Japão fica com prêmio de consolação



Fico sempre com um pé atrás no momento da premiação individual de qualquer competição.

Para quem já viu dirigente “vetar” um premiado do próprio time para evitar que ele excedesse na comemoração e voltasse mais gordinho depois, qualquer surpresa é vista com desconfiança.

Sobre a líbero Sano ter faturado o troféu de MVP do Grand Prix, faço a leitura de um pouco de politicagem para agradecer o país-sede pela realização das finais. Admito que ela jogou bem o hexagonal e foi uma das responsáveis pelo vice-campeonato. Ainda assim, daria o troféu para Jaqueline, numa disputa acirrada com Thaisa.

Elas foram, para mim, mais regulares do início ao fim das quatro semanas. A ponta surpreendeu muita gente com boas atuações depois de um ano parada, enquanto a central já é na bola de segurança do Brasil desde a temporada passada.

As demais premiadas pela FIVB: Dani Lins foi a melhor levantadora. Sheilla (que se recuperou durante o GP) ganhou como melhor oposto. Fabiana foi uma das melhores centrais, ao lado da russa Fetisova. Entre as ponteiras, Liu (China) e Nagaoka (Japão) faturaram. Zé Roberto ainda venceu como o melhor treinador.

Gostaram do time ideal?



  • Diogo

    Ideal é o nosso time e não essa palhaçada da Fivb..O time era pra ser: Dani-Sheilla, Jaque-Kosheleva, Thaísa-Fabiana, Sano e Jaque MVP 😉

    • Mister Volei

      Escalação perfeita.

    • Neide

      Achei absurdo a premiação de Nagaoka e Liu como melhores ponteiras.
      Nagaoka nem passa,ela é uma canhota híbrida de central com oposta que ataca chutadinhas curtas quando está no meio e bolas esticadas quando está na ponta,não participa do passe japonês,pois a linha de passe japonesa é composta de 2 ponteiras e 1 líbero:Risa Shinnabe,Saori Kimura e Yuko Sano.
      Xiaotong Liu participa do passe,mas com aproveitamento de míseros 29% no passe,nunca poderia estar na seleção.
      Tatiana Kosheleva é outra que quinou vários passes chegando à marca vergonhosa de 27% de aproveitamento no passe.E se Kosheleva é pior passadora ainda que a Liu,não merece também estar na seleção do campeonato.
      Ao meu ver Jaqueline e Risa Shinnabe são jogadoras muito mais completas, confiáveis e regulares e foram as melhores ponteiras do GP.
      Fetisova até bloqueou bem,mas central é só isso? Nossas centrais Fabiana e Thaísa atacam,sacam e inclusive defendem muito mais que essa Fetisova.
      Vale ressaltar que Thaísa tem um toque refinado e quando Dani Lins defende, Thaísa faz as vezes de levantadora com maestria.
      Em relação ao MVP,achei que a Yuko Sano realmente fez por onde ganhar esse prêmio. Assisti a todos os jogos do Japão nessa fase final e fiquei fã da coragem e determinação da Sano,seja defendendo,seja recuperando bolas que iam lá nas placas de patrocínio ou até mesmo levantando bolas para suas companheiras atacarem.
      Ela dá show mesmo na defesa. Nos 2 primeiros jogos contra Rússia e Turquia que tem ataque pesado,foi impressionante ela entrando debaixo de cada patada,não importa se de ponteira ou central e defendendo.Até as bolas mais cravadas ela estava conseguindo defender.
      Contra o Brasil,o Japão não jogou nem 10% do que jogou contra Rússia,Turquia ou China.É impressionante,mas ela erraram muito mais contra o Brasil do que contra os outros times,principalmente os saques e os ataques, que elas praticamente não vinham errando.
      Claro que o peso da amarelinha influi na ansiedade das japas, afinal o Brasil estava prestes a ser DECA.Não bastasse isso,o Brasil jogou muito bem taticamente,sabendo minar o bom passe japonês com saques muito bons,diminuindo a velocidade delas no ataque, e ,sobretudo,tendo a necessária paciência para suportar as bolas batendo e voltando na defesa japonesa.

      • Rafael Pais Fernandes

        Concordo com a premiação de MVP. Sano jogou bem em todos os jogos a que assisti.

    • Fran

      Concordo com o seu comentário!!!

      Mudando de assunto, alguém viu a cara do Ari Graça cumprimentado a Jaqueline, o “OBRIGADA” dela foi melhor ainda. Quase rolei de tanto rir. (kkkkkkkkk).
      Esse senhor se acha…… nos últimos anos ficava bajulando os brasileiros no pódio, após as denuncias e criticas, não mostrou a cara e estava visivelmente sem graça.

    • Rafael Pais Fernandes

      A Sonsirma é melhor que a Kosheleva.

  • Paulo

    Acho que o MVP da Sano foi como um reconhecimento pela carreira, essa temporada até achei que ela ia se aposentar depois que deixou o Volero e voltou para o Japão, mas continua firme e forte com toda sua experiência, talvez tenham evitado dar para uma brasileira pois como somos favoritos ao mundial pode ser que alguma fosse preterida lá para frente por já ter ganhado o prêmio no GP. Só reprovei as pontas, mas se formos comparar com as escolhidas da edição passada, os critérios parecem ser o mesmo.

  • Lilika

    Mvp deveria ser de uma brasileira…Thaisa principalmente…enfim, foco no Mundial.

  • Rodrigo Coimbra

    Não. Talvez o titulo MVP da competição sim!!!
    Oposta: Sheilla
    Levantadora: Dani Lins
    Ponteiras: Kosheleva e Saori (talvez Jaque)
    Centrais: sem dúvidas Thaisa e principalmente Fabiana
    Libero: Sano
    Obs: Camilla Brait fez um GP excelente para quem está substituindo a lendária Fabi.

  • Luiz

    É, Daniel, é muito bonitinho a Taíssa jogar com passe na mão e Jaqueline virando bola na rede de três. Muita gente não entende, mas a Garay ocupou a posição da Mari na rede de dois, ou seja, é ela, a central ou a Sheilla pelo fundo. Paula Pequeno foi a melhor em Pequim, mas muitos não sabem que ela cruzava sempre com o bloqueio das levantadoras adversárias(bloqueio mais fraco), enquanto Mari ficava praticamente virando bolas sozinha com bloqueio duplo – vide semifinal contra a China. Pois bem, a responsabilidade agora é da Garay, e Jaqueline fica com bloqueios menores. Então, passar e virar bolas é obrigação dela.

    Agora, vai lá, Daniel, vire líbero de um time Japonês que NÃO TEM CENTRAL e tente colocar apenas UMA bola para o alto. Tente defender a queima roupa. Tente, meu caro. Será que preciso dizer que a Sano botou mais de 60 para o alto, até mesmo contra o ataque Russo?

    MERECIDO. Sano merece sim.

    • Carlos

      Concordo Luiz.
      Ser líbero com meios de rede de +1,90 é uma coisa; ser líbero no japão é outra COMPLETAMENTE diferente. Você abordou a questão com mais profundidade que o blogueiro.

      • Rafael Pais Fernandes

        A Sano é a melhor líbero do mundo atualmente. Sempre jogou bem. A defesa japonesa como um todo é ótima, e a Sano é a principal representante. Ela e Takeshita faziam uma dupla fantástica no fundo. Merecido. Já não é de hoje que está jogando bem.

  • Rodrigo

    Gostaria de saber o que a FETISOVA fez no grand prix para ser escolhida a melhor em sua posição.

    A politicagem está em todo lugar.

  • Marcelo

    Realmente somos um país engraçado, quando a estatística define a Sheila como melhor oposto (é isso que está no site da FIVB) pelo seu aproveitamento nos 05 jogos da fase final, não discutimos. Mas quando a mesma estatística escolhe duas ponteiras pela estatística de ataque questionamos. São os critérios. Quando nos beneficiam, ótimo. Quando não, dá-lhe criticar. E assim é com tudo.

  • Guilherme

    Pelamor! Estatísticas só valem quando beneficiam a seleção brasileira, né? Que ufanismo mais descabido! A oposta só faz um jogo bom, na final, por razões óbvias e a olhos vistos, e vira melhor oposto da competição. Para as outras, que estão à frente no aproveitamento de cada função, na etapa final, há críticas e questionamentos. Que é isso? Que feio… todas as eleitas aparecem liderando as estatísticas. Se não fosse assim, jamais Sheilla entraria. Então, menos… bem menos!

  • Acho que levar as estatisticas ao pé da letra é péssimo, o Brasil lucrou com Dani pelas estatisticas, mas as ponteiras foram péssimas, pra começar nem passam… outra coisa, Central é só Bloqueio? pq se fosse assim deviam tirar a seleção do campeonato e deixar como as melhores bloqueadoras, com certeza eles não levam em consideração outros aspectos, exemplo a Fetisova que não ataca e a Nagaoka ganhar como ponteira sem nem recepcionar, é como se defesa e recepção não fossem fundamentos de ponteira…..

    Quando via a Nagaoka como ponteira, logo pensei, a Sheilla então ganha de oposto e a Jaque MVP, pq pensar na Jaque que tem o melhor posicionamento nas estatisticas entre todas as jogadoras, mas enfim… acho que o público merece uma seleção do Campeonato melhor, eu teria colocado a Jaque como MVP e a Sonsirma e a Kosheleva ou Neriman como ponteiras, aquela chinesa ganhar como ponteira foi triste…

  • Arlindo

    Eu acho que a grande recuperação e boa fase do Japão nesse últimos 9 jogos se deve muito a Sano, que vinha defendendo uma monstruosidade.
    Tanto ela, quanto Dani Lins e Jaque concorriam a esse prêmio de MVP.
    Não acredito que Thaisa ganhasse o MVP, ela deu uma caidinha nessa fase final em relação, principalmente, a segunda rodada.

    Fiquei feliz por ter sido a Sano a escolhida. Antes ela do que uma Nagaoka da vida.

  • Não entendem nada de voleibol, as melhores ponteiras serem apenas a que tem um melhor aproveitamento do ataque…. como se ponteira fosse só atacar…

  • perikito

    Como um time que só perdeu uma partida durante todo o campeonato não tem uma jogadora como MVP? Eu realmente não me conformei com o prêmio dado a Sano. Por melhor que ela tenha sido, por muito pouco não foi superada pela Camila Brait nos dados estatísticos.

    Thaísa não ser eleita uma das jogadoras para compor o time do campeonato é de uma crueldade absurda! Ela demoliu tantos times com o seu saque, que muito da rapidez com que acabavam os nossos jogos se deve a seu talento. Feitisova Who? Deboche puro da FIVB.

    Mudando o foco da discussão, a demora na realização da premiação é irritante. Em questão de 5 ou 10 minutos após o fim da partida, essa cerimônia é iniciada no Tênis. No vôlei é de uma lentidão, que inviabiliza a transmissão pela tv aberta.

  • Aline

    Não contexto o MVP da fenomenal líbero YUKO SANO…
    Mas achei ridículo esse “time ideal”!!!
    Começando pelas ponteiras:
    NAGAOKA E LIU de melhores ponteiras?Não foram mesmo!
    JAQUELINE foi disparado e,sem dúvidas,a melhor ponteira desse GP.
    A segunda melhor ponteira foi uma japonesa,mas não a NAGAOKA,e sim a RISA SHINNABE, que foi regular durante toda a fase final,enquanto a NAGAOKA deu uma bela de uma AMARELADA na final contra o BRASIL,fez só 3 pontinhos e foi substituída pela ISHIDA nos 2 primeiros sets e pela ISHII no terceiro set. Uma ponteira que amarela e erra demais na final não pode estar na seleção do campeonato.
    Centrais: Fabiana e Thaísa, o que a tal da Fetisova está fazendo no time do Campeonato???
    Oposta: Sheilla tão criticada na fase de clssificação e eu a defendendo, dizendo que quando precisasse dela, ela compareceria. Dito e Feito! Com passe na mão a prioridade não é jogar com a Sheilla,sem passe põe pra ela e pronto.
    Levantadora: eu particularmente, escolheria a NAZ AYDEMIR, mas DANI LINS,apesar de alguns errinhos, tbém foi bem.

    • Rafael Pais Fernandes

      Exatamente: a Sano é fenomenal e merecidíssimo o prêmio.
      As ponteiras pra mim são Sonsirma e Jaqueline.

  • Leo

    Gente, sei que nao tem nada a ver com o post, mas alguem sabe me dizer se no sul-americano sub -22 a Rosamaria jogou de titular? E se foi ponteira ou oposto? Sabes, Daniiel?

    • Daniel Bortoletto

      Jogou como titular. Creio que o Wagão pretendia usá-la ao lado da Gabi nas pontas.

    • klaus

      Ela é titular e está jogando como ponteira.Se quiser ver os jogos acessa o site da CBV ou da CSV e lá tem o link dos jogos.O time titular tem sido Juma, Rosa, Gabi, Paula, Valquíria, Simone e Juliana Paes.

    • Leo

      Obrigado, Daniel e Klaus. Fico feliz em saber que Rosa esta de titular. Acredito muito no potencial dessa menina.

  • daniel

    Não dá pra levar a sério as premiações da FIVB, principalmente quando envolvem o Japão. Sano MVP? Para! E como esqueceram Jaqueline e Kosheleva? E o que dizer de Fetisova como melhor meio de rede? Para mim, Kosheleva foi a melhor jogadora do Grand Prix.

  • Diego

    A FIVB tem que mudar isso de seleção da fase final já ter vaga garantida, sobre as premiaçoes, só trocaria as ponteiras e colocaria jaqueline e kosheleva e MVP colocaria jaqueline, Thaisa ou kosheleva ( levou a Rússia nas costas )
    Sobre as reservas do brasil não sei se temos time para enfrentar uma seleção de camisa.
    E falando sobre um assunto que acho que não foi debatido aqui, Zé Roberto quer fazer com que essa base do grand prix tenha introzamento, gente esse grupo tá junto a uns 4 anos só na seleção fora torneios nacionais achei estranho esse comentário.
    Deixando bem claro que não sou contra a seleção brasileira mais dizer que o brasil tem um base de jogadores que não tem introzamento é sacanagem

    • Paulo

      A cada ciclo o Zé dermina um número X de jogos que a seleção deve ter disputado para estar pronta para as Olimpíadas, jogar juntas elas sabem, mas são esses torneios e amistosos contra outras seleções que as preparam para diferentes situações de jogo.

  • Luiz

    Eu fico pirado com estes fãs da Sheilla. Desde 2006 – EU E A TORCIDA DO FLAMENGO E DO TIMÃO sabemos – só dá gás no final do campeonato pra receber prêmio individual. Em 2009, a Mari carregou o time nas costas, mas a Sheilla porque fez mais pontos na fase final ficou como MVP. Sheilla ficou tão sem graça pra subir no palco – porque Mari e Natália é que jogaram tudo naquela competição. Não julgo o atleta por se resguardar, mas sim pelos motivos que ele faz isso. A Dani Lins, que a competição INTEIRA se apoiou na Mari e Natália, no final só levantava bolas pra Sheilla. Mari e Natália só recebiam jacas. Sheilla sonsa.

    Vídeo de 2009. A Mari P…. da Vida com a Sheilla.

    http://www.youtube.com/watch?v=kb-Eamisa50

    • michel

      Esse Luiz e seus comentários sempre inúteis aqui no blog(é a cara dele mesmo) Por que você não põe um uniforme de jogo feminino e entra na quadra para tentar substituir a Sheilla então? Com certeza você não jogaria nada;pois você é um zero á esquerda mesmo.A Sheilla nem sabe que você existe.

      • Luiz

        ai meu Deus! Sempre o mesmo TANGO. Vc não é nada, vc não é ninguém, vc isso, vc aquilo. Vai dormir, santa! Sheilla se tornou jogadora Close de mídia. Aprendeu com a Jaqueline.

    • Paulo

      kkkkkkkkkk que viagem!

      Sheilla dá gás em fim de campeonato para receber prêmio individual? Sheilla é jogadora de decisão, é uma pena que outras sumam no momento que ela cresce.

      • Luiz

        kkkkkkk

        Todos sabemos que tipo de decisão ela tomou, né? Só nisso que ela é decidida.

  • Aline

    Essa premiação de seleção do campeonato é ridícula!
    Eles querem usar as estatísticas para fazer e premiação e acaba saindo coisas absurdas:
    1. As 2 ponteiras foram escolhidas somente baseadas na ESTATÍSTICA DO ATAQUE, NAGAOKA e LIU nem passam. JAQUELINE é a maior prova do que é uma PONTEIRA-PASSADORA de verdade e merecia esse prêmio.
    2. Escolheram centrais somente pela estatística de BLOQUEIO, como se central só bloqueasse. FETISOVA ser escolhida como central do campeonato foi DURO DE SE VER. FABIANA e THAÍSA forma as melhores centrais.
    3. Usar o esquema tático de 2 ponteiras, 2 centrais, uma oposta, uma levantadora e uma líbero para a seleção do Campeonato é tendencioso, pois há seleções que jogam com esquema tático diferente como Japão que não usa 2 centrais, Cuba que usava 2 levantadoras, algumas equipes que jogam com 2 líberos: UMA PARA PASSE, OUTRA PARA DEFESA.
    Se querem usar estatísticas que façam a premiação por fundamento que fica MAIS JUSTO!
    Em vez de fazer seleção do campeonato, premia por fundamento e PRONTO!!!
    Por fundamento e seguindo as estatísticas ao pé da letra a premiação ficaria assim:
    MELHOR SACADORA: SAORI KIMURA
    MELHOR PASSADORA: RISA SHINNABE
    MELHOR LEVANTADORA: DANI LINS
    MELHOR ATACANTE: XIAOTONG LIU
    MELHOR BLOQUEADORA: IRINA FETISOVA
    MELHOR DEFENSORA: YUKO SANO
    MAIOR PONTUADORA: NERIMAN OSZOY e TATIANA KOSHELEVA empatadas com 109 pontos.
    MVP é uma escolha subjetiva da organização e não envolve estatísticas.

  • Juliano

    Nagaoka não é oposto, gente? Não tô entendendo. Acho que foi uma consolação porque ela estava MUITO bem, até que enfrentou as torres gêmeas do Brasil.

    Todo mundo falando que deveriam ganhar nas pontas algumas jogadoras só pelo passe. Deus me livre. Seria um time só com centrais, porque força de ataque nas pontas seria nula, praticamente.

    Kosheleva pode até quinar no passe, mas vira. Esta é a diferença.

    Kosheleva e Jaqueline seriam ideais. Quando não vier o passe, mandaria para a Koshe e a oposto. Quando vier passe, centrais e Jaqueline.

    De central, infelizmente eu tenho que concordar com a seleção do campeonato. Thaísa fez uma EXCELENTE fase de classificação. Fase de classificação, pois na fase final ela jogou muito abaixo do que pode. No jogo contra o Japão, por exemplo, errou duas ou três bolas que ela, na fase preliminar, não erraria de jeito nenhum. Abalou-se completamente com eventual barraco que aconteceu na surdina e a gente não sabe dos detalhes.

    A novinha da russa bloqueou muitos times. Também tinha uma china interessante. Se saísse do vôlei russo (conhecido pelas bolas altas nas pontas e utilização de centrais praticamente para bloqueio), poderia crescer muito para virar uma Akinadewo. Vejo velocidade e muito potencial na bebê central. É uma gracinha assisti-la, fica toda feliz quando faz ponto. Direto se percebe ela rindo sozinha para ela mesma. As duas centrais russas, que são menores, colocam no bolso fácil aquela desengonçada grandalhona, a Zaryaskwo (acho que é assim).

    Fabiana foi a mais regular. Ainda que não bloqueasse tanto, ela virava muita bola. Detalhe, a china dela é quase sempre quando o passe não está na mão. Só vejo uma jogadora do Brasil com uma china melhor, que é a Juciely, praticamente indefensável.

    Alguns estão comentando que Sheila só jogou porque o bloqueio era baixo. Pessoal, hello, este bloqueiozinho colocou China, Rússia, Turquia e Bélgica no bolso. Não é só isto, um teste de uma boa oposto é contra o Japão, pois só se avalia a potência dela quando uma japonesa não consegue fazer a bola subir. Isto é fato!

    Sheila merecia sim a premiação. Tinha outra melhor na fase final? Quero nomes. E quando digo melhor, quero o conjunto: bloqueio, saque, defesa e ataque.

    De líbero, se fosse considerar a fase preliminar, seria com certeza a Brait, porque, salvo engano, era segunda em dois fundamentos de líbero: recepção e defesa. A Castilho defendia tudo, mas a recepção dela era do nível de Garay para baixo. Mas na fase final quem reinou soberana foi a Sano, era realmente inSano.

    Quanto ao MVP, confesso que gostei da Sano. Não achei que teve uma jogadora que foi regular em toda a fase final igual a ela. Todas as outras tinha um dia que não estava bem. No Brasil, Jaqueline caiu drasticamente de rendimento, levando aces fáceis. Fabiana ficou um pouco abaixo do que geralmente costuma bloquear. Thaísa errou muito na fase final. Sheila não foi tão acionada para mostrar mais serviço. A única que poderia, para mim, levar o prêmio seria a Dani Lins, que só tende a crescer.

  • Mari

    Acho que até a Sano ficou constrangida com o prêmio. Pra mim foi a coisa mais constrangedora da final. Quanto quem foi melhor em que, pouco importa, afinal com certeza a Nagaoka queria ter feito um jogo melhor ontem, a Sano gostaria de ter defendido mais bolas do que defendeu e a Liu gostaria de não ter tomado a virada da Rússia. Prêmios individuais massageia o ego, mas de que adianta se o seu time não foi campeão do torneio? O que adiantou o Japão ter feito a melhor fase final em muitos anos e não ter ganho. A gente perde muito o nosso tempo com essas questões ao invés de ficarmos felizes com a vitória da seleção depois daquela quarta-feira desastrosa onde que por um pouco quase não teríamos oportunidade de sermos campeões ontem. Quanto a premiação individual, eu acho que o critério é mal feito, pq tem que contar desde o primeiro dia de competição, e conforme as seleções vão avançando as melhores atletas se destacarão, e seria muito mais justo. Dessa forma as premiadas seriam a Dani Lins, Thaisa, Akman, Ozsoy, Jaqueline, Sonsirma e a Camila Brait as mais regulares durante toda a competição. O que vcs acham??

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo