O encardido grupo do Brasil na estranhíssima Liga Mundial-2013



Uma pausa na folga, após escrever a coluna Saque que será publicada neste domingo no LANCE!, para alguns pitacos sobre a divulgação dos grupos e do regulamento da Liga Mundial de 2013.

A competição, inflada para 18 seleções na próxima edição, reserva para o Brasil uma indigesta primeira fase.

O time de Bernardinho, que estará bem renovado nesta primeira competição do novo ciclo olímpico, terá pela frente, no Grupo A, Polônia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França.

Se é para testar caras novas e outras que não tiveram muitas chances nos últimos anos, nada melhor do que enfrentar potências.

Nos demais grupos, principalmente no C, muita disparidade de forças. Mas não estranhem. É para ser assim mesmo. A divisão dos grupos A e B leva em conta o ranking mundial em “serpentina”, algo já feito em outras competições, como o Campeonato Mundial. Primeiro, quarto, quinto, oitavo, nono e 16º em uma chave. Segundo, terceiro, sexto, sétimo, décimo e 14º na outra.

Já o Grupo C é uma espécie de torneio de consolação entre emergentes. Confira e entenda abaixo:

Grupo B – Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha, Irã

Grupo C – Canadá (18º), Coreia do Sul (22º), Finlândia (31º), Holanda (41º), além de mais duas seleções a serem anunciadas pela FIVB

Agora, a explicação do regulamento. As três primeiras colocadas dos Grupos A e B avançarão para a Fase Final, ainda sem sede definida. Já no Grupo C, apenas a melhor seleção estará garantida na disputa por medalhas. O outro finalista será o país-sede.

Fazendo uma analogia com o futebol brasileiro, os Grupos A e B da Liga são a Série A. Já o C é a Série B. No fim das contas, o representante da Segunda Divisão pode ser campeão da Primeirona.

Um regulamento no mínimo surpreendente em uma das primeiras medidas da gestão Ary Graça na FIVB.

Gostaram?



MaisRecentes

Dentil/Praia Clube confirma presença no Mundial



Continue Lendo

Seleções disputarão amistosos pelo país antes dos Mundiais



Continue Lendo

O adeus do genial genioso Ricardinho



Continue Lendo