Mais um treino de luxo do Brasil no Mundial



Sem sustos, a Seleção Brasileira masculina confirmou o favoritismo e derrotou a China, nesta quinta-feira, por 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-23 e 25-18, em Katowice (POL). O óbvio resultado já permite que os atuais tricampeões avancem para a terceira fase do Campeonato Mundial até mesmo perdendo os outros dois jogos que terão nesta etapa.

Lucarelli soltando o braço no saque (FIVB/Divulgação)

Lucarelli soltando o braço no saque (FIVB/Divulgação)

A quase certa classificação verde-amarela apenas reforça a disparidade das forças do Grupo F(raco, como já andei lendo pela internet), bem diferente do Grupo E(quilibrado). Brasil e Rússia estão três degraus, no mínimo, acima dos demais adversários e estão cumprindo a obrigação de passar por cima de todos. E terão o confronto direto, no domingo, provavelmente para definição de quem sairá na primeira posição. Aí sim será uma ótima oportunidade para ver como estão dois dos principais candidatos ao título.

Neste aquecimento para enfrentar Muserskiy & Cia, o  duelo com os chineses não repetiu a dificuldade que o Brasil teve com outro representante da escola asiática na competição: a Coreia, vencida apenas no tie-break. Desta vez com força máxima e com um saque que fez estragos na recepção, a Seleção abusou a diferença física e de estatura entre os jogadores para abrir vantagem desde o início do primeiro set. Com o passe na mão, Bruninho usou bastante a bola com os centrais Sidão e Lucão. Lucarelli fechou a parcial com um saque que explodiu no peito de Zhong.

Chupita sai de quadra após contusão (FIVB/Divulgação)

Chupita sai de quadra após contusão (FIVB/Divulgação)

No segundo set, a China conseguiu manter o placar mais equilibrado. O Brasil, mesmo não sendo tão eficiente no saque, se manteve à frente, mas a diferença nunca passou de três pontos. A notícia preocupante foi a luxação no dedo mindinho da mão esquerda de Chupita. Ele, que havia acabado de substituir Murilo, machucou o dedo ao dividir uma bola com o bloqueio chinês. Mas ele voltou à quadra no terceiro set, mostrando que o susto foi maior do que a gravidade da contusão. Mesmo errando mais do que o normal no ataque, a Seleção fechou  em 25 a 23.

A tendência do set anterior não foi mantida no terceiro. O Brasil rapidamente abriu uma grande frente (seis pontos), graças ao bloqueio, outro fundamento que havia caído de produção, e ao saque, que voltou a entrar. E daí em diante foi uma questão de administrar para fechar o jogo.

Neste sábado, o time de Bernardinho terá pela frente o Canadá, que briga com a Alemanha pela terceira e última vaga do grupo para a próxima fase. Espero um jogo bem mais equilibrado, já que os canadenses possuem um potencial ofensivo bem maior, principalmente com o oposto Gavin Schmitt. Fred Winters, ponta que vai defender o Sada/Cruzeiro na próxima Superliga, é outro que estará em quadra.



  • Aline

    Ai Daniel, que TIME FEIO ESSE CHINES!!!
    Feio em TODOS OS SENTIDOS, seja no jogo ou na beleza fisica!!!
    Que time fraco, tbem em TODOS OS SENTIDOS, seja fisica ou tecnicamente!!!
    Parece que emocao mesmo somente amanha contra o CANADA.
    O CANADA e um time alto, bem mais forte fisicamente e com bom potencial de ataque.
    Essa geracao canadense evoluiu e ta jogando bem esse mundial, espero q depois dessas 2 presas faceis na segunda fase os canadenses deem mais trabalho q bulgaros e chineses.
    Sinceramente, acho q o negocio da China e mesmo o PING-PONG, pq o volei masculino e fraquissimo!!!

    • Bil

      Boa noite Aline, quem sou eu para repreender alguém, mas tome cuidado, pois no blog concorrente uma atitude muito boa foi tomada, quanto à comentários que denigrem as pessoas, e não comentários restritos ao esporte tão amado , o Volei.

      Apenas conselho de um companheiro de blog.

      • ALINE

        Agora falar de beleza é denegrir alguém? Com essa desculpa de politicamente correto estão cerceando a liberdade das pessoas de fazer simples comentário: ISSO É CENSURA! Que foi amplamente utilizada durante a ditadura militar com a desculpa de proteger os cidadãos!
        Uma coisa é xingar, fazer buyling, fazer chacotas ou o que for, outra coisa é fazer críticas e comentários simples expondo meu ponto de vista.
        Não preciso de nenhum censor pra dizer até onde posso chegar ou ficar me policiando.
        Se vc nunca viveu essa situação na ditadura brasileira, passe um tempo em Cuba, China ou Venezuela para sentir isso na pele.
        Pode ficar tranquilo meu caro, não preciso de ninguém me vigiando ou dando conselhos. Sou adulta e tenho discernimento o suficiente para separar o JOIO DO TRIGO!

  • João

    A evolução desse time em relação à Liga Mundial é impressionante.Esse sistema de rotatividade do Bernardo está dando muito certo,e agora é manter os pés no chão contra o Canadá e botar o Renan pra marcar o Muserskiy contra a Rússia,que será mais fácil de derrotar sem Mikhaylov e Pavlov (os melhores do time).

    • hicham

      Concordo João.Mas o Pavlov não esta fora,ele continua no time titular.Mihaylov é que esta fora(contusão)

    • Márcio

      Pavlov esta jogando e estar muito bem. A RUS esta distribuindo muito a bola entre seus atacantes.

  • Paula Cerqueira

    Daniel Bortoletto, Notícias do time feminino do Minas? As especulações feitas aqui no blog ñ estão se concretizando:

    Herrera confirmada na Turquia ( Nilüfer Belediyesi)
    Ana Tieme na Romenia

    Só Jaqueline q ñ definiu futuro.

    • Daniel Bortoletto

      Especulações não. Eram desejos que foram sondados.
      Dar certo é outra história.

  • giorgio

    Boa tarde Daniel!!!

    O winters que o sada cruzeiro contratou é melhor no passe ou ataque?

    Qual a sua opinião sobre este jogador?

    Obrigado

    • Daniel Bortoletto

      Ele não é definidor. Compõe bem o setor de passe

  • hicham

    Ótima vitória brasileira.Espero que o Brasil consiga chegar á final vencer.Abraços.

MaisRecentes

A velocidade do Sesc, com Thiaguinho, impressiona



Continue Lendo

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo