Líderes caem e Superliga masculina vê equilíbrio crescer



RJX – 23 pontos; Sada/Cruzeiro e Sesi – 21; Medley/Campinas e Móveis Kappesberg/Canoas – 20.

A Superliga masculina se aproxima do fim do primeiro turno e vê uma disputa acirrada pelo primeiro lugar.

Nos jogos de quinta-feira à noite, duas zebras ajudaram o campeonato a esquentar. Em Contagem, o atual campeão caiu diante da equipe de Marcos Pacheco em sets diretos, parciais de 25-23, 25-22 e 25-21.

O ponta Renato foi eleito o melhor em quadra e levou o VivaVôlei.  Diogo, com 12 pontos, foi o maior anotador do jogo. Olho neste time de Campinas, muito bem acertado em quadra.

Via Twitter, o central Acácio, do Sada, reclamou muito da arbitragem. Pelo tom, vai receber alguma advertência da CBV.

“Acho que estamos trabalhando como profissionais para que o vôlei cresça e apareça. Porém depois da conversa que eu tive depôs do jogo eu vi que não sou só eu que preciso trabalhar mais. Vergonhosa a arbitragem brasileira na Superliga. Profissionais arrogantes!! Alguém peça ao Ary Graça ou Renato Davilla que desçam da espaço nave que eles estão e olhem para o legado que eles tanto gostam de elogiar!”.

Pegou pesado, mas realmente lances polêmicos aconteceram, tanto que o próprio release do time campineiro os cita: “Alguns lances polêmicos marcaram a parcial, desestabilizando o time da casa. Com isso, os campineiros abriram 5 pontos de vantagem”. Arbitragem vai ser tema em outro texto.

Voltando ao tema deste post, a outra zebra que ajudou a equilibrar a Superliga foi o time do campeão olímpico Paulão. Imbatível no Rio Grande do Sul até agora, o Móveis Kappesberg/Canoas fez 3 a 0 no poderoso RJX, parciais de 25-23, 25-21 e 25-18. O oposto Bergamo foi eleito o melhor em quadra.

Já é possível afirmar que o Canoas é a surpresa mais agradável da Superliga. O projeto saiu na base da raça, viu André Nascimento, que seria um dos pilares, desistir antes de a competição começar, e já começa a sonhar com voos mais altos. Se antes o desejo era ficar apenas entre os oito e entrar nos playoffs, a realidade agora é brigar pelo G4 e a vantagem do mando de quadra nas quartas de final.

Por fim, o Sesi aproveitou do tropeço dos líderes e já flerta com a liderança. Depois de um começo muito ruim, o time de Giovane emendou cinco vitórias seguidas, a última sobre o Funvic/Midia Fone (25-21, 25-16, 23-25 e 25-21). Sidão foi o melhor em quadra.



  • Felipe

    Zembra sim mas não muito ….
    Cruzeiro não é mais imbattile como no ano passado e, hoje em dia, ou RJX não tem recepção
    e defesa.
    O libero reserva (substituindo o Mario J )é uma das coisas mais horríveis que já vi. Seria melhor um Sens como libero.

  • Michel Pereira de Oliveira

    Creio que o Acácio certamente seja advertido pela parte final do se texto, mas, os outros questionamentos são válidos.
    Nunca vi um 1º árbitro tão indeciso e frágil como o que apitou o jogo entre Cruzeiro e Campinas ontem. Foram vários os lances nítidos em que ele dava ponto favorável para o time adversário. O pior de todos foi o lance em que a bola espirrou na fita, depois no bloque do Rivaldo e em seguida tocou na antena; depois que o Campinas recuperou a bola o árbitro simplesmente deu ponto pro Campinas, mesmo diante da confirmação do 2º árbitro e dos auxiliares de que havia tocado na antena.
    Em todos os lances dúbios o árbitro alegava “Eu não vi, ele viu” (e apontava pra um dos assistentes), quando era pressionado por qualquer dos times ele começava a oscilar em sua decisão.
    Não digo que o jogo foi decidido nos erros de arbitragem, mas, é evidente que contribuiu para desestabilizar o bom andamento da partida.

  • Jairo(RJ)

    Com todo respeito ao profissional, o líbero do RJX é o fonte fraco que os times vão explorar na ausência do Mário Junior. Eu estava lá e vi isso contra o Sada. Imagine o quanto Dante e Thiago Alves sofreram.

    • Felipe

      Verdade, tambem foi muito claro ontem.Uma recepção tão ruim em uma Superliga não vejo há anos. Tenso muito tenso.

  • Luan

    Não há como negar que a Superliga Masculina é mais equilibrada do que a Feminina, justamente porque a força é algo constante em todas as equipes.

    Não há como prever quem serão os finalistas e isso deixa a competição mais atraente, principalmente para os amantes do voleibol. Sinceramente não tolero mais assistir a final Rio x Osasco.

    Quanto aos erros de arbitragem, é vergonhoso o que vem acontecendo nessa edição. Erros inacreditáveis de quem se intitula a melhor arbitragem do mundo. Ridículo! Gosto muito da postura dos jogadores que utilizam a internet para protestar. O STJ “ainda” não atentou para o vôlei, nesse caso é possível continuar usando essa ferramenta. Me estranha muito é ler que o Acácio poderá receber uma advertência pela postagem e nada é feito com os técnicos que utilizam de palavras de baixo calão nos jogos e não são sequer punidos com cartão amarelo. Bernardinho é o mestre nesse quesito. Coisas que acontecem no vôlei brasileiro.

  • Andrea

    O time do Cruzeiro reclamando no twitter já se tornou rotina. Nunca aceitam derrota sem culpar a arbitragem.

    • leandro

      Concordo plenamente.

    • Michel Pereira de Oliveira

      Presumo que não tenha assistido a quaisquer das partidas em que a arbitragem foi extremamente tendenciosa em desfavor do Sada Cruzeiro.

      As reclamações via twitter ou em outras ferramentas dão mostras de se tratar de uma equipe politizada e disposta a evitar a continuidade dos desmandos praticados pela fraca arbitragem que vem atuando na SL 12/13.

      • Andrea

        Assisti aos dois jogos tanto contra o RJX quanto contra Campinas. O problema é que sempre que perdem culpam a arbitragem.

    • Luan

      Vc viu o jogo Andrea? Acho que não.

      A questão não é a reclamação após a derrota, mas a inconstância dos nossos árbitros. Provavelmente vc tb não deve ter visto o jogo contra o Rio.

      Sou a favor dos jogadores falarem sim, reclamarem sim, é um direito que lhes cabe e que provavelmente será vedado num futuro próximo. Em momento algum a reclamação feita pelos cruzeirenses não tinha fundamento.

      E pelo que escreveu não é reclamação somente dos jogos do Cruzeiro. Se vc ler a frase dá pra entender que é contra toda a comissão. Depois assista outros jogos, de outros times e provavelmente concordará.

      • Andrea

        Nós jogamos mal”, lamenta M. Mendez- Frase dita pelo técnico do Sada após o jogo.(Extraída do site “Saque Viagem”.“Nós jogamos mal. Cometemos muitos erros, principalmente no ataque, e fomos penalizados por isso”, observou o técnico Marcelo Mendez.
        Essa matéria publicada no Saque Viagem mostra que o próprio técnico reconhece que o time não jogou bem.
        Acho que isso responde.

    • Emanuella

      infelizmente vou ter que concordar, toda derrota do cruzeiro esta virando culpa da arbitragem.

  • Léo

    Eu estou com a imprensão que o time do CRUZEIRO entra sempre de “salto alto” nos jogos, não faz sentido um time que não errava de um ano para o outro dar mais de um set em saques em todos os jogos.
    Olho aberto CRUZEIRO.

  • Afonso RJ

    Uma boa notícia:

    Mari Paraíba resolveu rever a decisão de abandonar o vôlei. Está treinando para jogar na praia. Ainda não há previsão de estréia. Não tenho bem certeza, mas fala-se de formar dupla com Fe Berti.

    Uma atleta como essa faz muito mais bem ao volei de maneira geral do que um monte de enquetes bobas para apurar se X é melhor que Y ou se A joga mais que B.

  • Adriano

    Não assisti nenhum dos jogos dessa rodada, mas uma avaliação geral do que foi visto na Superliga até agora, tanto no masculino quanto no feminino vai ao encontro das declarações do Acácio. A arbitragem brasileira está péssima, gente. Não tem um só jogo que não haja controvérsias desnecessárias, muitas vezes, mesmo, em função de más decisões dos árbitros. Tem que ver isso aí.

  • Luiz

    Venho aqui reclamar e expressar todo o meu desprezo por uma jogador por quem eu SEMPRE TIVE UM RESPEITO ENORME, o Marcelo Elgarten. Assisti ontém a GRANDE partida entre Minas e Vôlei Futuro, mas fiquei chocado com a postura deste jogador. O Vôlei Futuro este ano é um saco de pancadas e vai perdem muito, por isso não entendi a postura do levantador Marcelinho. Durante o jogo INTEIRO, ele ficava provocando os jogadoras do Vôlei Futuro, além de vibrar de frente – com o “apoio” da arbitrágem. O arbitro parecia um poste, e nada fazia. A cada ponto que fazia, o jogador fechava o punho, o levantava no alto, e sempre na direção do Ricardinho, que não sei o que houve, aceitou tudo passivamente, como se fosse um defunto em quadra. Nos dias mais loucos do Ricardinho e do Lorena, nunca os vi fazendo isto, e muito menos terem o apoio da arbitrágem. UMA VERGONHA! Até mesmo o Lucareli, que é um menino super respeitoso, entrou na onda do Marcelinho e começou a provocar. E o pior de tudo é provocar um time que é uma mosca morta no campeonato. É chutar cachorro morto. A falta de carater se revela, mesmo que tardiamente.

    • Elcio

      Concordo plenamente. O Marcelinho é simplesmente nojento. Não entendo porque ele não precisa disso. Tem muita bola pra jogar. Virou um palhaço

      • Luiz

        O pior de tudo é que eu fiquei totalmente surpreso, por se tratar de um cara que eu sempre respeitei e que até então se mostrava muito cordial. Ficar fazendo movimentos de “banana” para o Ricardinho – que coisa feia! O profissionalismo passou longe. Me deu raiva do Ricardinho também por ter aceitado, e do árbitro que também nada fez. Um palhaço este Marcelinho – e pior para ele, pois se o grande problema dele é o Ricardinho, ficou ainda mais feio pra ele ter vencido o jogo, mas o Ricardo saiu como o grande levantador da rodada (segundo a CBV), mesmo perdendo.

        • Emanuella

          Ricardinho não esta nem aí para o volei esse ano, me parece aquele cara que odeia o emprego mas tem que ir trabalhar todos os dias, daí faz o serviço mas de má vontade mesmo.
          Quanto ao Marcelinho, me lembro de brigas entre os dois de até dedo na cara aqui em Floripa, acho que foi no ano que o Ricardo saiu do time da Unisul e foi jogar no Minas e o Marcelo jogava aqui. Bons tempos do volei.

          • Luiz

            “Ricardinho não esta nem aí para o volei esse ano, me parece aquele cara que odeia o emprego mas tem que ir trabalhar todos os dias, daí faz o serviço mas de má vontade mesmo.”

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Pior que o Ricardo está assim mesmo! Você definiu tudo! E por incrível que pareça, este – segundo as estatísticas da CBV – é o melhor ano dele tecnicamente na super liga. Vai entender!!!

          • Emanuella

            acho que ele devia pensar em ser técnico, não sei se esta nos planos dele isso, mas realmente acho que ele devia pensar. Melhor que o Giovani aposto que será, esta até demorando para começar, pode ser ele que pegue a vaga do Bernardo pós RIO16

          • Lucas

            há um vídeo no youtube deste verão onde Marcelinho diz que se ele tivesse sido Bernardinho iria cortar o Ricardo da selecao no 2007 muito antes kkkkkk

  • Andrea

    Nós jogamos mal”, lamenta M. Mendez- Frase dita pelo técnico do Sada após o jogo.(Extraída do site “Saque Viagem”.“Nós jogamos mal. Cometemos muitos erros, principalmente no ataque, e fomos penalizados por isso”, observou o técnico Marcelo Mendez.
    Essa matéria publicada no Saque Viagem mostra que o próprio técnico reconhece que o time não jogou bem.

    • Lucas

      é UMA frase em um mar de lágrimas dos jogadores no twitter.
      Todas estas reclamações dos jogadores estão se tornando patéticos.

  • Bruno Cesar

    Faltou ainda Vivo/Minas 3×2 Volei Futuro na Arena Vivo. Eu estava nesse jogo que foi muito disputado(exceto o tie-break que o Minas atropelou) mas tivemos nesse jogo muitos erros de arbitragem também. O tcheco Filip foi eleito o melhor em quadra. Mas também destaco a boa atuação do Luccareli(vacilou um pouco no passe) e o Marcelinho que tá jogando muito!!

    • Luiz

      Eu nem culpo a arbitrágem. O Volê Futuro perdeu porque não tem viradores de bola. A equipe está entre os melhores na estatística de passe, e o líbero Polaco (para minha surpresa) é o segundo melhor passador da super liga, perdendo apenas para o Murilo do Sesi. O Ricardinho também está muito bem nas estatísticas. Ou seja, passe e levantamento estão adequadas, mas se for na estatísticas de ataque por equipe, o VF está nas ultimas posições. O grande problema é o ataque. É muito erro.

  • Luiz

    E hoje veremos o Cruzeiro triturar meu Vôlei Futuro mais uma vez. Mas, torcedor é torcedor, e tem que ficar sofrendo diante da tv. Fazer o que?

  • bsb

    O Canoas é realmente o time que mais se entrega em quadra e que mais joga com raça. A torcida gaucha adora volei e apoia este time. Muitos falam do PODEROSO RJX mas acima de qualquer qualidade vem antes a vontade e isso o Canoas tem de sobra. Não menospreza nenhum adversário. A grande pena é que a campanha fora de casa não é muito boa caso contrario seria ainda mais bem colocado nessa superliga. Torço para que este time continue assim e que chegue nas semi finais da competição. Tradição fala mais alto do que dinheiro!

  • Thamyres

    Superliga masculina, bem como Mundial, Liga Mundial e Olimpiadas, anda mais equilibrada do que nunca.
    Mesmo tendo os possíveis favoritos, isso no naipe masculino não significa muita coisa nos ultimos anos.

MaisRecentes

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo

Vaivém: Vôlei Nestlé confirma apresentação de peruana



Continue Lendo

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo