Incansável, Sérvia surpreende e está na final



O cansaço não virou desculpa e a seleção sérvia é a primeira finalista da Liga Mundial, após vencer o favorito time dos Estados Unidos por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-21, 25-27, 20-25 e 15-12.

O time europeu aguarda agora o vencedor de França x Polônia para a final “continental”.

Sérvia colocou americanos no bolso (FIVB Divulgação)

Sérvia colocou americanos no bolso nos primeiros sets (FIVB Divulgação)

Às 19h17 de sexta-feira, a Sérvia deixava a quadra do Maracanãzinho classificada para as semifinais da Liga, após vitória no tie-break e 2h32 de duelo com a Polônia. Como o próprio técnico Nikola Grbic disse, a passagem aérea de volta já estava na mãos deles, após estar perdendo por 2 a 1. Às 10h deste sábado, já estava pronta para iniciar a busca pela vaga na decisão contra os Estados Unidos, atuais campeões.

O combustível para esquecer o cansaço foi a torcida brasileira, que apoiou em peso os sérvios desde. E eles conseguiram algo que parecia pouco provável: dominar os americanos no início.

Um dos méritos sérvios foi errar pouco. Sem dar pontos de graça para o adversário, o time comandado pelo ex-levantador Grbic pôde demonstrar outra virtude do seu jogo: a defesa.

Atanasijevic comemora (FIVB Divulgação)

Atanasijevic comemora (FIVB Divulgação)

Fazendo a bola permanecer mais tempo em jogo, a Sérvia teve oportunidades de contra-atacar. E também teve ótimo aproveitamento neste fundamento. Com o canhoto barbudo Uros Kovacevic e seu irmão Nikola dividindo bem a tarefa com o oposto Atanasijevic, a Sérvia soube confundir o block americano.

Meio atordoado com o que acontecia em quadra, o time dos Estados Unidos foi sendo alterado o tempo todo. O técnico John Speraw só deixou de colocar o oposto Troy, já que Matt Anderson era o único que conseguia virar as bolas.

A Sérvia chegou a ter a chance de fechar a semi em um contundente 3 a 0, tendo match point no terceiro set. Mas não aproveitou, dando uma sobrevida para os Estados Unidos.  A quarta parcial foi equilibrada, com os levantadores Jovovic e Christenson usando muito pouco o meio, concentrando os ataques nos opostos e pontas.  Mas aos poucos os sérvios foram murchando. Faltou gás? Grbic trocou Nikola Kovacevic por Ivovic, titular na estreia nesta fase. Mas não surtiu efeito. Com os pontas Sander e Jaeschke crescendo, principalmente no ataque, a decisão do finalista foi para o tie-break.

No quinto set, muita tensão no ar. Discussão entre Atanasijevic e Sander após um ponto, provocações, árbitro pedindo calma aos capitães… Roteiro de uma decisão. Os americanos saíram na frente e chegaram a ter dois pontos de frente. Mas os sérvios viraram após uma passagem de Nikola Kovacevic pelo saque. Sander, lesionado, precisou ser substituído por Lotman. Mas o triunfo sérvio, para delírio do torcedor brasileiro, aconteceu com a inversão do 5-1 no fim. Starovic resolveu na rede, com Okolic no saque.

Uma vitória surpreendente, mas merecidíssima.

Para nós, brasileiros, um ponto a lamentar. Na primeira fase, em quatro duelos com a Sérvia, a Seleção venceu três.

 



  • Rodrigo

    Kkkkk fizeram um papelão pra eliminar o Brasil se f….

  • Rafael Silva

    Chuuuuuupaaáa E.U.A, bem feito pros EUA e pro puxa saco aqui do Brasil que ficam toda hora colocando esse time americano num pedestal,os EUa são bons sim mas não são essa coca cola toda não!Servia veio correndo por fora e quebrou o salto alto dos americanos,bom pra baixar a bola deles um pouquinho.
    Agora vamos ver o que sai de Polônia x França do jeito que ta equilibrado não me atrevo a dar um palpite, quem sabe não da uma final acho eu que inédita entre servia x França, pode dar qualquer coisa a única coisa certa e que Servia ta na final
    CHUPA E.U.A!!!!!!!!!

    • Marcelo

      CHUUUUPAAAAAAA BRASILLLLL!!

      A seleção dos EUA está no rumo de se tornar a melhor do mundo sim! Custa encarar a verdade?????

      Pelo menos terá a chance de lutar para estar no pódio e o Brasil?? Naaaada!!!!

      E é muita cara de pau mesmo agora ficar culpando outra seleção pela incompetência brasileira!!

      Brasil deveria ter vencido a França, mas não foi depender de resultado.

      E quem garante que se o Brasil tivesse passado teria vencido a Sérvia?????????

      Se você diz que os EUA estrategicamente eliminaram o Brasil por ter perdido um set para França voluntariamente, então é porque os EUA são tão bons que até conseguem administrar um resultado contra uma baita de uma seleção francesa que capotou o Brasil!!!!!

      CHUUUUPAAAAAA BRASILLLLLLLLL!!!!! Antes de chorar vai aprender a observar o que outras seleções do mundo estão desenvolvendo e como estão trabalhando. França ouro e EUA bronze!!!! E o Brasil???? Naaada!!

  • klaus

    Com certeza fica esse lamento de termos vencido a Sérvia e numa eventual final sermos campeões.USA pagando pelo que fez ontem.Fico muito feliz.Se tem um time que simpatizo no vôlei europeu é o time sérvio.Sempre que possível minha torcida é deles.Vale destacar que é um time jovem e era essa filosofia que o Bernardo devia ter posto em prática nessa liga ou até em 2014.Fica isso de lição.Nossa seleção precisa urgentemente ser renovada.Agora é torcer pela França, porque apesar de tudo ,jamais torcerei pelos poloneses, jogadores arrogantes que se acham.Não quero de jeito algum eles vencendo aqui.

  • Fabi

    O mérito da Sérvia foi não desistir de nenhuma bola. O Uros foi o personagem da vitória pra mim. Tava com a faca entre os dentes, coisa q faltou aos brasileiros no jogo contra a França.

    • Aline

      Concordo amiga! Os irmaos KOVACEVIC SAO GATISSIMOS e jogam MUITO,tanto o NIKOLA qto o UROS,. Eles podiam fazer dupla de VOLEI DE PRAIA, pois jogam na quadra como se estivessem na PRAIA, variando PORRADOES COM LARGADINHAS INDEFENSAVEIS. ADOREI A GARRA E A VIBRACAO DO UROS!
      Que oposto matador eh esse ANASJEVIC!!!

  • Alex Lima

    Para prestar atenção… Rússia, Brasil e Itália fora das finais da Liga Mundial antes de ano olímpico. Ou ressurgem das cinzas… Ou teremos novas forças no vôlei mundial a partir de agora?!?

  • Gabriel Pires

    Aqui se faz aqui se paga só falta uma cair.

  • O meríto hoje todo da Sérvia jogaram sem pressão não eram os favoritos mostraram muita gana pra vencer defendendo muito o que não é comum se trantando do estilo europeu tiveram um momento de instabilidade devido ao crescimento do time do USA o técnico foi muito feliz na inversão no final junto com a torcida brasileira já os Estados Unidos senti também que entraram um pouco de salto normal devido as recentes vitórias sobre esse time da Sérvia só ano passado foi 5 de dos 6 encontros isso deixou sim um pouco atordoados com esse gás do time europeu acho que o único que se salvou foi o ANDERSON que saiu se não me engano com 23 ou 24 pontos que mesmo com a incostancia de todo o time muito preso sem vontade de ganhar quando decidiram voltar ao jogo já tava 2 a 0 contra mas parabéns pra Sérvia minha torcida ainda continua neste momento pra FRANÇA que ainda não conquistaram um TÍTULO de expressão no mundo do volei e merecem essa chance se a POLONIA passar minha torcida é Servia!MAS o que mostra que o volei masculino está muito equilibrado e parelho muitas emoções VEM AÍ pros jogos RIO2016..

  • Aline

    A ARTE DE JOGAR COM DOIS LIBEROS:
    Vcs repararam que a SERVIA jogou com OITO TITULARES?: 5 ATACANTES, 1 LEVANTADOR, 1 LIBERO-DE-PASSE: Nikola Rosic, e 1 LIBERO-DE-DEFESA: Neven Majstorovic.
    Com OITO TITULARES fica mais facil ser INCANSAVEL, JOGAR 3 TIE-BREAKS seguidos e estar MERECIDAMENTE na FINAL.
    Parabens ao tecnico GRBRIC que foi GENIAL como levantador e como tecnico soube usar muito bem suas pecas no tabuleiro.
    Com 2 liberos melhora tanto o passe qto a defesa, pois diminui a pressao entre eles e se divide as renponsabilidades. O que defendeu a SERVIA hein? Os EUA pararam na defesa Servia.
    Analisando o jogo coletivo Servio, eu me pergunto: O QUE MARIO JR. foi fazer nas finai as da LIGA MUNDIAL???
    Alguem viu MARIO JR. em quadra ajudando o SERGINHO e o resto do time nao ser sobrecarreg

    • Gracia Figueiredo

      Quem manda no time e o Bernardinho, como vcs queriam que ele estivesse jogando sem o Bernardo mandar, se estivesse o Felipe seria a mesma coisa. Porque ele deixa o Lucao e Murilo, mesmo jogando muito mal??? E a mesma coisa quem manda é o técnico!!!!!!!

  • Aline

    A ARTE DE JOGAR COM DOIS LIBEROS:
    Vcs repararam que a SERVIA jogou com OITO TITULARES?: 5 ATACANTES, 1 LEVANTADOR, 1 LIBERO-DE-PASSE: Nikola Rosic, e 1 LIBERO-DE-DEFESA: Neven Majstorovic.
    Com OITO TITULARES fica mais facil ser INCANSAVEL, JOGAR 3 TIE-BREAKS seguidos e estar MERECIDAMENTE na FINAL.
    Parabens ao tecnico GRBRIC que foi GENIAL como levantador e como tecnico soube usar muito bem suas pecas no tabuleiro.
    Com 2 liberos melhora tanto o passe qto a defesa, pois diminui a pressao entre eles e se divide as renponsabilidades. O que defendeu a SERVIA hein? Os EUA pararam na defesa Servia.
    Analisando o jogo coletivo Servio, eu me pergunto: O QUE MARIO JR. foi fazer nas finai as da LIGA MUNDIAL???
    Alguem viu MARIO JR. em quadra ajudando o SERGINHO e o resto do time nao ser sobrecarregado?
    MARIO JR. ficou de enfeite no banco.
    Felipe pelo menos eh mais RACUDO q MARIO JR. d poderia ter ajudado muito na DEFESA.
    A Servia se mostrou hoje um time MAIS EQILIBRADO que o BRASIL tanto na questao dos LIBEROS qto na dos PONTEIROS.
    OS IRMAOS KOVACEVIC SAO CRAQUES DE BOLA, seguraram muito bem tanto o PASSE como o ATAQUE e DEFENDERAM BARBARIDADES, cada um deles marcou 18 pontos.
    No Brasil um ponteiro passa,mas nao ataca e o outro ataca,mas nao passa: DESEQUILIBRIO.
    O DESEQULIBRIO entre os LIBEROS eh MAIOR AINDA, O SERGINHO faz TUDO e fica sobrecarregado enquanto o MARIO JR. somente assiste ao jogo do banco: ABSURDO!!!

  • Hebert Freitas

    Parem de colocar a culpa nos USA pela incompetência e panelinha do técnico Bernardinho.
    O Vôlei masculino brasileiro já perderam nas olimpíadas. Quem vocês iram culpar?
    A seleção brasileira de vôlei masculino está um lixo!

    • Hebert Freitas

      Já perdeu*

  • Hebert Freitas

    SELEÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI MASCULINO = LIXO !

  • Luciano

    Seria tão bom se o Wallace ou o Lucarelli tivessem um irmão de idade parecida ou gêmeos..kkkkk

  • Luciano

    Interessante também observar que o time da Sérvia joga quase todos. O Uros Kovacevic é reserva no Modena da Itália e o Petric é o titular junto com o Ngapet. Mais o Grbic técnico sabe colocar cada um no seu lugar, e sem essa de cadeira cativa, está bem vai jogar, não está não joga. Assim se faz um grande time.
    Lembro do início da era Bernardinho, isso também ocorreu, o Maurício Lima levantador gênio, foi para o banco para a entrada do até então rebelde Ricardinho (outro gênio), tínhamos Giovanni, Dante, Nalbert e Giba. Quem estava bem jogava, e até o melhor oposto que o Brasil já teve, André Nascimento tinha no seu encalço o Anderson. Até o Henrique meio de rede ficou fora pois tínhamos o André Heller voando em quadra com 1,99 m.

    Então enquanto tivermos vaidades, será isso aí.
    Vejo que um atleta de volei hoje em dia surge, mais sabe que não terá oportunidade porque os jogadores brasileiros, ficam muito tempo na seleção, e portanto não largam o osso. É ridículo ver o o Murilo capengando e todo mundo falando que é por respeito ao atleta. O Giba foi jogar uma Olímpíada sem condições físicas, tendo um Lucarelli voando, (acho que o Bernardinho se arrependeu muito disso), mais quis dar uma moral que só no Brasil existe.

    O Dante, poderia sim estar na seleção, mais pelo que jogou na Super Liga e não por ser o Dante somente.

    • Jess

      Concordo!

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo