Novatas convocadas por Zé Roberto



A primeira convocação de José Roberto Guimarães em 2013 apresenta algumas caras novas.

Sem listar atletas dos finalistas Unilever e Sollys/Nestlé, o treinador chamou 10 atletas para início dos treinos para a Montreux Volley Masters, no fim de maio, na Suíça.

A lista inclui:

Levantadoras

Dani Lins e Claudinha

Opostos

Monique Pavão

Pontas

Michele Pavão, Tandara, Priscila Daroit e Ellen

Centrais

Angélica, Bia

Líbero

Suelen

Gostei da chance dada para as duas jovens centrais, também achei justa a convocação das gêmeas pelo desempenho que tiveram pelo Banana Boat/Praia Clube na Superliga, além da presença na lista de Ellen, destaque do Pinheiros.

Também fica claro que algumas atletas mais experientes ficarão fora deste início de ciclo olímpico. Fabiana e Sassá, do Sesi, são dois exemplos iniciais.

O que acharam?



  • Alan

    Achei um absurdo não convocar a Juliana Carrijo do Praia e a Tássia do Minas. Deveriam dar oportunidade também pra Rosamaria, Ju Nogueira, Samara… Ir colocando essas jovens na roda logo e não deixar pros 45 min do segundo tempo, às vésperas das olimpíadas.

  • Adriano

    Fiquei desapontado por ele não ter chamado a Juliana Carrijo. Não vejo nada de absurdo nessa lista, mas o fato de ele não ter chamado ela torna a coisa um pouco absurda.

    E minha opção depois dela seria a Macris.

    E, sei lá. A Claudinha é uma boa levantadora, mas não tenho a impressão que ela vai ficar muito melhor que isso. E daí, ficamos com o quê? Uma nova Fabíola?

    Também, preferiria a Tássia à Suelen, mas já imaginávamos que aí não tinha nada a ser feito.

    No mais, sem reparações. Não esperava que fosse dada uma chance às gêmeas, mas até que está de bom tamanho.

  • GÊMEAS NÃO

    Michele Pavão (ponteira) e Monique (oposta) são habilidosas, mas não são jogadoras de seleção brasileira principal. Isso reflete a carência de jogadoras nessas respectivas posições. Para a posição de oposta ele deveria ter convocado a Joicinha ou a Ju Nogueira.
    Eu acho que se não fosse o Campeonato Mundial Juvenil que vai acontecer agora, ele teria convocado a ponteira/oposta Rosamaria e a ponteira Gabi.
    Na minha humilde opinião, a ponteira/oposta Rosamaria é melhor que a Gabi, mais completa e mais alta, atua tanto como ponteira ou como oposta, e ela foi a melhor jogadora do último campeonato sul-americano
    Prestem atenção nessa nova geração que vai disputar o Mundial Juvenil 2013, temos jogadoras altas e habilidosas e grandes promessas.

  • karina

    O que me chama a atenção é falta de opções na posição de Oposto, a única da lista tem só 1.78 de altura, isso é preocupante. No torneio o Brasil enfrentará China, Russia e Suiça, sinceramente, é rezar pra não perdermos até da Suiça, Dani Lins e Tandara não farão milagre, mas o teste será válido para vermos como se comportarão as novas centrais.

  • Caco

    Ninguém poderá reclamar de que não terá oportunidade. A única ausência para mim é da Ana Tiemi.

    • juliana

      caco ana tieme ainda esta com campeonato em curso por isso não deve ter sido convocada

      • Adriano

        Na verdade, o time dela já foi eliminado do campeonato – as semis já começaram.

        Hoje saiu uma entrevista com ela no Melhor do Vôlei em que ela comenta, entre outras coisas, essa suposta “não convocação”. Pois é, não dá pra saber, a essa altura, se o Zé não vai chamar nenhuma das brasileiras que jogam no exterior ou se ele irá incluí-las mais tarde, quando sair a lista com as meninas do Sollys e da Unilever. Mas isso me deixa um pouco preocupado. Com ele tendo chamado só a Lins e a Cláudia, e com esse número grande de jogadoras que foi chamado na primeira lista, dá a entender que ao menos mais uma levantadora será convocada. Eu sinceramente preferiria muito que fosse a Tiemi. Espero que o Zé não entre no lobby da “redenção” da Fabíola, porque isso aí não tá com nada.

  • newton.carvalho

    Essa é a lista final com a qual ele irá trabalhar durante todas as competições de 2013? Se for, é fraquissima. Deixa muito a desejar. Convocar a gêmeas é querer retroceder no tempo! É voltar a meados dos anos 90 quando Leila e Ida ainda jogavam pela seleção (Ambas com menos de 1,80 de altura). Enfim, de qualquer maneira 2013 é um ano morto para competições de seleção.

  • ESTAMOS FERRADOS

    Estamos ferrados, levar jogadora de 1,78 para seleção? Sendo que as gêmeas não tem grande alcance. Como vamos enfrentar as jogadoras da Rússia, Sérvia com 1,96 e 2,00 de altura? Estamos regredindo na questão de altura, voltamos a década de 1980.
    O Zé vive falando que temos que arrumar jogadoras altas e agora convoca jogadoras com 1,78 e 1,80?

  • mari diva

    Kd Ju Carrijo e Tassia nessa lista? Suellen com 300kg deve ser alguma brincadeira de mal gosto desse Ze Ruela. As gemeas são consistentes, mas são jogadoras de clube. Não as vejo defendendo seleção brasileira. Enfim, Ze, põe a trouxa nas costas e pede pra sair meu filho!

  • Juju

    Juliana Carrijo e Macris, são melhores que a Claudinha(será que ela vai para o Amil?), em relação a líbero, a Tássia é melhor que a Suelen e a Juliana do Sesi, pode evoluir muito, jogou bem, mas com Tandara e Sassá, ficou difícil a vida dela. A Bia é excelente no bloqueio, mas deixa muito a desejar no ataque. E a Neneca podia estar nesta lista, já que a altura não foi considerada na convocação. Quanto a Pri Daroit, sinceramente, não vejo nada de especial, falha muito no passe pra valer o fundo de quadra e não define no ataque, então não entendo a insistência com ela. Pode até me surpreender positivamente, mas a princípio a impressão é que vai ser dureza torcer.

    • Marcelo

      Vai convocar quem então minha gente?? Não temos opções de boas jogadoras, aquelas que podiam se destacar estão bancando em times grandes…e altura não ganha jogo…

    • Gabriel Esteves

      Concordo plenamente… Acho que ele queria colocar o Amil inteiro, mas pena que a Vasileva eh bulgara…

  • thiago

    acho q ele esqueçeu de jogadoras que ja vem se destacando a algum tempo como a ju costa pq não ela passa bem e ataca melhor jogou horrores na champions o zé poderia lembrar dela, outra por exemplo e a fofinha q está atualmente na russia ta jogando muito bem por la a joycinha tambem e outra e são jogadoras altas pq não a oportunidade ?

  • Matheus

    Convocar as gemeas é sacanagem !
    Não jogam nada, seria mais justo convocar a Neneca então …
    Samara,Ivna jogadoras promissoras !
    As gemeas ja sao velhas e baixas !

  • Isa

    Senti falta da Tássia do Minas, sempre bem nas estatísticas, muito boa jogadora, merece uma chance !
    As levantadoras, ótimas convocações, Juliana Carrijo poderia ser lembrada também.
    Pontas: Ele ainda vai convocar Garay, Natalia e Gabriela, se bobear a Rosa também. Juntamente com esse atual grupo, em especial Ellen, são boas opções na extrema.
    O que preocupa é uma oposta de origem, que ataque bem a bola pelo fundo saída. Tandara joga muito de ponteira, o problema é o passe, e de oposta a bola pelo fundo saída é muito inconstante, ela tem dificuldade. Uma boa opção seria Joycinha, que está disputando playoff da Russia. Juliana Nogueira que já deve estar recuperada de lesão, e tem que ser testada, além de Ivna.
    Centrais acredito ser a melhor posição para renovação. Bia e Angelica fizeram ótima superliga, só colocaria Bárbara do Minas entre elas.

  • bsb

    Sinceramente não gostei, acho que ele poderia ter chamado algumas opostas como Ivna e Rosamaria que são jovens e tem condições de futuramente se destacarem pela seleção, a Monique fez uma boa SL mas é baixa para jogar internacionalmente. Quanto as experientes acho que serão poupadas destes campeonatos em 2013, no caso da Fabiana, já a Sassá não tem mais chance na seleção, já ajudou no que podia. Carla do SCS pode tb ser uma boa aposta para esse novo ciclo.

  • Sidnei Gama

    Olá, Daniel!
    Vc sabe dizer pq os EUA não vão disputar o Montreux Volley Masters2013? É uma escolha delas ou tem a ver com convite da federação internacional?

    Abraçs.

    • Daniel Bortoletto

      Não jogará.
      Brasil, Japão, Itália, China, Rússia, Alemanha, Rep. Dominicana e Suíça foram os países anunciados anteriormente

      • Sidnei Gama

        Então deve ser uma decisão da Federação…Eh queria ver a seleção pós-olimpíadas para saber quem vai seguir no novo ciclo e quem serão as novidades. Acho que terei que esperar o Gran Prix.

  • Fabio

    Gosto não se discute, mas Suelen? Onde o Zé bebeu dessa “marvada”?

    • juliana

      po tinha liberos melhores que ela né

  • Eduardo Fernandes

    FIz uma análise da convocação, jogadora por jogadora, em meu blog:

    http://tiebreakvolei.wordpress.com/2013/04/11/jovens-ganham-chance-de-defender-o-brasil/

    “A primeira convocação de José Roberto Guimarães no ano foi anunciada hoje (11) pela manhã. Dez jogadoras foram chamadas para uma série de competições, a primeira delas é a Montreux Volley Masters, de 28 de maio a dois de junho, na Suíça.

    E, se o leitor não tiver acompanhado a última Superliga, pode achar estar vendo a lista de outro país. É que apenas quatro das dez atletas já defenderam a seleção. José Roberto resolveu dar um descanso as meninas de Osasco e Rio e não convocou nenhuma delas.Será a chance para jovens valores como Ellen, destaque do Pinheiros, e Angélica, meio-de-rede do Praia Clube, mostrarem que podem ajudar o País no novo ciclo olímpico.

    A grande surpresa fica por conta da convocação das gêmeas Michelle e Monique Pavão.

    Abaixo, seguem as convocadas e uma pequena análise de cada uma.

    Convocadas

    Ana Beatriz Silva Corrêa (meio de rede, 20 anos)

    Destaque do Sesi nesta temporada, Bia tem chamado a atenção desde as categorias de base, mas, pela primeira vez, teve a chance de ser titular de uma grande equipe. E não desapontou. Mesmo com a bicampeã olímpica Fabiana como companheira, ela se destacou e foi até melhor em muitas partidas.

    Angélica Malinverno (meio de rede, 23 anos)

    A gigante Angélica, de 1m90, se sobressaiu na bela campanha do Praia Clube e mostrou um grande poderio de bloqueio. Será a nova torre da seleção? O Brasil precisa de centrais altas e fortes como ela.

    Cláudia Bueno da Silva (levantadora, 25 anos)

    Claudinha teve um Minas muito fraco sobre o seu comando e, assim como o time, não conseguiu ter um bom ano. Mesmo assim, tem a confiança de Zé Roberto, que já a convocou para a seleção B no ano passado. Ela foi bem.

    Danielle Lins (levantadora, 28 anos)

    Levantadora titular na reta decisiva, em Londres, Dani Lins fez uma campanha apenas regular no Sesi e até ficou na reserva para Carol Albuquerque em algumas partidas. Mas, na seleção, continua com o moral em alta com Zé Roberto.

    Ellen Braga (ponteira, 25 anos)

    Ellen alia técnica à potência no ataque e mostrou-se uma ponteira decisiva para o Pinheiros na semifinal contra o Campinas, apesar da derrota. No ano passado, teve uma lesão e precisou de paciência para se recuperar. 100%, ela tem, agora, a grande chance na seleção.

    Monique Pavão (oposto, 26 anos)

    A primeira das gêmeas convocadas é uma das grandes surpresas da lista. Baixa para os padrões internacionais, Monique é uma oposta diferenciada, que prioriza mais a técnica do que a força. Não deve ter outras chances além desta.

    Michelle Pavão (ponteira, 26 anos)

    Talvez mais surpreendente do que a convocação da irmã. Michelle fez uma boa Superliga e foi premiada pela convocação. É mais técnica, tem uma boa recepção e defesa, mas o ataque é limitado.

    Priscila Daroit (ponteira, 24 anos)

    Pri Daroit já teve temporadas melhores, quando jogava pelo Mackenzie, mas é uma jogadora de confiança do Zé, que fez questão que ela estivesse no Campinas. Daroit já foi destaque da seleção brasileira B e até deu o nome contra os Estados Unidos na Copa Pan-Americana do ano passado, mesmo perdendo. Deve lutar por vaga nas Olimpíadas do Rio.

    Suelen Pinto (líbero, 25 anos)

    Podem dizer que Suelen está acima do peso, que não pode jogar em alto nível. Mas não podem dizer que essa menina não tem talento. A líbero tem excelente recepção e defesa e, pela Superliga que fez, mereceu a convocação.

    Tandara Caixeta (oposto/ponteira, 24 anos)

    A maior pontuadora da Superliga é, junto à Dani Lins, a única a ter disputado os jogos de Londres e convocada pelo Zé. Hoje, é a grande atacante de força do país, ao lado de Natália, e bola de confiança da seleção B”

  • thiago

    galera estâao esquecendo da fofinha e muito boa jogadora !!!! o zé podia dar oportunidade

  • Ana

    Suelen? Sério mesmo?

  • anderson raça fla

    kd a fabiana ela não foi convocada por que? se a dani lins do mesmo time foi faltou a neneca a mulher joga muito.

    • Gabriel Esteves

      Fabiana, Jaqueline e Sheila, poupadas esse ano…

  • Emanuella

    Sullen tem 89 kilos. É Sureal um atleta profissional com o biotipo dela. Só foi convocada porque esta no time do Zé.

    • Mari Irônica

      Agora vamos virar motivo de chacota pelo mundo afora com uma líbero obesa…. kkkkkkkkkkkk

  • Lucas Rodrigues

    Poxa, e pensar que alguns anos atrás ver caras novas na seleção era praticamente um milagre! Gostei principalmente das convocações da levantadora Claudinha, central Bia e líbero Suellen. Torço para que surpreendam e confirmem sua chegada assim como ocorreu com F. Garay que soube aproveitar e muito bem sua oportunidade desbancando veteranas na posição.

  • lucas

    as ausências mais sentidas foram Tássia e Leticia Hage.

  • Gabriel Esteves

    Muito bom ter chamado Monique e Michele, elas mandaram muito bem no Praia e bloquearam Sarah Pavan e Juciely, coisa que nem Thaisa conseguiu… A escolha da Bia tambem foi boa
    Agora Pri Daroit, Suellen e Claudinha eh forçar a barra… Elas são muito ruins, inclusive a Daroit…

    Espero que ele convoque a Gabi do Rio, e que essa nao seja a lista oficial.

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo