Prazer, Zaytsev!



Zaytsev foi o nome da partida de hoje entre Brasil x Itália.

Foram 23 pontos (19 no ataque, dois no bloqueio e dois no saque) e a certeza de que ele se transformou na referência desta Azzurra para a metade final do ciclo olímpico. Virou líder do time e é uma das bolas de segurança do levantador Travica. E Zaytsev vem arrebentando na função de oposto, a terceira diferente de carreira, uma prova de sua polivalência.

Ao chegar na redação do LANCE!, neste sábado, fui buscar nos arquivos o PDF de uma matéria que fiz com ele, em Roma, quatro anos atrás, durante a fase final do Campeonato Mundial.

Zaytsev em 2010 zaytsev

Na ocasião, Zaytsev era um dos pontas reservas. Havia sido a surpresa na lista final para a competição e foi ganhando espaço aos poucos naquele time, que acabou perdendo para o Brasil na semifinal. Em 2014, na Polônia, ele pode ser um dos protagonistas.

Para quem quiser conhecer ou relembrar um pouco da história de uma família importante do vôlei mundial, segue a página que saiu no LANCE! na ocasião.



  • Ana

    Que time é esse?
    Vergonhoso!

  • Rodrigo

    Vamos lá gente mete o pau nos levantadores mascara nossos verdadeiros problemas q são os ponteiros e opostos salve Wallace. Pode ser Bruno, rapha, willian, Ricardinho etc q não da pra salvar, hoje foi rapha entrou sofreu ontem o Bruno sofreu mais como a culpa é dos levantadores. Lucao ta lançando a bola baixo pra saca não bloqueia ninguém Sidão igual Lucarelli não passa segurança nenhuma Murilo é menos um na quadra Maurício entrou bem fez uma copa dos campeão muito boa mais Bernardinho colocou Murilo. Ja passou da hora do lucao, mauricio, Lucarelli ir para europa e não jogar essa Superliga fraquinha fraquinha.

    • Fabio

      Rodrigo, você realmente acha que se os atletas forem para fora vão se tornar os melhores do mundo? A diferença é que a teimosia do Bernardinho em manter a tradicional família do voleibol mesmo com jogadores que não tinham a condição de estarem defendendo a seleção, fez com que os atletas se sentissem donos da posição. Inexplicável a convocação do Mario Junior, assim como a titularidade do Murilo (sem condições físicas para atacar). Os meias titulares foram péssimos durante a Superliga fraquinha que você pontuou. O que vi nesses últimos jogos foi praticamente a base do Sesi em quadra, um time que sequer foi capaz de bater o Sada/Cruzeiro na final. Os centrais estão numa fase horrível (Lucão e Sidão). Como expus em outro post, temos que ser realistas, atualmente estamos entre a 4ª e 6ª força do voleibol mundial. Os tempos áureos ficaram para trás.

      • Rodrigo Coimbra

        Isso no masculino né, Fábio? E acho que a culpa não seja do Bernardo, pois é o melhor treinador mas precisa de novos nomes, que convenhamos… NÃO EXISTE! Sorte do ZRG por ter as melhores jogadoras e por ter também um banco de fazer inveja!

      • Rodrigo

        Concordo com você relação a base do SESI mais imagina lucao na Itália um final semana ele enfrenta o Simon no outro biralleri, fei, piano, Solé, stankovic, prodaskanin, é evolução na Rússia nesse fala. Esse time italiano a base e do macerata pô os caras disputam liga dos campeões o nível sobe aqui enfrenta quem. Aí eu te pergunto fabio a culpa e do Bruno do rapha não tem ponteiros nivel internacional vissoto e Theo meu deus só wallace.

      • klaus

        Todo time passa por renovação e queda de rendimento.Perdemos muitos jogadores que eram fantásticos em suas posições.Vai levar um tempo para a seleção melhorar.Olha só a seleção feminina.Ninguém botava fé e elas ganharam as olimpíadas e hoje estão voando.A própria Rússia, que todo mundo endeusa como se fosse a sétima maravilha, perdeu para a Itália ano passado por 3×0 na copa dos campeões.Alguém já parou para ver como a Rússia está dependente do Musersky.Os ponteiros estão longe de serem tudo isso que dizem.O brasileiro é muito emediatista .O foco é o Mundial, e é preciso acreditar no trabalho do Bernardinho.

      • Marcelo

        Os jogadores brasileiros nao vao para exterior para nao perder o status de estrela e virar MAIS UM. Simple assim. Eu sempre disse aqui que a superliga é fraca demais e todos a dizer o contrario kkk.So rindo gente. kkkk A nossa melhor selecao foi quando todos os jogadores da selecao foram fora.

  • Fabio

    Prazer, a nova Seleção Brasileira

  • Rodrigo Coimbra

    Bom esse jogo serviu para concretizar meu pensamento sobre a seleção masculina:
    – Lucão e Sidão: ta na hora de um sair para ver como se sai o MELHOR BLOQUEADOR DA ULTIMA SUPERLIGA, onde foi o que faltou nas duas partidas… bloquear os adversários! Pois os titulares tão fazendo muita zuada e pouca eficiência.
    – Mario Jr.: realidade da posição brasileira, péssima!
    – Murilo: em tese é o melhor momento e lugar para recuperação do talento do melhor do mundo em 2010… na Liga Mundial, pois o Campeonato Mundial ta bem aí na porta, mas matar a seleção na LM é mais caro, o mínimo q ele poderia fazer era ter um passe eficiente, coisa rara nos jogos q eu vi da seleção e no Sesi tbm, já que o ataque é medíocre! A especialidade do Murilo ultimamente é levar cartão!
    – Lucarelli: um amarelão, além de comprometer no passe, leva tocos e tocos… se salva em um ou outro lance, ou quando a bola vai rendondinha, coisa q só fluiu com o levantador reserva da seleção. Nunca mais fez atuações como fez no VIVO/MINAS. ESPERO Q NÃO SEJA OUTRA ETERNA PROMESSA E SÓ!
    – Bruno: o Raphael melhorou muito a seleção, isso é inegável, fez o LUCARELLI pontuar… ta vendo, não é possível que tem gente que ache ao contrário!
    – Vissoto: realmente melhor q o Theo, foi o mais regular nas duas partidas, fora as jacas do Bruno, mas uma andorinha só não faz verão, afinal o Vissoto não é nenhum Murserski, Zaytsev ou Sokolov para carregar a seleção nas costas! Não tem capacidade para isso.
    Eu no lugar do Bernardo deixaria o Murilo no grupo da seleção sim, porém não para ser titular… tá mantando, tanto no passe e principalmente no ataque. Também deixaria a MAIOR PROMESSA DO VÔLEI MASCULINO(KKKKKKK), Lucarelli no banco. Deixaria o Maurício no lugar do Murilo e improvisaria um oposto, Theo ou Wallace para a ponta no lugar do Lucarelli, pois levar tocos e tocos talvez os opostos não levariam tantos como a promessa, pois passes errados ficaria na mesma mas ganharia ATAQUE. Sem falar do BLOCK onde botaria o Gustavao como titular e sacaria o Sidão da titularidade.

    SOBRE IVAN ZAYTSEV, É UM MONSTRO… NA HORA DA DIFICULDADE BOLA PRA ELE, E O MESMO NÃO DECEPCIONAVA, NESTA TEMPORADA QUE VÊM ELE JOGARÁ NA RÚSSIA, SÓ TENDE A EVOLUIR! MAS CADA JOGO É UMA HISTÓRIA!

    • Marcelo

      O Lucarelli era o unico que pontuava tambem com o Bruno. Acorda. O raphael nao melhorou em nada e o brasil estava sempre atras recuperou 2 ou 3 pontos no 2 e 3 sets com a inversao de Bruno. E o Raphael tambem teve sorte de um passe melhor com mauricio no lugar do Murilo.

      • Rodrigo Coimbra

        Tô acordado cara!!! O Lucarelli pontuou sim com o Bruno, mas bem pouco, levou mais blocks que pontuou… 1 x 10 ta bom pra vc? E assim foi o jogo todo, um ponto dois block/erro…
        É tão tanto q o Bruno foi substituído por Raphael que melhorou e muito a seleção com um oposto vamos dizer inferior ao Vissoto, Theo. Para mim essa substituição já deveria ter acontecido a muito tempo, pois o Raphael hj é melhor que o Bruno.

        • Marcelo

          Theo hoje inferior ao Vissotto? JAMAIS. Rapha nao é melhor do que Bruno , e tambem com passe melhor (Mauricio foi muito melhor do Murilo ) o Brasil foi sempre atras.

    • João Lucas

      Eu achei que Lucarelli foi quem mais jogou na segunda partida. E na minha opinião passou melhor que o líbero Mário Jr.

  • Marcio

    Vou me redimir pelo o que escrevi ontem, quando disse que o Zaytsev não era um fenômeno…joga tanto quanto o pai!!!
    No mais sobre o jogo de hoje, o passe ta horrível. Sem o Serginho e com os atuais liberos e ponteiros passadores fiça difícil jogar. O Filipe pode não ser um ótimo atacante, mas passa muito bem. O Theo não pode ser o oposto do Brasil nem para os jogos Pan americanos…Espero que algo mude radicalmente até o mundial ou seremos presa fácil para Rússia, Itália e cia…

  • Leiga

    Joga muito o Zaytsev. Que sonho ter um oposto deste assim no Brasil nesta atualidade. Wallace, de vez em quando, consegue esta regularidade nas bolas, mas ainda assim não tem o bloqueio do Zaytsev.

    Raphael jogou, melhorou o jogo, mas também não teve como fazer milagre. O problema do Brasil realmente não é levantador. Bernadinho já está com os dois melhores.

    Chupita precisa logo parar de arregar na seleção e assumir seu posto. Está passando da hora. É o ponteiro com excelente saque e potência que o Brasil precisa. Vamos parar de panelinha, ele já está lá há muito tempo, esperando no banco, passou da hora de assumir o seu lugar. Do que jogou nesta temporada, não tem ponteiro em melhor fase do que ele.

    Lucarelli tem que ficar. Se pipocar, o Bernadinho coloca o Maurício. Vai ser potência nas duas pontas (junto com o Lipe).

    Nos líberos não são top, mas perto do da Itália…

    Não canso de repetir, a era Lucão e Sidão já foi. Agora é hora de Gustavão e Eder assumir o posto. É hora do Bernadinho arriscar e mexer com esta base Sesi, que não serve para nada.

    Theo, apesar de ainda não estar lá estas coisas, talvez por pressão em jogar na seleção, é muito melhor que o Vissotoco.

  • daniel

    Não adianta procurar um vilão. Murilo e Lucarelli são os únicos ponteiros com potencial. O primeiro caso volte a ter condições físicas e o segundo caso decole na carreira. Os outros são apenas medianos. Lembram quando tínhamos Giba, Nalbert, Giovane e Dante? No meio, Lucão despencou de qualidade, mas vai colocar quem? Isaac e Gustavão são as opções que podem ajudar e incomodar Sidão. Todos juntos não valem um Gustavo Endres. Mário Jr não é unanimidade, mas nenhum outro também é. Escadinha ainda é, de longe, a melhor opção. Levantador não é nosso problema. Temos 3 boas opções, mas ainda abaixo da dupla Ricardinho/Maurício. Na saída temos grandes nomes. Wallace, em grande fase, vai ter que se acostumar a levar a seleção nas costas e Vissotto, quando não está contundido, costuma decidir. Mas ainda preferiria a dupla de baixinhos, André Nascimento e Anderson. Para ser sincero, minha única esperança chama-se Bernardinho.

    • Edu

      Perdão, mas Wallace ainda não tem estofo suficiente para levar a seleção nas costas.Ele é um excelente jogador mas deficiente ainda em certos fundamentos.

    • carlos adair

      perfeito comentário daniel, é exatamente isso… infelizmente.
      mas o Bernardinho tem muita competência gente, vamos ter calma ne!

  • Tales

    É realmente um grande jogador. Na posição atualmente só fica atrás do russo Pavlov. O búlgaro Sokolov tinha tudo para tá entre os melhores, mas é muito amarelão. Incrível o que ele fez nos jogos contra os EUA neste início da LM.
    Não me preocupo com esta derrota para a Itália, pois fora Zaytsev o time não tem nada demais.
    A geração realmente é fraca e apesar de difícil é preciso admitir que a Rússia vai dominar.
    Bernardo FOI sim o melhor técnico de volei do mundo e ainda é na SL feminina, mas suas decisões tem levado time para o buraco. Ele poderia ser tri olímpico se não fosse a teimosia de tirar Ricardinho de Pequim e depois insistir com Giba e Rodrigão em Londres.
    Também não me preocupo com o futuro porque a atual geração juvenil é ótima. Jgadores que estão na base do Minas, Cruzeiro, Sesi e São Benardo. Tem um lado bom no Minas sem patrocínio forte nesta SL. Vários juvenis serão testados e time é bom em revelar nomes. Pena que o ponteiro juvenil Douglas, inscrito na LM assinou com o Sesi. Rodriguinho foi mais esperto indo para o Minas.

    Sobre os jogadores:

    Tirar Lucarelli e colocar quem?

    Sidão e Lucão é só ataque e TODOS sabemos disto faz tempo

    Maurício não merece seleção

    Bruninho e Rapha devem ser mantidos. É o que temos de melhor hoje. Wlillian fora de questão.

    Mário Jr só perde para Serginho do Sesi e o líber Felipe teve sua 1ª oportunidade, merece outra e ainda não pode ser queimado, afinal não é renovação que queremos?

    Os opostos são uma piada, asm ainda fico cm Theo para reserva de Walace, que voltando nos ajudara até o dia que ver um russo na frente.

    Bernardo vai seguir com este time até o mundial. Ele sabe que errou em 2013, pois seria o ano de testar jogadores após a derrota em Londres, coisa que as outras seleções fizeram.

    Em 2015 acredito que ele finalmente irá testar os ponteiros Douglas e Rodriguinho, o oposto Rafael e os centrais Matheus e Isaac.

    Os americanos lançaram um novo ponteiro titular neste início da LM. Sander de 22 anos de 1,96 m. Foi fundamental nas duas vitórias sobre a Bulgária e deve ajudar bastante o Anderson que tem levado o time nas costas.

  • Edu

    E ótimo ler todos os comentários prévios.Assim você pesca algumas ideias que confirmam ou desabonam a sua conclusão de raciocínio.Situação atual do voleibol masculino brasileiro no tocante a seleção :nada boa. Consequência direta, talvez, de uma liga masculina passada apenas de regular no quesito nível técnico onde a predominância do Sada se sucumbiu na disputa de um mundial em confronto com equipes do exterior.Decisão absurda dos sets de 21 pontos e as duas paradas técnicas reforçaram ,para baixo, o volume de jogo.Hoje, na minha opinião, Rapha e Bruninho brigam em condições absolutamente iguais pela posição.E curioso perceber que com jogadores brasileiros com estatura acima dos dois e dez se ataca de maneira tão frágil e previsível.Como andamos sacando mal.Sidão nos dois jogos teve aproveitamento negativo de uns noventa por cento e Lucão conseguiu ser ruim forçando o saque e também não forçando no flutuante.Devia se questionar como Zaytsev atacando em diversas extremidades e posições na quadra ainda tinha gás suficiente para bloquear bem e sacar perigosamente forçando: com índice de acerto acima dos oitenta por cento, pelo menos.Murilo, que no Sesi ficou mais no banco, durante a liga, demonstrou que com essa súbita titularidade o preocupante sintoma de dores no ombro.Reflexo, infelizmente, de uma recuperação cirúrgica incompleta.Sidão não joga em alto nível há pelo menos ano e meio e tem tido lesões frequentes.O restante do time não merece menção especial.Só acredito que com a obstinação e compulsão por resultados do Bernardo, que anda vivendo uma fase mais light, ele arregace agora as mangas porque a muito trabalho a fazer e nenhum talento oculto a espera de ser revelado de um momento para o outro.

  • perikito

    Eu achei um absurdo os 3 tocos seguidos que o Sidão levou no começo do jogo. Tudo bem que foram nos 10 primeiros pontos da partida, mas passado o nervosismo, ele não fez muita coisa, não. Errou saque demais, bloqueou pouco… então, pq não testar logo o tal Gustavão?

    O Bruno começou mal demais o jogo hoje. Parecia mais a Karine, a ex levantadora reserva do Osasco. Mais caras e bocas do que jogo.

  • Mick

    Daniel, o que eu quero saber é se ele, é tão lindo pessoalmente, quanto na TV?

    • Daniel Bortoletto

      hahaha. vocês são criativos demais nas perguntas aqui

    • Lilika

      A beleza dele é exótica, nada de exuberante rsrs…se bem que esportistas têm seu charme haha – o que importa é o seu bom voleibol, muito boa a troca de posição, acho que ele se saiu melhor agora como oposto…

      • Edu

        No quesito beleza eu deixo a manifestação para a galera feminina.Não adotaria, porém, seus penteados apesar de ele ter um volume e qualidade de cabelo invejáveis para quem anda rareando a testa,meu caso particular.O que eu percebi e que ele esta ficando cada vez mais a parecido de rosto com o pai.O tipico da fisiologia atlética russa :pele e olhos claros.Na próxima temporada, em clube, retoma as raízes de vez, ao jogar profissionalmente ,pela primeira vez na vida, na Russia.

        • Mick

          Bom mesmo é vê-lo na liga italiana, bem melhor que a superliga.

  • Delicia este Zaytsev !!! Pegava facil

  • Fran

    Galera, não querendo ofender ninguém (de forma alguma), mas essa geração (brasileira) está aquém das outras seleções.
    A Russia só não vai vencer qualquer torneio que vier a disputar por bobeira ou por soberba, Com o jogadores jovens que tem, pode emplacar um ciclo vitorioso por anos, assim como fizeram Itália e Brasil no passado. Atualmente, a seleção italiana com esses novos jogadores estão à frente da seleção brasileira, eles trabalharam muito por isso, sacaram os bispos do time e ficou a rapaziada jovem e boa de bola. Os Estados Unidos, comendo pelas beiradas, também está com um jogo consistente e formando novos jogadores, fiquei impressionada com o jogador Sandler, muito bom! Ainda estão procurando um levantador confiável.

    Creio que Brasil pecou nesse aspecto, formação de jogadores. Deixou os veteranos por muito tempo e não abriu espaço para uma nova geração quando podia.

    Lucarelli: muito verde, mas é o que temos.

    Murilo: está machucado, não consegue atacar e acha que ganha fazendo cara feia para os adversários ou discutindo com o juiz.

    Mário Junior: é muito esquentado para ser um libero de seleção brasileira, erra de mais, é muito precipitado e simplesmente não rende em quadra. A sombra do Serginho ainda pesa nas costas dele.
    Creio que apesar da idade, o Serginho tem cancha para segurar e organizar a linha de passe da seleção que é sofrível.

    Wallace é o único oposto confiável da seleção e rende mais jogando com o William que têm um entrosamento muito fino. Tenho preguiça de ver o Vissoto, muito lento, prefiro o Téo para reserva

    Centrais: Acho que é o momento de testar alguém no lugar do Lucão, visivelmente, não rende na seleção o que rende nos clubes, é lento, não bloqueia e o que tinha de bom que era o saque e o ataque, perdeu a confiança. Acho que é o momento do Eder e do Isac. O Sidão é o único que ainda ta tentando alguma coisa.

    Levantadores: Este é o momento para testar um novo levantador, apesar da derrota, o Rafael jogou bem pelas pontas e também pelo meio (quando o passe chegou), acho que o Bernardinho deveria deixar ele jogar pelo menos mais dois jogos como titular, pra ver o que realmente ele pode render. E deve fazer o mesmo com o William, que apesar da estatura, pra mim, é o melhor levantador do Brasil, perdemos na altura, mas ganhamos na qualidade do levantamento e na criatividade. Se os titulares treinarem com ele algum tempo, pode render um pouco mais. O ZRG perguntado quem ele levaria se fosse o técnico para as ultimas olimpíadas disse à época que gostava muito do voleibol do William, mencionou a estatura dele, porém elogiou a mão que é muito boa.

    Bruninho: apesar de estar na seleção desde 2006 é muito precipitado, horas faz jogadas corajosas, e, a maiorias das vezes levanta bolas baixas para as pontas. veja as bolas que levantas para o Wallace nos últimos campeonatos, bolas baixas e lentas. Até eu que sou uma mera telespectadora, sei que o Wallace joga melhor quando a bola é rápida e rente a rede.
    O que foram aquelas duas bolas seguidas levantadas para o Sidão, mais uma, queimava o rapaz, notem que a partir dali o Sidão baixou a cabeça e quase perdeu a confiança. Todos sabem que ele repete bola quando o cara não vira de primeira.
    Praticamente só joga bem com os centrais, quando não sai um passe legal, se perde no jogo, pois não tem segurança de suas levantadas nas pontas. Na minha humilde opinião se segura como titular pela ineficiência do pai. O Bernardinho precisa testar e dar confiança para um novo levantador, porque é muito fácil para ele colocar um cara que não quer como titular só para queima-lo. Nada pessoal com o Bruninho que joga no campeonato italiano e realmente é um bom levantador, porém falta experiencia. Toda bola que ele levanta é encarada pela mídia como mágica. Acho que é o momento para testar, se outro levantador não render, ele volta.
    Houve um erro crasso nessa convocação, como era sabido por todos, o Murilo está machucado, acho que se convocasse o Felipe (SADA) seria uma ótima, apesar de baixo, consegue segurar o passe e sabe trabalhar com bloqueio alto, por favor, não venham com historia do toco que ele levou recentemente no campeonato mundial de clubes, estamos num momento que está difícil achar um ponteiro para a seleção, não custaria nada ter dado uma oportunidade. A idade tbm não importa, tem que ver o que o jogador ta jogando hoje. Não confio no Mauricio, ele não aguenta a pressão de uma temporada inteira.

    Opinião final: Essa apadrinhada é o que estraga a seleção. Sinceramente, em alguns momentos da vergonha de assistir. Espero sinceramente que melhorem e testem de verdade uma nova formação, senão, vamos passar vergonha nas olimpíadas.

    • Marcelo

      Voce vai colar de novo em outro lugar o seu comentario kkkk

    • Mick

      Confesso que nem li tudo, mas pelas partes que peguei, só tenho a dizer que o Filipe não dá, já tem quase quarenta anos e nunca jogou na seleção, e levantador o Brasil não tem,na minha opinião, o melhor é o Marcelinho, mas acho que nem ele que mais a seleção.
      Assisti o ultimo jogo do SESI X MINAS na vila Leopoldina, o Lucão só acertou um saque, Murilo foi pro banco, vestiu o agasalho e ficou fazendo cara feia, eu estava bem pertinho dele, e foi o comentário de todos, “NÃO GOSTOU DE TER SAÍDO” . No final o Minas ganhou e encontrei o Bjelica no estacionamento, estava indo embora todo suado e de uniforme, custava tomar banho? kkkkk
      Mas foi mega simpático e atendeu a todos.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo