Perguntas e respostas sobre a eleição da FIVB



Como muita gente perguntou sobre diferentes aspectos da eleição da Federação Internacional, aproveito um release da CBV para tentar esclarecer algumas situações para vocês.

A definição do novo presidente acontecerá na sexta-feira. Além da Ary Graça, concorrem o americano Doug Beal e o australiano Chris Schacht. Nos bastidores, a vitória do brasileiro é dada como certa.

Abaixo, algumas explicações sobre o processo eleitoral:

Por que esta é considerada a primeira eleição democrática da história da FIVB?
Esta é a primeira vez em que mais de um candidato participa do pleito presidencial da entidade. Não à toa, a FIVB tomou a decisão inédita de instituir uma comissão para acompanhar o processo eleitoral, liderada pelo presidente Jizhong Wei.

Qual a duração do mandato presidencial?
Quatro anos.

Existe a possibilidade de reeleição?
Sim. Não há um limite de quantas vezes o mesmo candidato pode ser eleito. Há, no entanto, uma restrição de idade (75 anos).

Quem pode votar?
A FIVB possui 220 filiados, número superior aos de Fifa (209) e até da Organização das Nações Unidas (193). A previsão é de que 204 federações nacionais votem no pleito desta sexta-feira. Países como a Síria e a Coreia do Norte não puderam enviar representantes. Os sírios, no entanto, enviaram seu voto por meio de outra federação.

Qual o sistema de votação?
A votação é secreta e manual. Cada federação nacional filiada à FIVB tem direito a um voto. Para ser declarado vencedor, o candidato deve ter a maioria dos votos válidos. Caso o cenário não ocorra na primeira rodada de votação, os dois primeiros colocados disputam o segundo turno. Neste caso, quem tiver mais votos vence.

Qual será o procedimento de votação?
Primeiramente, os procedimentos de votação serão explicados aos representantes das federações nacionais. Em seguida, as entidades serão chamadas uma por vez, seguindo ordem alfabética, para votarem. O delegado receberá uma cédula de votação com os nomes dos candidatos e um envelope. Ele deverá se encaminhar para a cabine de votação e, em seguida, depositar o envelope na urna.

Quem fará a contagem dos votos?
Um grupo de cinco delegados da FIVB foi designado para a apuração dos votos, que iniciará logo após o encerramento da votação.

Como será feito o anúncio do vencedor?
O secretário da FIVB será informado do resultado pelos delegados responsáveis pela apuração. Em seguida, revelará o vencedor aos presentes ao Congresso.

Quando o novo presidente tomará posse?
Assim que anunciado o vencedor, o novo presidente já será empossado. Em seguida, concederá sua primeira entrevista coletiva à frente da entidade. No sábado pela manhã, já comandará reunião do Conselho de Administração da FIVB.



MaisRecentes

Atuação ruim tira Brasil da final da Copa Pan-Americana



Continue Lendo

Vôlei Renata anuncia novidades para a temporada



Continue Lendo

Jaqueline anuncia aposentadoria da Seleção



Continue Lendo