Não busquem culpados. Gamova desequilibrou



O domingo não começou da forma imaginada pelo Brasil. Ver pela terceira vez o sonho virar pesadelo no tie-break contra a Rússia é realmente demais. Mas, apesar de toda frustração gerada, é preciso ter cuidado para não eleger culpados por uma medalha de prata num Campeonato Mundial.

Para mim, o melhor resumo que pode ser feito é: a gigante Gamova desequilibrou e carregou o time russo nas costas no momento decisivo.  Vejam esta impressionante estatística: ao somar a pontuação da oposto no jogo de ontem, na semi olímpica de Atenas-2004 e na final do Mundial de 2006, chega-se a impressionantes 95 pontos.  Ou seja, quase quatro sets.

O erro do Brasil foi não ter conseguido pará-la, ou melhor, ter sacado com mais eficiência para não deixar o passe chegar tão redondo às mãos das levantadoras adversárias, fazendo com que outras atacantes fossem mais usadas. É do jogo. Infelizmente, neste caso, a favor das europeias.

Sobre o Brasil, foi louvável ver como o time conseguiu se reerguer sem Paula Pequeno, Mari e com a indefinição na posição de levantadora. Fabíola foi bem em alguns momentos da competição, mas na final sentiu bastante a responsabilidade. Zé Roberto fez mágica, em alguns momentos do Mundial, com o que tinha em mãos. Merecia, pelo caráter, competência e forma de dirigir este time, o título. Não levou. Mais uma vez, terá trabalho para recolocar a cabeça deste time no lugar e impedir que o trauma russo volte a atrapalhar na caminhada rumo ao bi olímpico em Londres-2012.



  • Maria

    sim existe culpado pois se esse arbitro palhaço tivesse dado a bola dentro da sheilla seria o oitavo ponto e dois pontos de vantagem para o Brasil. isso mudaria sim o pisicologico das meninas, que entraria para os outros tempo restante mais concentrada e calma, sem desmerecer a gamova, mais o q mais doi é saber que o Brasil perdeu por um erro de arbitragem. Mesmo assim as meninas do Brasil esta de parabéns, eu estou ogulhosa de poder parabeniza-la por elas ter representado tão bem a nosso Brasil, cabeça erguida as olimpiadas vem ai. eu ainda acho que as olimpiadas é um titulo ainda mais importante que o proprio mundial, pois nas olimpiadas estãos reunidas ali as maiores seleções de volei do mundo é o Brasil é campeão olimpico, pra mim é campeão mundial também

  • julia plicila gomes de barros

    concordo com vc adorei o jogo e tbm não é sempre ki vamos ganhar né mas valeu meninas vcs foram dimais !

  • Paulo Pacheco

    O Brasil não tem mais uma jogadora para a bola de segurança,como elas tiveram.É o nosso ponto fraco. A linhagem de Isabel,Vera Mossa e Ana Moser(em suas épocas,bem entendido) foi descontinuada. Precisamos de uma jogadora alta e tecnicamente eficiente para o desafogo, para não sobrecarregar a oposto e os meio de rede. Natália não tem esse perfil,é jovem,forte e boa jogadora,mas muito baixa para isso.
    Será que não tem nenhuma atleta de mais de 1,95m sendo preparada para isso?

  • duda knauer

    ja sabemos quem é o culpado pelo resultado do volei feminino. eu, toda vez q assisto é este problema.

  • muca

    então, podemos analisar que fomos bem… perdemos na final, nada anormal, ainda mais pra Rússia, heptacampeã… mas tenho resalvas… vi apenas os jogos de ontem e hoje, portanto, onde se vê quem é realmente bom… o que dizer da sheila e da fabiana? expetaculares!!! sassá ontem entrou pra dar outro ritmo ao time, que não encontrava mais forças pra mudar o jogo… mas algumas jogadoras me decepcionaram… a jaqueline: não via nela um padrão de jogo confiável… some literalmente do jogo e quando aparece, fica no bloqueio, manda uns balões… triste ver!!! a natália: pelo que eu assistia nos noticiários, destruia nos jogos… ontem, nao ganhava uma, ou melhor, so acertava depois de errar 3, 4 vezes segidas… hoje seus erros foram bisonhos… jogadas q deveria apenas passar, ficava na rede, sem bloqueio, aliás, na rede ela ficou umas 3 vezes… me parecia não saber explorar o bloqueio nem japonês, nem russo… incrível!!! e a fabiola?? o que dizer? incrível o brasil nao ter, apos venturini e fofao, NENHUMA LEVANTADORA de verdade!!! é a alma do time, a que dstribui a bola de maneira a fazer o outro time nao encontrar maneiras de defesa contra o ataque… levantadas bisonhas, na rede, bolas baixas… credo… ganhar como assim? nao via uma distribuicao de bolas… pecava no erro de insistir com a natália, mais instável que o tempo em alto-mar!! sinceramente, no meio do 4o set, desisti de me preocupar com o jogo… nao via como vencer as russas, ou melhor nao via como segurar a Gamova… uma pena… mas continuo na torcida, sempre…

  • M.RODRIGUES

    Quem joga ou já jogou volei sabe que o tal erro do 5º set (ponto não marcado) abala, mas vamos com calma. Não chega a desestruturar (ou não devia)! Sejamos sinceros: a Rússia foi melhor e pronto! Que merda que não muda! Só está legal quando a gente ganha! Se o resultado é contrário tem sempre que arrumar um culpado! Se for assim então, pergunto: Porque não acabaram com o jogo no 4º set depois de ter ganho o anterior? Evitariam o tye break, ora…

    No geral o time é bom e tem muito a evoluir também. A Natália só tem 21 e a tendência é melhorar (precisa entender que não é só porrada na bola!). Vejam a Sheila: como ela joga com a cabeça hoje em dia! Foi sempre assim? Não!

    Idem para a Fabíola! Todo mundo fala da Fofão, mas antes de virar unanimidade, era baba na seleção. Dá um tempo para a garota.

    Pra mim, quem não tem lugar nesse time é a Jaqueline. Não tem preparo psicológico nenhum e já passou da idade de amadurecer! Essa só afunda o time na hora que precisa!

    Vamos lá! Fechou 2010, tem mais 2 anos para trabalhar para Londres, ganhar experiência e confiança. Rever o projeto e mudar onde tiver que mudar!

    Sorte a elas!

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo