O sobe e desce do Mundial masculino



Um balanço para encerrar o assunto Mundial masculino e virar definitivamente o disco para o feminino.

SOBE

Torcida polonesa
Merecia um troféu. Festas dentro de fora dos ginásios, um show à parte. Mostrou o porquê de a Polônia ser o país do vôlei.

Wlazly
Voltou da aposentadoria para ser o MVP do Mundial. E logo depois se aposentou de novo. Será que agora é definitivo?

Alemanha
Um zebraça que subiu ao pódio. Kaliberda, Grozer e Kampa formam a espinha dorsal de um time com potencial para incomodar mais vezes os grandes.

Jogo em um estádio de Varsóvia
Polônia x Sérvia para mais de 60 mil pessoas. Certamente um jogo histórico que será lembrado por muito tempo.

França
Fez uma campanha brilhante, batendo grandes seleções e se colocando no top 4. Caso consiga domar a cabeça de Ngapeth, pode se firmar neste nível.

Wallace/Lucarelli
Ainda leio e ouço muitas críticas aos dois. Mas eles são a força que um time marcado pela técnica precisa. Ainda darão muitas alegrias.

Irã
Depois de se colocar entre os quatro melhores da Liga, ficou entre os seis do Mundial. Parece que chegou mesmo para ficar.

Antiga
Um início surpreendente como treinador. Admito que estranhava ele ser o comandante e o experiente Blain, o auxiliar. Deixou figurões fora (Kurek e Bartman) e provou estar certo.

Desafio eletrônico
Depois de tantas críticas em competições anteriores, a tecnologia deixou mais certezas do que dúvidas na Polônia.

DESCE

Regulamento do Mundial
Em 2010 ele permitia escolha de adversários. Em 2014, mudou-se um pouco, mas para ser ruim o regulamento ainda precisa melhorar bastante. É longo, sacrificante e não premia nas finais os melhores das fases anteriores.

Ary Graça
Tem culpa pelo regulamento ruim e precisa liderar uma mudança por um calendário mundial mais racional. E a risadinha após título polonês, flagrada pela TV, pegou mal.

Itália
Ela esteve no Mundial? Sem Zaytsev, que se contundiu, mostrou-se limitado e sem força para brigar em um nível intermediário. Fruto de anos e anos de renovações ruins.

Muserskiy
Não desequilibrou como se esperava. Um Mundial apático, sem brilho e muito abaixo do potencial que possui.

Spiridonov
Acusado de cuspir em um torcedor, o russo merece uma punição exemplar para aprender.

Mário Júnior
O líbero oscila demais em um função que não permite tantos altos e baixos. Mesmo fazendo apenas a função de passe, deixou a desejar.

Argentina
Com Julio Velasco como comandante, a Argentina sonhava alto. Mas mostrou que está alguns degraus abaixo dos melhores do planeta.

Bernardinho
Conquistas e currículos à parte, precisa repensar algumas situações tanto na montagem da equipe como na forma de assimilar uma derrota. Tem mérito por manter o Brasil entre os tops na transição de gerações mais difícil que já enfrentou.



  • manu

    peguei um nojo de Polonia, Antigar Ary Graça que não dá para ver nada de positivo nesse mundial. Vale lembrar que Ary saiu vencendor, fez a Polonia ganhar e o Brasil perder. Esse com certeza ta na coluna do sobe.

  • Suzana

    Com certeza, Ary Graça desce! Rir da seleção que fez o seu nome! E um ridículo!

  • Marcelo

    Antes da final Bernardinho era um monstro para levar este time a 4 final do mundial e agora é um desce kkkk Acho muito ridiculo.

    • Paula

      “Conquistas e currículos à parte” e “Tem mérito por manter o Brasil entre os tops na transição de gerações mais difícil que já enfrentou.”, isso é o suficiente ou vc precisa voltar para a escola e ter umas aulas de interpretação?

      • Marcelo

        Amigo….acho que precisa de interpretação…o Bernardo nao deveria estar no “desce” mas acima de “sobe”, entende?

    • paulo cesar oliveira

      Também acho que o Bernardinho merece um SOBE. Manter o Brasil no alto tem sido muito difícil. O time perdeu Ricardinho, Giba, Dante, Serginho, etc e as demais equipes estão se renovando. Eu confesso que não esperava a seleção desempenhar em tão alto nível neste mundial, perdeu por detalhes. O treinador tem modificado inteligentemente a equipe extraindo o melhor de cada formação em quadra. Estou de acordo com o DESCE do Mario Junior, não é facil mesmo substituir o Serginho, mas a combinação de dois liberos parece ser a melhor formula por enquanto. Acho que um pouco de desconcentração de alguns em alguns momentos dos jogos e o fator torcida contra baquearam o Brasil ,mas não podemos deixar de elogiar o crescimento do volei polonês. Bernardinho não precisa nem que digam sobre revisão de métodos, é um formador de equipes , inclusive dá palestras para empresas, ele mesmo faz seu feedback e autoavaliação, não tenho dúvida alguma disso. Ele não é multivencedor a toa.

  • Alex Lima

    Arytz Graçaczynski ainda vai ouvir uma sonora vaia na primeira competição que aparecer aqui no Brasil. Tenho certeza disso!!! Hey Ary Vai Tomar caju!!!!

  • Neide

    Um treinador que leva o mesmo time a 4 finais de Mundiais consecutivas é um desce? Que mesmo com muita gente contra consegue uma Prata que nem Rússia, nem Itália, nem Sérvia conseguiram.
    Não temos mais um oposto canhoto como André Nascimento, não temos mais um central bloqueador nato como o Gustavo, não temos mais um líbero como Serginho e não temos mais ponteiros-passadores que garantam o passe para ajudar o Murilo como já tivemos Giovani Gavio e Giba, e mesmo assim Bernardinho chegou de novo a uma final.
    Tenho algumas sugestões para tentar amenizar a situação, para ajudar como ponteiro passador o Felipe do Cruzeiro ou o João Paulo Bravo. Para oposto raçudo o nosso polonês Leozão Litwinczuk, ele tem o DNA do Vôlei nas veias, afinal ele é de origem polonesa e era a alma do valente time do São Bernardo.
    Para líberos, porque não tentar Lukinha e Alan Domingos?

  • Valdir

    Concordo que Bernardo precisa repensar na formação da equipe.
    É a segunda final que ele olha para o banco e não vê ninguém capaz de mudar a história da partida, Londres2012 all over again.

    Precisa levar gente em quem ele tenha confiança e que esteja apto ao desafio. Levar jogadores por levar nem adianta.

    • Lauriclécio

      eu acho que ele leva quem confia. O problema é que estamos passando por uma fase ruim. Não temos ponteiros como já tivemos, e por ai vai.

      Acho que o segundo lugar foi um bom resultado, mas concordo que ele reclamou demais. Talvez ate tenha tirado o foco da competição.

  • Mari

    Ary Desgraça foi de longe a pior coisa do Mundial, seguido do Mario Jr. oooo carinha descompensado….
    Outro que não desceu foi o técnico Antiga, um monte de besteira q ele falou em entrevista dada a aquele jornalista olho gordo, quem ele pens que é pra falar da seleção brasileira? Tem que comer muito feijão com arroz pra conseguir metade q p Bernardo já conseguiu. A torcida polonesa foi a melhor coisa desse mundial disparadamente.

  • Rafael

    Perfeito as conclusões… Realmente Bernardinho precisa repensar quem ele leva pra jogar os campeonatos, Antiga deixou de fora Kurek e Bartman e mostrou que nome não ganha campeonato, não adianta ficar levando jogadores que estão passando por uma má fase, convocação tem que ser merecida… Outra coisa essa geração tem o mesmo problema que a seleção feminina tinha antigamente, psicológico de decisão, só que bem pior que o delas. Precisam trabalhar melhor com esses rapazes por que é tanta final perdida, que estão entrando para história sim, como a nova geração da prata, mas que tem tudo pra ser de ouro, lembrando que foram apenas alguns jogadores que fizeram parte daquela grande geração campeã…

    Uma coisa que desce foi a tática de levar meio líbero na competição. Mário Junior e Felipe, nenhum dos 2 defendem e passam direito, a Rússia levou dois também, que afundaram prejudicaram de mais em alguns momentos. Enquanto os melhores líberos (França e Polônia) fizeram tudo sozinhos e foram muito melhores… A ideia foi boa, mas não funcionou…

  • parabens pela avaliação do mundial masculino de volei isso que e comentario assino embaixo

  • Rodrigo

    Comentário sobre o vôlei e a final foi do juca kfuori no seu blog ele foi perfeito Bernardinho é mestre o Brasil nas finais da principais competições perdeu pra Polônia um excelente time jogando em casa e como sétimo e oitavo jogador q foram a maravilhosa torcida e e se Ary graça cade os EUa cadê a Rússia e no próximo ano a Polônia não ganha nada. Bernardinho Daniel só sobe e vai chega o dia q VC no blog vai ventar q saudade do Bernado com ele sempre chegavam os na finais.

  • Queline

    Kkkkkkk bernadinho desce meu deus o cara tira leite de pedra o Brasil está sempre nas finais aonde tá a poderosa Rússia lá devem tá matando o treinador e olha q eles nunca ganharam um mundial só a falecida união soviética e o próximo mundial é na Rússia será pq já foi na Polônia pra tira os 40 anos sem títulos, e a Itália EUA eu tô achando melhor nem se classificar ou perder antes da final pq o segundo lugar pro brasileiro é o último tenho muito orgulho da prata guerreiros.

  • daniel

    Caro xará Daniel, admiro seu trabalho, mas vou discordar do “desce” que vc colocou no Bernardinho. Fomos vice-campeões do mundo e jogamos bem, mas essa geração é diferente da anterior. Além disso temos que saber perder e reconhecer o mérito do rival. Quanto as críticas aos absurdos da FIVB, se elas não forem feitas agora, quando serão? Se neste momento de maior destaque a imprensa sequer se dá o trabalho de apurar os fatos, imagine depois. Desculpe o termo, mas já estou de “saco cheio” de ver meu time ser prejudicado nas competições. Não aguento mais ver regras parcias quando se trata da Japão, Itália e Polônia. Acompanho o voleibol por paixão, mas cada vez tenho mais nojo de tudo isso. Abraço.

  • Fabrício

    Já tá ficando chato esse papo de que o Brasil foi prejudicado pelo regulamento…ISSO TUDO É DESCULPA DE PERDEDOR E TAMBÉM DE TORCEDOR FANÁTICO QUE NÃO ACEITA PERDER!

    Sem dúvida que o Bernardo é o melhor técnico de vôlei que o Brasil tem hoje. Fato que comprova isso é, principalmente, a prata na Liga Mundial desse ano, na qual o Brasil quase fica de fora da fase final, e também a prata no Mundial, devido à regularidade que a seleção consegue apresentar em campeonatos desse calibre.

    Porém, concordo TOTALMENTE com o Daniel ao mencionar que o Bernardo, apesar de ser o exímio profissional que é e de emblemática importância para o voleibol e esporte brasileiros, erra sim na montagem da equipe e se comportou como alguém que não soube perder, o que é de se estranhar devido a experiência e vivência que ele possui no ambiente esportivo.

    Como muitos dizem sobre irregularidades no regulamento e de que o Brasil foi prejudicado intencionalmente, nada procede, visto que a seleção perdeu em quadra, na bola. Polônia foi melhor, mais competente e é a detentora do título. Simples assim, fato consumado. Temos que aceitar que, independente de ranking mundial, o Brasil não é a melhor seleção do mundo. Hoje, no voleibol, existe um grupo de seleções que podem ser consideradas as melhores. As últimas competições mais importantes foram conquistadas por seleções distintas. Há um verdadeiro equilíbrio no vôlei masculino.

    Olimpíadas: Rússia; Copa dos Campeões: Brasil; Liga Mundial: EUA; Mundial: Polônia. Para o ano que vem, tanto na Liga Mundial quanto na Copa do Mundo, haverá mais de uma ou duas seleções favoritas. Impossível de prever, sem contar que outras estão evoluindo e dando passos largos para se configurar entre as maiores, a exemplo de França e Irã. E até a Alemanha com a conquista surpreendente da medalha de bronze. E, embora o desempenho pífio de Itália e Sérvia, as mesmas nunca devem ser desconsideradas.

    Ficou claro também que a Rússia não é aquele bicho papão que a maioria pregava ou ainda ousa afirmar. Sem dúvida está entre as que apresenta um rendimento impressionate, mas que ainda possui muitas falhas. No mundial presenciamos um time totalmente dependente do poder de fogo e saque do Muserskhy, com ponteiros e líbero irregulares e um oposto razoável. Ficou no meio do caminho e o saldo que deixou no Mundial foi simplesmente o comportamento desprezível de alguns de seus jogadores, os quais insultaram a torcida polonesa de maneira rude e injustificável. Torcida que, de fato, foi ESPETACULAR!

    Outra coisa é também colocar a culpa na geração atual do Brasil. Outra DESCULPA DE QUEM NÃO ACEITA OS FATOS. É óbvio que temos atletas jovens, valorosos e promissores, a exemplo de Lucarelli, Wallace, Felipe (líbero) e outros por aí que, sinceramente, não possuem uma oportunidade clara na seleção, o que comprova que a seleção é, SIM, um grupo fechado. Isso é que prejudica retardando uma evolução! Não se trata necessariamente de ter estrelas, jogadores excepcionais para se chegar ao topo. Voleibol é um esporte coletivo, o que vale é o trabalho feito com o grupo, o entrosamento e, claro, o investimento em novos, oferecendo-lhes a oportunidade de “aparecer” oportunamente.

    O Daniel não ressaltou em seu balanço do Mundial, mas gostaria de lembrar aqui sobre a seleção dos EUA. Embora decepcionaram em não chegar à fase final, é uma seleção que vem se renovando de forma muito interessante, em um misto de atletas talentosos com outros mais experientes. Fato curioso é que foi a ÚNICA SELEÇÃO A VENCER A POLÔNIA durante todo o campeonato em um expressivo 3×1. Acredito que se tivessem ido para a fase final, o resultado poderia ter sido totalmente diferente, pois é impressionante o crescimento técnico e, inclusive, mental deles. Foram barrados no mais fácil, que seria vencer a Argentina. Falta ainda uma boa dose de maturidade. Penso que é a seleção mais promissora hoje em se tratando de revelação de atletas, não em relação ao número de atletas novos, mas no cuidado que eles tem quando encontram um!! E, claro, trabalho da comissão técnica. Eles nunca se desesperam em momentos de alta pressão. Tem uma paciência de Jó. Não dramatizam!

    Seria muito mais produtivo se Bernardinho, jogadores, etc, aceitassem plenamente a derrota e de que perderam na bola, sem qualquer interferência externa e que, se vem acumulando derrotas em finais sucessivas, há pelo menos duas razões óbvias que poderiam ser analisadas: primeiro que as outras seleções estão se desenvolvendo e não há mais uma considerada a plena favorita, “a melhor de todas”, portanto, perfeitamente compreensível as últimas derrotas; segundo que o fato de que a maneira que a comissão técnica e o Bernardo estão desenvolvendo junto à seleção poderia ser revisto, melhorado, alterado, como a montagem da equipe, escalação de jogadores e, principalmente, um acompanhamento psicológico da equipe, que vem apresentando muita instabilidade. PRA QUEM ACHA QUE CAMISA GANHA TÍTULO, SE FRUSTROU. Só lamento.

  • Bruno

    A montagem do time tem que ser questionada….Perdemos a Olimpíadas por falta de banco…e até hoje, são os mesmos atletas que são convocados. LUCAS LOH, MAURICIO, TIAGOS, LIPE (SACA E SAI)…Não podemos aceitar essa panela. Novos levantadores não são TESTADOS, meios, pontas, líberos, acredito que só os opostos são uma unanimidade. Muda BRASIL….LARGA A TETA BERNARDO.

    Lembrando que a base da seleção não ganha nem SUPERLIGA, MURILO, LUCARELLI, SIDAO, LUCAO.

    • Alex

      Foi testado Rapha, foi testado William (e Bruno foi muito melhor de ambos por sinal) falta o Murilo Radke ser testato e SO.
      Entre os ponteiros…NAO TEMOS ponteiros bons para a selecao. . E nao quero nem ler do Filipe do Cruzeiro porque nem ele ( e ainda nao mais jovem) é jogador de selecao.
      So nao ve a torcida do cruzeiro.
      Sobre o Sesi base da selecao…sem Murilo, Lucarelli,Sidao e Lucao a selecao nem chegava na terceira fase.!!! O Brasil nao tem banco porque temos carência de grandes jogadores. APENAS. Quando o time titular tem um problema ou nao rende quem entra piora. FATO.

      • Rafael

        Quando o William foi testado? E, entre Maurício Borges e Filipe, prefiro o Filipe, de longe. Ele ainda nao teve chances. Os liberos, nem comento. Temos uns três que podem ser convocados e testados.

        • Alex

          William foi testado na liga mundial 2013. E tambem ele quando entrou sempre o time piorou.

        • Bruno

          Não se testa um atleta na inversão ou colocando pra jogar 1 ou dois jogos. Deve ser em um torneio inteiro ou mais. Ainda mais, porquê não ganhou nada nos últimos torneios.

          Quem do banco pode AUXILIAR em alguma coisa no jogo da SELEÇÃO??????ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA.

          Quanto a idade, o MVP da final, deve ter quase 40 anos.

          MURILO, LUCARELLI, SIDAO, LUCAO não ganham nem SUPERLIGA!!!!!!!ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA.

          MUDA BRASIL.

          • Alex

            Não se testa um atleta colocando pra jogar 1 ou dois jogos? Como assim? Se testa SIM.A pressao é grande demais para cada competicao e não existe perder contra Corea Cuba Canada para e continuar TESTANDO. Ficou claro que è melhor levantador neste momento é Bruno como fica claro que Murilo Lucarelli Sidao e Lucao sao os melhores em suas respectivas posições. O Sesi nao ganha a Superliga? Verdade mas a coisa errada é no Sesi nao na selecao, FATO.

  • Murilo

    Sobe: Lucarelli + Bruno + Wallace.
    Desce: Éder + Mário Jr + Felipe + Rafael + Bernardinho.
    Desde q se aproximou de fhc e Aócio Never, o ex técnico vitorioso, só fez merda. Ao passar a perder, mostou sua agrassividade e autoritáritarismo desmedidos.
    Está atrasado, se comparado a outros países top 6.
    O tal “grupo fechado ou senadores”, virou uma panela q nao permite q novos valores deem as caras. Lucarelli foi o único q furou o bloqeio e, percebe-se q a contragosto.
    Enfiou Neuri Barbieri na CBV, um ditador imbecilizado da Fed Paranaense de Volleyball q, se derem chance, vai fuder com tudo …
    Zé Roberto terá q se pronunciar … afinal é a única voz q pode barrar o puteiro Demotucano q virou a CBV.
    Renan sabe onde está se enfiando?
    Qto ao tio Ary … é um porco facista q, logo logo vai se expulso da FIVB …. é podre, repugnante, antí democrático, agora fuxicos e conversinhas por tras dos panos, enfim … facista até o talo.
    Agora,reclamar do Bruno Volochi, é chover no molhado. É o próprio fdp do esporte. Alias, o jornalismo esportivo do Brasil, copia seus primos ECONÔMICo e POLÍTICO fazem:
    jornaLIXo
    ou
    jorNAZIMO
    Finalizando, ainda sobre Bernardo pode mudar de nome, se qizer: BernaVICE.

    Inté,
    Murilo

  • Carlos

    Discordo do Bernardinho. Como já disseram acima, o cara tá tirando leite de pedra. Tem uma geração bem inferior do que já dirigiu no passado e mesmo assim, mantém a seleção SEMPRE disputando títulos.

  • Marcos Monteiro

    Bernardinho desce? Lucarelli e Wallace Sobem? No primeiro caso é só um equívoco.No segundo apenas um exercício de futurologia.(tipo Mãe Dinah).

  • Marcos Monteiro

    Wallace e Lucarelli~sempre apresentam o mesmo comportamento nos momentos difíceis.Fato incontestavel.Não ganham nem Superliga.

    • Fabrício

      Só para te refrescar a memória, o Wallace é bicampeão da Superliga pelo Sada!

      Wallace e Lucarelli são os que tem mais potencial nessa seleção!

MaisRecentes

Definidos os grupos do Mundial masculino de clubes



Continue Lendo

As quartas de final do Paulista masculino



Continue Lendo

Bruninho e Renan analisam conquista



Continue Lendo