinal do Campeonato Europeu de 1999. Sem menosprezar a marca da colombiana, Ruiz e Jelic tiveram jogos bem mais difíceis para obtenção da mesma pontuação recorde.

O curioso é que Montano pôde disputar apenas quatro sets pelo KT&G no duelo com o Pink Spiders, que foi para o tie-break. Na Coreia, o regulamento não permite que jogadores estrangeiros disputem o terceiro set das partidas. Entre nós, é uma das maiores bobagens que já vi no vôlei.

Montano, que foi acionada 92 vezes no ataque e colocou 52 bolas no chão, deve ter se inspirado no incrível feito do compatriota Lieberman Agamez, que já foi companheiro dos brasileiros Dante, Marcelinho e Roberto Minuzzi no Panathinaikos, da Grécia. Na temporada 2005/2006, quando defendia o Pangrati, também da Grécia, o colombiano marcou 55 pontos na vitória sobre o Patrasso, no tie-break. Atualmente Agamez é companheiro do brasileiro João Paulo Bravo, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, no Izmir, da Turquia.

É a Colômbia no mapa do vôlei mundial.



MaisRecentes

Vaivém: Ju Carrijo em Bauru



Continue Lendo

Vaivém: Primeiros nomes certos em Campinas



Continue Lendo

Lançamento do uniforme em grande estilo



Continue Lendo