O melhor time venceu. E já virou case de sucesso



Com autoridade, o Sada/Cruzeiro conquistou neste domingo o título da Superliga masculina. Não deu qualquer chance para o Sesi, vencendo por 3 a 0, em uma grande festa no Mineirinho (mas a decisão merecia acontecer em melhor de três jogos e com 25 pontos, diga-se de passagem!).

Título que reforça um sentimento que muita gente no meio do vôlei tem: esse time se transforma, ano após ano, em um caso (case para quem gosta de usar termos em inglês) de sucesso e uma referência para quem quiser entrar em qualquer esporte. Hoje mesmo vi Nalbert, no Twitter, escrevendo que é “um dos melhores times já formados no país em todos os tempos”. E concordo com ele.

E esse é o ponto que quero abordar. Este Sada/Cruzeiro tem uma base formada há várias temporadas por Marcelo Mendez, um baita treinador. E vai, a cada ano, arrumando uma posição aqui, outra ali, como fez agora com Eder e Isac, e no passado com Leal. Não é um projeto que despeja um caminhão de dinheiro, junta um monte de estrelas e ponto final. Ou alguém vai dizer  que apostaria em Wallace, William, Filipe, Serginho e Douglas Cordeiro cinco anos atrás? Formar um time não é coisa fácil. Tê-lo na mão é ainda mais complicado. E Marcelo Mendez, um sujeito que não usa os holofotes de uma conquista para aparecer, fez uma coisa e a outra.   

E esse conjunto, que foi ganhando corpo com o passar dos anos, fez toda a diferença hoje, como já havia feito no último Mundial de Clubes e por aí vai… Pode fechar a temporada 2013/2014 com 100% de aproveitamento caso vença novamente o Mundial, desta vez no Mineirinho. E será possível, para os rivais, aprender e aplaudir!

Bom, falando sobre o jogo. Contra um Sesi que abusou dos erros (o saque no terceiro set foi algo bizarro), o Sada/Cruzeiro teve sempre o controle das ações. Incomodou a linha de passe selecionável (Murilo, Lucarelli e Escadinha), teve mais volume de jogo de jogo e foi quase impecável no contra-ataque. Neste último aspecto, mérito, em parte, para a distribuição do levantador William, eleitor o melhor da final. Mas não seria maluquice dar o prêmio para Filipe, Wallace ou Eder… E assim se vê novamente a força de um grupo. Neste caso, um grupo supercampeão!

 



  • ana maria

    Parabéns a esse vitorioso projeto SADA/Cruzeiro. Uma lição e tanto dentro e fora das quadras.

  • Kaká

    Realmente, o Cruzeiro me surpreendeu hoje. Não por ter ganho o título, que de certa forma, já era certo e merecido, mas pela forma como ganhou. Que jogo fantástico! Não tomou conhecimento do time do SESI, cheio de estrelas da seleção. Como você disse, Daniel, é até difícil destacar um nome, pois o que contou foi o grupo. No entanto, foi admirável a atuação do Filipe, jogador não tão famoso, mas que é fundamental para o time e que mostrou ter amadurecido em relação ao ano passado, quando cometeu erros sucessivos, prejudicando o time. Hoje, ele fez uma partidaça. Mas, como disse, não se pode esquecer de William, Wallace, Leal, Serginho, Éder e Isac, que também foram ótimos. E mais uma vez, parabéns ao Marcelo Mendez que soube montar uma equipe vencedora, aperfeiçoando aquilo que era o ponto fraco do time: o bloqueio. Realmente, é um grande treinador à frente de um grupo que fez história.

  • Fábio

    Venceu o melhor time do país. Sem mais…

  • Márcio

    Surpreendente a forma como o Sada venceu o jogo, dominou o adversário em todos os fundamentos, uma aula de voley. William, o maestro desse time sensacional. Inadmissivel um levantador dessa categoria ser reserva ou nem isso da seleção. Bernardinho com a teimosia em colocar o Bruno queima duas posições, a de levantador e a de oposto, pois o Bruno não sabe tirar todo o potencial do Walace…Venceu o melhor e que venha o Mundial de clubes!!!

  • Guilherme

    Daniel, sábado à noite houve a final da Superliga B Masculina. Mesmo o Voleisul sendo vice, tem chance de jogar a Superliga A?

    • Daniel Bortoletto

      pela regra somente o primeiro sobe

  • Lilika

    Daniel, bem lembrado…não é só juntar peças selecionáveis e milionárias, não efetuando a manutenção do elenco e pq não lembrar também os clubes não ter peneiras, escolinhas, investir na base..o filme mais recente é o Rio masculino, mas já vimos tbm no Pinheiros masculino, Volei Futuro masculino e feminino; se bem que é dificil manter elenco com as politicas de pontuação de atletas, convenhamos…como os comentários deste post como do outro que vc comenta da conquista do Cruzeiro, deu gosto de ver este time jogando hoje…parabéns a eles (só pra lembrar o Modena do Bruninho foi humilhado pelo Macerata no italiano hein e o William…nada de ter uma oportunidade decente…).

    • Marcelo

      O Modena estava em 9 lugar no italiano antes da chegada do Bruno . Ele fez um milagre naquele time querida.

      • Lilika

        Querido…não duvido da capacidade dele, Bruno é bom, isso é evidente do contrário o Modena não o teria chamado de novo, né (parece que permanecerá por lá aliás)…só acho que para nossa seleção temos opções melhores…

  • Rodrigo

    A verdade é q o Sada/Cruzeiro é melhor hoje pois o Sesi é a seleção praticamente mas não deu liga nesta temporada. Quem sabe no próximo!
    O q marcou mesmo, mais uma vez foi a narração e alguns comentários do Tande.. muito desrespeito ao esporte, prefiro muito mais o SporTV q apesar de ser a mesma coisa, prefiro, pois os narradores respeitam os atletas e nao erram os nomes como os da globo e os comentários do Marcos e Nalbert são certos e não falam tantas asneiras como o Tande. Vergonhoso e inaceitável uma decisão em canal aberto ter tantos erros assim por parte da cobertura do evento… o engraçado q o SporTV começou a falhar no sinal kkk Globo e suas maracutaias.

  • Cris

    Cruzeiro deu aula de vôlei hoje, partida espetacular. Todos estavam jogando bem, qualquer atacante que o William escolhia virava a bola, coisa impressionante.
    Mesmo sendo paulistana, me vi torcendo para o Cruzeiro, pois eu também admiro muito o projeto que ali é desenvolvido.
    O Bernardinho, se deixasse sua inteligência se sobressair à vaidade, deixava fácil a dupla WW na seleção, e ainda aproveitando o Eder e o Isac, junto com Lucão e Sidão, a seleção ganharia e muito com todo o entrosamento destes craques. Poder-se-ia citar o entrosamento do Bruninho com o Lucão para refutar isso, mas tenho certeza que o Willian não demoraria tanto para se acertar com o Lucão como o Bruno tem demorado com o Wallace.
    Enfim, independente das escolhas na seleção, jogadores e comissão técnica do SADA estão escrevendo história no vôlei nacional.

    Para finalizar, que bola o Felipe jogou hoje! Virou bolas difíceis, diante de um bloqueio alto e bem montado, tudo na base da técnica e inteligência. Realmente se na fatídica final do ano passado ele deixou a desejar, neste ano só merece elogios, e também o técnico Marcelo Mendez que confiou no potencial do jogador.

    • Marcelo

      Bruno tem um excelente entrosamento com Wallace. Nao tem como William porque nao jogam no mesmo clube assim como o William nao tem com o Lucao.

      • Rafael Pais Fernandes

        Ah, me desculpe, mas não tem não. A melhor bola do Bruno é com os centrais.

        • Cris

          Olha, a melhor bola do Bruno é com os centrais sim, e particularmente com o Lucão, tanto que já o Modena está tentando levar o Lucão pra lá.
          O problema , ao meu ver, é que isso funciona bem em time (o RJX foi um exemplo na superliga em que foi campeão) mas em seleção, ainda mais tendo um rival como a Rússia , não dá para funcionar muito bem uma coisa e mais ou menos outra (ou outras). O que mais sinto falta quando vejo a seleção masculina jogar é variedade no ataque, ter várias opções fortes em vez de só uma funcionando muito bem.
          E foi isso que achei maravilhoso neste Cruzeiro durante o campeonato e particularmente na final: todos os atacantes viravam bolas e Willian sabe acionar todos muito bem.

  • Edu

    Qualquer comentário a mais seria desnecessário.Somente a curiosidade em assistir ao duelo contra o Belgorod no Mundial de Clubes e contra o outro representante da Europa(talvez o futuro campeão italiano).

  • Danilo Dayrell

    Cruzeiro campeão de tudo, incrível !

  • Zury Freitas

    Parabéns ao Sada/Cruzeiro. Esse dia 13/04/14 foi histórico, com o time celeste comemorando dois títulos ali na Pampulha.
    O Cruzeiro foi campeão com todos os méritos. Passou como um trator pelo badalado time do Sesi, que conta com 4 titulares da seleção brasileira. Será que o Bernardinho vai rever os seus conceitos, dando uma sequência de titular para El Mago William e Wallace. Ou vai continuar insistindo com os instáveis Bruno e Leandro Vissoto. Vamos aguardar. Como foi dito, partidaça do Fillipe, que esbanjou categoria no passe e ataque. E o Éder foi gigante no saque e no bloqueio. Foi a consagração do time CAMPEÃO de TUDO.

  • Bruno Ferraz

    O SADA cruzeiro é uma máquina. Arrasou não só na final mas em todo campeonato. Lembrar que nas quartas, semi e final, não perdeu um set sequer. Incontestável. Willian, Filipe merecem um olhar diferente pela seleção. Ninguém levanta como ele…Já o Filipe, há muito, ninguém passa como ele, e várias outras qualidades. Qual ponteiro passa igual ao Filipe…ninguem, nenhum…Abra o olho Brasil…Chega da mesmice… Convocar, Mauricio, Tiagos, Murilo que até hoje esta recuperando, cirugia já tem quase um ano… Seleção é momento, não cadeira cativa.SADA humilhou….

  • Paulo Torres

    Já que a onda dos comentários é cornetar a seleção: vamos lembrar que o fraco e inconstante Mário Jr. está no Time-CBV, e o Serginho (o do Sada) joga muita bola sem nunca ter chance com a camisa amarela…

    • Cris

      Sim, Mario Jr como líbero da seleção dá medo pela inconstância…Tem partidas que joga bem e outras que sinto vergonha por ele, sério…

  • Léo

    Ontem a festa no Mineirinho foi incrível, apesar da falta de estrutura do ginásio.
    A torcida compareceu em massa, mesmo horas depois tendo a final do campeonato mineiro de futebol.
    Parabéns CRUZEIRO!!! #campeaodetudo
    Podiam criar um campeonato intergalático pro Cruzeiro vencer também. rs

  • Jairo(RJ)

    Daniel, pegando sua dica, em caso de formular um case, você contribuiria com alguns dados?

    Parabéns Sada Cruzeiro!

  • Naty

    Que jogo! Esse time do Cruzeiro dá gosto de ver. Torci muito pro SESI, para meu ídolo de sempre Murilo, mas não dava mesmo. O que foram aqueles erros de saque do SESI principalmente no ultimo set? Murilo sacando duas vezes seguidas pra fora, no flutuante….não dá….espero que ele volte a ser o jogador espetacular de anos atrás.
    Mas me digam um ponteiro que esteja jogando mais que Felipe? Lucarelli é fenômeno…isso não se discute….mas Felipe não fica devendo em nada para os outros ponteiros que vem sendo convocados pra seleção…..muito bom vê-lo jogar…. vontade, garra, talento….

MaisRecentes

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo

Vaivém: Vôlei Nestlé confirma apresentação de peruana



Continue Lendo

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo