Não encaro a derrota do Brasil como uma “entregada”



A opção de Bernardinho de poupar Murilo e Sidão, titulares absolutos, na partida contra o Irã, não configura, na minha visão, uma entregada, com intuito de eliminar a Rússia.

E tenho essa opinião pelo que vi a Seleção fazer em quadra sem a dupla. Não senti em nenhum momento que o time brasileiro estava se esforçando para perder. E sempre que escrevo ou penso a respeito me recordo do fatídico Brasil x Bulgária, em Ancona, pelo Mundial de 2010. Aquilo sim foi uma entregada clássica.

O que aconteceu hoje foi uma superioridade iraniana em quase todos os momentos. E, com justiça, venceu o terceiro de cinco duelos contra o Brasil nesta Liga. O que aconteceria se Murilo e Sidão estivessem em quadra? Nunca saberemos. Mas é bem provável que o equilíbrio visto sem eles fosse a tônica do confronto. Vale lembrar ainda que a dupla acumulou vários problemas físicos nos últimos anos e dar um descanso numa reta final, com quatro partidas em cinco dias, não é nenhum exagero.

Não dá para crucificar também Lucas Lóh, substituto de Murilo. Em tese, ele é o quinto ponta deste time. Mas como Chupita e Maurício se machucaram durante a Liga, teve uma chance de ouro para mostrar serviço.  Oscilou, é verdade, principalmente no passe. Mas teve até bons momentos no ataque, terminando com 12 pontos, atrás apenas de Lucarelli, que anotou 17.

Agora, uma coisa é clara. Para o Brasil, é muito melhor ver a Rússia fora do que entre os quatro semifinalistas. Só seria ainda melhor se tivesse vencido dois sets, para sair como primeiro do grupo. Agora, deve ter a Itália, dona da casa, pela frente na semi.



  • Luiz

    Daniel, você não é inocente, e nem foi de tapar o sol com a peneira.

    Como então você avalia o Bernardinho colocar uma jovem de 18 anos para fazer o saque decisivo do set, quando este jovem nunca nem chegou perto da quadra nesta liga mundial?

    Eu acho que o jogo está ai pra ser jogado com regras e sem regras. Se esse foi o caminho que o Bernardinho tomou, respeito, não é crime nenhum, mas também não venha me dizer que não entregou. ENTREGOU SIM. Ele sempre soube que o time titular dele tem dificuldade de jogar contra o Irã, imagine então o reserva.

    E mais. TODO MUNDO sabe que a Russia não foi bem nesta ligar em nenhum momento. O time titular chegou a perder um jogo antes.

    Bem feito pra Russia que não sei porque entrou com pé leve nesta competição, e bela jogada do Bernardinho. Contudo, espero que ele se lembre que a inhaca de azar sobre a seleção começou exatamente depois daquele campeonato mundial que eles venceram depois de ter entregue aquele jogo vergonhoso. Tomara que vença agora a liga mundial… e ai……………

    • Daniel Bortoletto

      respeito, mas desta vez não concordo, Luiz.

      • Luciano

        Daniel, estou com a linha de pensamento do Luiz. Entregar, pode ser que não era uma ideia fixa. Mais tb não fez muita questão de ganhar a partida. Haja visto, o Wallace não estão 100% hj, e a entrada do Leandro Vissoto e do Rapha para jogar.
        E pensando tb em cruzamento, como o Brasil já jogou com a Itália, é mais fácil fazer uma análise e estatística direta do que contra os Estados Unidos que o Brasil não jogou e tem nomes aos quais nós não conhecemos diretamente ou jogado. E tempere tudo isso ainda com o fato da Rússia não estar mais no nosso caminho, o Tin Tin deve estar xingando todos n´so.. kkkkk.
        Ou vc acha que se o Brasil fizer uma final contra o Irã, ele vai colocar o Lucas Loh e o Eder pra jogar de titular, vamos pensar tb que na hora do vamos ver o semblante muda.
        Valeu Daniel, obrigado pela oportunidade de expor nossas ideias.

        • Luiz

          Além de eliminar a Russia, escolheram jogar contra a Itália, já que EUA é pedra no sapato também.

    • Neide

      Não entregou nada! O Iran tem time pra vencer qualquer seleção do mundo e já provou isso!
      A decisão do Bernardinho de poupar o Murilo foi a mais coerente e acertada possível! Murilo é peça chave em qualquer seleção do mundo e nosso MVP OLÍMPICO, sofreu muito para voltar a jogar em alto nível depois da cirurgia e mereceu ser poupado, pois o Brasil já estava classificado.

      • Bernardo

        É impressionante como os brasileiros veneram a seleção russa,sempre repetindo que ela é a melhor do mundo, que é a seleção a ser batida e tal…Rússia levou as olimpíadas e a última Liga. Ponto. Com certeza é uma das melhores do mundo, jogando em alto nível, mas longe de ser imbatível. Tanto americanos quanto brasileiros que ganharam da seleção russa completa nessa Liga Mundial já comprovaram tal fato. A Rússia joga aquilo mesmo que ela apresentou, sem mais nem menos, chega de bla bla bla! Agora, que o Brasil entregou contra o Irã, isso é certo. Não sei pra quê tanto medo da Rússia assim. E os brasileiros não precisam cantar de galo porque eliminaram a ‘poderosa’ e que, por isso, terão vida fácil. Semifinal com a Itália é imprevisível. Irã e EUA também. Qualquer um dos 4 pode levar e a Rússia se estivesse entre os semifinalistas não seria mais favorita que nenhum outro! Chega de babação de ovo pra russo, poxa!!

        A única coisa que chama atenção é que a seleção americana ainda não mostrou aquele voleibol da primeira fase, em que estava atropelando. Anderson ainda não entrou no “clima” e o bloqueio americano ainda não encaixou, mesmo assim bateram a surpreendente Austrália e deram trabalho no ultimo set pra Itália, que se não fosse o Zaytsev, podia perfeitamente ter levado a virada no jogo. Se eles ligarem o botão no máximo e jogarem o fino da bola, não há Brasil, iraniano ou Azurra que segure!

    • Aline

      Murilo merecia sim ser poupado, afinal nosso MVP OLIMPICO eh um CARREGADOR DE PIANO na selecao, jaogador completo, domina todos os fundamentos, eh um faz-tudo na selecao, ate por isso, Murilo fica muito sobrecarregado. E, num jogo q NAO VALIA NADA, Murilo tem q ser poupado.
      Eder, ao meu ver, eh melhor q Sidao, e merecia uma oportunidade de ser titular.
      Foi bom tbem dar rodagem aos novatos como Lucas Loh.
      Se existe um regulamento, eh p/ o tecnico usa-lo, e Bernardinho sabe usar bem isso: Usarforca total qdo necessario, poupar qdo possivel, dar rodagem no momento oportuno.
      Em TODOS OS ESPORTES, equipes q ja estao classificadas e jogam so p/cumprir tabela, POUPAM JOGADORES.
      O melhor exemplo disso foi agora na COPA DO MUNDO DO BRASIL: todas as equipes q conseguiram 2 vitorias seguidas na fase de grupos, usaram a terceira partida p/POUPAR ALGUNS JODORES E DAR CHANCE A ALGUNS RESERVAS, igualzinho Bernardinho fez.
      Se o Brasil ja tinha a classificacao garantida depois do 3×1 sobre a Russia, por que nao poupar alguns jogadores e dar ritmo de jogo aos reservas?
      Todos fazem isso e Bernardinho nao sera o primeiro,nem o ultimo a fazer.

  • Bruno

    Brasil não pode achar que estar tudo certo por ter ganho da RÚSSIA. Ao contrário, tem que ligar o alerta para as “paneladas” da seleção. E pelo péssimo voleibol apresentado no 1º turno. Não é normal perder tantas vezes(já perdi as contas) para a limitadíssima equipe do IRÂ, em tão pouco tempo. A Copa do mundo de futebol foi um bom exemplo pra ligar o alerta do que vem acontecendo com o voleibol desse país. ACORDA BRASIL.

    • Marcelo

      Ja por te falado a lmitadissima equipe do IRA voce nao entende NADA de volei.

    • Luiz

      Sem falar que agora a Rússia vai assistir de camarote o jogo do Brasil e ainda terá mais tempo pra trabalhar com as informações que terá.

      • wms

        Limitadíssima? é sério isso?

  • Mister Volei

    Se o Bernardinho não entregou então estamos em sérios apuros, pois o Brasil então só tem o time contado, já que os reservas não fazem a menor diferença.

    • manu

      a sua conclusão é correta. Porque se Murilo machucar é o Lucas mesmo que terá que resolver. Já que seus substitutos estão todos contundidos.

  • Hewerton

    Foi entregada sim, ninguém em sã consciência tira os dois melhores jogadores do jogo de ontem do time assim. Bernardinho tava tão sossegado que nem ligou para o resultado, pois pegar Itália ou EUA na próxima fase dava no mesmo.

    • Rodrigo Coimbra

      Vc está falando da Itália que voltou a jogar o que jogou no começo da Liga e meteu 3×0 nos EUA? Desculpa, Itália favorita! E não, o Bernardo não entregou o jogo, ele jamais queria pegar os italianos logo na semi, e talvez pagará caro por isso… e não acho que o Eder e principalmente o Lucas Loh (estréia) comprometeram tanto, lembrando que o mesmo Irã já havia vencido 2x o mesmo Brasil titular que vc citou!!!!

  • Aline

    Claro que NÃO FOI ENTREGADA, o jogo foi duríssimo e o IRAN não é NENHUMA PROMESSA DO VOLEIBOL, desde 2011, quando o FENÔMENO JULIO VELASCO revolucionou o voleibol no IRAN, essa seleção já venceu times como ITÁLIA, POLÔNIA, SÉRVIA, EUA, ARGENTINA, CUBA, ALEMANHA e JAPÃO.
    Foi muita evolução em apenas 3 ANOS! Agora em 2014, JULIO VELASCO recebeu uma proposta IRRECUSÁVEL p/ treinar a Argentina, mas deixou o time do IRAN encaminhado e indicou seu substituto, o jovem técnico sérvio Slobodan Kovac, CAMPEÃO OLÍMPICO em SIDNEI/2000 como jogador.
    O IRAN é um time que se destaca pelo excelente BLOQUEIO e saque forte, tem um levantador de alto nível técnico e um líbero bastante seguro e confiável.
    Fez muito bem ao BRASIL e também ao IRAN estar no famigerado GRUPO DA MORTE, serviu para que as equipes evoluissem mais durante o torneio, afinal de contas dos 4 SEMIFINALISTAS, 3 vieram do dificílimo GRUPO A, no qual estavam BRASIL, IRAN, ITÁLIA e POLÔNIA. Foi choque de monstro esse grupo e a Polônia acabou dançando, mesmo tendo vencido seus 3 rivais durante a competição.
    Nada mais justo do que o nosso MVP MURILO fosse poupado contra o IRAN, afinal de contas, MURILO vem de uma contusão séria que necessitou intervenção cirúrgica e o jogo também não valia nada, uma vez que o Brasil já estava previamente classificado com o 3×1 sobre os russos.

    • Naty

      Concordo, não acho que entregou não. Entregar e pegar a Italia na semi? O Irã joga muita bola…quase ganhou da Russia……melhor poupar mesmo Murilo e Sidão.

    • manu

      Concordo que polpar o Murilo era importantíssimo. Ate porque se acontece algo é o Lucas que tem que substituí-lo.

    • Raffy

      Só não concordo q o grupo do Brasil e Irã na 1ª fase era o da MORTE. Pelo contrário, esse grupo era o q dava uma vaga a mais (para o 3º colocado, se Itália ficasse entre os 2 primeiros). Aliás, vaga essa que ficou com o Brasil, q caso não tivesse a Itália no nosso grupo nem estaria classificado. Já no outro eram só duas vagas mesmo, disputadas por 3 grandes equipes (EUA, Rússia e Sérvia).

  • Eduardo

    Eu acho que o time entregou, sim. Mas a situação fugiu um pouco de controle. A ideia era levar o jogo para o tie break, mas o time deixou o Irã à vontade demais. Pareceu se esquecer de que para os iranianos o jogo tinha era 2 vezes importante: fazer história alcançando a semifinal e evitar o cruzamento com a Itália. O Brasil, por outro lado, parece que só se importou mesmo em tirar Spiridonov e cia…

    • manu

      acho que o Brasil prefere enfrentar a Italia. Porque os EUA sempre os deu trabalho e vem com um time que eles tem pouco conhecimento. Já a italia jogaram so nos ultimos meses 4 vezes.

  • klaus

    O Brasil não tem obrigação nenhuma de classificar a Rússia.Quando a Itália entregou para o Irã, não vi criticas com relação a isso.O Brasil sofreu pra se classificar e foi por seus próprios méritos.O time teve que superar Itália, Irã e a Polônia e o fez.O Spiridonov é um cara de pau mesmo, falando em entregar jogo.Que direito ele tem de falar em ética tendo aquelas atitudes dentro de quadra?Foi cortado das Olimpíadas por chegar bêbado aos treinos, portanto , não merece crédito algum.O Brasil fará 4 jogos seguidos e como está classificado , poupou seus jogadores.Fez o certo.E agora vamos dar o troco na Itália.

  • Eraldo

    A Russia já foi. Agora é eliminar a Itália na semi e vencer o Irã na final. Com isso o Brasil volta a mostrar que manda no vôlei. Para esta liga, melhor cenário, impossível.

  • Rodrigo

    Também acho que o Bernardo acertou! Pra quer arriscar se já está classificado? E olha, se passasse em primeiro pegaria os EUA o que pra mim é difícil do mesmo jeito. Ah, o Irã venceria a Rússia se não fosse pelo desequilíbrio emocional no quinto set?

  • Mauricio

    Não dá pra dizer que foi “entregada”. O Bernardo foi estratégico. Foi uma postura de quem não fazia questão pela vitória, somente. A mesma postura contra a Rússia na Liga Mundial de 2011. Escalou alguns reservas depois de estar praticamente classificado para as semis. E na final, contra a mesma Russia, o time principal teve menos forças que no duelo anterior e levou um 3×0 bonito.

  • Eu acho que o bernardinho é muito esperto pois é claro que é bem melhor tirar a Rússia agora quando tem a oportunidade do que perder mais uma final pra eles pois minha gente é obvío que os russos querem muito é ganhar o mundial pois a liga mundial nunca teve a preferencia dos russos assim como o grand prix para as russas!E ANALIZANDO O JOGO DE ONTEM É CLARO QUE O BRASIL MELHOROU OUVE UM CRESCIMENTO MUITO GRANDE NO PASSE POIS SEM ELE NÃO DAR PRA JOGAR MAIS O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU FOI O TÉCNICO RUSSO NÃO UTILIZOU EM NENHUM MOMENTO DA PARTIDA SEU OUTRO CENTRAL QUE ESTAVA VOANDO NA 1 fase no lugar do apalikov outra no lugar do próprio museskity eo makaarov não foi utilizado em nenhum momento no lugar do grankin que não estava nos seus melhores dias pois o levantador que tem na hora decisiva do jogo um central como MUSESKITY e um oposto como pavlov na saida de rede num 24×23 aí me pegar e jogar pra birurkovity ou savim na entrada com vissoto parado é muito desconcentração numa partida só!por isso que eu acho muito certo do brasil aproveitar agora pois difícilmente irá ter outra oportunidade como essa além do mais ninguem merece ouvir mais uma vez speridonov debochando da nossa cara de novo,mas não vamos nos enganar com uma possível conquista da liga pois olha o futebol com a copa das confederações!!

    • Ivete

      Will, como vc sabe que os russos não ligam pra Liga Mundial? Vc convive com eles? Os recentes títulos de 2011 e 2013 são o quê? Gente limitada adora generalizar… Parecem até aquele blogueiro frustrado, que adora dar coice no vento.

  • hicham

    Daniel,acho que o time do Brasil não jogou com muito emprnho para ganhar pois já estava classificado.Achei até melhor prgar a Itália na semifinal ao invés dos Eua.Creio que se marcarmos muito bem as ações do Zaitsev será meio caminho andado para uma grande vitória e aí se o Brasil chegar á final,sou muito mais Brasil,seja contra o Irã ou Eua.

  • Mick

    Daniel, o Irã vai levar essa Liga, torço pra isso. E quanto a Lucas Lólo, estou agradecendo por sua saída do Minas. uffa…Vai pra á com essa mão frouxa.

  • Leiga

    Houve tanto uma entregada que os jogadores fizeram questão de falar “nós entramos para vencer”. Ah, tá, se realmente não fosse o caso, não haveria necessidade de argumentar tal absurdo, tampouco o Bernadinho ficar explicando porque não usou Murilo e Sidão.

    Espero que a seleção entre bem amanhã e faça uma final com Irã. O oposto deles, apesar de ser o reserva, desencantou e está jogando mais do que o Matt nestas finais. Aliás, o oposto americano está devendo muito na reta final. Vamos esperar para ver como vai ser amanhã.

    Se o Brasil perder para a Itália, eu vou é dar risada, pois significa que eliminar a Rússia de nada adiantou.

    • Mister Volei

      Desculpe dona Leiga, sem risadas para a senhora!

  • Costa

    Entregou sim. Achei excelente, pois a Rússia vai para casa mais cedo e param de encher a paciência. Estava nítido que os erros da seleção foram de propósito. Aquele time reserva ganharia do Irã com um pé nas costas. Para que correr o risco de enfrentar a Rússia numa final? Bernardinho nem se alterava, coisa que nunca acontece. Tranquilidade demais para ser verdade.

  • Meu caro Daniel.A Rússia não pode reclamar de nada.Em 2010, na fase de classificação do campeonato mundial , para cair em uma chave teoricamente mais fácil, entregou um jogo, se não me recordo contra a Espanha, ganhando por 2 sets a zero, colocou o time reserva nos sets seguintes e perdeu por 3 sets a 2, evitando assim cair na chave de Cuba, de Leon, Leal e Simon.Como a justiça tarda mas não falha, foi eliminada na fase seguinte pela Sérvia.O que faltou nesse jogo foi o algo a mais para vencer uma partida contra um adversário bem difícil, ainda mais sabendo que a vitória favoreceria a Rússia de Spiridonov.Um grande abraço.

  • Fernando Teixiera

    Daniel respeito sua análise, mas pra mim ficou claro a escolha feita ontem, e pra que jogar 5 sets desgastantes e pegar no dia seguinte um adversário que em tese complica mais numa semi? se o Brasil quisesse vencer mesmo , entraria com seu time completo e ligado na tática da partida. Você acha mesmo que se fosse a vera Wallace que tem média de 20 pontos por partida terminaria com 6 pontos e os 33 erros dado para o Irá? é claro que podem nos vencer , já o fizeram e mais de uma vez nessa liga, mas o Brasil estava em ascensão e numa crescente e para mim foi nítido o desinteresse na partida , há meu ver justo. A Russia que se dane e jogue melhor na próxima…tchau Tim Tim e russos marrentos nos veremos no mundial e que venham mordidos mesmo.

  • wms

    Difícil não concordar com o colunista. Mesmo porque o time de reservas ganhou o quarto set: ainda que a arbitragem não tenha concordado com isso, nós vimos claramente que o Brasil fechou o quarto set. Enfim, uma partida que, em tese, seria de 5 sets com um dos times precisando da vitória pra se classificar, não pode ser considerada entregada. Os problemas físicos do Murilo e do Sidão nos custaram muito, por isso foi correto garanti-los para uma semi-final já confirmada.

  • Mmadalenaalves@hotmail.com
    Entregou o jogo se tem ganhar temos que jogar com inteligência o Bernardino fez o que faria todo com um pouco mais de inteligência

MaisRecentes

Dentil/Praia Clube e Sesc abrem vantagem



Continue Lendo

Corinthians faz melhor jogo na Superliga



Continue Lendo

Coluna: A imprevisível Superliga feminina



Continue Lendo