O encardido grupo do Brasil na estranhíssima Liga Mundial-2013



Uma pausa na folga, após escrever a coluna Saque que será publicada neste domingo no LANCE!, para alguns pitacos sobre a divulgação dos grupos e do regulamento da Liga Mundial de 2013.

A competição, inflada para 18 seleções na próxima edição, reserva para o Brasil uma indigesta primeira fase.

O time de Bernardinho, que estará bem renovado nesta primeira competição do novo ciclo olímpico, terá pela frente, no Grupo A, Polônia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França.

Se é para testar caras novas e outras que não tiveram muitas chances nos últimos anos, nada melhor do que enfrentar potências.

Nos demais grupos, principalmente no C, muita disparidade de forças. Mas não estranhem. É para ser assim mesmo. A divisão dos grupos A e B leva em conta o ranking mundial em “serpentina”, algo já feito em outras competições, como o Campeonato Mundial. Primeiro, quarto, quinto, oitavo, nono e 16º em uma chave. Segundo, terceiro, sexto, sétimo, décimo e 14º na outra.

Já o Grupo C é uma espécie de torneio de consolação entre emergentes. Confira e entenda abaixo:

Grupo B – Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha, Irã

Grupo C – Canadá (18º), Coreia do Sul (22º), Finlândia (31º), Holanda (41º), além de mais duas seleções a serem anunciadas pela FIVB

Agora, a explicação do regulamento. As três primeiras colocadas dos Grupos A e B avançarão para a Fase Final, ainda sem sede definida. Já no Grupo C, apenas a melhor seleção estará garantida na disputa por medalhas. O outro finalista será o país-sede.

Fazendo uma analogia com o futebol brasileiro, os Grupos A e B da Liga são a Série A. Já o C é a Série B. No fim das contas, o representante da Segunda Divisão pode ser campeão da Primeirona.

Um regulamento no mínimo surpreendente em uma das primeiras medidas da gestão Ary Graça na FIVB.

Gostaram?



  • Rodrigo

    O campeonato brasileiro teve um regulamento similar, tinha 2 grupos com a elite e outro grupo com times médios/pequenos que davam menos vagas que os grupos principais!!

    Eu curti esse sistema! Sério! Por mais estranho que possa parecer! E vai ser um ótimo teste para o Brasil!

    Mas Daniel, vai ser como no ano passado com jogos em sedes por todos os países do grupo ou como era até 2011, com partidas de ida e volta?

  • Rodrigo

    * Esse campeonato que citei é o de 1993 hehehehe esqueci de por ano!

  • Juju

    O Ari já começou fazer caquinha….

    • Adriano

      Exatamente! Ary na FIVB, óbvio que ia dar… isso aí.

  • dan

    Não gostei Daniel, é interessante, mais injusto. Pode até ter 18 times, mas destribuídos em igualdade nos trÊs grupos. No grupo C eu não tenho dúvidas de que Holanda ou Finlândia vão ser a campeões e a Holanda não é emergente, ela é uma antiga potência, mais mesmo assim potência.

    Os grupos ficariam assim:

    Grupo A: Brasil, Cuba, Argentina, França, Finlândia, *convidado 2.
    Grupo B: Rússia, EUA, Bulgária, Irã, Coréia do Sul, * convidado 1.
    Grupo C: Itália, Polônia, Sérvia, Alemanha, Canadá, Holanda.

    * os convidados tem que está abaixo no raking do que Canadá, Coréia do Sul, Finlândia e Holanda.

    Classificariam 3 de cada grupo mais o país anfitrião, ficando 10 times para as finais, distribuídos em dois grupos de 5, onde os dois melhoes se classificavam para as semi-finais, o primeiro de um pegava o segundo do outro grupo e vice-versa e acho que com um grupo de 5 as semi-finais ficariam bem mais competitivas e emocionante. Chegaria na última rodada e poderia ter nada definido, ocasionando mais emoção a competição.

    Bom é só uma opinião, pelo menos seria diferente e daria mais chances as seleções de competirem.
    Agora voçe tem dúvidas das duas seleções convidadas? Eu não, tenho certeza que o Japão está entre esses convidados, esse aumento se dá principalmente aos interesses de patrocínio do Japão. Mais se for feito justiça Japão e Portugal como perderam as últimas vagas na repescagem, merecem essas duas vagas, não tem cabimento escolherem outra seleções, seria injusto e iria causar insatisfação por parte das duas seleções.

    • Virginio

      dan, não são 10 times classificados para a fase final, são 8 (3 do grupo A, 3 do grupo B, 1 do grupo C e o país anfitrião da fase final).

      • dan

        Eu sei Virgínio, os 10 times só foi uma idéia minha para as finais, ao invés de 8 seriam 10, só foi uma idéia.

        • Cassiano

          Pois é, só que não tem como fazer finais com 10 times, tem que ser com 2, 4, 8, ou 16

  • dan

    Agora Daniel, o Grupo B também é bem encardido, Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã, não queria está nesse grupo também não. Principalmente pela Sérvia, que o Brasil tem uma dificuldade tremenda, ou perde por 3X1 ou vence por 3×2 em jogos dificílimos, mesmo com Sérvia não estando com a sua potência máxima, ou sem ter um time renovado, desgastado pelo tempo sem renovação.

  • Claudia Daenekas

    Muito estranho e injusto. É nítido a diferença. E aí pergunto: se não há esta mistura dos times do grupo C com os demais, pra que então haver este grupo C? É só pra que pensemos como eles são justos???? Não funcionou.
    Mescla todo mundo, assim o começo não é tão pauleira. O grupo do Brasil já dá dor de estômago só em pensar rsrsrsrsrs.
    Mas já que é pra renovar nossa seleção que venham jogadores dispostos tbém a honrar nossa camisa. Mas como sempre, estarei na torcida deste esporte que tanto amo.

  • Neide

    Parabéns ao Ari Graça, dessa vez ele acertou em cheio!!! Adorei o grupo do Brasil, só vai ter CLÁSSICOS! Só jogaço para nós fãs de vôlei curtirmos!!! Valeu Ari, vc começou bem: ADOREI!
    Graças a Deus! Chega de Brasil x Finlândia! Bater em cachorro não tem graça!
    Eu quero mesmo é ver um belo de um Brasil x Argentina pegando fogo!
    Adoro Brasil x Polônia!
    Amo um Brasil x França!
    Vibro com um Brasil x Bulgária!
    Não perco um Brasil X Eua!
    Valeu Ari, vc mandou muito bem!

  • Neide

    Eu só acho que no grupo dos “humildes” em ascensão deveria ter alguma seleção AFRICANA, afinal de contas não é LIGA MUNDIAL??? Acho justo que para fazer valer o adjetivo “MUNDIAL” a África tem que estar representada… Que convidem a seleção do Egito ou da Tunísia ou dos Camarões, que são as melhores equipes africanas na atualidade.

  • Gostei, acho que a idéia é muito boa, falta saber a questão das rodadas como acontecerá, mais vai fazer com que tenhamos uma primeira fase mais acirrada visto que os times dos grupos são mais nivelados e o fato de serem 3 vagas vai dar possibilidade de briga até o final , teoricamente. outra coisa o fato de se promover um grupo (tido como serie b) na liga mundial sem ter que fazer um campeonato a parte denominado de 2º divisão é uma idéia bacana e sendo copiada ou não , naum tira o prestigio das seleções desse grupo de estarem participando da elite do voleibol.
    com certeza essas seleções que estam na disputa por essa única vaga tem mais chances de ir para segunda fase do que se tivessem em um grupo a ou b, e o equilibrio de forças motiva os torcedores a assistirem mais os jogos.

    acho que deveria os dois ultimos colocados dos grupos A e B ocuparem as vagas destinadas aos convidados nesse ano e os dois primeiros desse ano do grupo C participaria do grupo A e B do ano que vem e o último do grupo C e os dois úlimos dariam lugar a outras seleções !

  • Bruno Cesar

    Saudade dos tempos que a seleção jogava no Mineirinho!! Não gostei desse regulamento, nem o da temporada passada.

    • leandro

      O problema do Mineirinho é que está precisando de reformas e se modernizar. Infelizmente não tem como jogar ali uma competição internacional.

  • Luiz

    Ary Desgraça mesmo!

  • leandro

    Muito boom! Assim não fica monotono… com varios jogos com grande disparidade… o campeonato começa e termina pegando fogo!

  • Maykon Coutinho

    Qual a data de início? O Bernardinho já fez uma pré-lista de convocação?

    • Daniel Bortoletto

      perguntas ainda sem resposta

  • daniel

    Gostei. Geralmente não concordo com o formato das competições da FIVB, mas dessa vez achei legal. E vai ser dureza. Polônia, Bulgária e Argentina tem times jovens que já devem jogar completos desde o início do ciclo. Será que dessa vez o mundo do voleibol terá a oportunidade de ver William jogando?

    • leandro

      William tá velho meu camarada. A seleção brasileira precisa se renovar e não dar chances para jogadores já em idade avançada. O William é um grande levantador, mas sua época passou.

  • Gutemberg

    Com certeza ,eh com o intuito de dar chance a seleções mais fracas de chegarem as finais da Liga e pegarem experiência,jogando contra os melhores do mundo na fase final.Eh praticamente uma política de cotas,iguais as que temos no Brasil.Com esperança ,eh lógico,que possam andar por suas próprias pernas no futuro.

  • César Castro

    Se pensarmos bem, o sistema é inteligente mesmo.
    Dois grupos fortes mas com mais vagas em um sistema com jogos com mais rivais (muito melhor que a no modelo antigo que a gente enjoava de jogar contra os mesmos adversários).
    Um torneio entre os emergentes onde o que se sai melhor consegue disputar com os grandes.

    Na minha opinião, uma disputa bem mais interessante. Parabéns Ary Graça!

  • meyre

    Que Deus nos ajude!
    Pegar Polonia e Eua, com um time renovado, será dificil para nós passarmos por eles. Por outro, eu acho bom pegarmos pedreira.A Bulgária também é meio encardida…Eu nao espero muito do Brasil, na proxima liga, justamente porque estamos renovando o time, temos que ter paciencia….
    O que eu gostaria é que a tv passasse todos os jogos da liga mundial, mas isto é querer muito…

  • Bruno Oliveira

    Sairam o nome das duas seleções convidadas: Egito e Japão. Gostei também desse novo regulamento, o vôlei estava ficando repetitivo no que concerne às seleções. Bortoletto, como serão as rodadas?

  • gabriel

    olha o brasil tem potêncial pra vencer todas as partidas desse grupo! desde de que o bernardinho convoque caras novas pra seleção, como o central gustavão(2,15cm) medley campinas, eleito o melhor bloqueador da superliga 2012 e o oposto renan buiatti 2,17 cm de altura, rivaldo de campinas!

MaisRecentes

Zenit campeão com méritos. “Cubanos” dominam premiação



Continue Lendo

Sada/Cruzeiro sai do Mundial com bronze e cabeça erguida



Continue Lendo

Rodada define confrontos da Copa Brasil masculina



Continue Lendo