Gamova faria sucesso no masculino?



Amigos e amigas, segue a coluna Saque publicada neste domingo no LANCE!

Ninguém ousa negar que a oposto russa Gamova, de 2,02m, é um fenômeno. Pelo menos quando encara outras mulheres, como visto no Campeonato Mundial do Japão. Não é preciso elogiar sua competência no ataque, sua presença no bloqueio e capacidade para fazer estragos com o saque. Mas como seria se a gigante (para os padrões do vôlei no feminino) jogasse contra os homens?

Para responder o questionamento desta coluna, nada melhor do que quatro titulares na conquista do Brasil no Mundial da Itália, há um mês, e um treinador que a enfrentou.

Bruninho, levantador
– A Gamova é uma grande jogadora e foi decisiva naquela final contra o Brasil. Se ela enfrentasse um time masculino, não faria feio, mas se tornaria uma jogadora ‘normal’, sem se destacar muito.

Rodrigão, central
– É difícil dizer se a Gamova poderia jogar contra um time masculino. Eu acho até que ela poderia se virar bem no ataque, mas encontraria muitas dificuldades no bloqueio. Lembro que já me fizeram uma pergunta parecida sobre a Mireia. Diziam até que ela treinava com a seleção masculina de Cuba para ganhar mais força, o que eu não duvido.

Lucão, central
– Eu acho que a Gamova não teria nenhuma condição de manter o seu padrão de jogo contra um time masculino. Ela impressiona porque é alta entre as mulheres, mas a diferença física para os homens é muito grande.

Leandro Vissotto, oposto
– A Gamova fez toda a diferença na final contra o Brasil. Mas acredito que ela seria uma jogadora comum se enfrentasse um time masculino. Ela é alta, mas ataca a 3,20m do chão, contra 3,50m dos homens de sua mesma altura. É uma diferença enorme.

Marcos Kwiek, brasileiro que comanda a República Dominicana
– Não sei se ela faria bonito jogando contra um time masculino, mas com certeza jogaria. É uma mulher de 2m de altura que sabe jogar. Como ela não joga passando, acho que jogaria facilmente, por ter muitos recursos no ataque. Jogando com um bom levantador, tenho certeza de que jogaria sim. Ela está em outro nivel, pode ter certeza.

Tirou suas conclusões? E qual sua análise sobre uma hipotética presença de Gamova em um jogo masculino? Opiniões para @danbortoletto no Twitter ou para o e-mail danielb@lancenet.com.br



  • Alex

    Ela faz a diferença contra as mulheres, mas imaginar ela enfrentando um time masculino é muito falta de imaginação, os homens saltam mais alto, batem mais forte e tem muito mais resistência fisica, seria o mesmo que dizer que a Marta jogaria na seleção masculina de futebol, totalmente incabivel.

  • José Eduardo Pessanha

    A Gamova não se destacaria jogando no masculino. As mulheres têm bem menos agilidade e velocidade que os homens. Acho que ela não veria a cor da bola.

  • Rodrigo

    Com certeza ela não faria o menor sucesso no masculino. É uma pergunta até inocente. Quem joga ou já jogou, sabe que não tem a menor condição. Ela é uma “gigante” em comparação com as demais JOGADORAS, mas não para o masculino. Fora seu baixo alcance (3,20, como disse o Vissoto), que é muito pouco, e jogando em uma rede de 2,43 (bem diferente dos 2,24 do feminino), seria engolida pelo bloqueio adversário e também seria inofensiva na hora de bloquear. É visível também a diferença física.

    Não acho legal quando fazem esse tipo de comparação: Gamova no vôlei masculino, Marta no futebol masculino… Não tem como comparar. É jogar conversa fora.

  • Ismael

    Muito engraçado a colocação da midia sobre a Gamova. Ver ela jogando não é nenhuma novidade, pois esta ai para todos verem a muito tempo. Quem não se lembra de 2004 em Atenas? Teve o dedo da Gamova lá. E de 2006 no Japão tbm teve o dedo da Gamova lá.

    Para muitos que acompanham vôlei eu confesso que foi a primeira vez que vi a Gamova jogar dessa maneira. Jamais tinha visto tão rápida no ataque. Porém acho que a midia deveria destacar a Sokolova que foi tão ou mais importante que a Avatar de 2,02m.

  • Rodrigo

    A pergunta em questão é, pra não dizer IDIOTA, no mínimo descabida. Não dá pra fazer tal comparação. Ela tem 2,02m de altura, numa rede de 2,24m e jogadoras com média de altura na casa dos 1,85m. Para fazer tal comparação, mantendo as proporções, com uma rede de 2,43m e jogadores com média de altura entre 1,90 e 2,00m de altura, ela deveria ter uns 2,25m de altura, como um jogador de basquete (dos mais altos). Ainda seria um fenômeno e não teria concorrente À ALTURA, literalmente.

    Então, me poupem de pensamentos imbecis. Essa pergunta chega a ofender a inteligência de pessoas realistas.

    • Daniel Bortoletto

      Rodrigo, a liberdade de expressão aqui é permitida, desde que dentro dos limites. Quando quiser usar os termos idiota, imbecil, procure outro blog.
      Um abraço
      Daniel

  • Gustavo

    Nenhuma mulher consegue fazer nada igual aos homens, nem na vida real, muitíssimo menos no esporte.

    • Carlos

      Hummm não gosta de mulher, né meu chapa? kkkkkkkk
      Não te pagaram o corte de cabelo?

  • Yvan Lima

    Minha conclusão: Falta de assunto.

  • Não há como comparar. A altura dela é quase igual à dos jogadores do masculino, mas a força física fica muito longe. Recordo quando eu tentava jogar vôlei de praia no clube Akxe, na Barra (lá pelos idos de 93, mais ou menos), a dupla Isabel e Roseli treinava lá (a treinadora era ninguém menos que a Letícia Pessoa). Quando elas queriam fazer um treino coletivo, o pessoal colocava contra elas uma dupla masculina, mas de jogadores não federados e, de preferência, não muito altos, porque senão ficava difícil de encarar. Lembro que nos tempos aúreos da Hortência e da Paula, no basquete, chegaram a falar este tipo de coisa, que elas poderiam jogar no masculino, etc… até o dia em que alguém levantou a hipótese; imagina o que ia sobrar da Hortência depois de um choque com um cara tipo Shaquille O’Neal, por exemplo? Equivaleria a um atropelamento…
    Deixemos que as mulheres joguem entre elas e não se fala mais nisto.

  • Rodrigo

    A Gamova foi o diferencial no ATAQUE. Mas sem o equilibrio da SOKOLOVA no saque, no passe e nas defesas, o desempenho da Russia seria outro. Fora que a Sokolova tbm virou bolas em momentos importantes. Anyway, o show que a Gamova deu vai ficar marcado. Ela nunca ignorou o bloqueio brasileiro como fez naquela final, nunca jogou naquela forma.

  • Filipinho

    Coitada, não ia ter nem chance, ela tem fisíco muito abaixo dos homes, em contar a velocidade no ataque, ia tomar muita bolada.

  • Eder

    Ela faria um jogo regular, até porque ela é experiente, juntando com a sua altura de 2m2cm, facilita tudo.

  • mikael

    ao contrario dos homens a gamova tem muita tecnica ,os homens é só força,ela é uma das unicas que pega uma diagonal curta com um bloqueio triplo (como fez contra o brasil no mundial 2010)ela ia se destacar sim pq os homens estão acustamados a força quando pegar um jogo tecnico iam estranhar muito.mas agora se ela ficasse no passe ai ela tinha q sentar!!!!!!!!!!!

MaisRecentes

A ausência de Lipe nas finais da Liga



Continue Lendo

A tabela da fase final da Liga Mundial



Continue Lendo

Vaivém: Rapha dá dicas para reforços gringos de Taubaté



Continue Lendo