O Brasil ainda respira



Enquanto vocês viam o Brasil ganhar da Polônia por 3 a 0, eu estava no Maracanã acompanhando um sofrível Bélgica 1 x 0 Rússia.

Assim, enquanto escrevo sobre o pouco empolgante duelo europeu pela Copa do Mundo, quero que vocês comentem aqui a vitória que manteve viva a chance de classificação da Seleção para a fase final da Liga Mundial. O que este mostrou hoje que ainda não tinha mostrado até agora?

Como o Irã voltou a ganhar da Itália, a classificação do Grupo A ficou assim: Itália – 19 pontos; Irã – 13; Polônia e Brasil – 11. Iranianos e poloneses têm dois jogos a menos.

 

 



  • Rafael

    Estive no jogo de Cracovia (in loco) e vi um Brasil sem vibracao, com um passe quebrado, e sem um saque que pudesse incomodar a polonia (que jogou sem alguns dos seus principais jogadores… no 3 set a entrada do Raphael e do vissoto deu uma melhorada no time, mas no quarto set as falhas de antes (pricipalmente passe, sem passe pode chamar Mauricio, Ricardinho, William, jesus cristo q nao tem jeito) voltaram e a polonia ganhou o jogo 3×1.
    ja no jogo de hj o Brasil jogou melhor principalmente no passe, Murilo continua sendo uma caricatura de si mesmo… (nao seria melhor ele curar a lesao de vez e entra apenas qdo estiver 100%???), o Brasil ganhou 3×0 relativamente com facilidade mas nao acho q seja devido a uma enorme evolucao no jogo brasileiro, mas sim a Polonia jogou bem abaixo do que pode (e de novo sem forca maxima).

  • Eu acho que agora o BRASIL VAI!

  • Independente do Brasil conseguir ou não se classificar para a fase final, eu gostei do jogo de hoje , foi o primeiro jogo que o Brasil ganhou de verdade e que jogou como o Brasil que todos nós estávamos acostumado a ver , o time estava alegre e confiante e não deixou se abater como nos últimos jogos em que começava bem e se perdia no meio do jogo quando alguma coisa não funcionava e perdia a confiança e consequentemente o jogo , hoje o time foi bem em todos os fundamentos, o ataque foi bem consistente a recepção funcionou o time sacou melhor e não teve tantos erros de saque, foi bem no bloqueio e teve bastante volume de jogo o que não aconteceu nos jogos anteriores. Eu sei que esse foi só um jogo , mas quem sabe se a partir dessa vitória a seleção retome a confiança que se perdeu no meio de tantas derrotas , talvez seja dai que o Brasil volte ser o Brasil, não apenas para se classificar para a fase final o que já é muito improvável que aconteça mas sim para chegar no mundial da Polônia com confiança que é a base de tudo e quem sabe voltar com o tetracampeonato !

  • Rodrigo

    Mais importante que a classificação é vencer jogando muito bem. Não vi o jogo mas pelas parciais deu para perceber…

  • Marcio

    O diferencial no jogo de hoje foi o passe. Murilo dominou o fundo de quadra e deixou o passe em boas condições para o Bruno e o Rapha jogarem. Lucarelli muito melhor ao atacar e sacar ( aliás sacou o que não havia sacado ainda na liga). Mario Jr um pouco mais seguro, mas ainda muito intavel na recepção. Lucão continua muito mal no saque, mas com o passe na mão o Bruno consegue jogar bolas mais rápidas com ele. A seleção respira, mas com dificuldades, não creio na classificação, porém há uma luz no fim do túnel para o mundial!

  • Bruninho foi normal, Rafa entrou bem em uma inversão.
    Mário Júnior continua sendo o ponto fraco da recepção, mas fez algumas boas defesas.
    Múrilo está fazendo um fundo de quadra muito bom, mas continua abaixo no ataque (deve está se poupando).
    Lucarelli na minha opinião foi o melhor, me assustei quando vi as estatísticas, acha va que ele tinha pontuado bem mais, pontuou em todos os fundamentos, foi um dos que teve o melhor saque.
    Os Centrais bloquearam mais e atacaram mais, e o saque flutuante fez alguns estragos em algumas passagens, não comprometeram, fizeram muitos pontos, mas o ataque ainda falta algo.
    Wallace é o oposto de maior potencial, mas ainda sinto que não tá com seu potencial aproveitado, tipo, faz pontaços, batendo por cima do bloqueio e tal, mas não é o bola de confiança ainda. Mas ataca muito, sem dúvida tem potencial.

    Ps: pq ainda temos apenas o mário Jr, se é pra o Murilo treinar passe e defesa, ele de libero estaria melhor que o mário Jr.

    Espero que o Murilo se recupere.

  • Juliana

    Tudo se resume na recepção. É uma vergonha ver o Mário Jr tendo dificuldades em recepcionar, uma coisa que deveria ser sua obrigação. Não é somente em saque flutuante, mas também em saque viagem.
    Mas nesse jogo em questão o Brasil esteve bem melhor!! Murilo estava excepcional na recepção, embora tenha pontuado pouco. O com uma recepção boa, Lucão e Sidão puderam mostrar um excelente voleibol, todos os pontuaram na casa dos dois dígitos.
    Lucarelli estava um show a parte! Wallace voando como sempre.

    Mas vi uma seleção mais concentrada, fazendo muitas defesas.
    E um outro ponto que também gostei foi o saque, o saque da seleção estava mais encaixado. E o bloqueio também apareceu.
    A seleção deu para a polônia 14 pontos em erros, acho um exagero, mas está valendo.

    Agora é esperar e ver o que vamos apresentar na Itália.

  • Rodrigo Coimbra

    Não achei nada demais… o Brasil não fez mais que sua obrigação, afinal será desclassificado mesmo! O que eu vi foi uma Polônia assustada, sem seu principal jogador que estava no banco, Kurek, voltando de lesão, que deveria servir de exemplo para o Murilo, que quando substituido faz caras e bocas, se não esta ajudando que fique no banco, detalhe, se é para melhorar defesa e passe que vire logo libero, que por sinal uma vergonha o Mario Jr., pois com o Murilo em quadra perdemos um ataque, ainda mais o Murilo cobrindo o Mario Jr., ai é para foder legal! Não é de hj que o Raphael vem jogando melhor que o Bruno. Coitado do Lucas, foi apenas ser figurante nas transmissões, passar diante as cameras etc. mesma coisa os outros centrais… enfim, ainda acho o Bernardo o melhor treinador, pois ta fazendo milagres com essa seleção mas, devo admitir que, ele insiste em jogadores inferiores na titularidade com jogadores pouco melhores no banco, talvez por conta da confiança em cada jogador, que as vezes nem é o melhor mas passa confiança. O Bernardo ta igual o Felipão kkkk!!! Enquanto o Marcos Freitas fala que a nossa maior ‘pedra bruta’ é o Lucarelli, em outros países surge Sunder e Athanasejvic, mesma idade! Enfim… que o Brasil melhore para o Campeonato Mundial, pois pelos jogos que eu vi, todos do grupo B estam melhores que o Brasil, fora a Itália que é do mesmo grupo, ontem a Bulgária quebrou a invencibilidade dos USA na liga!

    • Elis

      Esse Sander não disputou nenhuma temporada como profissional e já está jogando o fino da bola, enquando isso esperamos Lucarelli amadurecer.

      • Rodrigo Coimbra

        Isso mostra que os outros países estam com a renovação em dias, com jogadores infinitamente melhores que do Brasil.

    • Bento

      A Bulgaria ganhou UM jogo nesta liga, UM! Outra coisa..o differencial é a recepcao sim. Hoje Bruno jogou muito bem tendo um passe decente (Rapha nao foi superior). A recepcao é a base de tudo mesmo.

      • Rodrigo Coimbra

        Compare os grupos A e B e entenderá o que eu quis dizer! Sim a recepção é o fundamento base, mas tem tbm o ataque, onde a Bulgária tem mais, e convenhamos o Murilo está perdendo na potência para jogadoras como Pri Daroit, Tandara e Natália, as de braço mais quente, até peguei leve, inadmissível! Se for para melhorar passe e defesa, que ocupe a posição de libero por enquanto, ou então pare de fazer cara feia e esquente o banco até VOLTAR A VELHA FORMA, bem difícil, pode até melhorar mas jamais será o mesmo.

  • Fran

    Querido Daniel, me responda uma pergunta.
    O Willian foi cortado da seleção??? Por que ele não esta no banco de reservas como opção??????

    Bjus!!!

    • Daniel Bortoletto

      Não. ele está inscrito, mas não foi chamado para os treinos

    • kleber

      Não esta no banco pois os 2 levantadores que lá estão são superiores a ele,principalmente no bloqueio.

  • Bernardo

    Entro no blog para ver as noticias do volei e o que eu leio é que eu tenho que falar sobre o jogo.
    Assim não dá né Daniel.

    • Daniel Bortoletto

      como já expliquei, estava no Maracanã. Fui sincero, Bernardo. Eu tinha como ver o jogo de vôlei.

      • wms

        É melhor informar logo que não viu o jogo do que deixar a galera esperando por nada, certo? Como estamos no meio de uma Copa do Mundo, não me parece grande falha, Bernardo. Além disso, os comentários do pessoal que acompanha o blog valem mais do que muito suposto colunista de vôlei por aí.

        • Daniel Bortoletto

          Acho que você não leu o primeiro parágrafo, meu caro: Enquanto vocês viam o Brasil ganhar da Polônia por 3 a 0, eu estava no Maracanã acompanhando um sofrível Bélgica 1 x 0 Rússia.

        • Daniel Bortoletto

          Sobre os comentários, são um ponto alto do meu blog mesmo. O pessoal aqui entende mesmo. E a maioria sabe usar este espaço de comentários para trazer discussões bacanas

          • César Castro

            Pessoal, será que vcs entendem que isso é um blog?
            Não é uma coluna, é um blog!
            Web 2.0!

            O blogueiro não tem obrigação de assistir tudo nem sempre.
            A graça está na interação. E que legal que quando o blogueiro não pode (ou simplesmente estiver a fim de dormir, de ficar com os filhos ou de namorar com a esposa), ele abre espaço pra galera!

            Vergonha alheia!

          • Leandro

            Daniel se vc não da conta de suprir seu blog com o tal assunto, da espaço pra outro! Se o seu dever é dar noticias do vôlei, ao invés de assistir esse “joguinho” de futebol, deveria estar se informando sobre os assuntos que lhe cabe. SIMPLES ASSIM!

          • Daniel Bortoletto

            O dever que me cabe? Eu sou editor do LANCE!, Leandro. O dever que me cabe é bem maior do que você imagina.

  • romano

    nesse jogo houve, finalmente, regularidade por parte da seleção, foram poucos erros e um jogo de equipe prevalecendo sobre a força individual. O Murilo sendo fundamental no passe e defesa, o Mario Jr melhorou no passe e foi bem na defesa, apesar de alguns ainda preocupantes apagões.

    Foi o melhor jogo do Brasil na Liga Mundial, mas abaixo dos outros grandes times e ainda com grandes fragilidades: o Lucão não sabe mais sacar? Murilo tem que atacar com potência e pontuar mais; Sidão melhorou no bloqueio, mas ainda não vi o saque nem um ataque mais regular, prefiro o Eder. Lucareli foi ótimo hoje, mas precisa ser mais regular e o Wallace também, ele tem que definir nos momentos críticos. E o principal: líbero tem que saber recepcionar, tem que varrer o fundo da quadra atrás dos ataques e saques como o Serginho fazia… o Mário Jr. foi bem no último mundial, mas está muito fraco agora, tem que haver outra opção pronta para quando não for o dia dele.

    Vamos ver como a seleção vai encarar a Itália e se a desclassificação vier, não vejo problema em sair mais cedo da Liga Mundial e ter tempo para treinar e chegar forte para o Mundial.

  • Iuri

    Brasil jogando bem? Calma…Brasil jogou apenas pro gasto. A Polônia que não fez nem cócegas hoje…vamos ver contra a Itália A, aí sim vai dar pra saber se o Brasil estará jogando bem ou se apenas se beneficiaram de uma péssima atuação polonesa

  • Aline

    MURILO foi o grande DIFERENCIAL do jogo, assumiu o fundo de quadra e PASSOU e DEFENDEU praticamente TUDO na MAO DO LEVANTADOR.
    Alem disso, o fato de a Polonia jogar MEIA-BOMBA, facilitou bastante.
    O Brasil esta nas MAOS DA ITALIA…
    Os centrais GOLAMI E SEYED e o levantador MAROUF do IRAN continuam bem melhores que SIDAO, LUCAO, BRUNO e RAPHA…
    Do libero entao, sequer da p/comentar!

    • kleber

      Não vai pedir o william dessa vez não?kkkkkkk
      Todos seus comentários são pra pedir o “el nanico” kkkkkk

  • Edu

    Coisas que vi e gostei.Brasil jogando com mais consistência e determinação.Fazendo sua melhor partida na liga contra a Polônia.Coisas que vi e não gostei, Bernardo enchendo de impropérios o ouvido do Mario Jr num flagra indiscreto da televisão polonesa.Coisas que vi e gostei, Lucarelli e Murilo garantindo uma solidez na recepção e o Mario Jr não comprometendo na segunda partida.Coisa que vi e não gostei, a Polônia colocando praticamente todos os jogadores e vencendo sem muitas dificuldades o melhor Brasil disponível em quadra na primeira partida.Coisas que vi e gostei, a Russia atropelando, com quatro indisponíveis jogadores lesionados, a melhor Sérvia em duas partidas em pouco mais de uma hora cada.Coisa que vi e não gostei, como o Lucão tem dificuldades com o saque.Sua biomecânica de lançamento e absolutamente incorreta e ineficaz (com índice de erro de acima de 50%)e ninguém da comissão técnica se propõe a corrigi-lo nem que leve algum tempo.Coisas que vi e gostei, a Bulgária virando o set de 24X19 com seis pauladas do sacador que arebentava a recepção ou fazia o ponto direto.Uma demonstração de coragem aliada a garra.Coisas que vi e não gostei, Xupita dando um esfrega no Mário Jr visivelmente apático e conformado na primeira partida.Coisa que mais gostei, a torcida de imigrantes búlgaros, cerca de uns 3 mil, fazendo um coro forte e motivando sua seleção a quebrar a invencibilidade da americana em plena Chicago.

    • Pedro

      Sassa starovic nao estava, o melhor da servia.

  • perikito

    Brasil com passe na mão é outra coisa! É só manter esse fundamento e metade dos nossos problemas se resolvem, a confiança ressurge e os demais fundamentos ganham força

  • Bruno

    Brasil, único time que joga com dois líberos em quadra. Murilo e Mario Jr. Assim, não tem como ganhar nada.

    • Rodrigo

      Perfeito Bruno.

  • Mario

    Insuportável o tal do Marcos de Freitas tagarelar incansavelmente que Murilo era o grande em quadra, o responsável pelas jogadas, o melhor disso e daquilo. Pô, alguém sabe se ele é empresário deste jogador? Só pode! Como puxa-saco…e ainda tem a petulância de dizer que o Brasil está se renovando…que precisa de tempo pra entrosamento. Oras. vá catar coquinho. Não somos idiotas e ninguém, que não gosta de vôlei, vai ficar em tv paga, enquanto acontece uma Copa do Mundo e os olhos estão voltados para os jogos aqui no País. A coisa é certa: não dá pra um ponteiro ser somente bom na recepção tendo que cobrir o líbero – quando deveria ser o contrário. Então, se este atleta é pra receber, que vire o líbero. Pronto. Assim, sai o Mário Jr, entra outro ponteiro, abre espaço para atacante de verdade. O que não dá é pra que os defensores de panelinhas justifiquem que mesmo que não pontue, Murilo é imprescindível. Por favor. Não quer dizer que não goste de Murilo. Mas posições como deste comentarista (Marcos de Freitas) acabam causando antipatia. E o jogador não precisa disso. Ah.também o fulano, quando se trata do Lucarelli, que é maior pontuador e atacante da seleção brasileira, diz que “precisa evoluir”. Nada tá bom. Deste modo, a qualquer momento, ele vai condenar Lucarelli, assim como fez com a Mari, por babar tanto ovo de quem talvez seja, de fato, empresariado por ele.

    • Carlos Augusto

      O Marco Freitas, mesmo com seu ufanismo, ainda é o melhor comentarista de vôlei. Até pelo fato de ter sido técnico comenta o jogo. Se falasse menos durante as transmissões e evitasse comentários ufanistas seria perfeito. Não dá é para aturar os ex-jogadores que só estão ali por seus passados.
      Aliás, como tem “entendidos” na nossa imprensa. Principalmente, um do Uol. Para estes sim, haja paciência!

      • Mario

        Pior é que é verdade e concordo com você, Carlos Augusto. Marcos de Freitas é intragável e, mesmo assim, os outros conseguem ser pior ainda O jeito é retirar o som da TV e ver apenas as imagens. Agora, se o ufanismo se limitasse a defender seleções, determinados times, ainda seria suportável. O duro é que realmente este cara defende determinados atletas, determinados técnicos, como se fossem empresariados por ele. E leva o público a “garrar” birra dos defendidos, porque fica pegajoso, exagerado, forçado demais….isso, é insuportável!

  • Edu

    Coisas que vi e gostei, a Polônia inaugurando um lindo ginásio com capacidade para 16 mil pessoas no jogo com o Brasil e os ingressos sendo vendidos na totalidade num prazo de dez minutos.Coisas que vi e acho que não vou gostar, após a Copa a situação da arenas de Brasilia e Manaus e nenhum ginásio próprio com capacidade – nessa estimativa ou menor na superliga – e dotado de conforto (com refrigeração interna) no Brasil da Copa do Mundo.

  • Juliano

    Daniel, gostaria de entender porque a demora de Osasco para confirmar a contratação da Dani Lins. E se realmente eles terão mais uma estrangeira, ou se as pontas serão Ivna e Carcaces, para Mari atuar na saída. Muito bom o seu blog! Abraços

    • Daniel Bortoletto

      estão deixando as principais novidades para depois.

    • Edu

      Osasco se reapresentou essa semana e tinha apenas nove jogadoras formalmente contratadas.Dani Lins, segundo a relação oficial encaminhada pela CBV para FIVB para as disputas das competições internacionais, já e jogadora do Osasco.Luizomar não estava em Osasco recepcionando a equipe.Fico com a impressão que ele esta viajando e sondando o mercado para o espaço da segunda estrangeira na equipe.Segundo rumores de mercado, houve até uma redução de orçamento em relação a temporada passada.

      • klaus

        Ele está com a seleção infanto-juvenil fazendo amistosos na Europa.

  • daniel

    Oi Daniel, alguma notícia do Eder?

  • Alan Freires

    alguém sabe se os jogadoresde Cuba que jogam no exterior realmente estão jogando nessa liga mundial se Hierrezuelo,Sanches,Hernandez,Leal,Juantorena,Leon,Camejo,Marshall e Simon estão atuando por Cuba,pq se tiverem Cuba pra mim(pelo menos no papel)é o melhor time da terra

    • João Paulo

      Alan, acho que não estão. Mas só por curiosidade, segue o que li em um outro blog: “a CBV, Confederação Brasileira de Vôlei, sondou a possibilidade de naturalizar o cubano Yoandy Leal. O pedido foi feito por Bernardinho”.

  • giorgio fiori junior

    Boa tarde Daniel!!!

    O luis diaz não consta mais na equipe no site do sada cruzeiro. Sabe se ela já saiu? Virá outro para o lugar dele?
    Obrigado

    http://sadacruzeiro.com.br/index.php/equipe/principal/

    • Daniel Bortoletto

      Sim. ele está fora. Um outro gringo pode chegar sim, Giorgio

  • Leandro

    O grande problema é que o Brasil não tem saque forçado(o único que é melhor no fundamento é o Lucarelli, Lipe e Mauricio – que nem sempre estão como titulares). O passe é péssimooo e o levantador tem que se virar. Outro fato importante é o Vissoto com aquele tamanho todo e suas constantes discrepâncias. O Mario Junior como libero também é sofrivel D+++++++

  • Renan

    Daniel, saiu em alguns sites, inclusive no ESPN, q foi tentada a naturalizaçao do Leal. Entretanto, a FIVB teria negado o pedido. Vc ta sabendo de algo? Porque a FIVB negaria se vemos tantos jogadores naturalizados?

  • andré L.

    vejo o pessoal pegando muito no pé do Mário Jr. nao simpatizo com o líbero, temos que admitir que passa por uma péssima fase, mas ninguém aqui faz questão de lembrar que, desde que chegou à seleção, poucas foram as vezes em que ficou realmente devendo. no ano passado mesmo, ele foi o melhor e o jogador mais regular pela seleção. eu, infelizmente, nao vejo outro libero pra brigar com ele. talvez o alan, mas é tao instavel quanto.

    apostaria no rogerinho como reserva do mario. mas o bernardo prefere o felipe, que so agora começou a trabalhar com a adulta :/

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo