Qual é a maior surpresa da Superliga masculina?



Sete rodadas disputadas e o atual campeão Sesi está na liderança da Superliga masculina. Faz sentido, tem lógica pelos reforços que Giovane Gavio ganhou para o já forte elenco, apesar do equilíbrio com pelo menos mais quatro times. Mas confesso que não sei apontar qual a maior surpresa que vem logo abaixo da classificação. Vamos aos candidatos:

– A Cimed/Sky, mesmo sem Giba em todas as rodadas, mesmo sem Gustavo em algumas delas, ocupa o segundo lugar, com apenas uma derrota em sete jogos. Na quarta, vitória maiúscula sobre o ótimo time do Sada/Cruzeiro por 3 a 1. Na rodada anterior, os catarinenses já haviam quebrado a invencibilidade do Vôlei Futuro.  É bom ficar de olhos no time de Marcos Pacheco!

– Outro time em franco crescimento é o Vivo/Minas. Derrotou ontem o Vôlei Futuro, em BH, por 3 a 1, com outra ótima atuação do jovem Lucarelli. Muitos torcedores antes de a Superliga começar reclamaram de alguns reforços, como Marcelinho, Manius e colocaram em xeque o até então desconhecido tcheco Filip. Todos estão dando conta do recado, deixando o tradicional time com a mesma campanha de Vôlei Futuro e Sada/Cruzeiro.

– O estrelado RJX é apenas o sétimo colocado, com três vitórias e quatro derrotas. Na quarta, derrota para o BMG/São Bernardo, agora em sexto, também por 3 a 1. Dante está limitado por um problema no joelho e Marlon perde a opção com quem possui melhor entrosamento. Com tamanho investimento e tantos selecionáveis, deveria estar muito mais acima na classificação.

– BMG/São Bernardo e o estreante UFJF estariam garantidos hoje nos playoffs. O time paulista é muito bem dirigido por Rubinho e neste ano vê a afirmação do gigante Renan Buiatti. Time jovem e muito talentoso. Já os mineiros vão, pelas beiradas, garantindo pontos importantes, sem precisar do tie-break em suas vitórias, e podem sonhar com voos mais altos. É bom aparecer situações como a da UFJF, pois dá aos patrocinadores a certeza de que é válido investir gradualmente.

– Por fim, Medley/Campinas (nono) e BMG/Montes Claros (décimo) decepcionam. Esperava mais das duas equipes, que só venceram duas vezes cada até agora. Possuem bons nomes no elenco, experiência contra os grandes e capacidade de crescimento. Mas não podem demorar para reagir.

Para vocês, qual é a maior surpresa?



  • Rafa

    Daniel para mim as maiores surpresas é o São Bernardo (positivo) e negativo Rjx mesmo com o time desentrosado era para o time estar melhor.
    Quanto ao Minas estive no jogo ontem e três jogadores fizeram a diferença Marcelinho muito bem. Lucarelli é maior revelação da Superliga ate o momento colocando muito veterano no colo e o Manius que sempre teve caracteristicas mais de passe, vêm aparecendo muito bem no ataque. Para mim não é surpresa a campanha do Minas, pois mesmo com um time não tão estrelado o time é muito bem comandado e além da camisa que pesa e acaba o fazendo jogar de igual para igual.

    • emanuella

      Concordo, Lucarelli é a revelação do campeonato, e acho o técnico do Minas junto com o Pacheco os dois melhores treinadores da superliga.

  • klaus

    Lucarelli e o Renan prometem muito .Espero vê-los na Olimpíada de 2016.

    • Fernando Adilio

      Concordo em gênero, número e grau

  • Rubens

    Como foi ótima a vitória do Vivo Minas ontem. São vários os pontos positivos, a começar pela Arena lotada, torcida apoiando e vibrando como nos bons tempos. Foi um grande jogo e bem disputado, tirando o ultimo set em que a equipe do Volei Futuro foi totalmente dominada.
    Pelo Vivo há de se destacar a vontade e o espírito de equipe com que o time está jogando, muito vibrantes, se ajudando, conversando em quadra, dá gosto de ver um time dessa maneira, jogando com essa vontade. O time num todo foi muito bem, tiveram regularidade no saque e passe, o que possibilitou que o jogo saísse. Manius apareceu como uma ótima alternativa de ataque, o que tirou o jogo das costas de Rejlek e Lucarelli, que também foram bem demais. Eu continuo destacando em especial dois jogadores do Minas : Lucarelli e o Marcelinho. Lucarelli cada vez mais jogando que nem gente grande, ontem inspirado na defesa, passando na mão e sabendo virar todos os tipos de bola. E Marcelinho com uma visão de jogo diferenciada, deixando o Filip com block simples por diversas e vezes e por aí vai, além de estar jogando com alegria. E sem falar a liderança que ele exerce em quadra, acho isso muito importante num levantador e há muito tempo o Minas não tinha isso, nem com Marlon nem com Rafinha nos últimos anos.
    Ainda tem muito o que melhorar, mas ontem foi um jogo que pelo lado mineiro que beirou a perfeição, e isso sem exagero. O campeonato é longo, o Minas não é favorito mesmo, mas tá provando ser um time que trabalha e luta muito e isso é importante, porque elenco sem conjunto, não ganha jogo.

    Pelo Volei Futuro, equipe jogou bem, mas travava em determinados momentos. Lorena é bom jogador, mas precisava ser mais constante na virada de bola. Mario Jr, que eu não gosto, jogou bem. Apenas acho fracos os centrais da equipe. Mas o melhor jogador pelo time paulista foi o Bob. Bem na virada de bola e no passe.

    • ana maria

      Pois é eu não pude ver o jogo. MOro no estado de SP mas vibrei ao saber do resultado. É isso uma equipe com cara de equipe. A Cimed, por exemplo, tem cara de equipe com uma base fixa há algum tempo já. O MInas precisa disso.

    • Pequena

      Foi muito bom mesmo ver a evolução do Minas!
      A temporada passada foi sofrida e a anterior nem se fala. Tomara que o time se entrose de verdade e não perca a concentração. Que venham tempos felizes para nós!!!
      Torço muito pelo Lucarelli. Tive a oportunidade de conhecer seus pais na torcida no ano passado e assistimos alguns jogos torcendo muito. Além de muito talentoso, é um rapaz que vem trabalhando com dedicação e merece muitas conquistas!
      Ele é simples, mas não é inseguro. Tem uma postura firme, muita habilidade e ainda relaciona bem com todo mundo! Com certeza está contribuindo para essa fase crescente do Minas!
      Mesmo que não seja favorito, é muito gratificante ver o time jogar bem e fazer valer a sua tradição!

      • Carlos E

        Os pais do Lucarelli são ótimos! Quem acompanha o Minas sabe. Percebe que toda humildade e simplicidade desse garoto vem de berço, uma família mto linda, q tá sempre dando apoio pra ele, é mto bonito de se ver! E juntando a bola q esse garoto joga, com toda humildade dele, certeza de um futuro brilhante pra ele.

        • Rosa e Ricardo

          Nós, pais do Lucarelli, ficamos super felizes com todo esse carinho e palavras dedicadas a ele… Graças a Deus ele mantem o que aprendeu: que com simplicidade, dedicação no que faz e carinho com as pessoas só vem acrescentar na vida… Agradecemos pelo reconhecimento.
          Abraços !!!

          • Pequena

            Que legal, Rosa!
            Parabéns para vocês! Vocês merecem e fazem parte do sucesso dele!
            Eu e Vinícius pensamos em vocês em todos os jogos, imaginando sua tensão e alegria na torcida.
            Nesta superliga ainda não fomos na Arena, mas espero poder ir no próximo jogo e revê-los!
            Vamos lá compartilhar o nervosismo e se tudo der certo, comemorar no final!!!
            Um abraço para vocês,
            Rachel

  • Carlos E

    Ridícula a campanha do RJX! Podem ser vários os problemas, mas contratar Marcos Miranda já era um mau indicativo.

  • Lucas

    Para mim é um grande Cimed sorpesa .. praticamente a única equipe que não é reforçada … Eder, Felizardo, Rivaldo e Bruno são Demais

    • Diogo Márcio

      BMG/São Bernando não é reforçada com jogadores da seleção e muitos deles são juvenis, estão em 6°, afrente do RJX. Isso sim é uma surpresa!

    • Rafa

      Cimed não é reforçada?? De q Cimed você tá falando??

      • Lucas

        Por que ainda não pode contar com seus principais craques ; Giba e Gustavo.

  • Rubens

    Eu não considero Cimed uma surpresa, o time é sempre assim, bem montado, bem treinado, mesmo nem sempre tendo o melhor elenco no papel. É uma equipe sempre muito competente, mesmo que nem seja sempre o volei que mais me agrada. Apesar de que esse ano estão com um jogo muito mais bonito de que em outros anos.

    • emanuella

      exatamente, o povo esqueceu que no ano passado até a contusão do Bruno a Cimed era lider, depois que ele saiu é que perdeu um monte de jogos. ter bom treinador é importante também.

  • Diogo Márcio

    Maior surpresa vem sendo o BMG/São Bernando que esta fisgando ponto das grandes equipes, vem mostrando que os times pequenos podem ser uma ameaça aos grandes, foi assim com atual líder e agora contra o RJX.

  • Paulo Torres

    Marcelinho está jogando em nível de MVP da superliga.

    • Ana Elisa

      Jogando bola demais mesmo. A bola do fundo com o Lucarelli e as bolas pro Rejlek estão plasticamente lindas e efetivas.

  • emanuella

    Acho que a maior surpresa é o RJX tão mal. o Minas é uma ótima surpresa, acho que estava todo mundo desanimado com o minas mesmo, e esta surpreendendo.

  • Joao Paulo

    Não entendi a estratégia do Willian no jogo do SADA ontem. O time sempre se baseou nas bolas do meio e nas bolas com o Wallace. No ano passado já era assim. O estilo de jogo do time é trabalhar com ponteiros que possuem mais característica de passe e defesa do do que ataque, porém, achei que ontem o Wallace foi muito pouco acionado. O Willian é um excelente jogar, muito melhor que os selecionáveis mas ontem achei que ele pecou.
    Aliás, aquele novo ponteiro do SADA que nem sei o nome é muito ruim! O cubano que entrou durante o jogo tbm não é grandes coisas… Que volte o Léo Mineiro…

    • newton.carvalho1979

      São contratações que tem o aval do Marcelo Mendez. Ele entendeu que o time carecia de ponteiros que fossem fortes no ataque, na viradores de bola, caso do Maurício e do cubano Sanchez. Simples desse jeito. Acho que dois bons passadores como o Felipe Ferraz e o Serginho já bastam. O time precisa ter mais opções no ataque.

      • Joao Paulo

        O problema é que o Maurício não consegue virar uma bola. Ele não passa bem e também não ataca bem. Não faz sentido a sua contrataçao.

        • klaus

          O Maurício é um jogador muito novo ainda e falta um pouco de experiência.No entanto, em 2009 ele foi campeão mundial juvenil pela seleção e foi eleito o MVP do campeonato.Então acredito que ele pode evoluir muito ainda.

          • VOLLEYBALL

            Tem que parar com esse lance que jogar todo ano esta novo, imagina se fossemos assim em tudo que fazemos?
            Mauricio não está tão novo assim, há 3 ou 4 temporadas atras jogou pelo time do Minas e era titular, rodou em outros times e não melhorou nada.
            Ate quando?

            Lucarelli é novo sim e já está com experiencia de profissional, chamando a responsabilidade pra si.

          • Luciano

            O Maurício está muito pesado, 2,00 m que ele tem para um ponteiro de passe e bolas rápidas não pode ter mais de 100 Kg. Vi alguns jogos dele quando jogava pelo Pinheiros e percebe que ele tem dificuldades.

    • Pequena

      Também achei que o William pecou ontem. E pior que justamente quando o time estava quase levando o jogo p/ o tie break houve falhas que comprometeram o jogo!

      O Cimed joga muito disciplinado, eles são muito entrosados e não perdoam erros. E o técnico também faz a diferença, exige demais o tempo todo, tem o time na mão.

      Falando dos levantadores, que bom que o Marcelinho se soltou e o jogo está fluindo! Fico pensando o que passa na cabeça do Bernardinho: a estatística da CBV indica William e Marcelinho como melhores. Hoje Bruno e Marlon são quarto e quinto, se não me engano. Sabemos que o campeonato está só começando, mas algo me diz que o William vai seguir liderando!

      Será que nada vai mudar a convocação?

      • Mario

        Apesar da estatística pura … Eu acho que Bruno está fazendo uma boa Superliga … e é o único com menos de 30 anos ..diria que definitivamente merece o seu lugar na seleção.

      • Rubens

        Muda nada! Wilian infelizmente vai aposentar e nao vai ter sua chances na seleçao, uma pena.

      • Joao Paulo

        Mais absurdo ainda é ver o Rapha voando no Trentino sem a menor possibilidade de convocação. Nada vai mudar para as Olimpiadas. Teremos que esperar o próximo ciclo para ver Wallace e Rapha jogando.
        Vamos nos contentar com a instabilidade de nossos levantadores e opostos da seleçao… Um deles não tá conseguindo ser titular nem no time (Théo).

        • Mario

          Rapha não está fazendo um grande campeonato italiano ….. é freqüentemente substituído para o polonês …
          em qualquer caso, todos eles vão ser muito velho para 2016.

          • Joao Paulo

            O problema do Bruno é que ele quer aparecer mais que o restante do time. Ele faz firula dmais ao invés de jogar simples.
            Frequentemente vemos jogadas genais de outros levantadores com o passe ruim, de manchete, quase do chão, já com o Bruno ele só consegue levantar bem as bolas com passe A. Se o passe sai da rede ele manda um tijolo para o atacante.
            Acho que um bom levantador de time, não de seleção.

          • Mario

            Para mim não …acho que a coisa que realmente Bruno faz melhor é salvar bolas difícil … mesmo no jogo passado com o Sada …

        • newton.carvalho1979

          Quanto aos opostos, concordo parcialmente. Vamos lá, Wallace foi testado durante este ano e não convenceu também. Enfim, a camisa deu uma pesada. Mas isso não significa que ele não mereça uma nova chance, pelo contrário. Agora se o Leandro Vissoto deixasse de “ser migué” e jogasse com raça e regularidade, não teria para ninguém. O problema que é na veia desse cara parece que não corre sangue nenhum!

          Quanto aos levantadores, discordo completamente. Segue tudo igual.

          Quanto aos levantamentos de manchete, se o bola cai na quadra do adversário é mérito total do atacante, na voleibol de quadra atual esse tipo de levantamento só serve para jogadas “cantadas”, ou seja, bola alta na entrada ou na saída de rede. Não tem mistério, o bloque triplo chega montado em cima do atacante.

          Já vi uma vez (acho que ano passado), o William levantar de manchete uma bola de primeiro tempo para o Douglas Cordeiro atacar. Mas foi uma situação inusitada. Coisa que só acontece uma vez na vida e outra na morte.

  • Simone Gomes

    -Não acho surpresa o RJX estar na colocação que está, pois já vi esse filme antes.
    Um monte de medalhões que não falam a mesma língua.
    Isso aconteceu com o VFuturo na temporada passada e quase ficaram fora dos 08 colocados para o mata a mata. Foi por um detalhe que eles conseguiram se classificar.
    Essa SL com bem menos “estrelas” que a SL passada o VFuturo está errando menos, apesar de instável vemos eles com boa classificação e mais vitórias.
    Eu tinha certeza que ía acontecer isso com o RJX quando começaram a montar o timão.
    Porque Volei é esporte de equipe que fala a mesma língua, prova disso é o Cimed…um time que mesmo depois que perdeu o Mário Jr, o Lucão, etc…continua com um voleibol bonito de assistir.
    Apesar de não suportar o Marcos Pacheco, acho o trabalho dele fantástico, ele acredita nos jogadores e mantem a equipe muito unida. É lindo de ver.

    -Veja o time do Sada no ano passado, jogadores que se falam, unidos, humildes, deu no que deu…disputaram a final da Super Liga e fizeram uma campanha linda.

    – A surpresa boa é esse time do Minas, sempre me simpatizei com esse time.
    Com a saída do Marlon, do Russel, Diogo, André Nascimento…achei que não iria vingar, mas pelo visto estou enganada! Estou louca pra ver eles jogando aqui na minha cidade. Sempre adorei eles.

  • Elcio Torres

    A maior surpresa é a UFJF. Montar um time com poucos recursos financeiros depois que as principais movimentações de mercado já haviam encerrado foi um problema muito grande. O time foi o último a ser montado e carecia de entrosamente durante as primeiras rodadas (que jogou contra o terceiro, o segundo e o primeiro lugares da Superliga 2010/2011). Com muito trabalho, dedicação e apoio incondicional da torcida, a UFJF derrotou a “surpresa” São Bernardo com direito a um set de 25 x 13. Ninguém espera que esse time seja campeão, mas com certeza vai dar muito trabalho para todas as equipes. Essa sétima rodada foi um bom exemplo de que o time está em franca evolução. Basta ver na seleção dos melhores da rodada: Clinty, melhor da rodada (primeiro na recepção, sétimo no ataque e maior pontuador), Jardel, melhor bloqueio, e Pedrinho, melhor saque….

  • Graca

    As maiores surpresas do inicio da SUPERLIGA sao as colocacoes na tabela de classificacao:
    POSITIVAMENTE – o BMG/SAO BERNARDO e a UFJF.
    NEGATIVAMENTE – BMG/MONTES CLAROS, RJX e MEDLEY/CAMPINAS.
    Mas estamos muito inicio de um campeonato muito equilibrado, acredito que no decorrer do primeiro turno e no segundo turno haja uma recuperacao dos times e veremos RJX, MOC e MEDLEY em MELHORES posicoes da tabela.

  • Higor Nascimento

    POSITIVO:Sem duvidas é o Time da UFJF,em seu primeiro ano já esta entres os 8 melhores e na frente de equipes como BMG/Montes Claros e Medley/Campinas.Com jogadores sem dastaque no cenario nacional,O time da Univercidade conta com atletas como Clinty,melhor da rodada;Jardel,melgor bloqueio e pedrinho como melhor saque,e ainda tem muita surpresa por ae.

    NEGATIVO: BMG/Montes Claros e RJX

  • Jefferson Verbena

    Positivo: Sem duvida a UFJF, que vem surpreendendo muita gente que não esperava uma equipe estreante brigando pela classificação. Esperamos que continue assim, demonstrando cada vez mais superação e conseguindo bons resultados, assim atraindo cada vez mais investimento para a equipe. A torcida também estar de parabéns, apesar de não ter aquele espirito de torcida inicialmente, vem se motivando e contagiando a cada jogo que passa, parabéns a todos que estão prestigiando os jogos.

    Negativo: RJX, que apesar dos altos investimentos, os resultados não estão sendo o esperado.

  • Geandro

    Poxa, o time da UFJF da nossa Manchester Mineira está de parabéns, com investimentos reduzidos, a equipe se apresenta muito unida e vamos para cima do Medley/Campinas.

    Decepção: BMG/Montes Claros

  • Aluno da UFJF

    A UFJF é mais bruta que a média

  • Ademir Bizoto

    Para minha tristeza a maior decepção até agora é a Medley Campinas, espera muito mais do nosso time, mas tem campeonato ainda pela frente, a surpresa positiva é a UFJF, coloquei um post sobre o jogo de ontem de londrina x São bernardo em http://www.hiperesportes.com

  • Luciano

    A surpresa pra mim é o conjunto que o Minas está mostrando, com um levantador experiênte (Marcelinho- marrento mais eficiente, bem Ricardo Navajas com quem teve muito sucesso quando jogava no Suzano), um bom líbero Polaco, um ponta juvenil o melhor do Brasil Lucarelli, um ponta que passa confiança a todo o grupo Manius, um oposto com muita inteligência e potência Filip, um meio que é a cara do time Henrique, outro meio que se encaixou ao grupo Orestes e um banco de reservas com jogadores de nomes, mais que sabem que só terão chances de entrar em alguns jogos, fora o técnico que está fazendo um trabalho excelente, pois acrditaram nele e assim que deve ser.
    A decepção é o RJX, pois não pode querer chegar do nada e achar que vai ser campeão, jogo a jogo galera, o Pinheiros foi um bom exemplo disso.
    Obs.: Torço para o Volei Futuro, mais vejo agora que o time será testado, pois virão aqueles times aos quais farão frente a ele. O passe não me convence, e acho um time limitado, o técnico não mostra estratégia de jogo e nem que tem o time nas mãos.

  • Luiz Fernando Andrade Ferreira

    Voltamos a ser o gigante, grato ao trabalho do Frankoviack. Feminino e Masculino ressurgiram com o Gigante chamado MINAS TENIS CLUBE, preparem se, pois as cubanas estão voando e Marcelinho amigo, Marcelinho, ÔOOOOOOOO Marcelinhooooooooo você é o cara. Comanda nosso time. Seja mais um grande ao nos dar uma estrela.

    Obs: Não aguento mais a Superliga sem PFC.

    Lucarelli, Tcheco, Herrera e Ramiriz, vamos fazer a dobradinha, pra Pirvy e Douglão da Cimed arrepiarem.

  • Leonardo

    Acho que a maior surpresa foi o Volei Futuro que descartou os selecionáveis mais badalados e conseguiu montar um time forte com opções que mutias vezes nem foram lembradas pela imprensa… se contratarem um técnico competente tem tudo para brigar por titulos!

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo