O vôlei vai lutar contra o racismo



“No dia 11 de outubro, abordei um maldito e infelizmente repetitivo tema na minha coluna Saque, no LANCE!. O título: “Virou moda ser racista no vôlei brasileiro”.

Era um desabafo, já que o caso de Fernanda Ísis, na minha visão, seria mais um nas estatísticas sem qualquer desdobramento (como foram Ramirez, Wallace, Fabiana…). Mas eu estava enganado.

No mesmo dia da publicação recebi uma ligação de Ricardo Trade, CEO da CBV. Ele admitiu a gravidade dos casos que se avolumavam no vôlei brasileiro e comprometeu-se a incluir o assunto nas prioridades da entidade. Ontem, ele anunciou, durante a apresentação da Superliga, que um programa de conscientização contra o racismo é uma das novidades da edição 2015/2016. E medidas punitivas serão discutidas e futuramente implementadas.

É a ajuda que o esporte, um agente transformador da sociedade, pode e deve oferecer. É um fio de esperança que a CBV ajudará a semear para encarar de frente um assunto extremamente sério”.

fabiana_repfacebook

O desabafo de Fabiana após sofrer agressões racistas em BH

Texto publicado nesta quarta-feira, 4 de novembro, no LANCE!. Admito que escrevi com satisfação por ter, de alguma forma, ajudado a colocar em discussão um tema tão delicado.



  • Jorge

    Precisar da aprovação dos clubes para implementar medidas punitivas contra o racismo é o fim da picada, esses dirigentes da CBV devem depender do sim do Bernardo até para fechar as calças.

  • AfonsoRJ

    Infelizmente o racismo é algo inerente ao ser humano, uns mais do que outros, é claro. E quando digo isso me refiro à discrriminação de brancos, negros, asiáticos, índios, ou qualquer grupo que se constitua uma minoria ou seja “diferente” do padrão aceito pela sociedade em questão.
    Acredito que a melhor forma de combater o racismo seja através de medidas educativas e esclarecimento. Medidas punitivas, considero válidas apenas quando aplicadas a indivíduos. Entretanto, como já me posicionei antes, sou radicalmente contra medidas punitivas aplicadas indiscriminadamente a torcidas, times ou entidades. Senão, no próximo jogo, vou juntar uma galera, vestir a camisa do Osasco, ir para o ginásio e sair berrando palavras de ordem racistas. Depois, me divertir em casa quando o “arqui-inimigo” levar uma baita punição da CBV. Vocês achariam isso justo?

  • Edgar Junior

    Meu Deus!! Um país tipicamente NEGRO, descendente de NEGROS, com uma vasta e maravilhosa cultura de NEGROS, vocabulário recheado de palavras de descendentes NEGROS, cheio de exemplos NEGROS famosos..ô povo ingrato, de memória curta…tenho vergonha de ser brasileiro!!!

  • silas antares

    Acho louvável essa iniciativa da CBV, mas infelizmente acabar com o racismo, ou minimizar, creio ser impossível. Isso vem de berço, educação, cultura. E é como uma mancha nos seres humanos. Entretanto punir, aí sim, acredito e concordo que deva ter punições severas, pois creio que o problema está justamente na impunidade, que aliás reina em nosso país em todos os segmentos. Se houvesse penas e/ou fianças pesadíssimas, duvido que alguém agisse com racismo, em palavras ou em atitudes. Mas como somente às vezes há punições e quando há são brandas, então…

  • Billy

    Conhecem aquele ditado…¨cada macaco no seu galho¨?.É por aí mesmo.Ridículo essa mania de muitos( aqui e em outros lugares) de quererem passar uma falsa imagem de que não são racistas.Apesar de ter muitos negros no Brasil e pelo mundo afora,o racismo sempre existiu e vai continuar existindo(gostem vocês ou não)Azar o deles se não nasceram brancos,etc.Cada qual com a sua sina(destino).Espero que a moderação aqui publique este meu comentário(gostando ou não).Afinal de contas…prá que tapar o sol com a peneira,não é mesmo!?? E para os que vierem tentar me criticar(sempre têm os com opiniões contrárias e que querem vir dar lição de moral(se é que têm alguma moral,olhem pro próprio rabo de vocês primeiro),já lhes digo…a opinião é minha.Estou cagando e andando prás opiniões contrárias à minha.Beijos…

  • Billy

    Perde-se tempo enviando comentários(ponto de vista particular) á este blog CADA VEZ MAIS ESVAZIADO E ESCASSO de comentários e a moderação não publica os comentários.Publiquem então somente o dos ¨politicamente corretos¨(que na verdade são um bando de mentirosos e hipócritas).Vão caçar o que fazer.Azar dos que não nasceram brancos(os de cor no caso)e se sentem descriminados.Estou cagando e andando prás opiniões contrárias ás minhas.E não venham querer me dar lição de moral(pois vocês não têm nenhuma,e no meu entender sou MUITO MELHOR e bem resolvido( em todos os aspectos)do que vocês.Que gentinha mais tapada e insignificante.Racismo sempre existiu e continuará a existir(gostem vocês ou não).Publiquem se quiser(estou pouco me lixando).Graças á Deus sou branco,respeitado pelas pessoas próximas à mim(que são as que realmente interessam a mim),rico,bem sucedido e feliz com a vida que levo( que é o mais importante).Passem bem…bando de imbecis.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo