Marcelo Mendez fala sobre os desafios do Sada/Cruzeiro na temporada



A temporada 2018/2019 promete ser repleta de enormes desafios para o técnico Marcelo Mendez.

Campeoníssimo pelo Sada/Cruzeiro, ele encara o mais profundo processo de reformulação no elenco, com a saída do central cubano Simon, do levantador argentino Uriarte e do ponta naturalizado brasileiro Leal. Para qualquer equipe do planeta, baixas deste quilate são muito difíceis de uma reposição imediata e à altura.

Ainda assim, o time mineiro, hexacampeão do principal campeonato nacional, é um dos favoritos para conquistar o sétimo caneco, o sexto consecutivo, já que venceu todos os torneios desde a temporada 2013/14.

No Campeonato Mineiro, Mendez guiou o Sada ao nono título. Para o argentino foi o décimo, já que antes de assumir a Raposa venceu uma edição com Montes Claros.

Além dos desafios pelo clube, Mendez passará a dirigir a seleção masculina da Argentina, substituindo Julio Velasco, em busca de uma vaga na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Pelo atual ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), os hermanos, em sétimo lugar, duelarão por um lugar contra o Canadá (6º), a Finlândia (18ª) e a China (19ª).

Marcelo Mendez no comando do Sada/Cruzeiro (Divulgação Agênciai)

Mas engana-se quem pensa que Marcelo Mendez muda o semblante ao analisar tais cenários. Ele admite sim as dificuldades, mas não deixa de reforçar o discurso vencedor construído nesta década.

Em entrevista ao blog, ele revela como pretende enfrentar a temporada:

MUDANÇAS NO SADA/CRUZEIRO

Acho esse ano foi uma reformulação muito grande. As outras foram mais paulatinas (principalmente quando perder Wallace e William). Esse ano trocamos o levantador e os três estrangeiros, levando em consideração o nascimento do Leal em Cuba. Creio que vamos ter de trabalhar muito duro. Não vamos ter o melhor vôlei do Cruzeiro no começo, acho que depois de dezembro vamos ter o nosso melhor volei. Ainda é preciso entrosar o americano (Taylor Sander), o francês (Le Roux), diferentes culturas ali, é muito complicado. Complicado, mas são jogadores de qualidade. Para mim, é um desafio muito grande sim. E uma motivação a mais para fazer bem a coisa.

ANIVERSÁRIO DE UMA DÉCADA TRABALHANDO NO BRASIL

Foram 10 anos de Brasil de crescimento como pessoa. Trouxe minha família para cá, estão todos vivendo aqui. Eles me estimulam a seguir trabalhando em um projeto fantástico como o do Sada /Cruzeiro. Uma coisa que é impossível não destacar é a união. É um grupo que evolui junto, cresce junto, jogadores formam uma base, temos projetos sociais. Estou felicíssimo de viver no Brasil.

O FUTURO NO SADA/CRUZEIRO

Temos de conversar como Sada para saber como será isso. Eles querem ficar comigo, mas vamos ver o que acontece. Eles já me falaram que querem renovar, mas ainda não sentamos para conversar.

A SELEÇÃO DA ARGENTINA

Eu já estou trabalhando para a Argentina no planejamento. É o momento de planejando o futuro para tentar a classificação olímpica, que é muito difícil. Já saiu o regulamento e vai ser difícil, pelo ranking, a disputa do Pré-Olímpico… Vamos ver como o ranking fechará (no segundo semestre de 2019) e vamos programar.

O MUNDIAL DA POLÔNIA

Eu não tenho dúvidas de que será um dos mais fortes de todos os tempos. Mas o que não muda é a nossa vontade de ganhar: ela é a mesma de sempre. Sempre trabalhamos aqui no Sada/Cruzeiro para buscar o primeiro lugar e representar muito bem o clube. Nossa estreia é um jogo-chave, contra o time da casa (Asseco Resovia), para nossa sequência na competição.

A SUPERLIGA 18/19

É notável o que fizemos nos últimos anos. A Superliga é uma competição muito complicada, com vários times brigando pelo título, cada vez mais os times se reforçam. Como todos sabem nós temos um grupo novo, alguns ajustes precisarão ser feitos, mas sempre com objetivo de fazer o nosso melhor.



MaisRecentes

Coluna: Minas e um dia histórico para o vôlei nacional



Continue Lendo

O tremendo desafio de Minas e Dentil/Praia Clube no Mundial



Continue Lendo

Coluna: Sinal de alerta com as chuvas no Brasil



Continue Lendo