Larissa assume namoro com Lili e faz um tabu cair no Brasil



http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Larissa-Lili-assumem-namoro-social_0_953304677.html

Leiam a notícia acima antes da sequência deste post.

Agora, podem continuar a leitura da minha opinião.

Louvável a decisão de Larissa, que deu um tempo do vôlei de praia, e Lili ao assumirem o relacionamento. Atitude muito corajosa também.

O esporte, como vários outros setores da nossa sociedade, é preconceituoso e não sabe lidar com diferenças. Muitos preferem se esconder para evitar retaliações, rótulos públicos… Mas parece que, finalmente, barreiras estão sendo derrubadas. Vimos alguns casos neste ano, nos Estados Unidos, em ligas completamente machistas, como a NBA. Questionou-se até se Jason Collins conseguiria novo time depois de anunciar que era gay. Mas ele ganhou apoio público e virou exemplo por lá.

Que Larissa e Lili virem exemplos aqui também. Devem ser respeitadas pela orientação sexual, como qualquer outra pessoa, e merecem ainda mais meu respeito pela coragem de tornar a decisão pública.

 

 



  • emanuella

    entre as mulheres é mais fácil, o esporte tem mais mulheres gays do que a sociedade. A gente vê muito mais mulheres abertas do que homem. Nas redes sociais várias atletas mulheres já estão fora do armário.
    Parabéns a Larissa e a namorada dela. Rumo a uma sociedade mais justa e menos preconceituosa.

  • Vivian

    A minha pergunta eh: Para que tanta exposicao???
    Independente de ser HOMO ou HETERO, sera realmente necessario expor tanto a intimidade aos 4 ventos???
    Considero q certas intimidades sao intrinsecas do casal, esse excesso de exposicao, ao meu ver, eh de muito mau gosto, uma coisa BREGA!!!

    • Maira Gadu

      Parece que voce não entendeu nada meu amigo… Primeiro que voce não tem que considerar ou deixar de considerar NADA!!! A atitude delas serve pra mostrar a nossa sociedade e pessoas como voce que nós, os gays, não precisamos viver o resto da vida escondidos. Se voce acha isso suposição, isso sim deve ficar no “armario”, como como disse, a opinião alheia é o que mesnos importa nessa situação. Facil criticar quando se ja é aceito por uma sociedade machista e cheia de esteriotipos.

    • Clóvis

      Isso mesmo Vivian, parece que eles é que tem um mundo diferente do nosso.

    • Perikito

      “Para que tanta exposicao???”
      Para que outras pessoas se sintam confortáveis com a própria orientação e façam o mesmo. Quanto mais pessoas bem sucedidas e famosas façam isso, melhor, porque se chegará a ideia verdadeira de que ser gay não é nenhuma anormalidade. Assim como foi com os negros, um dia será com os gays. Serão vistos como pessoas normais, como de fato são, embora sempre haverá que tenha seus preconceitos, só que bem guardados.

    • emanuella

      O Giba expõe a amante e ta cheio de maluco batendo palmas para ele no twitter;
      redes sociais são para isso mesmo, para expor a vida pessoal. todo mundo gosta disso, hetero ou homo.

  • renata

    parabéns a Larissa e Lili pela coragem e pelo aniversário de namoro. o amor não deveria ofender.

  • Alex

    O termo correto é orientação sexual e não opção.

    • Daniel Bortoletto

      corrigido

      • César Castro

        Aliás, o termo mais correto é condição.

        • Raphaela

          Olá para todos!

          Algumas considerações sobre os termos utilizados:

          – opção sexual: não é o mais correto, pois ser homossexual não é algo que se escolhe, ou seja, algo sobre a qual pode se optar (ou isso ou aquilo);

          – orientação sexual: não é o mais correto, pois o termo aqui utilizado pressupõe alguém que orienta, direciona e alguém que é orientado, direcionado. Dessa forma, os especialistas no tema indicam que a heterossexualidade e a homossexualidade não são determinadas por orientações de uma pessoa para outra;

          – condição sexual: é o termo mais adequado, pois a homossexualidade e a heterossexualidade são uma condição da pessoa, sua maneira de ser, está inerente.

          Esclarecido isso, vou para o segundo ponto que gostaria de abordar.

          Os termos acima e seu uso adequado são de domínio dos estudiosos do tema da sexualidade. Não acredito que profissionais de outra área tenham obrigação de conhecer o sentido de cada um e qual o termo mais correto. Dessa forma, totalmente aceitável o Autor do blog ter utilizado “opção sexual” quando o mais correto seria “condição sexual”. Afinal, dominar todo o conteúdo, atualizações etc de uma ciência já é difícil, imagina todas as informações de todas as áreas do conhecimento. Impossível né? rs.

          Não gosto de ficar corrigindo as pessoas. Pensei dez vezes para me manifestar aqui. Escrevi esse comentário, pois, atualmente, vejo muito isso ocorrer na internet. São grandes as correções que os internautas fazem, principalmente, acerca da ortografia dos outros internautas. Pessoal, vamos relaxar; somos falhos. Eu, p. ex., não sou formada em letras, logo esse texto devem conter alguns (ou vários) erros, por mais que eu tente evitá-los.

          Por fim, esse comentário não é uma crítica a alguém em específico. Apenas queria manifestar este meu entendimento, pois as correções excessivas que se vê hoje, me incomodam. Lembro-me de um professor na faculdade que dizia: “Pra corrigir alguém é preciso ter muita intimidade com esta pessoa.”

  • wilson

    Agora, vai ter ate um emisssora(q apoia isso), que vai entrevista-las; as pessoas, acham louvavel e elogiam os rebelados, enquanto os que tilham o caminho natural, nao é lembrado….

    • Anderson

      Defina natural. Creio que estamos todos ávidos pela sua brilhante explanação sobre o tema.

    • Marco Aurélio

      Conceitue “caminho natural”.

    • Marcelo Tavares

      Você deve ser lembrado pelas suas ações e não pelas suas orientações. Respeito à diferença é fundamental para que você comece a lembrar do que é correto, antes de ter a pretensão de ser lembrado por seguir um caminho natural.

      • Aderbal

        Acho que ele quer dizer biologia, como os órgãos sexuais pênis e vagina. Mas há séculos o homem se desprendeu dos limites físicos do seu corpo. Nós voamos, até mesmo no espaço, casais inférteis podem ter seus filhos, não morremos mais com doenças simples… E o amor atingiu sua grande plenitude, alienado do corpo. Para mim, natural ao ser humano é isto, querer se superar. Elas trocaram carinhos entre si apenas, de forma pública, como eu faço com minha esposa, também normalmente. Felicidades à Larissa e Lili.

  • Afonso RJ

    Estou ficando preocupado… não está faltando muito para haver preconceito e discriminação contra hetero…

    • Perikito

      Não entendi, Afonso. Mesmo com essa quantidade de famosos saindo do armário, gays continuarão sendo minoria (cerca de 10% da população) e lutando por igualdade de direitos. E da forma que você falou, me levou a crer se sente incomodado com essa possibilidade de equidade.

      Será que você poderia ser mais claro?

    • Marco Aurélio

      É verdade, né? Não vai demorar muito pra começarmos a ver casos de héteros apanhando na rua, sofrendo preconceito. Exatamente como os gays vem sofrendo desde quando? Desde a Antiguidade? Você é sociólogo???

  • Engraçado como as pessoas são mal informadas ou são desprovidas de senso,falar que as duas jogadoras estão”expondo” sua vida pessoal é o cúmulo da imbecilidade;se o murilo fizer uma declaração pra jaque-toco em rede social,aí ele é o “romântico,o fofo”,mas quando esta jogadora fez pra outra,aí elas já “estão expondo” sua intimidade!!Por ai vê como certas pessoas são hipócritas,ela fez uma declaração pra pessoa que ela está,assim como qq faria ,pq são são do mesmo sexo não podem??Povo mais debilóde que vi…

  • Não tenho conceito próprio formado sobre isso não, MAS SE É ABOMINÁVEL PRA DEUS (COMO DIZ A BÍBLIA)……..ENTÃO É PRA MIM TAMBÉM!!!

    • Marco Aurélio

      Por favor Simba, responda que escreveu a Bíblia.

      • Emerson

        Nossa, vamos rir da sua cara, como vc pode falar tamanha besteira.
        Sou gay e acredito em Deus do mesmo jeito que vc.
        Onde já se viu dizer que é algo Abominável pra Deus??? Como vc sabe? Perguntou a ele? Consultou o nosso Senhor Jesus Cristo??? A pu favor, não fale asneiras.
        Tenho certeza que Deus ama todos os seus filhos, seja ele qual for, não difere em raça, cor, sexo, crédulos, etinias, se mata, rouba, etc…..
        Todo teremos um julgamento um dia, mas isso, só ele sabe, então, não fale bobagens.

        • Ricardo

          Sim, é verdade que Deus ama o pecador, porém abomina o pecado. Ou seja, Deus ama os homossexuais, mas a prática homossexual Ele abomina. Se você crê em Deus, então deve saber que Ele criou macho e fêmea para se unirem e geragem filhos.

          • Marco Aurélio

            Ricardo é assessor de imprensa de Deus.

          • Perikito

            Do mesmo modo, ele disse não julgueis para não seres julgado. Em outras palavras, ele quis dizer: cuide da sua vida.
            “Quem não tem pecado, que atire a primeira pedra”.

    • Tudo bem Simba,ninguém aqui ta falando pra vc aceitar a condição sexual das pessoas,mas se vc respeitar já ta de bom tamanho,pq assim como temos como temos católicos,temos espíritas,evangélicos, milhares de outras religiões pelo mundo mundo!Ou seja o mundo não deixará de existir pq desconhecemos ou não aceitamos outras crenças ou mesmo outras condições sexuais,as pessoas estão aí e cada vez mais assumindo suas opções,independentes de A ou B aceitam!

  • Ufaaa!!! Que susto!!! Se fosse a LARISSA RIQUELME, seria um DESPERDÍCIO!!!………hehehe.

  • Ufaaa!!! Que susto!!! Pensei que fosse a LARISSA RIQUELME!!!……kkkkk. Não tenho opinião formada sobre o assunto não, mas SE É ABOMINÁVEL PRA DEUS (COMO ESTÁ NA BÍBLIA), ENTÃO É PRA MIM TAMBÉM!!!………….hehehe.

  • henrique

    abominavel queridos sao machos de merda como voces que a cada dia estao mais em baixa. com as mulheres devido a falta de competencia de saber trata-las deus disse isso mesmo? ou foram os vermes preconceituosos de nada como muitos de voces que vivem falando em nome dele sabe o que ele realmente disse? nao useis o meu nome em vao fica a dica. patetas

  • henrique

    abominavel queridos sao machos de nada como voces que a cada dia estao mais em baixa com as mulheres pela incompetencia de saber trata-las a biblia e deus disse isso mesmo? ou foram vermes preconceituosos como voces que inventaram essa piada por conta propria? sabe o que deus falou e voces realmente esquecem? nao useis o meu nome em vao,nunca o vi, e ele nunca me comfirmou nada disso, fica a dica bando de patetas querendo ou nao a real. e essa pois voces e nada sao a mesma coisa

  • Maira Gadu

    Nossa, fiz um comentario defendendo a relação e o direito de ser feliz, independente da opção sexual de cada um e meu comentario sequer foi publicado. Em compensação vem uns e outros retardados aqui dizendo que ficou triste pq achou que fosse a larissa riquelme, e outro dizendo que segue a porra da biblia… Adorava esse blog, mas vi que o autor é preconceituoso e publica aquilo que acha engraçadinho. A foto de jogadora pelada na playboy é publicada como se fosse a coisa mais linda do mundo, e a relação da nossa multicampã Larissa é em tom de zombaria. Que nojo tenho desse povo e dessa nossa imprensa 3º mundo…arrgh!!!! Mesmo com as asneiras do Voloch e pegação no pé de algumas atletas, ele se demonstra uma pessoa menos preconceituosas. Lixo de blog, lixo de jornalista, lixo de coluna e lixo de pessoa. Alguns adjetivos que cabem ao dono desse espaço.

    • Daniel Bortoletto

      Entenda que o autor do blog trabalha como editor de um jornal de esporte, fica em reunião o dia inteiro em determinadas situações, tem outras obrigações na empresa. Agora, ele voltou ao blog e vai publicar os comentários, inclusive esse com todos os xingamentos que você escreveu.

      • Maira Gadu

        Acumular funções dentro de uma empresa não é empecilho para tratar a opinião alheia com descaso e fingir que nossos comentarios não existem. Não retiro nada do que falei, pois como eu disse, varios cometarios preconceituosos foram aprovado. Concordaria de ter meu cometario preterido caso usassem o mesmo criterio contra comentarios preconceituosos e machistas, mas como comentei acima, vivemos numa sociedade assim, que infelizmente nunca deixará de existir.

        • Daniel Bortoletto

          Pelo jeito você não entendeu, Maria. Fiquei 8h longe do blog e só depois voltei para aprovar comentários, inclusive os seus. E neste caso não sou um lixo de pessoa por estar trabalhando em outras coisas, certo?
          A argumentação contigo acaba por aqui. Não tenho um blog para xingar ou ofender pessoas. E valorizo demais o meu tempo com argumentos inteligentes, educados e ponderados. Para mim, é assim que se gera discussão. Prefiro ter contato com o leitor em alto nível, não com baixarias ou xingamentos.

        • Vivian

          Escrevendo essas coisas é que vc quer respeito:
          “Lixo de blog, lixo de jornalista, lixo de coluna e lixo de pessoa. Alguns adjetivos que cabem ao dono desse espaço.”???
          “porra da biblia”???
          Como vc quer q te respeitem se vc não respeita a liberdade de expressão e a liberdade de culto religioso das outras pessoas???
          Chamar uma pessoa de lixo é argumento???
          Chamar a Bíblia Sagrada de porra então, é o cumulo do absurdo!!!
          Vc é digna de pena, uma psicopata.
          Respeito não se IMPÕE, SE CONQUISTA!!!
          VC QUEIMOU TOTALMENTE SEU FILME, OU MELHOR: ESTURRICOU O FILME!!!

          • Maira Gadu

            Meu benzinho, vivo numa democracia e chamo da bíblia do que eu quiser, entendeu???Pode ser sagrada pra voce, pra mim não. Sagrada pra mim é minha família, e não um livro que nem sei quem escreveu, aliás, ninguem sabe quem a escreveu. NINGUÉM!!!!!

          • newton

            Não perca seu tempo. Maira Gadu está precisando de afeto, carinho e compaixão. Ela levou muita porrada na vida, mas acredita que vai conseguir satisfação dando porradas nas pessoas. Gente mal-amada existe neste mundo aos montes, e isso independe de credo, status social ou mesmo orientação sexual. Valeu Maira, apesar dos pesares não temos nada contra você, mas o espaço é dedicado para se discutir voleibol. Um beijo no coração

  • Renata

    A Larissa não tinha parado para engravidar, com o marido? rsrs…

  • Perikito

    Parabéns, Daniel, pelo modo cortês com que redigiu a notícia, e também pela humildade em corrigir o seu erro ao escrever opção ao invés de orientação.
    Quem acompanha de perto o vôlei de praia já sabia desse namoro da Larissa. Ela é uma mulher de caráter e grande personalidade.
    É muito importante quando uma atleta bem sucedida como ela torna pública a sua orientação. Ninguém, a menos que também seja gay, sabe o quão dolorosa é levar uma vida tendo que se esconder, sem poder viver na adolescência o mesmo estilo vida que seus amigos héteros. Enquanto está todo mundo vivenciando as delícias do primeiro amor, o gay está passando por um severo dilema existencial. Não a toa muitos se matam.
    Na vida adulta, a coisa só piora. Tem que ficar se esquivando dos pais de levar a “namorada” em casa, sem poder ter uma vida social com os amigos héteros e muitas vezes acaba se afastando deles para não se revelar.
    Quando uma personalidade pública revela a sua orientação, ajuda a quebrar as ideias negativas relacionadas a homossexualidade. Larissa, Stacy Sykora, Martina Navratilova são exemplos de atletas que são admiradas pelas suas carreiras bem sucedidas, mas acima de tudo pelas suas boas condutas. Contribuem na quebra de paradigmas, como o de que gay é amoral.

  • Alexandre

    E tem gente que fala mal da biblia, e reclama de preconceito?? Cada um tem direito de acreditar no que quiser, seja na biblia ou no absurdo geito de “amar” de algumas pessoas, respeito tem que existir sempre de ambas as partes, mas parece que acreditar na biblia e nao concordar com o homosexualismo é que é ridiculo, Mais respeito pela biblia e por Deus antes de criticar uma opiniao contraria a sua…

  • Junior

    Larissa, além de ser uma das melhores jogadoras da história do vôlei praia, mostrou também coragem e transparência na vida pessoal. Em uma sociedade tão hipócrita e preconceituosa como a nossa, onde pseudo-políticos como Marco Feliciano propõem a “cura gay”, atitudes como as de Larissa e Lili mostram que nem tudo está perdido.
    Se já admirava Larissa por seu talento dentro de quadra, agora a admiro por sua postura fora das quadras.

  • Rita C.P. Cruz

    Acredito que,assim como a Daniela Mercury e a Malu Verçosa,companheira dela, ou outros companheiros homoafetivos, Larissa e Lili estejam mais próximas de Deus que muita gente que se diz cristã. Quando nós estamos amando, ficamos num estado de graça tão grande que chegamos às portas do céu. E Deus como pai amoroso que é não nos julga pelas nossas escolhas, não nos exclui, pelo contrário, nos aceita como somos e nos ama incondicionalmente. Somos criaturas do Criador. Temos o livre arbítrio.Jesus disse: amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. E até hoje muita gente não compreendeu isso em seu pleno significado. Devemos, para tal, nos despir de preconceitos, sejam de que natureza for. Todas as pessoas merecem nosso respeito. Acho-as pessoas dignas. Amar não é pecado nem crime. Nós nos apaixonamos por pessoas e não por sexos. Admiravel a coragem delas de se exporem, pois existem muitos atletas – só mencionando o meio esportivo que é onde elas se situam que são homoafetivos mas não tem coragem de revelar.Temos exemplos clássicos aqui, na Itália, na Alemanha, etc. Então, ainda que não concordemos ou não entendamos um relacionamento homoafetivo, eu me excluo disso, vamos, em nosso próprio benefício, apreender e sobretudo viver em nossos corações tudo o que nos foi ensinado há milênios.O mundo precisa de mais amor,mais tolerancia,mais espírito cristão e mais solidariedade! Felicidades para as duas.

MaisRecentes

Uma vaga aberta na semi do Mundial: a do Sada/Cruzeiro?



Continue Lendo

Sada/Cruzeiro sofre com o “próprio veneno” no Mundial



Continue Lendo

Copa Brasil com TV apenas na final



Continue Lendo