Mistério da Seleção masculina



Pessoal, boa noite. Segue matéria publicada hoje no LANCE, assinada pelo repórter Rafael Valesi. No fim, dou minha opinião sobre o acontecido. O que vocês acham da opção do Brasil?

A pedido da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a Federação Internacional da modalidade (FIVB) anunciará a pré-lista dos atletas convocados para a Liga Mundial apenas depois do encerramento da Superliga Masculina.

Nesta semana, a FIVB publicou em seu site oficial o elenco prévio de 15 das 16 seleções que competirão no torneio, com exceção da equipe treinada por Bernardinho.

A CBV adotou tal medida por entender que a divulgação da convocação poderia interferir no comportamento dos atletas que estão jogando as semifinais da liga. Nas últimas edições da Liga Mundial, a escalação do Brasil surgiu juntamente com a dos demais países.

– Eles (CBV) pediram à FIVB para  publicar a lista de 25 nomes somente depois da Superliga porque eles não querem distrair os jogadores – informou a federação internacional, procurada pelo L!.

Outras potências do vôlei, como a Rússia e a Itália, também estão na fase decisiva de seus campeonatos nacionais, mas adotaram uma postura diferente e publicaram suas convocações prévias. As quartas de final do Campeonato Italiano começarão neste sábado, enquanto que no último domingo o Zenit Kazan foi o primeiro time a se classificar para a final na Rússia.

As semifinais da Superliga Masculina reúnem alguns jogadores que são convocados regularmente por Bernardinho, como Dante, Lucão,  Marlon (RJX) e Wallace (Sada Cruzeiro). Por outro lado, boa parte da base da Seleção já foi eliminada, como Bruninho, Giba, Gustavo (Cimed/Sky), Sidão, Rodrigão, Murilo e Escadinha (Sesi).

A Liga Mundial começará no dia 18 de maio. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Polônia, Finlândia e Canadá.  O torneio será preparatório para a Olimpíada.

Com a palavra

Daniel Bortoletto

Colunista de vôlei do LANCE!

Entendo a desculpa, mas não concordo

Fiquei curioso, na segunda-feira, ao ver no site da FIVB o anúncio dos times para a Liga Mundial. Logicamente, o primeiro país que procurei foi o Brasil. E o link estava em branco. Estranhei. Entrei, então, nos outros 15 participantes e achei a pré-lista completa de todos eles. Mais estranho ainda? Não. O expediente de Bernardinho é antigo. Em anos anteriores, ele fez o mesmo, mas a própria FIVB publicou a lista antes da hora que o treinador queria. Entendo a decisão de “preservar os convocados e não atrapalhá-los na reta final da Superliga”. Mas não concordo com ela. Atleta de alto nível deve conviver com notícias boas e ruins e saber lidar com isso. E, também, adiar a divulgação só faz aumentar rumores e especulações.

 



  • Luiz

    Eu só vou me arriscar a dizer apenas uma coisa. Ai, meu Deus, acho que eu vou me complicar, mas tudo bem:
    Pelo que eu tenho escutado aqui nos bastidores do Rio, tem duas pessoas sendo avaliadas para o bem ou para o mau. São elas Lorena e Marlon. Não comento mais neste tópico. Já disse demais.

  • Naty

    Daniel, será que esse atraso pode ter algo a ver com uma possível convocação de Ricardinho, depois da declaração do presidente Ary Graça sobre ele voltar à seleção?
    É muito estranho isso….eu acho que tem coisa obscura ai…até mesmo porque acho que Bernadinho não vai convocar nosso melhor levantador mesmo…..vai continuar com o amarelão do Marlon…..para a tristeza dos fãs de Ricardinho….
    E no resto das posições, não acho que teremos novidades….serão os mesmos jogadores de sempre….por isso achei tudo isso muito estranho….

  • Virginio

    A lista já está lá. Ô povo ansioso. Vamos curtir a nossa Superliga. Quem foi convocado, já está na fivb. Não adianta especular. A lista tá fechada. Sossega a piriquita que já já o campeonato nacional acaba e então a fivb divulga. Essa decisão aumenta ainda mais o brilho e o interesse pela SUPERLIGA.

  • eder

    a nau vai ter nenhuma novidade na seleçao o bernardinho sempre convoca os mesmos nau da chance para os mais novos i seleçao fika ai com um monte de velhos tem q dar chance para o lucarelli do minas o renan do sao bernardo mais aposto q nau vaum ser convocados para minha tristeza vamus com os memso de sempre

  • Guga

    Também nao entendo esse mistério todo, ja que todo sabemos que cerca de 80% dos jogadores que serão convocados, ja foram eliminados da Superliga.. Ele ta esperando o que? o VF ser Campeão para chamar o Ricardinho?? ou o VF perder pra ele dizer é esse que voces querem que eu convoque?? Com mistério ou sem mistério, se a Seleção quiser lutar por Titulos terá que Suar, pq vem ai grandes Equipes, seja no Feminino como no Masculino, essa hegemonia do Brasil no Volei de quadra, pra mim esta por um fio.

  • klaus

    Pelo que tudo indica , através de reportagens e de algumas declarações que é possível alguma surpresa na escalação e esta pode ser na função de levantador.Acho que todos imaginam qual seria.

    • Luiz

      O próprio Rubinho disse esta semana que VAI TER SURPRESA SIM.

  • GRACA

    Acho correta a atitude de omitir a convocacao antes do termino da SUPERLIGA, e’ claro que iria desconcentrar, seria “O ASSUNTO” ainda mais por ser ano OLIMPICO: nao se trata de uma convocacao qualquer…

  • eder

    eu acho q o lorena tinha q ter uma chance na seleçao sim é o maior pontuador da superliga no ultimo jogo contra o rjx ele nau jogou bem pq passou mal consequencia perdemos mais se ele estivesse bem era outro jogo ele tem um potencial muito bom na minha opiniao merecia uma chance ele eo lucarelli do minas poderiam aparecer como surpresas vcs nau acham?

  • Emerson

    Acho que esse mistério na convocação tem algo a ver com o Ricardinho.
    Para não atrapalhar e desmotivar o levantador Marlon, por um possivel corte, nas semis e finais da SL pelo RJX, o Berna não quis divulgar a lista.

  • Luiz

    Eu falei que não iria comentar mais aqui, mas não deu.Tenho soltar mais uma:
    Gente, quem comanda é muito inteligente, e isto ninguém pode negar. Por isso, que quem comanda tem uma carta na manga, uma saída de mestre, para que esfrie um pouco a mídia, que está fazendo uma certa pressão. Ele não vai fazer o que muita gente quer. O William do Cruzeiro pode entrar nesta festa, só para dar um tapa na cara da “sociedade”. Assim, este novo convidado não seria julgado como penetra, já que a mídia também gosta dele. O Convidado que muita gente queria que voltasse pode até constar na lista de convidados, mas na lista final ele não passa nem perto.

  • Luiza

    Eu já escrevi ….. Eu sei que é impopular entre os fãs de ambos, mas eu gostaria Bruninho e Ricardinho como levantadores … Marlon é um grande levantador, mas para mim , Bruno tem mais talento.
    A experiência de Ricardo e o potencial de Bruninho na Olimpíada seria maravilhoso.

  • Luciano

    GALERA, a lista são de 25 jogadores para a liga mundial, o que não significa que todos estarão lá. Sabemos que temos jogadores para formar mais de uma seleção, porém se ele tiver que ganhar, ou perder será justamente com os jogadores que fazem parte da sua rotina de convocação. Nós vivemos uma fase no volei onde os melhores e mais equilibrados jogadores são na faixa de 30 anos. Já era aquele negócio de convocar jogadores novos, pois eles não se sustentam pelo fato de serem precionados pelos mais velhos. A rotatividade de jogadores na seleção brasileira é muito pequena, pois vocês acham que o Giba vai ficar de fora, ele tem patrocínio, trabalha hoje com o nome, e não mais com o desempenho. Exemplos de Dante, Marcelo Negrão, Giba, são raros hoje pois se pensarmos no Ciclo para o Rio, teremos jogadores como Wallace Souza que terá 28 anos, Renan Buiati que terá 25 ou 26, Lucarelli terá 24 anos, Otávio terá 24 ou 25 anos, Isaac terá 25 anos e assim por diante. Essa seleção pode ser a última a ter jogadores pra 32 a 36 anos. Maurício com 5 Olimpíadas foi o último das raridades.

    Meu receio em tudo isso é a Rússia, com jogadores para mais uns 10 anos..

  • Paula

    Daniel, tenho uma dúvida. Uma vez que a lista já foi entregue para a FIV, isso significa que ela não pode mais ser alterada? Ou é possível alterá-la de acordo com os ultimos resultados e desempenhos na reta final da Super Liga, já que a lista ainda não foi divulgada?

    • Daniel Bortoletto

      não pode ser alterada. 25 são inscritos

  • Adriano

    Apesar de eu admirar muito o Bernardo, eu sempre me posicionei totalmente contra a maneira como ele lidou com a situação do Ricardinho. Mas nesse caso, da convocação ou não convocação agora, acho que vocês têm que dar um pouco mais de crédito pra ele. Podem achar todos os defeitos do mundo no Bernardo, mas burro ele não é.

    Então, obviamente, a questão de se ele vai ou não convocar o Ricardo passa longe de se o Vôlei Futuro vai ser campeão ou não. Ninguém aqui é ingênuo a ponto de achar que a qualidade do Ricardo vai ser posta em discussão, caso o time dele seja campeão ou não. Claro que o buraco é bem mais embaixo.

    De todo jeito, achei curiosa a maneira como Ricardo se comportou naquela entrevista do Sportv. Ele tava tão tranqüilo e lidando com a situação de um jeito tão “ah, pode ser, quem sabe, não sei nada”, que quase dá a impressão que ele sabe de alguma coisa a mais. No passado, ele foi bem categórico, e acho até que com razão, porque ele não foi muito bem tratado pelas partes envolvidas na questão, normal que tenha saído magoado. Mas agora dá até impressão que isso são águas passadas. Naturalmente que isso é só chute da minha parte.

  • Zurykson BH

    Daniel, o Minas está descumprindo o regulamento da Superliga e não disponibilizou NENHUM ingressso ao SADA CRUZEIRO. Uma VERGONHA. Pelo regulamento ele seria obrigado a disponibilizar 20 % dos 3600 ingressos a torcida do Cruzeiro.
    Olha a matéria neste link. Minas Tênis barra ingressos
    http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=200213,OTE

  • Manoel

    DAniel,Boa noite!
    Diante desses rumores,conversas,lista na FIVB segura até o final da Superliga….
    Qual é a sua aposta?Alguma nome diferente do que vinha sendo chamado?Supresas?

  • Mauricio

    Bernardo quer ver o seu filho ser campeão olímpico, é fato. Então, a briga por espaço na seleção brasileira começa desigual para os outros levantadores que, a meu ver, são até melhores que o Bruninho.

    Agora, se convivência conta em qualquer grupo, a minha tendência é acreditar que o Ricardinho estará fora da convocação, mesmo sendo gênio na posição. William? Uma dúvida, mas o Sandro do SESI vinha sendo a terceira opção.

    Enfim…vamos aguardar para ver que cara terá a equipe olímpica!

  • Nali

    Gostaria Bruno e William nas Olimpíadas ….

  • eder

    o certo seria william e ricardinho neh os melhores ssem duvida mais temos q lembbrar que o bruninho e intocavel ai fica dificil

  • César Castro

    Eu acho que o Ricardinho não vai ser convocado não. Todo mundo sabe que eles não se dão bem. Acho que o Bernado jamais daria o braço a torcer e convocaria o Ricardo.
    Fala-se tanto nesse assunto que eu não sei nem o que pensar. O fato é que Giba e Dante não estiveram bem nessa temporada (principalmente fisicamente), nossos opostos não são muito confiáveis e os levantadores não vêm sendo extraordinários, gosto dos centrais e do líbero…
    Outra coisa, será que o Bernardo mudaria o time no fim do ciclo olímpico?

    Pós-olimpíada não consigo parar de pensar que o Wallace do Cruzeiro deve virar ponteiro e jogar ao lado do Lucarelli (revezando com Dante e Murilo), o Renan do São Bernardo deve ser integrado à seleção. O Bruno deve receber a companhia de um jovem levantador, o Mario Jr será o novo líbero e Lucão e Sidão terão a companhia de jovens centrais…

  • Andreia

    Putz o Lorena não estar nesta seleção… vai ser demais. A gente precisa de uma cara raçudo igual ele.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo