Liga Mundial com 28 equipes é uma mistura das Séries A e B



A edição 2014 da Liga Mundial terá um acréscimo de dez times e será disputada pelo número recorde de 28 participantes.

Uma quantidade assustadora para quem, em quase 20 anos, teve um formato enxuto, com 12 seleções em sua primeira década de existência e depois chegou a 16 entre 2006 e 2012 . Em 2013, o número saltou para 18, algo que já me parecia exagerado.

Agora, essa Liga Mundial anabolizada passará a ser jogada simultaneamente pela elite do vôlei mundial (os Grupos A e B), por uma camada intermediária (Grupos C, D e E) e uma espécie de Série B nos Grupos F e G. Todos eles terão quatro times em cada (veja abaixo).

Pelo regulamento, os dois primeiros dos Grupos A e B se classificarão para a fase final, que terá ainda o país-sede. O sexto representante sairá dos demais grupos, a partir da seguinte fórmula: após a fase de classificação (antigo esquema de dois jogos por fim de semana contra o mesmo rival), haverá um quadrangular final dos Grupos F e G e o vencedor estará classificado para disputar um outro quadrangular, desta vez contra os vencedores dos Grupos C, D e E. O vencedor deste segundo mini-torneio vai ser o sexto integrante da verdadeira fase final. Conseguiram entender?

O que não me convence, além do número de participantes, é ver uma seleção enfrentar rivais bem mais fracos e ter um atalho para a fase final. Na minha modesta opinião, bastava criar uma Liga Mundial com primeira e segunda divisões, com regras claras de acesso e descenso. Você joga no seu nível durante um ano e se for bem sucedido sobe na temporada seguinte para a elite. Simples assim.

O que vocês acharam?

Abaixo, os grupos da edição 2014 da Liga:

Grupo A: Brasil, Itália, Polônia e Irã

Grupo B: Rússia, EUA, Bulgária e Sérvia

Grupo C: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia

Grupo D: Argentina, Alemanha, França e Japão

Grupo E: Holanda, Coreia, Portugal e República Tcheca

Grupo F: Tunísia, Turquia, Cuba e México

Grupo G: Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha

 



MaisRecentes

Atuação ruim tira Brasil da final da Copa Pan-Americana



Continue Lendo

Vôlei Renata anuncia novidades para a temporada



Continue Lendo

Jaqueline anuncia aposentadoria da Seleção



Continue Lendo