Irã quase apronta mais uma. Saque salva a Rússia no tie-break



A fase final da Liga Mundial começou melhor do que eu imaginava.

O Irã deu um calor na Rússia, perdendo apenas no tie-break, parciais de 18-25, 25-18, 25-21, 35-37 e 15-8, na tarde desta quarta-feira, em Florença (ITA).

Se você não viu pela TV, perdeu uma partidaça, apesar da quantidade absurda de erros: 38 iranianos e 28 russos. E esse número merece uma reflexão: o Irã conseguiu levar a favorita Rússia para o tie-break entregando um set e meio de graça para os adversários. Se errasse um pouco menos…

Mais um ponto para reflexão. O Irã teve 5 a 1 no quinto set. Estava empolgado pela vitória na parcial anterior e abriu uma vantagem cômoda para um set de 15 pontos. Tinha acuado o rival, a ponto de Muserskiy errar sua bola de segurança no meio. Mas, naquele momento, começou a falhar, principalmente no ataque. E o triunfo foi escapando.

O mérito russo no momento de desvantagem no set decisivo foi mudar a estratégia de saque. Estranhamente, a melhor seleção do mundo não estava indo para a pancadaria. Muitos jogadores sacando taticamente, o que facilitou em diversos momentos o jogo iraniano. Daí Pavlov soltou o braço, Muserskiy fez o mesmo e a virada foi construída. O maluco beleza Spiridonov, vulgo Tintin, também foi decisivo, principalmente no ataque. E não deixou de provocar os rivais, algo que os brasileiros conhecem bem como funciona. O central de 2,18m terminou o confronto com 20 pontos (14 de ataque, cinco de bloqueio e um de saque). Pavlov colaborou com 17, todos no ataque. Pelo Irã, belíssima atuação do oposto Ghafour, com 30 acertos.

Vai ser uma noite difícil para os iranianos, que tiveram uma vitória histórica nas mãos. Teriam dado, inclusive, um passo gigantesco para a inédita presença na semifinal da Liga. Mas o crescimento de uma geração também acontece com derrotas marcantes. E essa molecada iraniana parece ter chegado para ficar. Atendendo a um pedido do amigo Rodrigo Borges, vou voltar a este assunto depois.

PS – O Brasil terá muito trabalho com os dois rivais quinta e sexta. Ficou mais do que provado hoje.



  • CCCP

    Acontecerá o que já previa. Amanhã o Brasil vence a Rússia por 3 x 0 ou 3 x 1, marca 3 pontos e deixa a Rússia com 2 somente. E depois faz um jogo de compadres na sexta contra o Irã, somente para desclassificar a Rússia das semifinais.

  • Aline

    O que esperar do Brasil? Acho que o Brasil é o ESTRANHO NO NINHO:
    Assim como a seleção de futebol não merecia estar entre os 4 semifinalistas e tomou surras da ALEMANHA e HOLANDA, no vôlei o Brasil, pela campanha, tbém não merecia ter se classificado.
    Rússia 3 x 2 Iran. Vi esse jogaço, o IRAN é um TIMAÇO e tinha TUDO para vencer os russos, mas perdeu pra si próprio!
    Isso é que dá CONTAR COM O OVO NA CAPITAL DA COREIA DA GALINHA!!!
    O IRAN estava tão bem no tie break e, com vantagem confortável, se deu ao luxo de perder para os próprios erros.
    Errar 38 vezes é MUITO!!! Mas o pior de tudo é que a maioria desses 38 erros foram de saque! O IRAN deu praticamente UM SET INTEIRO PARA A RÚSSIA em erros de SAQUE!
    É inadmissível se errar tantos saques assim FORÇANDO DE FORMA IRRESPONSÁVEL!!! O IRAN tem excelentes MEIOS-DE-REDE e OPOSTOS que bloquearam muito durante toda a LIGA MUNDIAL, ENTÃO PORQUE NÃO CONFIAR MAIS NO BLOQUEIO E ERRAR MENOS SAQUES???

  • klaus

    Pra quem falava que o grupo brasileiro era fraco, se enganou.Irã quase bate a Rússia e a Itália aplicou um sonoro 3×0 nos Estados Unidos.

  • marcian

    Surpreendente! Irã realmente é um time a ser respeitado ao máximo! Será que dá pro Brasil? Bom, resta torcer de longe (já que nem assistir vou poder =/)

  • hicham

    daniel:assisti o jogo e sinceramente depois da ótima atuação do iran no primeiro set até cheguei a acreditar que fosse possível o irã vencer até por 3 a 0 a toda poderosa rússia.concordo que o brasil terá duas pedreiras pela frente,mas torço muito para que consiga chegar ás semifinais e quem sabe á grande final mais uma vez.um abraço daniel.

  • Alan

    acertei o seu bolão,HUEHUEHUEUHUE,o Irã é um time que tem que ser respeitado desde o começo por isso coloquei 3 x 2 Russia,afinal o time tem um ótimo saque,uma ótima recepção,talvez discutivelmente o melhor levantador até agora da Liga(lembra muito Ricardinho ou o William do Sada),time raçudo,com volume de jogo,boa defesa e a virada de bola que é sempre muito boa vem como consequencia,Recepção,Velocidade e raça,esse time do Irã não me surpreenderia se esse time chegasse a Semifinal ou até a Final.

  • Rodrigo Coimbra

    Olha, depois do jogaço que o Irã fez contra a Rússia não tenho mais certeza da classificação brasileira, é esperar o jogo de sexta… Brasil x Irã!
    Sobre o jogaço, a Rússia demorou a entrar no jogo, coisa que não é novidade da seleção russa, quase perdeu o jogo pq do outro lado tinha uma seleção que vem crescendo e merecia ganhar, porém, não nos enganemos, a Rússia é a seleção no masculino a ser batida!

  • Robert Silva

    Este me parece ser um jogo para o Gustavão,já que a comissão técnica já declarou que estava preparando o jogador para enfrentar os Russos,a seleção não precisa de um jogador da altura do Muserskiy e sim um que possa marcá-lo quando as duas estiverem frente a frente.Ele quase não jogou a liga e pode ser um trunfo já que os Russos não o Conhecem. Vamos ver se ele vai entrar durante o jogo e se entrar que entre muito bem!!

MaisRecentes

As quartas de final do Paulista masculino



Continue Lendo

Bruninho e Renan analisam conquista



Continue Lendo

Brasil fatura a Copa dos Campeões



Continue Lendo