Grupos da Olimpíada são confirmados pela FIVB



A Federação Internacional confirmou, nesta terça-feira, os grupos dos torneios masculino e feminino da Olimpíada de Londres.

Entre os homens, o Brasil vai enfrentar Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia. O outro grupo terá Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália.

Entre as mulheres,  Brasil vai duelar com Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coreia. A outra chave terá Grã-Bretanha, Japão, Itália, Rússia, República Dominicana e Argélia.

Para quem gosta de projeções, uma ajuda para montar o emparceiramento nas fases seguintes: os duelos das quartas de final serão primeiro contra quarto, segundo contra terceiro… E, por isso, não é tão ruim ficar no grupo mais forte, já que existe uma chance maior de pegar um rival mais fraco na partida que vale vaga na semifinal.

Vamos supor, por exemplo, que o Brasil fique em terceiro, no masculino, atrás de Rússia e EUA na primeira fase. Nas quartas, pegaria o segundo do outro grupo e não vejo ninguém que meta medo.

No feminino, a Rússia é o adversário que ninguém gostaria de encarar nas quartas de final.



  • Luiz

    Grupo da morte nada. Temos Bruninho! Vamos ganhar de TODOS!

    • CMA

      Chora secador. kkkkk
      vai se enforcar no pé de cebolinha esse aí.

      • Luiz

        Ainda acho que EUA merece respeito. O time deles é igual a Mari: passa quatro anos se esbeirando, mas quando pisa em solo olimpico se transforma. Pra mim, o maior jogo de todos os tempos que eu vi foi Russia x EUA em Pequim. Quem nunca viu, procure.

        A seleção brasileira, no entanto, se passar por um grupo deste chega tinindo no restante da competição.

      • Luiz

        Não tem pra ninguém. Bruninho é demais! Ele vai esmagar qualquer seleção! Vamos, Buno!!! Conto com você!

        • Rogério

          Futura viuva do Bruninho!
          Quanto ao grupo do Brasil – que barbada – classificam 4 equipes.
          Se ficar em 4 – possivelmente pegará a Polonia. E a Polonia não é essa bola toda!
          Os dois grupos ficaram divididos de forma desigual.
          Mas, afirmo. O BRASIL ficará no máximo com o Bronze. O time do paneleiro é muito fraco.
          E os adversários já estão no mesmo nivel que o Brasil. Em alguns casos estão bem a frente do time do paneleiro.
          O que voces acham: Giba, Rodrigão, Dante – Ex-atletas
          Murilo e Leandro Vissotto- descontado por uma lesão
          Bruninho – filinho do papai paneleiro
          Ricardinho – ovelha negra – ou melhor – pipoca negra
          Sidão, Bravo, Eder, Theo – razoável
          Serginho – Sr Firula
          Mario Junior – Intragavel
          O que sobra???
          É por isso que ficaremos com o Bronze da panela

          • César Castro

            Talvez com vc jogando pudéssemos sonhar com a prata, não?

          • Andrei

            Rogério – INSIGNIFICANTE!

    • Jacki

      O problema é que, infelizmente,temos também Ricardo …

      • Rogério

        Não é ricardo – é ovelha negra do paneleiro

      • Luiz

        Ricardinho é passado. Bruno é o melhor!

  • Leonardo

    Sua análise me deixou mais confiante, Daniel. Ufa!

  • Leonardo

    O grupo masculino esta’ mais facil que o do feminino. Afinal de contas Alemanha e Tunisia nao vao se classficar e as 4 vagas vao ficar com Brasil, Russia, Servia e EUA. A fase de classificacao esta’ tranquila e as olimpiadas so’ comecam mesmo nas quartas-de-final. Ja’ no feminino nao tem moleza ta’ dificil mesmo.

    • Rogério

      Volei de mulher é só pra fazer molho de tomate esborrachado.
      É ruim de assitir.

  • CMA

    Bulgaria perdeu o Kazinsky e o técnico, deixando o grupo mais fraco ainda, Argentina vai se dar bem nessas olimpíadas.
    EUA esta péssimo, acho que o Brasil passa fácil por eles. o único problema mesmo é a Russia, essa sim é pedreira. Brasil esta entre os três melhores do mundo. Russia, Brasil e Polonia, nessa ordem, escapando da Russia na semi faremos a final olímpica. já esta ótimo, a Russia é melhor que o Brasil mesmo, ganhando ou perdendo para eles já esta bom.

    • Junior

      O que aconteceu com o Kazinsky? tá lesionado?

      • Eduardo Bernardo

        Kazyiski e o técnico pediram para sair porque não concordam com a gerência do presidente da federação de vôlei da Bulgária. No mês passado, quando a Bulgária fracassou no pré-olímpico europeu disputado em solo búlgaro, o técnico do time fora demitido, a despeito do apoio do time. Nessa ocasião, muitos jogadores, liderados pelo Kaziyski, ameaçaram nem disputar o pré-olímpico da semana passada, através do qual a Bulgária conseguiu a classificação.

        Antes disso, depois de um encontro com o Primeiro Ministro búlgaro, Kazyisky e o técnico haviam sido reintegrados ao time. Eles acreditavam que se obtivessem a classificação, conseguiriam derrubar o presidente da federação búlgara, Dancho Lazarov, o que não aconteceu. Por isso decidiram sair. Para piorar, a federação búlgara já contratou novo técnico, ou seja, não deve mais haver uma reviravolta no caso.

        • Daniel Bortoletto

          exatamente isso. Martin Stoev assumirá o time

  • Leonardo

    Marco Aurelio Motta esta’ na segunda fase de regra do libero: ousou usando 2 liberos, Gulden e Gizem, se revezando constantemente no passe e defesa. Com isso tirou a pressao em cima de uma libero so’ dividindo as responsabilidades, ainda desafogaram mais as ponteiras-passadoras deixando-as mais livres p/ o ataque, porque as liberos passaram a cobrir um trecho maior da quadra. Com essa estrategia, Marco Aurelio conseguiu um feito historico na TURQUIA, conseguiu classifica-las pela primeira vez p/as olimpiadas no pre-olimpico mais dificil do mundo: o EUROPEU, de forma invicta, deixaram p/ tras: russas, polonesas, alemas, servias e holandesas. Na semana seguinte, o tecnico da ITALIA, adotou a mesma estrategia no dificilimo pre-olimpico europeu masculino, usando 2 liberos, Bari e Giovi, se revezando a Italia conseguiu a classificacao, deixando os servios, campeoes europeus e os bulgaros,donos da casa para tras. Desta forma as 2 unnicas equipes que usaram a estrategia dos 2 liberos nos pre-olimpicos europeus, obtiveram a classificacao: TURQUIA e ITALIA. Dessa forma penso que se temos 2 excelentes liberos: Fabi e Brait, pq deixar uma fora das olimpiadas? Pq nao levar as duas? Eu levaria Fabi e Brait e uma oposta reserva que tbem pudesse jogar como ponteira: Tandara ou Mari. Com isso a minha selecao ideal p/ Londres seria:
    Levantadoras: Fabiola e Fernandinha.
    Liberos: Fabi e Brait.
    Meios: Fabiana, Taisa e Adenizia.
    Ponteiras-passadoras: Paula, Garay e Jaqueline.
    Opostas: Sheila e Tandara(ou Mari).

    • Caco

      Leonardo, o Marco Aurélio nada mais fez do que copiar o Zé Roberto que fazia a mesma coisa no Fenerbahçe. Com relação à seleção brasileira, não será necessário pois, atualmente, a Camila Brait é superior à Fabi tanto na recepção quanto na defesa. Dê uma olhada nas estatísticas do Grand Prix…

  • TIAGO

    Se vocês perceberem tem uma ajuda nos bastidores para beneficiar a ITÁLIA tanto no masculino quanto no feminino.
    Para que um time ganhe uma medalha de ouro tudo tem que conspirar a favor, fase dos jogadores, sorte e uma ajudinha lá de cima. É um torneio curto. Como foi mencionado pelo Zé Roberto.
    Daniel quem é seu favorito para medalha de ouro no masculino e no feminino?

    • Daniel Bortoletto

      depois da Liga e do GP escreverei sobre favoritismo

      • daniel

        Ai fica fácil…

        • César Castro

          Pra mim, sendo bem honesto, e com muita dor no coração:

          Masculino: Rússia
          Feminino: Estados Unidos

          Mas vou torcer que nem um doido pelo Brasil!!!

          • Simone

            César!
            vc disse tudo!
            Em poucas palavras…

          • maria

            Certissimo César acho até que pode ser bom para as nossas seleções não chegarem como favoritas

      • Rogério

        Aí até eu, nem preciso acompanhar.´
        Normalmente os finalistas da liga são os mesmos das olimpiadas.

        • Daniel Bortoletto

          pode sugerir os seus agora, Rogério.
          eu prefiro, ao menos, saber a definição das seleções, ver se times estarão em bom ritmo, se alguma atleta-chave vai se machucar.
          primeira fase de Liga e GP não é parâmetro pra apostar em campeão olímpico

      • Andrei

        Corretíssimo. Os favoritos para as Olimpíadas serão os campeões da Liga no masculino e do Grand Prix no feminino. Não há segredo. Os vencedores chegarão com moral elevado e os outros terão que correr atrás. Vide 2008. EUA e Brasil, campeões olímpicos, da Liga e do Grand Prix respectivamente.

    • Aline

      Ninguem ganha ouro na olimpiada se nao iver competencia p/isso e discordo dessa teoria conspirativa sua. Se a Italia ganhar o OURO seja no masculino ou no feminino foi pq mereceram e nao pq tiveram ajudinha. Afinal de contas, quando a ITALIA estiver jogando com seu quarteto fantastico: COSTAGRANDE, GIOLI, LO BIANCO E CARDULO, sera’ um time fortissimo, muito dificil de ser batido. E no masculino a ITALIA conta com o melhor oposto da atualidade, o canhotaco Lasko, e com um time muito bem entrosado com 2 liberos excelentes que detonou no famigerado pre-olimpico europeu. Logo, nao seria por ajuda de niguem uma eventual conquista da Italia.

      • TIAGO

        Aline, claro que para ganhar o ouro tem que ter competência. A Itália é um dos melhores tanto no feminino quanto no masculino, e é uma das favoritas ao ouro. Entretanto você sabe muito bem quanto é forte a Itália nos bastidores e também a CEV. É só você verificar o que aconteceu no campeonato mundial masculino em 2010 em que o Brasil foi campeão.

    • Lilian

      Considero a ITÁLIA entre as favoritas tanto no masculino quanto no feminino, sem precisar de nehum tipo de ajuda de ninguem. A ITÁLIA conta com 2 super-times e muitas estrelas em seus elencos.

    • Jairo(RJ)

      Alguém aí pode ajudar o Tiago?

  • César Castro

    Comungo dessa ideia. Pegar um grupo mais dificil agora é a chave pra estar de certeza nas semis.

  • Luiz

    Viram a declaração do levantador William no twitter:
    “Muito legal ver a fernandinha na seleça!! Principalmente defendendo a classe dos baixinhos habilidosos!! GO fernandinha!!!

    Só no auê!!!

  • Junior

    Acho que no feminino a seleção a ser batida são o EUA. Há rumores que Sokolova não irá a Londres será que isso procede. Alguem sabe de alguma coisa mais concreta?

    • Jairo(RJ)

      Segue o que foi publicado ontem

      Do UOL, em São Paulo
      Líder da seleção russa que venceu o Brasil de virada em dois Mundiais (2006 e 2010) e em uma Olimpíada (2004), a ponteira Liubov Sokolova pode não participar dos Jogos de Londres-2012. A veterana não se apresentou com o combinado nacional para o início dos treinos, no domingo, e os dirigentes russos já dão como “improvável” a sua presença na capital britânica.
      “Ela decidiu não jogar mais pela seleção russa”, declarou Vladislav Fadeev, gerente da Federação Russa de Voleibol, ao jornal R-Sport no último sábado. A equipe deveria se apresentar no dia seguinte para o início dos treinos visando aos Jogos de Londres, mas o dirigente já sabia que Sokolova não apareceria com o restante das jogadoras.
      “Liubov não se apresentará no treino amanhã [domingo]. Não sei se ela se juntará ao time mais pra frente, mas sua participação nos Jogos Olímpicos já é improvável”, concluiu o cartola.
      Oficialmente, a Federação Russa não explicou as razões para a ausência de Sokolova, mas o nome da ponteira não aparece na lista divulgada pela entidade de jogadoras que já estão concentradas para os treinamentos. A história surpreende, no entanto, porque o ouro olímpico é o único título que a atacante não tem em sua carreira. Além disso, ela sempre fez questão de frisar que gostaria de disputar os Jogos de Londres.

  • Maurição

    Se chegarmos à fase final da LIGA MUNDIAL e GRAND PRIX já será excelente. Poderemos ver a evolução no feminino e masculino. No masculino nas últimas 10 edições da liga mundial, apenas 1 segundo colocado na fase de grupos fez mais de 26 pontos. Por isso bastará ao Brasil fazer 3 pontos contra Finlândia e Canadá. Poderemos até perder da Polônia. Acho até a a comissão técnica já fez essa avaliação.

    • Andrei

      Realmente a chance do 2° melhor colocado sair do grupo do Brasil é muito grande, já que nos outros grupos a disputa será entre 3 seleções (Rússia, Cuba e Sérvia – Itália, EUA e França – Alemanha, Argentina e Bulgária) e no nosso grupo é somente entre Brasil e Polônia. Nos outros vai ser um perde e ganha danado.

  • TIAGO

    Se alguns de nossos atletas da seleção masculina e feminina se recuperarem fisicamente e voltarem a uma boa fase, é lógico que brigaremos pelo ouro e seremos um dos favoritos. Conforme eu disse acima, depende de vários fatores para se ganhar uma olimpíada.

  • Jacki

    William é realmente o melhor levantador no Brasil. E também humildes. Ele também elogiou Bruninho após o jogo contra a Polônia ….. não elogiou o Ricardo. Eu me pergunto por quê.kkkkkk

    • Luiz

      Como ele iria elogiar o Ricardo depois do jogo contra a Polônia se o Ricardo não jogou?

      MEU DEUS!

  • Maurição

    Minhas seleções:
    Masculina: Giba- Murilo- Dante(parece mal fisicamente ) – Bravo – Thiago Alves
    Wallace- Vissoto (caso esteja bem) – Lucão -Sidão – Rodrigão
    Ricardinho- Bruninho- Escadinha

    Feminina
    Jaqueline- Garay- Pequeno -Sassá (importante em jogos contra orientais) – Natália (parece nosso grande desfalque ) – Sheilla -Mari (achei bem no jogo com a Polônia, vale a pena esperar até a olimpíada ao invés de Tandara) – Fabiana -Adenísia – Thaísa – Fabi (embora ache que Brait está melhor) – Fabíola – Fernandinha (Acho que está valendo a pena testá-la no lugar de Dani Lins)

    • Rogério

      Sabe qunado foi a ultima partida do GIBA? Novembro/2011
      E aí não querem que chamen de paneleiro o Bernardinho
      Quanto tu achas que os jogadores ganham para participar da seleção.
      Algo em torno de R$ 150.000,00/jogador para ser campeão do GP
      E R$ 300.000,00/jogador se forem campeões das olimpiadas.
      E vai me dizer que o Bernardinho não é paneleiro.
      Levar o Mario “intragavel” junior.
      Giba “ex-atleta”
      Serginho “firula”
      Ricardinho “ovelha negra”
      Dante e rodrigão “da panela”
      Só faltava convocar o gustavo, o Tande, o Givanne

      • Aurelio

        tu és um chato mal educado que não entende nada de volley. Vá trablhar rapa!

        • Rogério

          SOU MAIS QUE CHATO – SOU PAULISTANO.

          Acompanho o Volei desde 1980
          Vi O Bernard, o William, O Renan(precursor do atual saque), O bernardinho (era reserva).
          Vi o Luciano do Vale incentivando e alavancando o Volei pela bandeirantes (a Globo não tinha interesse).
          Acompanho os jogos do Time do Paneleiro desde o inicio quando o Bernardinho era um tecnico diferenciado.
          Acompanho a super liga nos estadios.
          Via o time do Banespa, Pinheiros, Unisul, Cimed, Ulbra, Frangosul, Ginastica de Novo hamburgo (que timão – Carlão, paulão, Weber, Gilson mão de pilão, Fernando Roesel – Treinado pelo Jorginho)
          Acho que depois deste anos todos, um pouco do esporte eu entendo.
          Quando falo de paneleiro é porque ele é. Ora, convocar o GIBA (um ano sem jogar), o Rodrigão (reserva e fez uma péssima superliga), entre outros…
          O paneleiro já tá saturado, tá na hora de mudança.
          Será preciso ficarmos em terceiro, quarto ou quinto colocado para mudarmos?
          Então, observem, após a superliga e as olimpiadas eu gostaria de escrever para me redimir. Porém, tudo esta se encaminhando para sermos coadjuvantes.
          Lembrem sempre do time da Itália, era imbativel!

    • Andrei

      Gostei muito da sintonia da Fernandinha com a Mari. Velocidade e precisão. Que diferença das jacas da Dani e da Fabíola.

  • Marcello Souza

    Daniel quando é que sai a tabela com os jogos?

    • Daniel Bortoletto

      nos próximos dias

  • Luciano

    Acredito que no masculino o campeão olímpico saia do grupo do Brasil.. Tomara que seja o Brasil claro, seria surpreendente, porém Rússia está 3 degraus a frente com certeza.

  • maria

    Daniel e o volei de praia algum palpite ou projeção das duplas favoritas

    • Daniel Bortoletto

      No feminino, as quatro principais fizeram a última semi do Circuito: Walsh/May, Juliana/Larissa, Maria Elisa/Talita e as chinesas que foram ao pódio em Pequim
      No masculino, existem mais duplas com chance de surpreender. Rogers/Dalhauser, Alison/Emanuel, Brinck/Reckermann são meus favoritos

    • Lilian

      Bom Dia Maria, acompanho o volei de praia e vejo que as duplas europeias evoluiram muito, esse vai ser o torneio de volei de praia mais equilibrado da historia das olimpiadas. Sao varias duplas com chances de podium, as brasileiras continuam entre as maiores favoritas, mas terao muito mais dificuldades que antes.
      No masculino posso citar como favoritos ao podium olimpico: os brasileiros EMANUEL/ALISON e PEDRO CUNHA/RICARDO, os neerlandeses Reinder Nummerdor/Richard Schuil e Emiel Boersma/Daan Spijkers, os italianos Daniele Lupo/Paolo Nicolai, os yankees Phil Dalhausser/Todd Rogers, os espanhois Adrian Gavira Collado/Pablo Herrera e os alemaes Julius Brink/Jonas Reckermann.
      No feminino, alem de JULIANA/LARISSA e MARIA ELISA/TALITA considero favoritas ao podium olimpico: as yankees Misty May-Treanor/Kerri Walsh, as neerlandesas Sanne Keizer/Marleen Van Iersel, as italianas Greta Cicolari/Marta Menegatti, as alemas Sara Goller/Laura Ludwig e as chinesas Chen Xue/Xi Zhang.
      Ou seja, as duplas EUROPEIAS dos PAISES BAIXOS, da ITALIA e da ALEMANHA, tanto no masculino quanto no femininno, evoluiram muito e ameacam a hegemonia de BRASIL e EUA no podium olimpico.

  • Márcio

    Respeito muito a opinião de todos aqui. Mas gostaria de lembrar que só aqui no Brasil menosprezamos os ídolos e não os respeitamos. Dante, Giba, Ricardo e Serginho, são os maiores jogadores que o Brasil já teve, é muita falta de respeito chama-los de “ovelha negra” e coisas similares. Giba pode estar a muito tempo sem jogar mas sempre que foi chamado correspondeu a altura. Não estamos nos treinamentos da seleção, não sabemos qual o nível do seu jogo. Ex atleta? É condenar um jogador sem vê-lo jogar.Bruno “só está na seleção porque o seu pai é o treinador”????, quanta mediocridade!!! Mania tosca de valorizar as outras seleções e outros jogadores, triste ver que com o passar dos anos continuamos com essa mentalidade pequena e de colonia!

  • Rodrigo

    Por que estão dizendo que a Rússia no masculino está assim tão a frente do Brasil???

    na final da liga foi um jogo de 5 sets decidido nos detalhes e no copa do mundo o Brasil meteu 3×0

    só vamos ter uma idéia no final da liga mundial!! Agora não dá pra fazer “gatomestragem” apontando favoritos!!!

    Brasil, Rússia, Itália e Sérvia aposto mais no ouro, mas com Polonia e EUA correndo por fora!!! Argentina, Bulgária e Alemanha pode surpreender!!!

    Aliás há anos não vejo um torneio olímpico de volei tão disputado, pelo menos na teoria!!! o último assim foi o de 2000, primeiro sem a regra da vantagem!!!

    E outra coisa que não tem nada haver com o assunto mas me irrita! Na TV continuam chamando o 5° set de tie break!!! Isso dói os ouvidos!!!

  • tiago

    O Márcio tem razão, nós Brasileiros ainda carregamos a mentalidade de país colônia, valorizando o que é de fora e desvalorizando o que temos.
    Somos também favoritos ao ouro tanto no masculino quanto no feminino juntamente com outras seleções que estão jogando muito bem.
    Conforme eu disse, para se ganhar uma olimpíada há vários fatores que tem que conspirar a favor. Favoritismo não ganha olimpíada e nem ser campeão do último Gran Prix, Liga Mundial ou Copa do Mundo.

  • Rogério

    Daniel, sabes o valor da premiação oferecidos aos atletas (algo em torno de R$ 150.000,00/Jogador) para a Liga Mundial?
    E a Premiação da Olimpiada (os corredores da CBV falam em R$ 300.000,00 por cabeça)?
    É muita grana – me arependo de ter parado para terminar a faculdade.

    • Daniel Bortoletto

      as seleções brasileiras costumam dividir o valor pago pelo título entre todos os integrantes (técnico, comissão, atletas…)
      mas não dá tudo isso

  • Eduarda

    Alguém sabe quais são os 12 jogadores da equipe masculina de vôlei brasileiro que vão participar das olimpíadas de Londres 2012???

    • Eduarda

      alguém sabeee?

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo